Os eleitos são redimidos pela graça

Uma vez que todos os eleitos são amados com um amor eterno, são, portanto, redimidos, vivificados e salvos, mas não por eles mesmos, nem por suas próprias obras, para que ninguém tenha do que se orgulhar; pois são salvos só e totalmente por Deus, por sua graça e misericórdia, por meio de Jesus Cristo, o qual é feito por Deus, para nós, sabedoria, justiça, santificação e redenção; e em tudo isto aquele que se regozija possa regozijar-se no Senhor.

Artigo 6
Primeira Confissão Londrina, 1642/44

8 comentários:

  1. Clóvis o que significa Jesus Cristo "ter sido feito" para nós sabedoria,santificação,justiça e redenção?
    Ainda tenho outras dúvidas mas a maioria já está sendo esclarecida pelos artigos que leio.

    Abraços!!

    Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula

      Não sou o Clóvis mas vou tentar responder, XD.

      Toda saber, santidade, justiça e obediência de Jesus Cristo são substituídos gratuitamente sobre os eleitos que por eles mesmos viveram somente para o mal terrivelmente culpado aos olhas de Deus benevolente, e isso foi conquistado lá na cruz, imputado (creditado) pela fé e pela fé somente.
      Basicamente é a justificação pela fé somente, crida pelos calvinistas(acho que pelos arminianos tb).

      A paz.

      .:::Bryan:::.

      Excluir
    2. O artigo é uma referência a 1Co 1:30:

      "Mas dele sois vós em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça e santificação, e redenção".

      Na passagem temos duas declarações:

      1. O que fomos feitos
      2. O que Jesus se tornou para nós

      "Dele sois vós em Cristo Jesus" é mais literalmente "é por iniciativa Dele que vocês existem em Jesus Cristo". A NVI traz "por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus" e a Bíblia Viva acentua " é de Deus que procede, exclusivamente, que vocês tenham essa vida por meio de Cristo Jesus". O "Mas" indica o contraste com o verso 28, "as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, escolheu Deus, sim aquelas que não são, para reduzir a nada coisas que são". Isto é feito monergisticamente "a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus" (1Co 1:29).

      O que Deus fez de nós fica ainda mais acentuado quando consideramos o que Jesus se tornou para nós. Tínhamos um entendimento entenebrecido, mas Jesus, "em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Cl 2:3) tornou-se nossa sabedoria. Éramos culpados e estávamos condenados, mas "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2Co 5:21). Vivíamos na prática do pecado, mas "temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo feita uma vez para sempre" (Hb 10:10), éramos escravos, mas Jesus veio "para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10:45).

      Em resumo: tudo o que somos, somos por obra exclusiva de Deus. Tudo o que temos, o temos porque Jesus tornou-se para nós. E em tudo isso, devemos dar graças e toda glória unicamente a Deus de nossa salvação.

      Em Cristo,

      Clóvis

      Excluir
  2. Bryan obrigada pela resposta. A vida santa,justa e obediente de Cristo é creditada a nós no momento que cremos no Salvador. Agora entendi melhor.
    Paz!!

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Em seu comentário acima vc citou Hb 10.10 e essa semana me deparei com alguns versículos de Hb 10 que gostaria de compartilhar para que comentasse ou indicasse algum post no qual já tenha feito.

    Especificamente Hb 10.26-27 e 29 e Hb 10.38.

    Fala de alguém ter conhecido a verdade e continuar pecando (viver na prática do pecado. No versículo 29 fala de alguém que foi santificado. Já no v. 38 fal ado justo viver da fé, mas se este recuar Deus não ter prazer nele. Está falando de pessoas que foram convertidas e "decairam"

    Creio na perseverança dos santos, porém alguns versículos bíblicos me são de difícil interpretação.

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interpretação calvinista costuma colocar os crentes que caíram como falsos crentes que jamais foram regenerados. E tudo fica feliz para sempre. As advertências ou são solenemente ignoradas, ou são tratadas como 'o meio pelo qual Deus mantêm os crentes' - o que em minha opinião mostra uma divindade digna de TERROR e que aponta para um erro fatal da apologética calvinista:

      Se é por meio das advertências que os crentes permanecem,
      isto quer dizer que
      Sem estas advertências, os crentes cairiam (ou poderiam cair).

      Mas, não é Deus que unilateralmente finca o galho na videira, e cola com super-bonder pra ele nem pensar em saltar fora? Então as advertências são inúteis, são pura 'pegadinha do Divino'. Até porque, existe uma casta que foi odiada por Deus desde a eternidade, nope?

      Excluir
    2. Clóvis,eu também tenho as mesmas dúvidas do Márcio.No começo de hebreus 6 parece que o autor fala sobre isso. Como podemos interpretar esses versos?

      Deus o abençõe em Cristo.

      Excluir
  4. Uma vez que todos os eleitos são amados com um amor eterno

    E os reprovados/preteridos/menos amados, pra que servem?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.