Inacreditável ao homem caído

Na queda de Adão, perdemos não só nosso interesse em Deus e no desfrutar real dele, mas também todo nosso conhecimento espiritual a respeito dele e a verdadeira disposição a tal felicidade. O homem tem agora um coração muito adequado a sua condição atual: estado degradado e espírito vil. E quando o Filho de Deus vem com a graça regeneradora, e descobertas, e propostas de alegria e de glória eternas e espirituais, ele não encontra fé no homem capaz de acreditar nisso. Mas, assim como o homem pobre é incapaz de acreditar que alguém seria capaz de ter a soma de dez mil reais, também os homens dificilmente acreditariam agora que haja tal felicidade como a que outrora tivera, e muito menos que Cristo agora nos busca.

Richard Baxter
In: O repouso eterno dos santos

22 comentários:

  1. Não dá pra acreditar é na afirmativa de que "Deus não encontra fé no homem capaz de acreditar nisso" (fecha aspas ligeiro!). Se assim fosse, qual o sentido do apelo: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."? Marcos 16: 15 e 16. Deus em sua palavra diria uma coisa e na prática seria outra? Onde está dito na Palavra do Eterno que o homem é incapaz de crer? Não vale fazer marabalismos! Isso basta.

    Graça e paz!

    www.twitter.com/pcholanda

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Seu xará apóstolo diz que a fé vem pelo ouvir. Ou seja, a fé não está no homem, ela vem a Ele mediante a pregação do evangelho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:10-17.

    Oh, Clóvis! Primeiro, este é o texto com o seu contexto imediato (texto citado por você). Depois, parabéns por você afirmar que a fé vem pela pregação do evangelho. Isso é antigo. O meu chará, o Apóstolo, fez essa afirmativa inspirado pelo Santo Espírito. Fica fácil de entender que, se o evangelho for pregado (o evangelho da Graça do Senhor Jesus, tal qual Deus faria se pregasse), se o evangelho for pregado qualquer homem, em qualquer parte, é passível de crer, basta confiar.
    Viu como o texto é claro: "Todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo"? E que o ETERNO não faz diferença entre niguém, pelo contrário, é rico para com todos os que o invocam? Pondere, homem! Que a salvação é totalmente de graça, e que nada ficou a depender do homem, isso nós sabemos. É prego batido e ponta virada. Agora, dizer que o homem está incapaz de crer, de confiar, pra sustentar uma tese pra lá de esquisita, ao ponto de querer (fica só na vontade, má vontade) responsabilizar Deus por dar a quem quer a fé salvadora é assinar o próprio atestado de loucura. Você como um grande homem, que vive ensinando a Palvra de Deus (logo de quem) não deveria ter citado o texto que citou no comentário acima. Porque ele não diz, nem de longe, o que você pretende.

    Graça e Paz!

    www.pregaiboasnovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Agora, dizer que o homem está incapaz de crer, de confiar, pra sustentar uma tese pra lá de esquisita, ao ponto de querer (fica só na vontade, má vontade) responsabilizar Deus por dar a quem quer a fé salvadora é assinar o próprio atestado de loucura."

    Paulo César


    "NINGUÉM PODE vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
    ...
    Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
    ...
    Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
    ...
    E dizia: Por isso eu vos disse que NINGUÉM PODE VIR A MIM, se por meu Pai não lhe for concedido."
    João 6.44, 60, 61, 64 e 65


    Jesus Cristo.



    Ou o Paulo César muda o que afirmou lá em cima (e o que acredita), ou então ele deve chamar Jesus de "louco", porque o próprio Filho de Deus afirmou que o homem não tem capacidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Mt 11.27)

    Paulo Cesar,
    O homem natural, entenda corrompido, nunca se voltaria para Cristo, isso só acontece por sua maravilhosa graça que dentre milhares de pessoas merecedoras do inferno, aprouve escolher um povo para a glória do Pai e por estes pagou preço de sangue, totalmente suficiente. Essas são as boas novas, pregai !

