Eleição é uma doutrina bendita

Esta é uma bendita doutrina, porque a eleição é a fonte de todas as bênçãos. Isto é feito inequivocadamente claro através de Efésios 1:3,4. Primeiro, o Espírito Santo declara que os santos tem sido abençoados com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Então, Ele prossegue a nos mostrar o porquê e como eles foram tão abençoados: é porque Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo. A eleição em Cristo, portanto, precede ser abençoado com todas as bençãos espirituais, porque nós somos abençoados com elas somente estando nEle, e somente estamos nEle sendo escolhidos nEle. Vemos então quão grande e gloriosa esta doutrina é, porque todas nossas esperanças e prospectos pertencem a ela. Eleição, apesar de distinta e pessoal, não é, como algumas vezes descuidadamente declarado, uma mera escolha abstrata de pessoas para a salvação eterna, independente da união com o seu Representante do Concerto; mas uma escolha deles em Cristo. Ela, portanto, implica todas as outras bençãos, e todas as outras bençãos são dadas somente através dela e de acordo com ela.

Corretamente entendida não há nada semelhante para transmitir conforto e coragem, força e segurança, como uma apreensão do coração desta verdade. Ser assegurado de que sou um dos altamente favorecidos do Céu transmite a confidência de que Deus mui certamente irá suprir cada uma das minhas necessidades e fazer todas as coisas cooperarem juntamente para o meu bem. O conhecimento de que Deus me predestinou para a glória eterna fornece uma absoluta garantia de que nenhum esforço de Satanás poderá trazer sobre mim destruição, porque se o grande Deus é por mim, quem será contra mim? Isto traz paz para o pregador, porque ele agora descobre que Deus não o enviou para puxar o arco arriscadamente, mas que Sua Palavra realizará o que Lhe apraz, e prosperará naquilo para que Ele a enviou (Isaías 55:11). E que encorajamento isto dá ao pecador despertado. A medida que ele aprende que a eleição é somente uma questão da divina graça, a esperança é incendiada em seu coração; a medida que ele descobre que a eleição escolhe alguns dos maiores dos pecadores para serem monumentos da divina misericórdia, porque deveria ele se desesperar? 

A. W. Pink

21 comentários:

  1. Oi . voltei. Depois de um recesso resolvir debater. Graça e paz do Senhor a todos voces!!!

    A Eleição divina, não tem nada a ver com a eleição calvinista. A eleiçaõ calvinista " poem em questão a acepção de pessoas", a eleição divina poem a totalidade da humanidade na aceitação do evangelho. Jo.3.16. A eleição calvinista é exclusivista, a eleição divina Deus quer que todos conheçam seu amor e cheguem ao arrependimento. A eleição calvista um salvo não deixa de ser salva, a eleição divina e biblica é essa com contexto e sem pretexto, sem puxar e defender teses religiosas e anti bíblica.
    Leia o texto, já sei que já leu diversas vezes, mas leia pedindo discernimento ao Espírito Santo. 2tm capitulo 2-10-13Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
    Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
    Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
    Se formos infiéis, ele permanece fiel( grifo meu, não a sua infidelidade mas a estabelecida pela palavra de Deus); não pode negar-se a si mesmo.
    2 Timóteo 2:10-13

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    Oxe! Edi só fez confirmar a Doutrina da Eleição. A citação bíblica dele, apenas deu enfase ao texto do Clóvis.

    "TUDO SOFRO POR AMOR DOS ESCOLHIDOS" - "SE FORMOS INFIÉIS, ELE PERMANECE FIEL" :)

    Em Cristo,

    Ray Henrique - http://rayhenrique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Edi,

    Seja bem vindo de volta. Será um prazer conversarmos sobre a bendita doutrina da eleição. Vejamos o que você comentou.

