Sou pentecostal, sim

"... mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" At 1:5

Sou pentecostal, o que causa certa estranheza, por me definir também como calvinista. Mas o que é um pentecostal? Pentecostal é um cristão protestante que adota crenças distintivas: crê no batismo no Espírito Santo como experiência separada da conversão e na atualidade dos dons espirituais, inclusive os referidos em 1Co 12-14. Os pentecostais divergem entre sim quanto ao falar em línguas como evidência inicial do batismo com o Espírito Santo. Uns creem que falar em línguas é a evidência física necessária do batismo no Espírito Santo, outros negam que todos que são batizados no Espírito Santo falam necessariamente em línguas.

Não sei quem se espanta mais quando digo que sou um pentecostal calvinista, se meus irmãos reformados ou se meus igualmente irmãos renovados. Boa parte deles me veem como o elo perdido entre os répteis e as aves: nem corro bem, nem voo direito e assim corro o risco de ser comido e torcem para que eu deixe de ser uma coisa ou outra. Mas, bíblica e teologicamente falando, qual a incompatibilidade entre a soteriologia calvinista e a pneumatologia pentecostal?

Batismo no Espírito Santo como sucedâneo da conversão

Acredito que muita da rejeição à doutrina da separalidade entre conversão e batismo com o Espírito Santo se deva à má compreensão de que os pentecostais creem que recebem o Espírito Santo quando falam em línguas e não quando se convertem. Se fosse assim, eu jamais poderia ser um pentecostal, pois creio que a regeneração operada pelo Espírito precede a fé. Ou seja, não apenas vejo que o Espírito Santo opera no pecador antes do batismo com o Espírito Santo, mas antes mesmo da conversão, que é a manifestação externa da regeneração.

Nós pentecostais cremos no batismo no Espírito Santo como o recebimento de poder capacitante para o serviço e adoração, não como poder salvífico. Os discípulos já haviam recebido o Espírito Santo quando Jesus ordenou a eles que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder, e então seriam testemunhas dEle até os confins da terra.

Atualidade dos dons espirituais

Embora a doutrina da atualidade dos dons espirituais decorra naturalmente da anterior, no sentido de que todo pentecostal é contemporanista, nem todo contemporanista é pentecostal. Por isso, não preciso me estender aqui, pois muitos reformados (aliancistas e calvinistas de cinco pontos) são contemporanistas, embora não falte quem os desconsiderem como tal. De qualquer forma, este é um ponto mais comum entre pentecostais e calvinistas, de forma que praticamente não é uma doutrina distintiva dos pentecostais.

A objeção mais forte contra os pentecostais é quanto aos chamados dons revelacionais e de expressão verbal: profecia, línguas e interpretação, sendo que o dom de línguas recebe os ataques mais fortes, como reação à ênfase excessiva dada pelos pentecostais. Mas o fato é que o dom de línguas e os demais chamados de extraordinários não são colocados numa categoria à parte de outros dons, sendo que o que se afirma destes deve-se afirmar daqueles.

Pentecostalismo ou e calvinismo

Eu não apenas creio que existe compatibilidade bíblica entre o calvinismo e o pentecostalismo, como creio que existe sinergia (ops) entre as duas correntes. Não precisamos ser pentecostais ou calvinistas, ganhamos mais se formos pentecostais e calvinistas. Sonho com pentecostais na liturgia tornando-se calvinistas, e com calvinistas sendo batizados no Espírito Santo. Os que veem isso como um pesadelo precisam, antes de qualquer coisa, demonstrar a incompatibilidade entre esses dois movimentos.

Soli Deo Gloria

32 comentários:

  1. Clóvis,

    Eu creio sim em revestimento de poder que o Espírito Santo dá, creio sim que todo cristão deve buscar isso, mas não creio que isso seja um "segundo batismo" (ou ainda segunda benção).

