Sem graça, com graça, somente a graça

Fui buscado pelos que não perguntavam por mim, fui achado por aqueles que não me buscavam... Is 65:1

O fantasma de Pelágio continua a assombrar a igreja. Encontramos vestígios dele no arminianismo popular, o qual acredita que o homem tem em sua natureza poder para buscar a Deus e escolher igualmente entre o bem e o mal. Neste esquema, a graça já não é necessária de modo algum, pois ela se manifestou na cruz, quando Jesus morreu por todos os homens, cabendo a estes, de si e por si, aceitar o dom da salvação.

Menos ruidoso mas igual ou mais danoso é o semi-pelagianismo, que admite a necessidade da graça, mas nega seu caráter determinante. Admitem que a graça é necessária, mas não que é suficiente. Segundo este sistema, a graça encontra a sua eficácia no homem e não em Deus. O semi-pelagianismo encontra sua expressão no arminianismo moderno, mais culto e iluminado que o arminianismo popular, mas nem por isso menos errado, pois sutilmente solapa a Sola Gratia.

Contra pelagianos e semis-pelagianos, temos a voz de Deus via profeta Isaías. Notemos que Deus afirma dos homens que "não perguntavam por mim". Isso revela desinteresse por parte do homem natural das coisas espirituais. Deus e o estado de sua alma não faz parte das cogitações do homem. Qualquer assunto, por mais frívolo que seja, é mais importante que as coisas espirituais e santas.

Continua o Senhor dizendo que os homens "não me buscavam". Isto mostra que além de desinteresse, os homens não sentem necessidade de Deus. Vivem num vazio existencial mas não atinam que Deus seja o que precisam para dar sentido à sua existência. Correm atrás de dinheiro, prazeres, fama e tantas outras coisas, e quando a alcançam "é apenas canseira e enfado". Mas em sua cegueira não sentem que Deus é e tem o que precisam, então vão em busca de mais dessas mesmas coisas, pensando que se trata de quantidade.

É quando os homens estão nessa indiferença em relação a Deus e quando concentram seus esforços em buscar o que não lhes satisfará, que Deus diz "fui achado por aqueles que não me buscavam". Mesmo que eles não procurassem por Ele, o Senhor disse "eis-me aqui, eis-me aqui"! É Deus que vem ao encontro do homem, que desperta nele interesse e que coloca dentro dele um coração que anele por Jesus.

O pelagiano pode esperar que sua natureza o incline para o bem, isso nunca acontecerá. Arminiano pode apostar suas fichas num livre arbítrio capaz de cooperar com a graça. Mas nós diremos com Salomão: "Leva-nos após Ti" (Ct 1:4).

Soli Deo Gloria

37 comentários:

  1. Clóvis,

    Amém! Quanto mais tempo de cristão eu tenho, mais eu vejo o quanto a minha natureza carnal quer fugir desesperadamente de Deus. Se dependesse 1% de mim...se eu tivesse que colaborar 0,001% com a graça para ser salvo...arderia no mais profundo inferno. Louvo a Deus porque tudo na minha vida é graça, porque 100 vezes depois de ter caído em um só dia, Ele ainda torna a me levantar e perdoar. Louvo porque servimos a um Deus que cumpre 100% do que se propôs a fazer e não pode ser frustrado pela falibilidade humana. Que Deus continue a usá-lo para expor essa verdade tão simples e poderosa!

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  2. clóvis

    “Continua o Senhor dizendo que os homens "não me buscavam". Isto mostra que além de desinteresse, os homens não sentem necessidade de Deus. Vivem num vazio existencial mas não atinam que Deus seja o que precisam para dar sentido à sua existência. Correm atrás de dinheiro, prazeres, fama e tantas outras coisas, e quando a alcançam "é apenas canseira e enfado". Mas em sua cegueira não sentem que Deus é e tem o que precisam, então vão em busca de mais dessas mesmas coisas, pensando que se trata de quantidade.”

    Concordo com você que muitos homens, hoje são assim, mas não podemos generalizar. Existem sim muitas pessoas buscando a Deus em nossas igrejas, quanto à qualidade das igrejas isso é outra coisa, mas o homem não esta morto espiritualmente como você sugere. E por quê? Pela pregação do evangelho de Cristo que desperta no homem a sede de buscar a Deus. Embora os calvinistas não considerem, a condição do homem mudou depois sacrifício de Cristo.