    1. Você disse que "a eleição divina não tem nada a ver com a eleição calvinista". As diferenças, segundo você, é que a eleição calvinista faz acepção de pessoas, enquanto que a eleição divina coloca a totalidade da humanidade na aceitação do evangelho.

    a) Segundo o Wikcionário, acepção de pessoa é "predileção por alguém; inclinação, tendência em favor de pessoa(s) por sua classe social, privilégios, títulos, etc.". A eleição calvinista não significa que Deus tem favoritos baseado em algo neles que os distingue. Na verdade, parece ser o contrário, Deus geralmente escolhe os menos dignos.

    b) Por outro lado, se Deus escolhe a toda a humanidade para a salvação, e nem toda a humanidade é salva, pergunto: o que a eleição divina tem a ver com a salvação da pessoa?

    Continua...

    ResponderExcluir
  4. Edi,

    2. Você disse que "a eleição calvinista é exclusivista, a eleição divina Deus quer que todos conheçam seu amor e cheguem ao arrependimento".

    a) No conceito de eleição, qualquer que seja, está implícito a escolha de uns e a preterição de outros. Escolher a todos entre todos não é eleição.

    b) Querer algumas coisa e eleger são duas coisas distintas. Deus querer a salvação de todos e escolher parte desse todo não coisas necessariamente contraditória.

    E se a eleição divina é Deus querer a salvação de todos, e se nem todos são salvos, o que a eleição divina tem a ver com a salvação?

    Continua...

    ResponderExcluir
  5. Edi,

    3. Você disse ainda que "a eleição calvista um salvo não deixa de ser salva, a eleição divina e biblica é essa com contexto e sem pretexto, sem puxar e defender teses religiosas e anti bíblica".

    a) Você está certo quando diz que para os calvinistas, um salvo não deixa de ser salvo. Por uma razão muito simples: a salvação é eterna, a vida que o salvo recebe quando crê é eterna. Uma salvação eterna que deixa de ser salvação na história e uma vida eterna que acaba é absurdo puro. A vida ou é eterna ou acaba, as duas coisas não pode ser.

    b) Agora, o que você quer dizer com eleição com contexto e sem pretexto, não sei ao certo.

    No próximo comentário, faço referência à passagem bíblica citada.

    Continua...

    ResponderExcluir
  6. Edi,

    A passagem bíblica referida por você é diz (destaquei alguns pontos):

    "Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2:10-13)

    a) A palavra "escolhidos" significa a mesma coisa que eleitos. Portanto, Paulo suportava todas as coisas para que os eleitos fossem levados à salvação em Cristo.

    b) A salvação dos escolhidos é com "glória eterna". Eterna significa que nunca acaba. Se um crente pudesse perder a salvação, a Bíblia diria que ela teria glória temporária ou glória duradoura, mas não eterna.

    c) A segurança da salvação dos escolhidos não está fundada neles, mas na fidelidade do senhor. É isso que significa "se formos infiéis, ele permanece fiel".

    Como o Ray muito bem observou, essa passagem afirma a eleição bíblica, conforme entendida pelos calvinistas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. I Coríntios 10: 12
    “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe, não caia.”
    Meus amados, a doutrina da predestinação é que ninguém precisa arrepender-se porque o caso de todos já está pré-estabelecido. Então por que Paulo, cheio do Espírito conclama a que todos se arrependam? Também, não acha você seja uma preocupação desnecessária do apóstolo, mandar se “cuidar” para não cair na vida espiritual, se o destino de todos estiver traçado?
    Referente a passagem SE formos infieis ele permanece fiel...
    Voce estaria interpretando errado. Pois Deus permanece fiel a palavra. ( Se o negarmos ele também o negará). Deus não pode negar a sua palavra, quando eu deixou de segui-lo, vou fazer a vontade do mundo, ,morro em pecado, e ainda me salvar. Não seria contraditório. E o que me dizer desse alerta “tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1Tm.1.19). e desse outro Portanto, se depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixaram enredar de novo e são vencidos.” (1Pe.1.1-20). Minha oração é a mesma que o salmista faz no salmo 119 DESVENDA OS MEUS (seus)OLHOS para que eu contemple e veja perfeitamente as maravilhas da Tua Lei". Se isto não te convence, nos torna-te como o papado catolico que não abre mão das suas convivcçoes erroneas, mesmo com provas irrefutaveis.