    Abraço

    Márcio

    ResponderExcluir
  6. Ao Márcio

    Seu comentário é pra morrer de rir. Agora eu não sei se o motivo do riso é de tanta comédia ou se é de tanta desgraça. Quem dentre os remidos não anela ver a face do Senhor? Muitos até cantam. Mas, mas, mas, estaria o Senhor a anelar ver a face do remido. Acho que não. É por estes comentários teus, Márcio (e o do Neto logo acima), que o Senhor está a ponto de vomitar de Sua boca os que andam professando em seu nome. Falo assim porque deduzo que você não careça de leite no que se refere à Palavra do Altíssimo. Vou repetir o que você afirmou: "dentre milhares de pessoas merecedoras do inferno, aprouve escolher um povo para a glória do Pai e por estes pagou preço de sangue, totalmente suficiente." Bem, meu comentário a respeito desta tua afirmativa (que pode até ser boas novas, mas boas novas do movimento o qual você defende) deixo pra tua meditação o que disse o apóstolo, inspirado pelo Santo Espírito:

    "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." Romanos 5:18, confere lá.

    Você fala em milhares de pessoas merecedoras do inferno, certo? Talvez esses "milhares" tenha uma conotação de "Todos" sem fazer separação. Isso até parece com o que o apóstolo disse:"por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação". Mas você acaba dizendo que a graça veio sobre alguns, que neste caso Deus teria escolhido e pelos quais o Senhor deveria morrer.
    O apóstolo Paulo não. Mil vezes não! O apóstolo não afirma essa coisa esquisita que você chama de boas novas. Pelo contrário, ele acaba por dizer que "também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida".
    Se a ofensa vei sobre todos os homens para a condenação, a graça veio sobre todos os homens para a justificação de vida. Isso sim é que é boas novas! Isso sim é que é evangelho da graça! Pregai!
    Veja que você prega diferente. E se o apóstolo Paulo pregou inspirado pelo Santo Espírito, por quem você estará sendo inspirado?

    Graça e Paz!

    www.pregaiboasnovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paulo,

    ...aquele a quem o filho quiser revelar.

    Não tenho o conhecimento sistemático da Bíblia como vejo muitos que aqui postam seus comentários, porém de uma coisa tenho certeza, sou um miserável pecador, quem sabe o principal deles, mas glórias a Cristo Jesus que me salvou mesmo estando morto em delitos e pecados, pois eu credito toda minha salvação a Ele. Se dependesse de minha própria vontade ou de minha "sábia decisão" não haveria esperança.

    Isso já foi escrito inúmeras vezes aqui e por muitos servos de Cristo durante a história: se Jesus tivesse morrido por todos os homens, todos estariam salvos; se nem todos são salvos e Cristo morreu por todos será que houve falha por parte do Filho de Deus? Sabemos que houve um plano do Pai, executado pelo Filho e completado pelo Espírito Santo e é heresia pensarmos que não teve o exito planejado nos tempos eternos.

    Abraço

    Márcio

    Márcio

    ResponderExcluir
  8. Paulo,

    "Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt 26.28) também Mc 14.24

    ResponderExcluir
  9. Paulo César,

    por favor, responda com seus comentários, sobre os versículos que eu e o Márcio postamos.

    Jesus abertamente declarou que o homem não tem capacidade. O que você acha disto?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Neto

    Por um acaso vc ta limitando o poder de Deus pra salvar o homem? É o que tá parecendo.

    ResponderExcluir
  11. O Paulo Cesar não tem tempo para responder os comentários Neto, pois está se preparando para o dia 14 de maio de 2011.

    http://pregaiboasnovas.blogspot.com/2010/10/qual-geracao-vera-o-senhor-vindo-sobre.html

    ResponderExcluir
  12. Anonimo,

    Muito pelo contrário.
    Se o homem é totalmente incapaz, mais poder é necessário para salva-lo, não acha?

    O que eu estou limitando é o poder do homem, não o de Deus.

    Além disto, não são palavras minhas, são as palavras de Jesus.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ed,

    É este Paulo César aquele rapaz que tentou marcar a volta de Jesus????? o_O

    Obrigado pela recordação!