    2Co 3:6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

    ResponderExcluir
  3. irmão Clóvis, poderia por favor me enviar todos os textos sobre o 'arianismo e adventismo' que vc postou?
    quero colocá-los no MCA, completo, se me der a honra...
    um abraço, na esperaça que me envie, mande nesse e-mail:
    blogapologetico@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Desconfiado, eu até certo ponto achei que vc estava falando dos regenerados, não acho que está na mesma condição que os não regenerados... mas vc disse que desde a morte de Cristo a condição dos homens mudaram...
    vc está dizendo isso dos ímpios? achei que a carta aos Romanos foi escrito após a morte de Cristo...

    ResponderExcluir
  5. Helder,

    Ainda bem que Deus escolheu nos justificar pelos méritos de Cristo e nos chamar de forma eficaz pela Sua graça. Do contrário, não teríamos a menor chance de sermos salvos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Desconfiado,

    Você diz que o homem "não está morto espiritualmente" como eu sugiro. Para início de conversa, não sou eu que sugiro, mas a Bíblia que o diz explícitamente:

    "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados" Ef 2:1

    "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" Ef 2:5

    "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." Rm 5:12

    "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir." Rm 5:14

    "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo." Rm 5:17

    "E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." Rm 7:9

    "Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno." Rm 7:13

    "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem." 1Co 15:21

    "O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda" 2Co 1:10

    "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte." 1Jo 3:14

    "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tg 1:15

    Se você acredita no que diz a Bíblia e tem algum apreço por ela, deve acreditar no que ela diz sobre a condição espiritual do homem.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Desconfiado,

    Você disse, ainda: "E por quê? Pela pregação do evangelho de Cristo que desperta no homem a sede de buscar a Deus".

    Aqui estamos muito perto de um acordo. O homem natural está morto em pecado e não deseja saber de Deus. Mas o Senhor usa da pregação, que "desperta no homem a sede de buscar a Deus". Se Deus desperta pela pregação o desejo de buscar a Deus, isso significa que sem a pregação o homem não será disposto à fé:

    "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Rm 10:17

    Agora, atente para o que a Bíblia diz: o ouvir é "pela Palavra de Deus". Ou seja, nem todos ouvem no sentido de serem levados à fé. Muito, mesmo diante da pregação, continuam indiferentes e sem reconhecer a necessidade de Deus. No mesmo texto em que baseei o artigo desta segunda-feira, Deus diz "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos" (Is 65:2).

    Isso quer dizer que além a pregação exterior, feita por homens fiéis, há necessidade de uma chamada interior, realizada pelo Espírito Santo. "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5) se aplica também e mui especialmente às proclamação do evangelho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Desconfiado,

    Para completar minha resposta ao seu comentário, conseremos as seguintes palavras suas: "embora os calvinistas não considerem, a condição do homem mudou depois sacrifício de Cristo".

    As passagens bíblicas que citei acima foram, todas elas, escritas depois da morte e ressurreição do Senhor e todas elas descrevem a condição do homem natural depois do sacrifício de Jesus, que era a mesma desde a Queda. Quando se refere a uma mudança nesse estado, tais passagens indicam que foi a partir da fé pessoal em Jesus Cristo.

    Contudo, em apoio à sua tese você recorre a 2Co 3:6, que diz "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica". Mas será que essa passagem implica que todos os homens automaticamente sofreram uma mudança em suas naturezas a partir do Calvário? É exatamente o contrário.

    O versículo imediatamente anterior declara de uma forma que elimina qualquer vestígio de uma presumida capacidade natural do homem: "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (2Co 3:5). O verso seguinte ao citado por você refere-se ao "ministério da morte" (2Co 3:7) e que "até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles" (2Co 3:15), sendo que somente "quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará" (2Co 3:16).

    Note o contraste entre aqueles que são Cartas de Cristo escritas "não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" (2Co 3:3) e aqueles os quais "os seus sentidos foram endurecidos" (2Co 3:14): "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2Co 3:17).