    Mas, tirando isso, realmente não vejo problemas entre ser pentecostal e calvinista. Porque, se um calvinista é bíblico (tem que ser), terá que confessar a contemporalidade dos dons. E se alguém é cheio do Espirito Santo, amará a Palavra de Deus mais do que tudo e se submeterá ao que ela ensina.
    Logo, esses dois movimentos na realidade são dois lados da mesma espiritualidade cristã sadia!

    Parece até que existem cristãos que não acreditam no sobrenatural (isso é contradição de termos!)

    Um abraço, Deus abençoe e te encha de poder.

    ResponderExcluir
  2. Nem entro nessa questão de dons, serem ou não contemporêneos, pois quando vemos Deus agir em alguins (ou vários casos)os Reformados dizem: Deus é Soberano... >>e qual presbiteriano seria tão idiota, e negaria que um milagre relatado por "Ronaldo Lidório" em campos missionários seria heresia???
    mas aí ficam... 1isso não é dom é Providência1, daí não acaba...quanto ao Batismo no Espírito... bem já conversamos sobre isso...

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Diria que no seu caso o problema é de nomenclatura. Eu acredito em "enchimento do Espírito" (acho o termo mais correto) ou "revestimento de poder", mas não acho que essa experiência seja o batismo no Espírito por causa de 1 Coríntios 12:13

    "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito".

    Se são todos, então é todos os salvos. Mas eu creio que há sim um revestimento diferente. Na verdade, não escaparia ileso da "acusação" de crer em uma "segunda bênção". Até porque eu tive uma experiência assim e encontro respaldo bíblico pra ela.

    No mais, meu sonho é esse post: Reforma e Carisma. :-)

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Sendo eu um membro de uma denominação pentecostal, assim como você creio na atualidade dos dons, mas quanto ao batismo, assim como os irmãos que também comentaram, eu não acredito em um segundo batismo,mas em ser cheio do Espírito Santo.

    E por professar, também, o calvinismo nessa denominação recebo varios ataques de irmãos que dizem que devo optar entre um dos dois, ou que dizem que estou virando um herege, mas na verdade, também não vejo contradição em dizer que sou um pentecostal-calvinista, um não anula o outro.

    parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. de qualquer maneira irmão Nozima, isso seria uma segunda experiência??? tornou-se mais cristão após isso? se não, qual a diferenaça?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela coragem de colocar a "cara-a-tapa" diante de todos.
    Eu particularmente, sou mais alistado nesse pensamento, mas com alguns ajustes.
    Eu mem considero Calvinista quando falo da soberania de Deus e da depravação do homem;Sou também Arminiano, quando vejo que o homem tem que lutar contra a sua natureza interna que conduz ao pecado. Enfim, sou como disse Paulo: Um pouco de tudo para ver se ganho a todos!
    O que importa é sermos de Cristo e ponto final.

    Abraços fraternais!

    ResponderExcluir
  7. Caro irmaão. Não vejo nenhum mal em vc crer na atualidade dos dons. Pois não descarto essa possibilidade. Mas sem dúvida, é necessário purificar os erros do pentecostalismo histórico no que diz respeito, por exemplo, a esse segundo batismo, e as distorções na vida prática.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Neto,

    Ainda está de pé aquele feijão-não-sei-o-que na sua casa? Tem alguns irmãos que prometeram pizzas, e "não vou morrer antes que as promessas se cumpram em mim". Se Deus quiser, março nos bandeamos para Brasília.

    "Eu creio sim em revestimento de poder que o Espírito Santo dá, creio sim que todo cristão deve buscar isso, mas não creio que isso seja um "segundo batismo" (ou ainda segunda benção)."

    Poderia apresentar as razões pelas quais não crê no batismo com o Espírito Santo, como uma "segunda bênção"?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Luciano,

    Ainda não tive tempo de apreciar o material sobre a Trindade para ver a melhor maneira de promover aqui. Estou numa semana de viagem.

