As duas portas e a segurança do crente

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mt 7:13-14

O texto acima apresenta um quadro bem nítido. São duas portas, uma estreita e outra larga. São também dois caminhos, um espaçoso e outro muito apertado. E também, são dois destinos, a vida eterna e a perdição eterna.

Agora note que os dois caminhos estão separados, não se cruzam. O único jeito de alguém caminhar por um deles é ter entrado por sua respectiva porta. E uma vez estando a trilhar num desses caminhos, a chegada no destino é certa. Não se concebe que alguém ande no caminho apertado e chegue no lago de fogo, nem que alguém, tendo percorrido o caminho espaçoso se depare com a vida eterna.

Logo, tudo se decide pela porta por onde se entra, pois ela dá para um único caminho e que conduz a um único destino. Não há atalhos que permita corrigir a rota ou sair da estrada em que se está. Pode-se até parar ao longo do caminho, mas nunca pular para o outro lado, sem passar pela porta. Acertando a porta, tudo se resolve. Por isso, Jesus disse "esforçai-vos por entrar pela porta estreita" (Lc 13:24).

Jesus é a porta. Ele disse "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" (Jo 10:9. Nenhuma possibilidade de entrar por ele e encontrar a perdição no outro lado. Ele também é o caminho. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14:6). E Ele também é a vida. "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17:3).

Você já entrou pela porta estreita, que é Jesus? Se sim, está no caminho apertado, que é Ele próprio.  E chegará com segurança na vida eterna.

Soli Deo Gloria

15 comentários:

  1. Clóvis,

    é uma pena que seu texto com tom de definitivo - aparentemente referendado por alguns versículos - desconsidere esse leque de referências:

    Mt 24:4-5, 11-13; Lc 9:62, 17:32; Jo 15:1-6; T 11:21-23, 14:21-22; 1Co 15:1-2; Cl 1:21-23; 1Tm 1:19, 4:1, 16, 6:10-12; 2Tm 2:17-18, 4:2-5, 10; Hb 2:1-3, 3:6-8, 12-14; Tg 5:19-20; 2Pe 1:8-11; 1Jo 2:23-25.

    "Da graça decaístes" Gálatas 5:4

    E Hebresu 6:4-6?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro Clóvis,

    Compreendemos a sua reflexão evangelística. Entretanto, creio que seria importante notarmos que todos nós estavamos no caminho largo. Cristo nos arrancou de lá graciosamente e está nos preservando no caminho estreito.

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    http://voltemosaocaminho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Para reflexão,

    JOÃO 3:16 - Bíblia

    “Deus amou O mundo de tal maneira que DEU seu filho unigênito PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna.”

    Qualquer pessoa que ler esse versículo, sem os malabarismos do próprio homem para justificar sua fé, vai entender que se trata de uma promessa feita por Deus a toda à humanidade. Agora esta claro que Deus não prometeu salvar a todo mundo, não, ele colocou condições para a salvação, ou seja, salvará aqueles que têm fé em Jesus.

    Aí o homem na sua “sapiência” não achou justo o sentido dessa frase e resolveu buscar outra maneira, ou outras, de interpretar o que estava acima escrito.

    A interpretação calvinista ficaria mais ou menos, assim:

    Deus ELEGEU alguns do mundo e os amou de tal maneira que deu seu filho unigênito para que estes não pereçam, mas tenham a vida eterna.

    Você pode perguntar e a fé onde entra? Preocupa não, a fé assim como a salvação são dons gratuitos de Deus, o homem não precisa se preocupar.

    Simplesmente, o homem mudou todo o sentido da promessa. Primeiro limitando-a a alguns poucos e depois anulando qualquer condição imposta por Deus para salvação. Para justificar, acham que fizeram um grande serviço pra Deus preservando a sua soberania e retirando do homem qualquer mérito pela sua salvação, mas quem disse que era isso que Deus queria ao fazer a promessa a todos e impor condições para que o homem fosse salvo? Como fica agora a pregação do evangelho? E o agir do Espirito Santo?

    Rom 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

    Apo 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

    Heb 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

    Mat 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do EspíritoSanto;

    Ato 7:51 - Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

    Ato 15:8 - E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;

    Rom 5:5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

    Efe 1:13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

    1Te 4:8 - Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  4. Queridos,
    graça e paz

    Gostaria de pedir perdão,
    mas o que mais me chamou atenção foi o quadro.

    Ja passei um bom tempo estudando a respeito do ocultismo, Illuminati, preparação para a chegada do Anticristo, etc.

    E, se olharmos bem para esse quadro, no centro superior. A imagem que está entre o céu e o inferno. É um triangulo com o olho dentro.

    Tal triangulo e olho é um dos símbolos da Nova Era, representando o olho que tudo vê.

    Num sou lá aqueles fanáticos que vê mensagens subliminares em tudo. Mas achei estranho tal imagem.

    Obrigad
    Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  5. Marcell,

    Paz seja contigo.

    Como a legenda diz, é um quadro bem antigo. Na verdade, eu já vi esse quadro antes de me converter, e isso lá vão anos!

    Apesar do quadro ter outros elementos estranhos ao protestantismos (desconfio que a origem do quadro nem seja evangélica), ele serve bem ao propósito de mostrar que há dois caminhos separados, iniciados por duas portas distintas e que levam a dois caminhos diferentes.

    De qualquer modo, a figura é meramente ilustrativa do ponto principal e eventuais imprecisões e "sugestões" de alguns detalhes deve ser postas de lado.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. É incrivel como o homem não entende a soberania de Deus a ponto de ter seus escolhidos!!!
    O homem que não aceita a teologia da predestinação é tão perigoso quanto aos grandes criadores de seitas como por exemplo, O mormonismo!
    Salve a soberania de Deus! É ele que escolhe e é Ele que dá a vida!