    Por que a condição espiritual do pecador não foi afetada pela morte de Jesus, devemos ser "ministros de um novo testamento" (2Co 3:6) e crendo que "nossa capacidade vem de Deus" (2Co 3:5) "usamos de muita ousadia no falar" (2Co 3:12) o evangelho aos mortos em pecado.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Luciano,

    Eu digito meus textos direto no blog e não os tenho à parte. Para lhe atender, teria que copiar e colar num processador de texto ou no corpo do email para lhe enviar. Acho mais prático que você os copie diretamente.

    Mas se não entendi direito seu pedido, por favor esclareça, que terei o maior prazer em atender.

    Quanto a honra da publicação é minha, embora a glória seja toda do Senhor. Pode publicar o que quiser, à vontade.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Estou em Camboriú, com acesso apenas quando corro para o Shopping e me entupo de café.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Clóvis

    Me diga como você interpreta estes versículos.

    Romanos 5

    1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
    2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
    3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
    4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
    5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
    6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
    7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
    8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
    9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
    10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
    11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
    12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
    13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
    14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
    15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
    16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
    17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
    18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
    19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de uns muitos serão feitos justos.
    20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
    21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  12. Clóvis

    Os textos que você citou (Iasaías, Salomão) não diz respeito ao povo de Israel, exclusivamente? E você tem certeza que esses textos citados por você (?) diz respeito à Graça Salvadora do Senhor Jesus, aquela estendida a todos os homens? (Desculpa se você acha que ela não foi estendida a todos os homens). Tem certeza que você está manejando a Palavra do Eterno com responsabilidade? Cuidado que no Tribunal de Cristo você será responsável pelo que anda edificando enquanto transita pelo corpo. Só um detalhe: lá, o que é palha não se passará por ouro. De jeito nenhum!

    Graça e paz!

    www.pregaiboasnovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Desconfiado,

    Antes de pedir que eu diga como interpreto Rm 5, você deveria interagir com as passagens bíblicas que postei e que afirmam que o homem está morto espiritualmente.

    E aproveitar para tecer considerações sobre meu comentário sobre 2Co 3:6.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Complementando a resposta anterior: assim que tiver um tempo, vou comentar Rm 5.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Paulo Cesar,

    Fique à vontade para demonstrar o que você acha dessas passagens, tendo em vista sua advertência quanto ao tribunal de Cristo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. Romanos 5 deve ser entendido à luz dos capítulos antecedentes. Nos capítulo 1 e 2, e parte do 3, Paulo demonstra a culpabilidade universal do homem, demonstrando que todos são indesculpáveis diante dEle e que não podem ser aceitos pelas obras da Lei. “Todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm 3:23) resume a situação do homem.

    Paulo enuncia então a doutrina da justificação pela fé, à parte das obras. Deus não considera justo o que trabalha, mas aquele que crê nAquele que justifica o ímpio. Exemplifica isso no capítulo 4, com Abraão que creu e foi considerado amigo de Deus. Então Paulo aplica isso a nós, dizendo que “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Rm 5:1. Mas como pode Deus manter sua justiça, justificando o ímpio?

    Paulo explica que a base da nossa justificação é a morte de Jesus, pois “quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho” (Rm 5:10). Assim, Deus poderia justificar seus inimigos pecadores e continuar sendo justo, pois a justiça requerida por Sua santidade foi satisfeita por Jesus.

    Temos aqui a doutrina da imputação. Primeiro, a culpa de Adão foi colocada sobre toda a humanidade. “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5:12). Isso é possível por Adão ser o representante de toda a raça, vale dizer, que estávamos em Adão quando este pecou. Em seguida, temos a imputação da justiça de Cristo a todos os que estavam nEle. “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Rm 5:18).

    É importante considerar que a imputação se dá àqueles que estão em quem peca e quem obedece. Como toda a humanidade estava em Adão, as consequências de seu pecado se estendem a todos os seus descententes. Assim também, os benefícios da morte de Jesus se estende a todos os que foram “eleitos em Cristo”.

    É assim que, de forma rápida, interpreto Romanos 5.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. Paulo Cesar,

    Visitei seu blog e queria saber se na sua ultima postagem você está marcando data para o arrebatamento. Está?

