Consequências da aridez cerebral

Os efeitos decorrentes de nossa aridez cerebral não são apenas comuns, mas também bastante variados em suas nuanças. Muitos fiéis de comunidades do Evangelho Pleno se inclinam a promover pregações de bem estar, uma mentalidade de público consumidor e a vulgarização da hermenêutica. O fascínio pelas celebridades cristãs, pelo emocionalismo e o louvor centrado em si mesmo, bem como o cultivo de crenças sensacionalistas e marginais são indicadores adicionais de que muitos cristãos do Evangelho Pleno tem lançado o pensamento reflexivo para a periferia de sua vida de fé.

Em nossa revolta contra a razão, mudamos "a fé uma vez dada aos santos" (Jd 3) e fracassamos em nos preparar para defender essa fé. Embora a razão, a lógica e o pensamento crítico não sejam nossas únicas ferramentas, sem eles somos inclinados a interpretar erroneamente a Palavra de Deus, possuindo zelo sem conhecimento e usando de modo equivocado os dons celestiais. A vida vivida pela fé não deve abrir mão do bom raciocínio; ao invés disso, especialmente por sermos cristãos, somos incumbidos da responsabilidade de administrar com fidelidade aqueles poucos centímetros cúbicos de matéria cinzenta alojada dentro de nosso crânio. 

Ao preparar nossa mente para a ação (1Pe 1:13), preparamo-nos para o dia da batalha. E, ao desenvolver nossas mentes, tornamo-nos um reino de pensadores que trazem honra e glória ao nosso Senhor.

Rick Nañez
In: Pentecostal de coração e mente, p. 226

2 comentários:

  1. O problema na banalização da razão em detrimento do uso excessivo das experiências místicas que muitos vivenciam dentro das mais variadas denominações pode ser explicado pelo fato da igreja visivel estar abrigando em seu escopo aqueles que de fato ainda não foram regenerados, e muitos deles por sinal.

    Essas pessoas somente se sentem vigoradas em sua saude espiritual quando atingidas por pregações que massageiam o seu ego - e mesmo um cristão regenerado pode não estar totalmente imune quanto à isto, dai justifica-se muitas exortações na palavra quanto à maturidade cristã que estes devem reter em suas vidas.

    Ao sairem das portas do templo a emoção vivenciada nos cultos lhe escapam do coração e logo surge cada vez mais a necessidade plena de se encherem com este combustivel emotivo para com isso darem alguma razão à sua fé, claro que de forma equivocada, pois quem bebe da verdadeira água da vida nunca terá sede (Jo 6:35) a não ser sede e fome de justiça (Mt 5:6).

    ResponderExcluir
  2. É verdade, muitas igrejas hoje estão abarrotadas de joio e de falsos mestres. Isso é devido aos pastores terem tido uma formação muito liberal nos seminários. Graças a Deus que ainda existem bons pastores e boas igrejas.
    Se a pregação da palavra for exposta numa igreja cheia de joios, logo ela ficará quase vazia pois nenhum incrédulo aguentará ouvir a espada poderosa do Senhor penetrando nas suas consciências.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.