    ResponderExcluir
  8. Edi,

    Se alguém lhe ensinou que predestinação "é que ninguém precisa arrepender-se porque o caso de todos já está pré-estabelecido" volte lá e peça o seu dinheiro de volta: te enganaram. Pois a doutrina da predestinação não prescinde da morte de Jesus, da pregação do evangelho, da conversão (fé+arrependimento), da santificação e de tudo o mais que compõe a experiência humana da salvação.

    Quanto ao cuidado e à vigilância, ela tampouco é desnecessária ou deve ser negligenciada. O verdadeiro crente tem cuidado de si mesmo e da doutrina. Foge da aparência do mal e se desvia de andar por caminhos tortuosos. Porém faz tudo isso sabendo de duas coisas: é incapaz de manter-se por si mesmo em pé, ainda que deva se equilibrar, e que Deus é poderosos para o guardar a salvo, ainda que ordene-lhe a vigilância diuturna.

    Quanto as suas provas irrefutáveis, irei levá-las em consideração sim, como sempre procuro fazer. Pesarei cada uma delas e publicarei o entendo que elas me dizem. Seria demais pedir o mesmo para você? Se eu colocar alguns textos bíblicos para você, você irá considerá-los reverentemente, sem procurar se esquivar do que eles dizem? Responda-me se estiver disposto e postarei um texto por vez, para que você o analise e compartilhe conosco suas conclusões.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Se o ferir perdoe-me não foi esse o intento. Mande-os textos para analizarmos juntos. Mas o que a Biblia diz se o negarmos ele tambem o negará. Quando não somos eleito ou seja salvo por si só já o negamos.Sim ou não.
    Mas um eleito o "negar", qual o apostolo quis dizer com isso?. As escolhas de Deus não podem errar e se perder na questão espiritual? Na questão " não precisa se arrepender" entenda previamente o destino já está selado com ou sem . Para encerra deixei um texto certa vez que o senhor ficou de me explicar peco por favor considere, ponde e pesquise nesse texto Heb. 6-4-8- 4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; Responda-me de quem, para qudem, onde , e com que motivo o apostolo ou escritor de hebreus inspirado por Deus, escreveu este texto. Mais uma vez me perdoa as vezes minhas colocações e o meu pouco conhecimento biblico. Eu gosto muito de escrever neste site. E os amo. Como diz as sagradas letras. Seja o amor sem hipocrisia Rm 12.9-10. Novamente aceite minhas considerações de desculpas e perdão

    ResponderExcluir
  10. Edi,

    Não me feriu de forma alguma, e se dei a entender isso pode ter sido pela pressa, pois estou finalizando um sermão para hoje à noite.

    Amanhã e depois estarei envolvido com trabalho em outra cidade, então provavelmente demorarei um pouco para responder. Mas estamos em paz e só posso lhe agradecer pela forma como tem conduzido nossa conversa.

    Que Deus te abençoe.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Edi,

    Antes de continuarmos, gostaria de reiterar que nada do que você disse me ofendeu e em relação a você meu coração está tranquilo e em perfeita paz. É nesse espírito que prossigo, pedindo a você a consideração a dois versículos gêmeos:

    1. Como você entende esses dois versículos seguintes:

    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65

    Depois que você disser o que eles significam, poderei, eventualmente postar outro, para que continuemos a dialogar sobre o que a Bíblia diz.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Edi,

    Respondo agora ao seu último comentário.

    "Mas o que a Biblia diz se o negarmos ele tambem o negará. Quando não somos eleito ou seja salvo por si só já o negamos. Sim ou não."

    Devemos considerar a distinção entre eleição e salvação. Um eleito pode não estar salvo, de fato somente quando crer a salvação para a qual ele foi eleito é aplicada à sua vida. Assim, o não estar salvo não implica ter negado a Cristo.