    ResponderExcluir
  18. Ao Anônimo

    Não. Não marco datas neunhuma. Mas se há algum mister a esse respeito nas Sagradas Letras, pela sua pergunta retórica dificilmente você acreditaria. E olha que há mais segredos entre os céus e a terra do que sonha nosso mundo "cristão".

    ResponderExcluir
  19. Paulo,

    Você corre o risco de engrossar a lista dos que marcaram a data da vinda do Senhor e quebraram a cara, tendo que inventar desculpas ou teorias estapafúrdias para se explicar. Deveria aprender com os erros dos outros.

    De minha parte, creio na iminência da volta do Senhor. Pode acontecer no período que você mencionou, pode acontecer ainda hoje, mas pode demorar ainda 100 anos. O que importa não é quanto tempo falta, mas sim estarmos prontos, como se o último graozinho da ampulheta estivesse caindo...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  20. Clovis

    Acredito que Paulo esta aqui demonstrando o que Deus tinha feito para dar a vida eterna aos que cressem e também que a condição espiritual do homem havia mudado desde o sacrifício de Cristo.

    Rom 5:6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
    Rom 5:7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
    Rom 5:8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
    Rom 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
    Rom 5:13 PORQUE ATÉ À LEI estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, NÃO HAVENDO LEI.
    Rom 5:14 NO ENTANTO, A MORTE REINOU DESDE ADÃO ATÉ MOISÉS, ATÉ SOBRE AQUELES QUE NÃO TINHAM PECADO À SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO, O QUAL É A FIGURA DAQUELE QUE HAVIA DE VIR.
    Rom 5:16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para JUSTIFICAÇÃO.
    Rom 5:17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
    Rom 5:18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre TODOS OS HOMENS para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre TODOS OS HOMENS para JUSTIFICAÇÃO de vida.
    Rom 5:15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

    ResponderExcluir
  21. Clóvis

    Estou conhecendo a doutrina calvinista agora, e tenho muitas duvidas a respeito de sua interpretação para alguns versículos. Vou citar duas passagens da bíblia para exemplificar o que digo:

    Ef 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Ef 2:9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

    Essa passagem os calvinistas usam pra determinar que a fé é dom de Deus e acho que é a única passagem que dá para ser interpretada assim.

    Alguém gloria-se por ter fé? Acho que não. Se eu omiti no verso 8 o que esta entre virgulas, muda alguma coisa? Porque pela graça sois salvos é dom de Deus.
    Acredito que não e verso 9 só confirma que o homem não tem participação nenhuma na salvação que é pela graça, por meio da fé.

    Concluo que o dom de Deus nessas passagens é a Salvação.

    Outra passagem


    Joa 3:16 Porque Deus AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Joa 3:17 Porque Deus ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO, não para que CONDENASSE O MUNDO, mas para que O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE.

    Os calvinistas insistem que o mundo não é o mundo e sim parte do mundo. Além de não aceitar o que está escrito, eles também tentam adequar a interpretação do versículo aos seus ensinamentos.

    A bíblia foi escrita pra todo mundo? Sim ou não?
    A promessa de salvação é pra todos? Sim ou não? Não estou dizendo que a salvação é para todos e sim a promessa.

    A meu ver não existe outra saída, a não ser aceitar o que esta escrito. Fazer uma interpretação dentro do contexto sem querer também reescrever a bíblia.

    Em cristo

    Renê

    ResponderExcluir
  22. Desconfiado,

    Há alguns erros crassos em sua crença, baseada nessa passagem. Primeiro, o período referido no trecho destacado por você não é de Adão até Jesus, mas de Adão até Moisés. O que Paulo está afirmando é que, apesar da Lei não ter sido ainda promulgada no Sinai, a morte já reinava pelo pecado. Longe de apontar um fim para o efeito do pecado de Adão, Paulo estava extendendo seus efeitos para o período pré-mosaico.

    O segundo erro é mais grave, pois toma justificação como sendo uma mudança de nosso estado ou condição. Esta é a visão católica romana da justificação, na verdade esta diferença de posição foi o que ocasionou a Reforma Protestante, pois para Lutero pela doutrina da justificação a igreja fica em pé ou cai.

