Supremo Senhor

image Nenhum domínio é tão absoluto como o que se funda na criação. Aquele que bem podia não ter feito coisa alguma, tinha o direito de fazer todas as coisas de acordo com o Seu be­neplácito. No exercício do Seu poder indomável, Ele fez algumas partes da criação simples matéria inanimada, de textura mais grosseira ou mais refinada, e distinguida por qualidades diferen­tes, mas sempre matéria inerte e inconsciente. Ele deu organiza­ção a outras partes, e as fez suscetíveis de crescimento e expan­são, mas ainda destituídas de vida no sentido próprio do termo. A outras não só deu organização, mas também vida consciente, os órgãos dos sentidos, e energia para auto-motivação. A estas Ele acrescentou, no homem, o dom da razão e um espírito imortal, pelos quais o homem se junta a uma ordem mais elevada de seres localizados nas regiões superiores. Sobre o mundo que criou, Ele empunha o cetro da onipotência. "... eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra: não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes? — Daniel 4:34-35

John Dick
Apud: A. W. Pink, Deus é soberano


4 comentários:

  1. Belas palavras...mas as ultimas frases contrariam a crença no livre arbitrio do homem,se este realmente o tem.

    ResponderExcluir
  2. Interessante... as últimas palavras foram extraídas de um texto bíblico.

    ResponderExcluir
  3. O problema não é o que está escrito, mas sim a interpretação do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Quando a questão é meramente o quanto Deus é poderoso, o que ele tem direito de fazer com sua criação, até onde vai a esfera de sua soberania, a resposta é muito fácil: Deus é todo-poderoso, tem todo o direito de dispor de sua criação como quer e sua soberania vai até os limites dos céus e da terra.

    No entanto, o que muitos ignoram não é o que Deus tem o direito de fazer, mas o que, sendo como é, ele faria. Deus tem o direito de lançar os pobres no inferno e os ricos no céu? Certamente. Ele tem todo o direito de fazer isso. Mas ele faria?

    Desvincula a soberania de Deus do seu caráter e você tem um désposta. Desvincula o caráter de Deus de sua soberania e você tem um paizão muito generoso, mas impotente.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.