A Reforma nunca tem fim

A própria natureza da reforma é que ela é um processo que nunca tem fim. Há duas razões óbvias para isso. Primeiro, como homens pecadores estamos frequentemente errados em nosso entendimento da Escritura e como ela deve ser aplicada. De fato, há somente um significado objetivo da Palavra de Deus, tendo sido transmitido infalivelmente a homens. Contudo, embora a transmissão da Bíblia seja clara, sua recepção por homens caídos, mesmo os redimidos, não é sempre tão clara. Como cristãos crescemos em nosso entendimento da verdade objetiva da Escritura e passamos a ver áreas de prática incorreta ou conduta pecaminosa. Como resultado, devemos continuamente reformar (i.e., conformar aos padrões escriturísticos). A menos que sejamos perfeitos em nosso entendimento e conduta, o processo de reforma nunca deve cessar, seja pessoal ou corporativamente.

Randy Booth
Traduzido por Felipe Sabino de Araújo Neto

2 comentários:

  1. Graça e Paz Clóvis,

    Conforme vi em suas postagens e comentário, que você é arminiano (pentecostal)... Tudo bem, nada contra... Mas o seu site tem o slogan calvinista "Cinco Solas", tem a logomarca "Sou Calvinista", a maioria de suas postagens é reformada... então fiquei sem saber qual sua profissão de fé...

    Qual é mesmo sua profissão de fé?

    Ficarei grato por sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. Neryvan,

    Minha declaração de fé pessoal pode ser lida no artigo "Nisto Creio". Estou à inteira disposição para responder as dúvidas surgidas pela leitura dele. Enquanto isso, esclareço alguns pontos desde já.

    Entendo sua perplexidade, mas parte dela, se me permite dizer, é por confusão de sua parte. Pentecostal não é sinônimo de arminiano. Há cessacionistas arminianos, e calvinistas pentecostais, como eu. Arminianismo e pentecostalismo não se confundem, assim como pentecostalismo e calvinismo não se excluem. Senão, vejamos:

    Organizando os dois temas, o calvinismo refere-se essencialmente à soteriologia. O pentecostalismo está no campo da pneumatologia. A questão é: a soteriologia calvinista é incompatível com a pneumatologia pentecostal? Minha resposta é um sonoro não! E ainda não encontrei alguém que me mostrasse o contrário.

    Como disse, terei prazer em responder suas questões sobre o que eu creio.

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Li seu artigo sobre batismo com o Espírito Santo e com fogo e, pelo menos até melhor análise, não tenho nada a opor à sua interpretação do texto.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.