    Em Paulo a justificação é sempre objetiva e tem caráter forense. Deus não nos torna justo e então nos aceita, mas nos declara justo. A justificação não muda nada em nossa natureza, mas altera nossa posição diante de Deus: somos declarados inocentes e aceitos em Sua presença.

    Se, como você diz, todos os homens sem exceção foram justificados então a humanidade inteira é inocente aos olhos de Deus e foi aceita diante dEle. Esta é a heresia do universalismo em sua forma mais pura.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  23. Paulo, olha eu de novo.

    Você disse que não marca datas, então o que é isso que você escreveu?

    "Israel hoje tem 62 anos. No dia 14 de maio de 2011, completará 63 anos. Restando apenas 7 anos para que esta geração de israelitas que está aí complete 70 anos. E ela não passará de 70 anos sem que veja todos os fenômenos descritos em Mateus 24 acontecerem. Dentre estes fenômenos está a volta gloriosa do Senhor Jesus!

    Lembramos que, sete anos antes da vinda gloriosa do Senhor, quer os que ficam sem trabalhar no sábado dizendo está cumprindo a Lei acredite ou não, ocorrerá o arrebatamento da igreja. Maranata!
    "

    Você escreveu isto ou alguém hackeou seu blog?


    _________________
    Clóvis, desculpe-me por utilizar este espaço, mas garanto que esta será minha ultima participação no que diz respeito a este assunto.

    ResponderExcluir
  24. Renê,

    Seja bem vido à mesa. Pegue um suco (se preferir vinho, poucos se escandalizarão) e vamos conversar sobre nossa salvação.

    "Estou conhecendo a doutrina calvinista agora, e tenho muitas duvidas a respeito de sua interpretação para alguns versículos".

    Recomendo que mais que a doutrina calvinista você estude a bíblia, aceitando simplesmente o que ela diz. E quando estudar a doutrina calvinista, o faça a partir do que eles dizem que crêem, para não ter uma visão distorcida como a apresentada por aí. Graças a Deus, o calvinismo está bem formulado e expresso nas confissões de fé históricas, o que facilita um estudo mais preciso.

    "Essa passagem [Ef 2:8-9] os calvinistas usam pra determinar que a fé é dom de Deus e acho que é a única passagem que dá para ser interpretada assim (...) Concluo que o dom de Deus nessas passagens é a Salvação"

    1. Esta não é a única passagem utilizada pelo calvinistas para evidenciar que a fé é um dom de Deus. No meu artigo "A fé é um dom de Deus?" você pode ler mais a respeito.

    2. Os calvinistas entendem que nessa passagem "dom de Deus" não se refere direta e exclusivamente à fé, pois o pronome "isto" é neutro e não pode se referir a "fé" que é feminino. Tampouco à graça, pela mesma razão. Logo, refere-se ao "sois salvos" e por isso você está certo ao dizer que o dom de Deus é a salvação. Mas, a contrução do parágrafo, na verdade, de toda essa seção, pede que tudo o que é encessário e pertinente à salvação seja dado por Deus. Não sei até onde você leva as implicações dessa sua declaração, "o homem não tem participação nenhuma na salvação", mas ela é essencialmente calvinista.

    Alguém gloria-se por ter fé? Acho que não.

    3. A fé como apresentada biblicamente, não é meritória. Ela é colocada em oposição a obras, que são realizadas para obter mérito. Nesse sentido, a fé não é motivo de alguém se gloriar.

    Porém, quando a fé é vista não como dom de Deus, mas como presente do homem a Deus, então ela pode ser vista como motivo de orgulho. Aqui neste mesmo blog já vi alguém referir-se a si mesmo como mais inteligente que outros, porque creu em Deus. Quando fé é vista como uma realização humana, a fé bíblica está sendo descaracterizada e então, nesse caso, torna-se objeto de orgulho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  25. Anônimo,

    Como o Paulo postou aqui a chamada para seu blog, creio que seu questionamnto aqui não seja despropositado. Mas se o debate prosseguir, seria interessante que prosseguisse no blog do Paulo.

    Pelo menos por enquanto, off-topic não é motivo para exclusão de comentários.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  26. Renê,

    Vou escrever um artigo sobre Jo 3:17, então o que segue é bem ligeiro.

    "Os calvinistas insistem que o mundo não é o mundo e sim parte do mundo."

