Além da fé, o que mais é necessário para a salvação?

Todos os que leem a Bíblia sabem que a condição para a salvação é a fé. Não há outra condição senão a fé. O homem, por ter caído e ser corrupto, por seus pensamentos serem tortuosos e por estar sua carne na esfera da lei, pensa que deve fazer algo para que seja salvo. Contudo, a Bíblia nos mostra que a única condição para nossa salvação é a fé. Além da fé não há outra condição. O NT diz-nos claramente, pelo menos cento e quinze vezes, que quando o homem crê, ele é salvo, tem a vida eterna e é justificado. Quando o homem crê, ele tem todas essas coisas. Somando-se a essas cento e quinze vezes, outras trinta e cinco vezes a Bíblia diz que o homem é justificado pela fé, ou torna-se justo por meio da fé. No primeiro caso, temos o verbo crer. No segundo caso, temos o substantivo fé. 

O verbo crer é usado cento e quinze vezes. Uma vez que o homem crê, ele é salvo (At. 16:31). Uma vez que o homem crê, tem a vida eterna (Jo. 3:36). Uma vez que o homem crê, ele é justificado (Rm. 4:3). Além desses versículos, há trinta e cinco ocorrências em que o substantivo fé é usado. O homem é salvo mediante a fé (Ef. 2:8). Ele recebe vida eterna pela fé , e é justificado mediante a fé (Rm. 5:1). Portanto, em todo NT, pelo menos cento e cinquenta vezes é dito que o homem é salvo, justificado e tem a vida eterna unicamente por meio da fé. Não é uma questão de quem a pessoa seja, do que ela faça ou do que possa fazer. Tudo depende de crer. Tudo depende da fé.

Outra questão que merece especial atenção é que em todas essas cento e cinquenta ocorrências da fé e do crer, nenhuma outra condição é adicionada. Esses versículos não dizem que o homem deve crer e a seguir fazer algo para receber a vida eterna. Eles não dizem que o homem deve crer e fazer algo antes que possa ser justificado. Tampouco dizem que o homem deve crer e fazer algo antes que possa ser salvo. A Palavra de Deus menciona a fé de maneira clara e definida. Nada além é misturado ou vinculado à condição da fé. Portanto, a Bíblia nos mostra claramente que do ponto de vista de Deus, não há outra condição para a salvação além de crer.

Se alguém  ler o Evangelho de João cuidadosamente, verá que João escreveu esse livro com o único propósito de dizer-nos como o homem pode receber vida e ser salvo e como ser liberto da condenação (Jo. 20:30-31). O Evangelho de João menciona oitenta e seis vezes que é por fé somente, e por nada mais, que o homem recebe a vida, é justificado e não entra em condenação. Portanto, a Bíblia nos mostra clara, adequada e simplesmente que a salvação não é baseada no que o homem é, no que ele tem nem tampouco no que fez. A Bíblia nos mostra que quando o homem crê, ele recebe (Jo. 1:12). Ele recebe por meio do crer.

Vimos que a salvação e a redenção são realizados por Deus. Mesmo a maneira e o plano para cumpri-los são arranjados por Deus. Vimos também que a graça é cumprida por Deus por meio do Senhor Jesus. Temos de lembrar que se do lado de Deus é graça, então do nosso lado deve ser fé. A maneira de receber deve ser a mesma usada para dar. A maneira como algo é recebido deve ser a mesma como foi enviado.

De acordo com a Bíblia, graça é o que Deus nos deu por intermédio de Jesus Cristo (I Co. 1:4). Para Ele, fazer isso está no princípio da graça. Uma vez que esteja no princípio da graça do lado de Deus, então, do nosso lado, está no princípio da fé. Fé e graça são dois princípios inseparáveis. Graça é Deus dando algo a nós, e fé é o nosso receber algo da parte de Deus. Fé nada mais é que receber o que Deus nos deu em espírito. Isso é totalmente independente de obra. Somente dessa maneira o homem pode receber a graça de Deus. Se recorrermos a quaisquer outros meios, não seremos capazes de receber a graça de Deus. 

Watchman Nee
Recebido por email

5 comentários:

  1. Texto magnífico, daqueles que quando você começa ler vai até o fim, volta e lê novamente.

    Mas me apareceu uma dúvida:

    E quanto ao arrependimento, não seria também uma condição para ser salvo?

    Ou podemos falar que a fé verdadeira esta estritamente ligada ao arrependimento e que citá-lo neste caso seria ser redundante?

    ResponderExcluir
  2. Clòvis, o Nee sempre me impressiona, de fato, era um apóstolo... mas náo sabe em qual livro ele disse isso?

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Tens razão quanto ao Nee. E realmente eu não sabia em que obra ele escreveu tais palavras, mas o irmão que me enviou por email me socorreu: trata-se do livro O Evangelho de Deus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Hélio,

    Boa pergunta. Em resposta, recomendaria ler o capítulo em que Nee trata do arrependimento em relação à fé e à salvação, para que se tenha um compreensão clara do entendimento que esse irmão tinha da questão.

    Mas para não dizer que não falei de flores, segue uma citação dele, em que o arrependimento é referido:

    "Como, então, o homem é salvo? O Evangelho de João nos diz claramente que é pela fé. Os livros de Romanos e Gálatas também dizem claramente que é pela fé. Gálatas nos afirma que é somente pela fé. No Novo Testamento existem esses três livros que tratam da questão da salvação. Todos os três livros dizem que a salvação é somente pela fé e não pela lei. O arrependimento não é levado em consideração. Então, qual posição o arrependimento ocupa? Se lermos a Bíblia, veremos que arrependimento nunca está isolado da fé. Arrependimento nunca está separado da fé. Isso não significa que uma pessoa é salva pela fé e pelo arrependimento. O arrependimento está incluído na fé e já está incluído na salvação. Quando um homem crê no Senhor Jesus, o elemento de arrependimento já está incluído nesse crer. Se alguém diz que é salvo, então a sua salvação já inclui arrependimento. O arrependimento nunca está separado da fé. Está sempre incluído na salvação." (O evangelho de Deus)

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Clóvis,

    Pergunta respondida.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.