Deus freqüentemente escolhe os mais vis dentre os homens

Quando um homem escolhe uma maçã de uma árvore, ele geralmente escolhe a mais madura, a que parece ser melhor. Não é assim que Deus age na escolha das almas que Ele salva. Ele não salva aqueles que menos pecaram ou aqueles que estão mais dispostos a serem salvos; Ele freqüentemente escolhe os mais vis dentre os homens "para o louvor e glória da Sua graça" (Ef 1:6).

Isto é provado pelos exemplos dados na Bíblia. Por que Deus escolheu Manassés, que "queimou a seus filhos", "pôs imagem de escultura na casa de Deus" e encheu Jerusalém com o sangue de homens santos, enquanto muitos do seu povo iludido, que pecaram muito menos, pereceram? (2Cr 33). Por que Deus salvou Zaqueu "maioral dos publicanos"? (Lc 19:1-10). Por que Jesus disse aos fariseus, "os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus" (Mt 21:31)? Por que Jesus entrou nos portões perolados do paraíso com um pobre ladrão, que nunca tinha feito nada a não ser pecar, até seu último momento? (Lc 23:43 e Mt 27:44). Por que Ele deixou o outro ladrão, que não era pior do que seu companheiro (ambos merecedores do inferno), cair em perdição, estando ao alcance dos braços do Salvador Todo-Poderoso? Todas estas coisas aconteceram a eles como exemplos, para nos mostrar que Deus salva de acordo com a Sua boa vontade, não por nossas "boas" obras, mas para mostrar sua adorável e livre graça.

A mesma coisa se prova pela experiência de todo filho de Deus. Somente aqueles que "provaram que o Senhor é gracioso", não sentem objeção no seu coração à declaração de um simples crente: "Se Deus não tivesse me escolhido antes de eu ter nascido, Ele nunca teria visto motivo para me escolher depois, pois não há nada em mim que atraia o amor de Deus". "Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos Seus olhos. E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!" (Jó 25:5-6). Ele ama o que é puro, santo e perfeito; "mas eu sou carnal, vendido sob o pecado" (Rm 7:14). Tudo o que há em mim contribui para afastar a Deus. "Um Deus que se ira todos os dias contra o mau" (Sl 7:11). Ele estava irado comigo. A Sua natureza me causava aversão, pois eu estava debaixo do pecado de Adão. Fui formado em iniquidade; cada membro do meu corpo, cada faculdade da minha alma, era servo do pecado. Apesar disto, Ele veio sobre todas estas montanhas para minha alma. Eu disse, "Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?" (Mt 8:29). Eu não desejava conhecer Seus caminhos, mas Ele me fez desejar o dia do Seu poder. Glória, glória, glória ao Pai que me escolheu, ao Filho que morreu por mim e ao Espírito que me vivificou!

A salvação é do Senhor e é totalmente por Sua graça.

Robert Murray McCheyne
In: Monergismo, recebido por email

4 comentários:

  1. Me desculpem a “sensibilidade” mas este texto acima chega muito perto do anti-evangelismo.

    “Jo 10:7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
    Jo 10:8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
    Jo 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
    Jo 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
    Jo 10:11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    Jo 10:12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
    Jo 10:13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
    Jo 10:14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
    Jo 10:15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
    Jo 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
    Jo 10:17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
    Jo 10:18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”

    ResponderExcluir
  2. Anonimo, não entendi. O que neste texto deu alguma impressão de "anti-evangelismo"?

    Como você acha que o autor do texto conheceu o Evangelho? Olhando o por do sol?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Está desculpado. Mas como o Neto, gostaria de saber o que, no texto, beira a anti-evangelismo?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Que maravilhoso quando Deus brilha em nosso coração para que vejamos sua glória na face de Cristo !!!

    Só me resta entoar o mesmo coro: Glória, glória, glória ao Pai que me escolheu, ao Filho que morreu por mim e ao Espírito que me vivificou!

    Em Cristo

    Márcio

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.