    4. Os que os calvinistas insistem é que "kosmos", traduzido por "mundo" pode ser vários significados, a depender od contexto. A título de exemplo, em "Estava no mundo, o mundo foi feito por ele e o mundo não o reconheceu" a palavra mundo assume significados diferentes num mesmo versículo. Leio este meu "Comentário" onde apresento uma lista (não exaustiva) de ocorrência da palavra mundo onde não pode significar todos os homens sem exceção.

    No caso de Jo 3:16, "Deus amou o mundo", nem todos os calvinistas vêem mundo como sendo "mundo dos eleitos". Eu sou um dos que crêem que mundo aqui aqui significa humanidade mesmo.

    Por outro lado, salvo melhor análise, "mundo" em Jo 3:17 não é paralelo a "mundo" em Jo 3:16. O fato de estarem no mesmo capítulo não é determinante, pois como vimos, até num mesmo versículo a palavra assume sentidos diferentes. Que mundo aqui não é todos sem exceção fica claro pela leitura do verso seguinte: "quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado" (Jo 3:18).

    "A bíblia foi escrita pra todo mundo? Sim ou não? A promessa de salvação é pra todos? Sim ou não? Não estou dizendo que a salvação é para todos e sim a promessa."

    5. Embora uma parte dos calvinistas neguem uma oferta universal e sincera do evangelho, a maioria dos calvinistas entendem que a emnsagem da Bíblia é para ser proclamada a todos e que Jesus honraria sua palavra "e todo aquele que vier a mim, de maneira nenhuma lançarei fora", se de fato, alguém viesse.

    "A meu ver não existe outra saída, a não ser aceitar o que esta escrito."

    6. Nisso estou de acordo com você. Devemos aceitar o que está escrito, com o sentido que tinham para quem escreveu e recebeu originalmente o que foi escrito. O que pede uma interpretação histórico-gramatical do texto.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  27. Clóvis

    Eu conheci o calvinismo quando comecei a frequentar a IPB, antes eu era batista, também descobri que a minha fé era mais próxima do arminianismo, eu não sabia disso! Para falar verdade, eu nem sabia que existia doutrinas diferentes. Agora estou estudando um pouco pra descobrir onde esta a verdadeira doutrina de Cristo.

    Li seu artigo e quero destacar esse trecho

    “... "isto" se refere à ideia ou ato da salvação como um todo, incluindo a fé, expressa na cláusula "pela graça sois salvos, mediante a fé". Ou seja, embora o pronome não se refira diretamente a fé, a inclui com tudo o mais que é necessário para o "sois salvos", que é um dom de Deus.”

    Eu entendo que “mediante a fé” na frase é uma condição pra se chegar à salvação. Agora se a salvação já é um dom de Deus, qual seria a necessidade da condição ter fé? Porque Deus nos daria também a fé como dom, já que ele nos deu a salvação?

    Renê

    ResponderExcluir
  28. Renê,

    Se você estudar a história dos batistas, descobrirá que historicaente eles são calvinistas. Spurgeon, para citar um nome, era calvinista. As confissões batistas históricas são todas calvinistas. O arminianismo que caracteriza a maioria dos batistas atuais é uma inovação teológica.

    "Eu entendo que “mediante a fé” na frase é uma condição pra se chegar à salvação. Agora se a salvação já é um dom de Deus, qual seria a necessidade da condição ter fé? Porque Deus nos daria também a fé como dom, já que ele nos deu a salvação?"

    7. Sim, tanto a fé como o arrependimento são requisitos para a salvação. Ou como preferir, são condições sine qua non. Mas se a salvação é um dom de Deus, porque então é preciso ter fé e se arrepender?

    O que cremos é que Deus determinou tanto a salvação como os meios para a salvação. Em outras palavras, Deus escolheu salvar o homem mediante a fé. Sem fé, ninguém será salvo.

    Acontece, porém, que ninguém por si mesmo pode crer em Deus. Ou seja, a condição imposta por deus não pode ser satisfeita pelo homem. E é por isso que Deus dá a fé, da mesma forma que dá o arrependimento: para que possa salvar a muitos.

