A inabilidade do homem


Todos os seres humanos estão perdidos; não há exceção. Um pecador, na mesma situação dos demais, não pode salvar seus semelhantes e, muito menos, a si mesmo. Somos todos cegos, paralíticos, indefesos; e ainda mais: mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1). Não sabemos, pela nossa sapiência, de onde viemos e para onde vamos; pouco conhecemos de nós mesmos e do universo imenso de que fazemos parte.

Nossa mobilidade é restrita e nossa capacidade, limitadíssima. Cada pessoa tem o seu “território” demarcado, não por ela mesma, mas por Deus: um tempo mínimo de vida física, um espaço pequeno de domínio, uma inteligência incapaz de ir além do temporal, do fenomenal, do concreto e do histórico. Mesmo o sensível esbarra na nossa insensibilidade, na nossa deficiência perceptiva. Na peregrinação terrena, carecemos de segurança, de amparo, de orientação, especialmente no campo espiritual. Ninguém sabe o que lhe acontecerá amanhã. Em síntese: Estamos perdidos! Qualquer guia espiritual, que, não seja o próprio Cristo por meio do Espírito Santo e das Escrituras, é cego guiando cegos, e em direção ao abismo. 

Deus em seu Filho é nosso Pai, nosso Mestre, nosso Guia (Mt 23:8-12). Não decidimos sobre o nosso nascimento; não podemos interromper a nossa caminhada para a morte; somos incapazes de escapar da dura realidade do óbito; não temos meios próprios para conquistar nossa morada permanente no reino escatológico. A única solução que se nos apresenta é Jesus Cristo, mas este, não conquistamos; ele é quem nos conquista para o Pai, se fizermos parte do rol preordenado dos eleitos do Pai. Estamos nas mãos de Deus, e não nas nossas próprias mãos. Ele busca os seus recolhidos e os recolhe, como buscou e congregou o seu povo, que se angustiava na duríssima escravidão do Egito. Quem é de Deus, ouve a Palavra de Deus; quem é do mundo, atende os apelos do mundo.

Autor Desconhecido

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.