    Como também o negar a Cristo não implica perda definitiva da salvação. Pedro negou ao Senhor, e o fez por três vezes até o cantar do galo. Mas amava a Cristo e foi restaurando e incumbido de apascentar o rebanho do Senhor. Portanto, um crente verdadeiramente salvo pode decair da fé, mas não total e finalmente.

    Já os que são negados por Jesus no último dia nunca foram dEle de fato. A Bíblia diz que o Senhor conhece os que são seus. E Jesus dirá aos que estiverem à Sua esquerda naquele dia, "apartai-vos de mim... nunca vos conheci".

    "Mas um eleito o "negar", qual o apostolo quis dizer com isso?. As escolhas de Deus não podem errar e se perder na questão espiritual?"

    Que se alguém negar a Cristo até o final de sua vida, Ele o negará. Não está afirmando que um eleito pode se apostatar total e finalmente, mas que a consequência dessa negação seria a negação pelo próprio Deus.

    "Na questão "não precisa se arrepender" entenda previamente o destino já está selado com ou sem".

    Deus que predestina os fins, preordena também os meios conducentes a esses fins. Por exemplo, para a salvação é necessário que se creia em Cristo e se arrependa dos pecados. Quando Deus torna certa a salvação de alguém, torna igualmente certo que essa pessoa irá crer e se arrepender. Mais que isso, Ele mesmo dá a fé e concede o arrependimento necessários. Portanto, não faz sentido dizer que se Deus predestinou alguém para a salvação, o arrependimento é irrelevante, pois Deus predestinou salvar tal pessoa mediante o arrependimento. O mesmo pode ser dito da vinda e morte de Jesus, da pregação, da fé, da oração, etc.

    No outro comentário considerarei a passagem bíblica sugerida. E por favor, me chame de você. Não tenho que requeira o tratamento de senhor.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Edi,

    O texto (Hb 4:4-8) que você mencionou é deveras difícil e ainda não tenho uma resposta que resolva todas as dificuldades que ele apresenta. Peço sua compreensão nesse sentido.

    Eis o texto:

    "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento"

    Note, por favor, que o texto não está falando da possibilidade de um salvo perder a sua salvação, essa é uma inferência que se faz, e que devemos considerar. Mas o que o autor está assinalando é a impossibilidade de alguém que decaiu seja renovado para o arrependimento, após ter experimentado as coisas descritas na passagem. E aqui temos algumas dificuldades extras:

    1. Se um crente decair da graça, perde a salvação de uma vez por todas, sendo impossível restaurá-lo à fé?
    2. Se sim, quais pecados poderiam levar o crente a perder a sua salvação?
    3. Se essa pessoa era um eleito, significa que Deus errou na Sua escolha?

    São algumas questões que o texto levanta e que torna essa passagem bem difícil, não apenas para calvinistas, mas para estudantes da bíblia em geral.

    Respondendo as suas perguntas: não sabemos quem escreveu Hebreus, o primeiros pais atribuíam à Paulo, mas outros nomes são cogitados, entre eles Lucas, Apolo, Barnabé, Clemente e até Priscila. Minha melhor resposta é não sei.

    A carta foi escrita para judeus cristãos, que sob perseguição estavam sendo tentados a voltar para o judaísmo. Provavelmente, esses crentes estavam na palestina, mas não se pode descartar outros lugares, como Roma ou Cesaréia. A expressão "os da Itália vos saúdam" tanto pode significar que o escritor estava fora de Roma e enviava saudação dos dispersos, como pode significar que o autor estava em Roma e enviava saudação aos dispersos. Enfim, assim como a autoria, a localização dos destinatários é incerta.

    A motivação da carta parece ser a de animar a fé dos que estavam sofrendo perseguição. E ele faz isso apresentando a supremacia de Cristo, especialmente de Seus ofícios. Jesus é superior aos anjos, a Moisés, aos sacerdotes aarônicos e oferece um sacrifício melhor e mais eficas. Por isso, eles, a despeito das perseguições deveriam manter os olhos fitos em Jesus "autor e consumador da fé" deles. É sobre esse pano de fundo mais amplo que devemos procurar entender os versos de 6:4-8.