    Não sei se consegui me expressar com clareza, mas estou à disposição para esclarecer melhor.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  29. Ao Clóvis, e para que o Renê entenda bem o calvinismo

    Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Hb. 11:17. Ora, por quem Abraão foi provado se não por Deus? Qual a necessidade de provar a Abraão se Deus tivesse lhe dado a fé? Deus provaria aquilo que Ele mesmo deu? “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque”, teria Abraão oferecido a Isaque por uma força que lhe veio de fora, neste caso a fé (já que a fé é dada por Deus)? Sem fé é impossível agradar a Deus, Hb 11:6. Se a fé é um dom de Deus, que culpa tem o homem de não lhe agradar já que esta fé não lhe foi dada pelo próprio Deus para que assim o homem lhe agrade? Que confusão, não Clóvis? Fica difícil responder a essas perguntas quando se tem por defesa um movimento religioso, seja ele histórico ou não, e não a verdade. Quanto contorcionismo só pra dizer que o mundo de João 3:16 diz respeito a toda criatura ou não. Só pra não tirar uma peça do edifício montado por essa doutrina que vocês chamam de “calvinista”. Claro, o mais leve sopro, toda casa vai a baixo!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  30. Mesmo sendo ao Clóvis, peço licença ao Paulo César pra responder:

    "Qual a necessidade de provar a Abraão se Deus tivesse lhe dado a fé?"
    Algumas razões:
    1-Deus prova quem Ele quiser.
    2-Para aperfeiçoar a fé de Abraão (Tg 2.22)
    3-Para dar testemunho de que a Fé de Abraão era verdadeira
    4-Para servir de exemplo a nós

    "Se a fé é um dom de Deus, que culpa tem o homem de não lhe agradar já que esta fé não lhe foi dada pelo próprio Deus para que assim o homem lhe agrade?"
    O homem tem culpa por causa:
    1-da culpa herdada por Adão,
    2-da corrupção própria (que, aliás, é o motivo dele não ter fé),
    3-do fato do homem saber quem Deus é, mas lhe resistir até a morte (Rm 1)


    "Que confusão, não Clóvis? Fica difícil responder a essas perguntas quando se tem por defesa um movimento religioso, seja ele histórico ou não, e não a verdade."
    Na verdade, não há confusão, se você tem um coração humilde para escutar o que a Escritura (e não o "calvinismo") diz.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Clóvis

    Quanto à questão da fé ainda não cheguei a uma conclusão, visto que para chegar à conclusão que você chegou, eu teria que acreditar na doutrina calvinista como verdadeira. Por enquanto vamos deixar do jeito que tá, preciso estudar mais.

    “Por outro lado, salvo melhor análise, "mundo" em Jo 3:17 não é paralelo a "mundo" em Jo 3:16. O fato de estarem no mesmo capítulo não é determinante, pois como vimos, até num mesmo versículo a palavra assume sentidos diferentes. Que mundo aqui não é todos sem exceção fica claro pela leitura do verso seguinte: "quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado" (Jo 3:18).”

    Não concordo com sua conclusão, levando em conta que a bíblia é para todos e a promessa de salvação também, não consigo ver significado diferente pra palavra mundo em Jo 3:16 e Jo 3:17. O versículo Jo 3:18 esta simplesmente afirmando quem vai ser salvo ou não. Qual é a base pra dizer que mundo tem significado diferente nos dois versículos?

    Em Cristo

    Renê

    ResponderExcluir
  32. Neto,

    Obrigado, me poupou o trabalho.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  33. Clóvis isso que postou é uma mentira:
    “Isso revela desinteresse por parte do homem natural das coisas espirituais.”

    Usando textos isolados para justificar a doutrina que segue, fica fácil, mas porque não ensinam a ler o capitulo todo de Isaías 65??
    Para aqueles que estão neste debate, leia a o capitulo todo de Isaías 65, para enxergar toda a verdade. Quem ler vai ver que Deus fala a dois grupos de pessoas, os que buscam a Deus, e os que não buscam a Deus, e não como foi postado, induzindo o leitor a pensar que Deus refere-se a todos os homens que não tem interesse pelas coisas espirituais.

    Veja o que diz no verso 10:"E Sarom servirá de curral de rebanhos, e o vale de Acor lugar de repouso de gados, para o meu povo, QUE ME BUSCOU” (Não deveria ser "que EU escolhi" Clovis???).