    Pelo que entendi, você crê em milagres (providência), mas rejeita os dons como tais, é isso? Parece-me que você confunde dons e providência. Sendo a providência meticulosa, é claro que os dons não escapam dela. Mas são conceitos distintos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Helder,

    Paz. Como comentei com o Neto acima, irei a Brasília em março. Estará por aí? (Namíbia é longe demais).

    "Diria que no seu caso o problema é de nomenclatura".

    Não me preocupo com terminologia, exceto quando imprecisão quanto a isso leve a confusão. Tudo bem que alguém chame isso de "enchimento do Espírito". Porém, acho que o "enchei-vos do Espírito" não se refere ao batismo no Espírito Santo.

    "...mas não acho que essa experiência seja o batismo no Espírito por causa de 1 Coríntios 12:13".

    Bem, eu não entendo 1Co 12:13 como referência ao batismo pentecostal.

    "Se são todos, então é todos os salvos."

    É o que nós cremos. Somos todos batizados no Corpo, pelo Espírito Santo, quando somos regenerados.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Phelipe,

    O que você entende por "batismo com o Espírito Santo" referido na Bíblia?

    Continue firme em suas convicções sobre as doutrina da graça.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Luciano,

    Na sua pergunta ao Helder transparece a sugestão de que os pentecostalismo se consideram cristãos melhores que os demais. Isso pode ser verdade no caso de alguns. Mas não mais do é verdade no caso de alguns calvinistas.

    Contudo, o ponto em questão não é a experiência de um ou de outro, mas a doutrina bíblica sobre o tema.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Reflexão,

    O calvinismo não nega a necessidade e realidade de lutar contra nossa natureza caída. Afirma, outrossim, que essa é uma luta ingloria, exceto pela graça de Deus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Voltaire,

    Quais seriam, exatamente, os erros do pentecostalismo tradicional quanto ao batismo no Espírito Santo?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Não irmão Clóvis, só gostaria de saber que tipo de experiência é essa, vindo de alguém que confessa o calvinista-continuista.
    Pura curiosidade mesmo.
    (talvez entendi o silêncio dele)

    ResponderExcluir
  16. Luciano,

    A capacitação é ministerial. Antes eu era um adolescente extremamente tímido, desses que tinha vergonha até de conversar. Hoje sou pastor que já pregou em caminhão de som no meio da rua. Ganhei alguns dons também que, infelizmente, não posso usar como gostaria (por enquanto). Mas, digamos que até os sermões melhoraram muito depois do enchimento.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  17. Paz irmão Clóvis,

    Gostei muito do artigo. Penso nesta questão que o ideal é que o pentecostal possa ser íntegro, fiel e submisso as Escrituras, e os calvinistas estejam sempre revestidos do poder que desce do alto. Não há qualquer divergência entre o poder do Espírito Santo e a Palavra de Deus, ao contrário, O poder testifica da Palavra e a Palavra evidencia o poder, os atos e o ministério do Espírito Santo.

    Obs: Estou seguindo o vosso blog. Seria uma grande honra tê-lo no meu. www.palavradenovavida.blogspot.com

    Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

    Pr. Flavio Muniz

    ResponderExcluir
  18. Pr. Flavio,

    Obrigado por suas palavras. É de fato assim, o crente pode viver na realidade da Palavra e do Poder.

    Estou indo conhecer seu blog.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  19. Clóvis, paz!

    Pelo menos você é pentecostal -rsrsr. Veja bem: eu fico observando as explicações que alguns dão a João 20:22 e "desdenho".

    Na sua opinião o que Jesus quis com "recebei o Espírito Santo" nesse contexto?

    A meu ver, esta "enfusao" [recebei] é regenerativa. Logo, o que aconteceu poucos dias depois em Pentecostes denota uma segunda benção, para àqueles, chamada de Batismo no espírito Santo.

    Então?

    ResponderExcluir
  20. parabéns, Clovis, pela ousadia em defender o que crê e como crê. Gde abço. apz.

