Dez postagens mais comentadas de 2010

Sei que está um pouco tarde para uma postagem do tipo retrospectiva, mas ainda assim gostaria de compilar os artigos mais comentados de 2010. Duas observações se fazem necessárias. A primeira é que apesar de serem de 2010, alguns dos artigos continuam rendendo comentários. Portanto, são tópicos ativos e a contagem de comentários pode, e vai se alterar. E segundo, que o número de comentários não é indicador da qualidade do artigo, mas apenas que o post ou um comentário feito a ele gerou certa polêmica. Ressalvas feitas, vamos ao ranking de comentários.

10 - A doutrina da eleição resumida (129). A eleição de Deus se baseia em Seu próprio ser. Portanto, o fato de eleger uma pessoa tem que ser compatível com todos os Seus atributos. Se baseia em Sua onisciência, de modo que podemos estar seguros de que quando Ele elegeu, o fez com pleno conhecimento de todas as possibilidades optativas... leia a íntegra.

9 - A fé é um dom de Deus (138). Uma afirmação que incomoda alguns arminianos é a de que a fé é um dom de Deus. Pois sendo a fé um dom de Deus, torna sem sentido o argumento da eleição pela fé prevista: Deus escolheria para a salvação aqueles a quem decidiu dar a fé, o que o tornaria igualmente parcial ao não dar a fé a todos. Por isso, são forçados a afirmar que a fé não é um dom de Deus, e para demonstrar isso recorrem a Efésios 2:8... leia a íntegra.

8 - Os cânones de Dort: Domingo 7 (141). Eleição [ou escolha] é o imutável propósito de Deus pelo qual ele fez o seguinte: antes da fundação do mundo, por pura graça, segundo o soberano bom propósito da sua vontade, ele escolheu em Cristo para a salvação um número definido de pessoas em particular dentre toda a raça humana, a qual caiu de sua inocência original, por sua própria falta, em pecado e ruína... leia a íntegra.

7 - Eram os adventistas arianos? (152). Os adventistas do sétimo dia, que referem-se a si mesmos como igreja verdadeira, confessam crer na doutrina da Trindade. E isto é uma verdade atual. O que boa parte dos adventistas não sabe é que nem sempre foi assim. Na maior parte de sua história, o adventismo foi anti-trinitariano... leia a íntegra.

6 - Comentários às notas hermenêuticas sobre línguas (214). Um irmão ex-pentecostal me enviou um conjunto de notas hermenêuticas sobre o falar em línguas, as quais deveriam ser "ser seriamente enfrentadas, aceitas ou então respondidas". Com algumas notas concordo, de outras discordo pelo menos parcialmente, e por isso comento aqui... leia a íntegra.

5 -Mirou na verdade, acertou na confusão (220). O programa Na Mira da Verdade tem uma proposta e formato interessantes. A proposta é responder os questionamentos enviados através do blog, sms ou telefone. Ambos, apresentador e respondente são bem comunicativos e demonstram bom preparo. Ressalte-se, porém, que é um programa adventista e por ser o tempo reservado para as respostas curto, às vezes são superficiais. Por causa disso às vezes são... leia a íntegra.

4 - O livre-arbítrio é bíblico? (236) . Num dos grupos que participo, alguém postou parte de um artigo do Pr. Ciro Sanchez Zibordi em defesa do livre-arbítrio. O que segue é meu comentário, postado no grupo e reproduzido aqui para apreciação. Não gosto de responder a argumentos de quem não está no grupo, pois não se dá a oportunidade da pessoa contra-argumentar ou até mesmo esclarecer algum ponto mal entendido de suas palavras. Mesmo assim, vou comentar o seu post e publicar em meu blog... leia a íntegra.

3 - Eu sou a lenda (265). Descobri que sou uma lenda. Na verdade não existo mais, sou uma estranha memória encarnada do passado. Eu e alguns milhões que andam por todo o mundo. Deixem que eu explique melhor... leia a íntegra.

2 - Ellen White desmente Leandro Quadros (298). Leandro Quadros tem um visão peculiar da doutrina da predestinação. Segundo afirma e reitera, toda a humanidade foi predestinada por Deus para a salvação, mas com a morte de Jesus Cristo o homem teve seu livre-arbítrio recuperado e com ele pode decidir se perder. Se leu meus artigos anteriores, você já sabe disso. O que talvez você não saiba é que Ellen White, heroína de Leandro Quadros e dos adventistas em geral, discorda de seu discípulo, sem contudo estar, ela própria, correta em sua visão... leia a íntegra

1 - Leandro Quadros: a pessoa, a atitude e as doutrinas (497). Depois de algum tempo sem postar nenhum texto sobre o debate com o Prof. Leandro Quadros, retomo o assunto, explicando como a coisa começou e onde parou. O professor Leandro respondeu num programa de televisão a um questionamento sobre predestinação. Por discordar da resposta, escrevi o artigo Mirou na verdade, acertou na confusão. O artigo foi contestado pelo professor... leia a íntegra.

Soli Deo Gloria

7 comentários:

  1. AGORA PARECE BLOG DE CRENTE!!!
    muito bom...ótimo... fica melhor pra discordar de vc...ou concordar não é mesmo!
    Irmãi Dus abençoe esse blog, mesmo com as imperfeições que segue todo batista e ainda pentecostal (rsrs, ufa, pelo menos é Calvinista), vc tem sido um benção na vida dos que amam a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Clóvis,

    Ao meu ver, o melhor de todos os layouts já usados. Mas o comentário aqui embaixo...dá mais trabalho pra comentar.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Achei legal esse resumo. Observei que desses 10 artigos, eu acabei participando bastante, sinto saudades!

    Que Deus continue a abençoar sua vida, seu ministério, no qual inclui-se esse blog.

    Na paz do Senhor.

    Esli Soares

    p.s.: achei esse leiaute melhor, também.

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Também acho que os comentários deveriam ficar, como antes, na parte superior da página.
    Parabéns, ficou muito legal o novo layout.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  5. Irmãos,

    Os parabéns devem ir todos para o Vini, do www.voltemosaoevangelho.com

    Gostei demais! Glória a Deus!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Walter Schulz

    Observei que dos 10 posts, 4 são contra adventistas ou IASD. Algo pessoal contra os ASDs? Contra o Leandro? Onde fica o caráter cristão nessa história? Deixa transparecer uma certa disputa de quem está certo ou errado na história.

    Espero não ter ofendido ninguém, mas como ASD, muito me surpreende e assusta o caráter ferino de muitos comentários.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Walter,

    O fato de 40% dos posts mais comentados é menos mérito do Cinco Solas e mais dos adventistas que acabaram por promove-los.

    Mas respondendo suas perguntas, não tenho nada pessoal contra os adventistas. Pelo contrário. E quanto ao Leandro, se leu o post mais comentado da lista, sabe minha opinião sobre ele.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.