A necessidade dos sacramentos

Os sacramentos foram instituídos para exercitar a nossa fé tanto diante de Deus como ante os homens.

Ante Deus exercitam a nossa fé confirmando-a na verdade de Deus. o Senhor conhece, em efeito, que para a ignorância de nossa carne é útil propor-lhe os mistérios excelsos e celestiais sob a forma de realidades visíveis. Não é que estas qualidades estejam na natureza das coisas que nos são propostas nos Sacramentos, senão que a Palavra de Deus as marca com este significado. A promessa compreendida na Palavra precede sempre; o sinal se agrega para confirmar e selar esta promessa, e a faz mais segura, pois o Senhor vê que isto convém a nossas pobres aptidões. Nossa fé é tão pequena e tão fraca que se não estiver sustentada por todas partes e escorada por toda classe de médios, fica logo quebrantada, agitada e vacilante.

Ante os homens, os Sacramentos exercitam a nossa fé, já que se manifesta numa confissão pública e deste modo é impelido a louvar ao Senhor.

João Calvino
In: Breve Instrução Cristã

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.