    Este verso deixa bem claro que Deus da a melhor recompensa, aos que o buscam. Mas pra refutar de uma vez por todas a doutrina dos já eleitos deixo o verso 12:

    "Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e ESCOLHESTES aquilo em que não tinha prazer."

    Claramente vimos neste verso que Deus chama a todos (e não somente os eleitos), sem esceção, mas há muitos que não o houvem, e preferem a vida mundana.

    Mais um ponto interessante é o verso 11:
    “Mas a vós, os que vos apartais do SENHOR, os que vos esqueceis do meu santo monte...”
    Aqui vimos através da palavra de Deus , via Isaías, que é o próprio homem que escolhe afastar-se de Deus, e não o contrário.
    Mas eu acho que alguém vai falar sobre o verso 9 que diz: “...e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali.” Só que para ser um eleito, o verso 10 explica como ser um eleito: “para o meu povo, que me buscou.”

    “Correm atrás de dinheiro, prazeres, fama e tantas outras coisas, e quando a alcançam "é apenas canseira e enfado". Mas em sua cegueira não sentem que Deus é e tem o que precisam, então vão em busca de mais dessas mesmas coisas, pensando que se trata de quantidade.”

    Isso é verdade em parte, pois nem todos agem dessa forma, mas a grande maioria faz isso mesmo.

    Mais uma OBS

    “Mesmo que eles não procurassem por Ele, o Senhor disse "eis-me aqui, eis-me aqui"! É Deus que vem ao encontro do homem, que desperta nele interesse e que coloca dentro dele um coração que anele por Jesus.”

    Não é o que o contexto diz: a palavra refere-se a um povo que mesmo Deus dizendo "eis-me aqui, eis-me aqui", o povo não da a minima e prefere continuar no pecado. Veja o que diz os versos seguinte:
    2; Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde
    3; Povo que de contínuo me irrita diante da minha face
    4;Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos
    5; Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia.

    No verso 6 Deus da a sentença aos que não o ouvem; “Eis que está escrito diante de mim: não me calarei; mas eu pagarei, sim, pagarei no seu seio,” e reforça no verso 7” ...assim lhes tornarei a medir as suas obras antigas no seu seio.”

    Este texto esta tão mau elaborado que não da pra conciliar a frase “ É Deus que vem ao encontro do homem, que desperta nele interesse e que coloca dentro dele um coração que anele por Jesus” , com o verso 12 que diz: Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos meus olhos,” OU seja quem quiser ouça, e quem não quiser vai morrer pela espada.

    Pra finalizar deixo uma pergunta: como posso ser um eleito (conforme os calvinistas), sem antes mesmo de ter nascido??

    Significado de eleito:
    Que passou por processo de seleção

    Como posso ser um eleito sem que Deus me avalie antes??

    Evandro

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Clóvis

    Quanto à questão da fé ainda não cheguei a uma conclusão, visto que para chegar à conclusão que você chegou, eu teria que acreditar na doutrina calvinista como verdadeira. Por enquanto vamos deixar do jeito que tá, preciso estudar mais.

    “Por outro lado, salvo melhor análise, "mundo" em Jo 3:17 não é paralelo a "mundo" em Jo 3:16. O fato de estarem no mesmo capítulo não é determinante, pois como vimos, até num mesmo versículo a palavra assume sentidos diferentes. Que mundo aqui não é todos sem exceção fica claro pela leitura do verso seguinte: "quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado" (Jo 3:18).”

    Não concordo com sua conclusão, levando em conta que a bíblia é para todos e a promessa de salvação também, não consigo ver significado diferente pra palavra mundo em Jo 3:16 e Jo 3:17. O versículo Jo 3:18 esta simplesmente afirmando quem vai ser salvo ou não. Qual é a base pra dizer que mundo tem significado diferente nos dois versículos?

    Em Cristo

    Renê

    ResponderExcluir
  35. Clóvis,

    Estamos aí pra isso.

    Abração, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  36. calvinismo é a doutrina dos calvos "carecas" ?

    ResponderExcluir
  37. Anonimo,

    existe "calvo cabeludo"? rs

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.