    Ainda vou comentar um pouco mais sobre a passagem em questão.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Edi,

    Antes de completar minhas considerações, preciso corrigir a referência bíblia de meu comentário anterior: é Hb 6:4-8 e não 4:4-8 como escrevi.

    Isto posto, vamos lá.

    1. As pessoas referidas na passagem são crentes nascidos de novo?

    É difícil negar isso, se considerarmos o que elas experimentaram: "foram iluminados", "provaram o dom celestial" "se tornaram participantes do Espírito Santo", provaram "a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro". Além disso, os termos "recaíram' e "outra vez renovados" parecem exigir que estivessem numa posição e estados dos quais viessem a cair e para os quais esperassem ser renovados.

    Por outro lado, parece que o escritor contrasta "os que" do verso 4 com "vós, ó amados" do verso 9. Ou seja, pode-se estar falando de dois grupos distintos, figurados pela terra que "produz erva proveitosa" do verso 7 e a que "produz espinhos e abrolhos" do verso 8. A ideia seria que os eleitos expostos às bênçãos descritas frutificam para a salvação e os réprobos submetidos às mesmas graças são endurecidos, posto que reprovados.

    2. Afinal, o crente perde ou não a salvação

    Como disse, a passagem apresenta dificuldades quase insuperáveis, e portanto, não deveria ser usada, isoladamente, para provar nem a segurança da salvação, nem a possibilidade de perdê-la, menos ainda para provar que "uma vezes caído, caído para sempre". O que segue, é minha conclusão provisória.

    a) Acredito que o escritor esteja descrevendo verdadeiros crentes. Apesar da referência aos dois tipos de terra que apresentam resultados diferentes diante da mesma chuva, as expressões utilizadas parecem mesmo indicar pessoas crentes.

    b) Creio que a situação apresentada seja hipotética. Se em tese, um salvo se apostatasse total e finalmente, não haveria meios meios de restaurá-lo à fé. Mas não creio que a passagem não está afirmando a possibilidade real de um regenerado cair em apostasia total e finalmente.

    Como disse, minha resposta, é incompleta e provisória, estando aberto a considerar outras possibilidades, desde que honrem o texto bíblico.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Pergunto: Quando se dá a salvação, no momento da conversão ou quando da nossa morte nesse mundo? Favor mostrar biblicamente.

    a Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  16. Aos calvinistas e arminianos de plantão,

    Talvez vocês considerem essa pergunta muito simples, mas acho que na verdade, ela pode explicar muito sobre o plano de Deus para salvação do homem.

    Como o homem pode perder o que ainda não tem?
    Apostasia é a perda de fé, e consequentemente da salvação, mas não simplesmente a perda daquilo que não temos.

    Anonimo de cima,

    ResponderExcluir
  17. Caro Anônimo de 30 de outubro de 2011 16:44,

    Respondendo a sua primeira pergunta, ou seja, "quando se dá a salvação, no momento da conversão ou quando da nossa morte nesse mundo? Favor mostrar biblicamente".

    A salvação se dá em três fases ou aspectos, mas ocorrendo o primeiro as demais são tão certas que a Bíblia considera a salvação completa já no momento em que cremos. Ao sermos chamados eficazmente, somos justificados, ou seja, salvos da culpa do pecado. A partir de então, entramos no processo de santificação, pela qual somos salvos do domínio do pecado. E finalmente, na volta de Jesus seremos glorificados, vale dizer, salvos da presença do pecado. E a glorifação dos que foram justificados é tão certa que a Bíblia a coloca como já realizada (Rm 8:30).