    ResponderExcluir
  14. Neto

    ”Muito pelo contrário.
    Se o homem é totalmente incapaz, mais poder é necessário para salva-lo, não acha?

    O que eu estou limitando é o poder do homem, não o de Deus.

    Além disto, não são palavras minhas, são as palavras de Jesus.”

    Neto, o sacrifício de Jesus e a ação do Espírito Santo não são suficientes para salvar o homem, pois ele é totalmente incapaz. Ou seja, a morte de Jesus não conseguiu vencer a incapacidade do homem. Isso não é limitar o poder de Deus, ou pelo menos menosprezar o sacrifício de Jesus?

    ResponderExcluir
  15. Para defender o universalismo só podia ser um anonimo mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Anonimo,

    Neto, o sacrifício de Jesus e a ação do Espírito Santo não são suficientes para salvar o homem, pois ele é totalmente incapaz.
    Anonimo, a sua lógica está totalmente errada.
    Não estou falando do poder de DEUS de salvar o homem. Estou falando do poder do HOMEM de crer e ser salvo. São coisas totalmente diferentes.
    Você está dizendo assim: "DEUS não tem poder suficiente pra salvar, porque o HOMEM é incapaz". Percebe como a lógica está torta?

    "Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
    E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível."
    Mateus 19.25 e 26


    "Ou seja, a morte de Jesus não conseguiu vencer a incapacidade do homem. Isso não é limitar o poder de Deus, ou pelo menos menosprezar o sacrifício de Jesus?"
    A morte de Jesus não veio para vencer a incapacidade do homem de CRER, mas veio para pagar os nosso pecados.

    Tanto antes quanto depois do sacrificio do Senhor, o estado NATURAL do homem continua o mesmo. A não ser que Deus venha e faça o milagre, nos capacitando a ter vida espiritual e crer no Evangelho.
    Desta forma, a Glória fica toda para Ele, e não para nós.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Ao menino Ednaldo

    Bem, é risório discutir esse assunto aqui no blog do Clóvis (desculpe-me Clóvis mudar totalmente a discussão de sua matéria, mas permita-me só um recadinho para o Ednaldo). Quem disse que eu preciso me preparar para o dia 14 de maio? Nem para o dia 14 de maio nem para qualquer outro dia. Tomei a decisão sábia, invoquei o nome do Senhor! Livre estou. Já não há mais nenhuma condenação! Para que se preparar mais meu amigo? E por que você citou 14 de maio como o dia esperado? Você não é um bom leitor? No link da matéria que você citou está dito que EM 14 DE MAIO ISRAEL COMPLETARÁ 63 ANOS COMO ESTADO INDEPENDENTE. Ou você não tem conhecimento disso? É bom ter. Não sabe o que está perdendo. Está dito lá, também, que sete anos antes da volta gloriosa do Senhor Jesus a Igreja será arrebatada. Ou você há de discordar e concordar com os que ficam tapeando de guardar a lei e com a confusão da maioria quando o assunto se trata da volta do Senhor? Ou pra você tanto faz se Jesus volta hoje mesmo ou daqui a mil anos? Bem, ok.
    Vamos supor, estou falando em hipótese, que o dia do Arrebatamento, e não da volta, fosse dia 14 de maio. Como seria bom isto, não Ednaldo? Pois eu anelo! Vamos supor isto. Mas chega 14 de maio e nada acontece. Acho que sua vontade é que não aconteça mesmo. Então, a data marcada seria uma grande mentira. Só que seria uma mentira não dolosa. Sabe o que é isto? Pois bem. Seria uma mentira que se transformará numa grande verdade. Em 14 de maio, antes ou depois. Ou não? Só não se transformará em verdade o que você anda pregando: que Deus escolhe a dedo quem será salvo, deixando os demais na tremenda perdição! Oh misererê!
    Peço uma coisa a você Ednaldo, sobre este assunto específico NÃO vamos ocupar o blog do Clóvis. Só com uma condição: se ele postar sobre a volta do Senhor. Do contrário, COMENTA LÁ NO MEU BLOG. Um abraço.
    Endereço: www.pregaiboasnovas.blogspot.com
    Ah sim, desculpa Clóvis pelo bate papo com o Ednaldo. Não vou fugir mais do assunto!