    ResponderExcluir
  21. Pr. Zwinglio,

    Essa é uma maneira generosa de ver as coisas. Não tinha pensado nisso. Podem gostar de mim apesar de eu ser pentecostal ou calvinista...

    Quanto à sua questão, passo por ora aos que não gostam da idéia da segunda bênção.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. Em tempo, pastor: seu link já está em meus blogs amigos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  23. Clóvis,

    O nome da iguaria nordestina é "Baião de dois", e nada mais é do que arroz cozido (junto) com feijão. Somos uma família simples e modesta*, mas você será muito bem vindo.

    Mas voltando ao assunto do tópico, você disse
    "Poderia apresentar as razões pelas quais não crê no batismo com o Espírito Santo, como uma "segunda bênção"?"
    Então Clóvis, como eu disse antes, creio sim que exista o revestimento de poder (como ensinado na Biblia), também creio que o cristão deva buscar isso.

    MAS, eu não creio que isso seja o batismo com o Espírito Santo.

    razões resumidas:
    1-Creio que batismo com o Espirito Santo é aquele que recebemos quando, pela fé, cremos no Evangelho e em Cristo como Salvador (de verdade), isso evidenciado pelos frutos legitimos.

    2-Se já somos batizados com o Espírito Santo na conversão, então como pode haver um "2º" batismo? Se já o recebemos e já somos sua morada e templo, considero errado chamar o revestimento de poder de "batismo".

    3-Além disso, essa nomenclatura como "batismo" para o revestimento de poder pode levar muitos cristãos à confusão e ao erro, como eu mesmo viví por exemplo, achando que não era um cristão de verdade (ou não era salvo) por não falar em linguas, há uns 4 anos atrás.

    Bem, foi bem resumido, mas estão aí.

    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  24. eu só queria saber uma coisa: vc disse que queria ver um calvinista ser batizado no Espírito, mas se ele não foi batizado, o que foi que houve, foi porque ele não buscou?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo,

    Existem calvinistas batizados com o Espírito Santo. E existem pentecostais que são calvinistas. Porém, a maioria dos calvinistas não é pentecostal, e a maioria dos pentecostais não é calvinista.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  26. Para mim o batismo com o Espírito Santo referido na Bíblia é a obra de Deus em nos tornar um corpo com Cristo (1Co 12:13).

    Pra ser mais exato é a promessa sobre a nova aliança que Deus prometeu colocar Seu Espírito dentro de nós (Ez 36:27). A Obra de Regeneração que Deus opera.

    ResponderExcluir
  27. Não é comum alguém se dizer pentecostal e calvinista! Tb sou pentecostal, mas há hj em dia muita emoção mascarada como unção.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei mt feliz em ler esse texto. Nasci em lar Assembleiano, portanto Pentecostal, e que ultimamente estou estudando de fato a Bíblia e tive contato com as doutrinas da graça. Primeiro estágio que tive foi a da negação, e um posterior abismamento de como não é possivel negar pela luz da palavra. Assim como não consigo negar a experiencia que tenho com Espiríto Santo!

    ResponderExcluir
  29. Muito bom artigo irmão Clóvis. Cada vez mais, vejo uma saudável união entre a doutrina reformada e o pentecostalismo, como bem disse no ponto-chave do seu artigo.

    Um forte abraço e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  30. Protestante,

    Graças a Deus que está levando-o a uma melhor compreensão da Palavra de Deus quanto às doutrinas da graça. Que o Senhor continue abençoando-o.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  31. Victor,

    Soli Deo Gloria.

    Sim, creio que Deus está agindo no sentido de "equilibrar" as cosias entre renovados e reformados.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  32. Clóvis, a paz do Senhor irmão.
    Uma pergunta:

    Você crê que o batismo com o Espírito Santo, deve ser, via de regra, evidenciado pelo falar em línguas?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.