    Você pediu referências bíblicas de que recebemos a vida eterna no momento que cremos. Eis algumas:

    Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36

    Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47

    Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 2 Timóteo 1:9

    Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Tito 3:5

    Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12

    Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. 1 João 5:13

    Em todas essas passagens, a salvação é considerada como já realizada e concedida.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Caro Irmão Clovis

    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65


    Ao lermos João capitulo 6 deparamos com esse texto maravilhoso sobre a salvação. Porem muitas vezes colocamos o peso total sobre a salvação em Deus e esquecemos da atitude do homem em relação a Deus.
    Pela conversão do homem e reconciliação com Deus, cremos que toda honra, toda glória e todo o louvor pertence exclusivamente a Deus. Porem cremos que apesar da soberania de Deus, o homem precisa para Deus operar, de um coração contrito e quebrantado (SL 51), bem como não endurecer o seu coração hb 4.7. hb 3.15.
    Analizando esses dois texto acima, lembremos do que Jesus disse em João 5:40 mas não quereis vir a mim para terdes vida! onde fala da atitude do povo judeu, bem como dos religiosos da epoca em não querer a salvação providenciada por ele.
    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer
    vivemos nos tempos atuais,a obra do Espirito Santo, onde ele convence do pecado, da justica e do juízo, mas como Estevão falou " mas vós resistis ao Espirito Santo (atos 7).
    Para a terminar vemos no capitulo 7 do livro de João, muitos discipulo daqueles que Deus o havia enviado a Jesus, depois da palavra dura de que Jesus havia dito abandona-lo.
    Mas Deus não havia enviado e atraído(atração) á Jesus?
    Jesus não os lançou fora, eles que decidiram (posição pessoal ) querer permanecer na videira verdadeira. Caro clovis procurei fazer uma analise não apenas do versiculo, mas observando o capitulo 5, 6, e 7 de João. E podemos concluir que através do Espirito Santo Deus sempre está atraíndo pessoas a Ele, porém muitos não atentam a voz do Espírito, e seguem debaixo do seu proprios: direcionamento, pensamento, posionamento, dogmas, preceitos,ideologias, de resistem ao Espirito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Caro clovis, a referencia foi equivocada seque correção
    João 6:66-68
    66 - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
    67 - Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
    68 - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
    Muitos discipulos o abandonaram e não quiseram permanecer na videira verdadeira. Entende-se que este eram eleitos, salvos e dados por Deus a Jesus.

    ResponderExcluir
  20. Edi,

    Se me permite, gostaria de ser mais específico em minha pergunta sobre os dois textos abaixo, para que você também possa ser mais objetivo em sua resposta:

    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65

    Com base nesses dois textos, você conclui que o homem tem capacidade de ir a Cristo? Se não, o que Jesus quis dizer ao falar e repetir essas palavras?

    Por favor, note, que estou perguntando sobre a capacidade do homem de ir a Cristo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  21. Me parece que Calvinistas confundem eleição em Cristo segundo a presciência de Deus, com sorteio. Se você utilizar o raciocínio de que pessoas são eleitas por Deus para que depois venham a conhecer a Cristo e serem salvas, isto não seria "eleição" e sim sorteio, pois na eleição desta forma, a escolha seria por algo visto por Deus no indivíduo(piores ou melhores). Agora se a eleição for baseada na escolha de uma pessoa que por rendição a uma graça imerecida preparada antes da fundação do mundo EM CRISTO, isto sim faz sentido, porque o critério de escolha passa a ser EM CRISTO, e não no homem.
    Eu creio que em vez de ficarem se apegando a conceitos filosóficos *calvinistas, arminianos ou qualquer outro, os salvos procurassem pregar o evangelho na simplicidade da Palavra, mostrando ao pecador que não conhece a Deus que existe salvação em JESUS CRISTO e que quando nos rendemos a isto, cumpre-se o propósito de Deus com o fim de sermos para o louvor de Sua glória.
    Se Armínio, Calvino, ou qualquer outro grande homem de Deus após o canôn não tivessem existido, o EVANGELHO continuaria a ser o EVANGELHO.
    Preguemos então a JESUS CRISTO, ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR!
    *não de Calvino, pois não creio o mesmo quisesse ter criado uma religião

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.