    ResponderExcluir
  18. Neto, o sacrifício de Jesus e a ação do Espírito Santo não são suficientes para salvar o homem, pois ele é totalmente incapaz.

    "Anonimo, a sua lógica está totalmente errada".

    "Não estou falando do poder de DEUS de salvar o homem. Estou falando do poder do HOMEM de crer e ser salvo. São coisas totalmente diferentes.
    Você está dizendo assim: "DEUS não tem poder suficiente pra salvar, porque o HOMEM é incapaz". Percebe como a lógica está torta?"

    Mas na pratica é isso mesmo, pois, a incapacidade do homem de crer impossibilita-o de participar do sacrifício de Cristo. Creio que se o homem não pode ajudar na sua salvação atrapalhar também não.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,

    Pedindo licença e entrando em sua conversa com o Neto:

    Pela Palavra de Deus escrita, o homem NÃO PODE ajudar na sua salvação e em certo modo suas ações atrapalha, pois ao invés de querer chegar a Deus sem nehum mérito e somente com a confiança em Cristo, tenta chegar à Deus se justificando com suas obras de justiça e estas para o Deus Santo são trapos da imundícia

    Por isso Jesus Cristo disse: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressucitarei no último dia" Jo 6.44

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Ô Paulo Cesar, quem marcou data foi você, tá registrado no seu blog, exceto se você apagar a postagem, evidentemente como todos antes de você e após você, quando não acontecer vão dar uma desculpa esfarrapada, mas fazer o que?

    Quanto a data de 14 de maio de 2011, eu não disse que você marcou a volta de Cristo para esta data, mas de acordo com suas palavras esta estaria marcada para 14 de maio de 2018, ou sete anos após o inicio da tribulação, segundo você, evidentemente não advogo a hermenêutica e consequentemente a escatologia dispensacionalista, portanto também não advogo um arrebatamento pré-tribulacional, tendo em vista que este é fruto de um "sonho" e não extraída das Escrituras.

    Quanto a você estar "preparado", acho que para ser coerente com sua teologia você não pode dizer isto. Veja bem, há um bom espaço de tempo entre hoje e o "dia", você é um dos advogados de que a salvação pode ser perdida, a não ser que você seja no mínimo presciente de todos os fatos que ainda ocorrerão na sua vida, como parece querer ser no que diz respeito ao "arrebatamento" e a volta de Cristo, Não pode afirmar que estará preparado no dia. Mas veja, não estou dando certeza pois ainda não alcancei seu nivel de inspiração, mas daqui pra lá é melhor vigiar para não cair, vai que você cai e ao invés de subir, fica! Ou será que na sua teologia apenas os outros podem perder a salvação? E isso é algo interessante, nunca encontrei um arminiano que afirmasse poder perder a sua própria salvação, apenas a dos outros, todos dizem "eu sou diferente", "eu estou preparado", ou quando muito honestos dizem "eu confio em Deus para me preservar".

    Acho que se você não quiser que se faça chacota com sua profetada, o melhor seria não a ter publicado.

    ResponderExcluir
  21. Só mais uma coisa Neto, pelo que vimos o que o Paulo Cersar não tem, não é tempo para comentar, mas respostas a dar. Viu como quando mexi com os brios dele ele logo se apresentou??

    Por isso peço encarecidamente ao Paulo Cesar que depois que me der uma resposta mal-educada ao comentário anterior, aproveite para responder as questões levantadas pelo Neto e pelo Marcio. Valeu?

    Clóvis, desculpe-me pelo mau uso de seu espaço. Vou tentar ser mais contido posteriormente.

    ResponderExcluir
  22. Ed,

    também esperamos que o Paulo Cesar responda nossas questões importantíssimas, isto se ele for honesto.

    Não por ter sido nós quem a fizémos, mas antes porque são ensimentos da Palavra de Deus...

    Abrass

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.