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  7. Neto,

    Postei uma reflexão, acima, onde fiz a seguinte afirmação,

    De acordo com a cosmovisão calvinista a interpretação de Jo 3:16 ficaria, mais ou mentos, da seguinte forma:

    Deus ELEGEU alguns do mundo e os amou de tal maneira que deu seu filho unigênito para que estes não pereçam, mas tenham a vida eterna.

    Você concorda comigo, ou não? Gostaria que você comentasse sua resposta.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  8. Anonimo,

    de onde você tirou essa interpretação? Da sua mente, ou leu em algum lugar?

    Essa interpretação é a "sua interpretação da interpretação calvinista", ou realmente é a interpretação calvinista?

    A interpretação bíblica de João 3.16 é:
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

    Deus amou o mundo.
    "De que maneira?" Ou "como?"
    Resposta: Enviando Seu Filho Unico, para que todo aquele que acredita nele, seja salvo e receba a vida eterna.

    Concorda com isso?

    Agora, QUEM serão aqueles que acreditarão e serão salvos?
    Resposta:
    João 6.37 e 44: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."

    Ou seja, somente aqueles que Deus dá ao Filho virá à Ele. São os eleitos.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Neto,

    ”de onde você tirou essa interpretação? Da sua mente, ou leu em algum lugar?

    Essa interpretação é a "sua interpretação da interpretação calvinista", ou realmente é a interpretação calvinista?”

    Foi da minha mente, agora em minha opinião, ela é uma síntese do evangelho pregado pelo calvinismo. Com isso você concorda?

    Seria mais ou menos assim:

    João:

    16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    Síntese da doutrina arminiana;

    Interpretação lliteral do que esta escrito nos versos acima, ou seja, Promessa de Salvação universal com a condição de salvação para os que crerem em Cristo.

    Síntese da doutrina calvinista;

    A salvação não é “ofertada” a todos, mas sim ao grupo dos eleitos, e não existe mais condição para homem ser salvo

    Deus ELEGEU alguns do mundo e os amou de tal maneira que deu seu filho unigênito para que estes não pereçam, mas tenham a vida eterna.

    Mas, quem disse que era isso que Deus queria ao fazer a promessa a todos e impor condições para que o homem fosse salvo? Percebeu a diferença entre o que esta escrito e sua interpretação?

    ResponderExcluir
  10. Anonimo,

    por isso eu disse que você estava dizendo "sua interpretação da interpretação calvinista".

    Isso aqui:
    "A salvação não é “ofertada” a todos, mas sim ao grupo dos eleitos, e não existe mais condição para homem ser salvo" É uma aberração teológica. Isso se chama "hyper calvinismo", um desvio, um engano de satanás.

    A interpretação bíblica real foi aquela que lhe mostrei.

    A salvação é ofertada a todos, existe uma condição para ser salvo: Crer em Cristo.
    Mas [aqui reside a diferença] somente os eleitos responderão com fé.

    Se você não concorda com isso, peço que explique o trecho de João 6.37 e 44.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Neto,

    Na verdade o que os calvinistas, mais modernos, fizeram foi uma maquiagem na doutrina antiga pra ficar mais palatável ou menos desagradável ao homem. A fé continua a mesma à medida que os princípios em nada mudaram. Se não vejamos:

    “A salvação é ofertada a todos, existe uma condição para ser salvo: Crer em Cristo.”

    Falam que a salvação é ofertada a todos, mas é pura enganação, pois na verdade só serão salvos os escolhidos antes da fundação do mundo, logo a oferta da salvação é só para os escolhidos. Então a salvação não é ofertada a todos, isso seria a maior mentira se fosse realmente o plano de Deus, mas felizmente Deus não menti.

    Dizem que existe condição para ser salvo: Crer em Cristo; outra mentira. Em João 3:16 a fé é colocada como determinante no processo de salvação, pois sem ela não podemos ser salvos, agora na doutrina calvinista a fé também é um “presente” de Deus, ou seja, não tem implicação nenhuma no processo de salvação, pois já vem junto.

    Então como eu disse a frase abaixo é sim uma síntese do que o calvinismo crê ser o plano de salvação de Deus. Pelo menos é o que penso.

    Deus ELEGEU alguns do mundo e os amou de tal maneira que deu seu filho unigênito para que estes não pereçam, mas tenham a vida eterna.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Anonimo,

    "Se você não concorda com isso, peço que explique o trecho de João 6.37 e 44."

    ResponderExcluir
  13. Neto,

    Essa minha dedução é baseada na cosmovisão calvinista, logo não adianta nada debatermos alguns versículos, isso não bastaria pra chegarmos a conclusão de que estou errado. Apenas peço que, pelo menos, reflita no que eu escrevi.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  14. Anonimo,

    Vou pegar a mesma mensagem que você enviou pra mim e modificar algumas coisas:

    Essa minha dedução é baseada na cosmovisão bíblica, logo não adianta nada debatermos algumas idéias e não usarmos a Palavra de Deus para defende-las. Pois isso não bastaria pra chegarmos a conclusão de que eu estou errado.

    Apenas peço que, pelo menos, reflita nos textos bíblicos que eu escrevi, e, se ver que estou errado em sua interpretação, mostre-me.
    Pois a impressão que temos é que, acuado pelo o que a Bíblia afirma, você não quis o explicar trecho de João 6.37 e 44, já que ele afirma o contrário do que você cre.

    Agora, se você estiver errado, arrependa-se diante da Palavra.

    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.