Prender passarinho

image Uma irmã me pergunta sobre manter passarinhos presos. Não posso lhe oferecer uma resposta bíblica, embora acredite que haja, mas para não ficar sem responder nada, segue uma posição pessoal, sem a mínima pretensão de sequer parecer normativa.
Eu sou absolutamente contra a qualquer maltrato dos animais. O máximo que me permito é deixar meu cachorro solto no pátio. Não o amarro (exceto por curtos períodos, por causa de visitantes), nem durmo sem me certificar de que ele está alimentado e dessedentado.
Da mesma forma, não tenho passarinhos presos, embora goste de aves. Minha vizinha coloca água com açúcar em recepientes especiais para atrair beija-flores, assim sempre há alguns que às vezes entram dentro de casa e ficam presos. Quando chego a eles antes de meu gato, são postos em liberdade imediatamente.
Resumindo: não tenho nenhum animal que precise ficar preso. Base bíblica? Não tenho, mas tomo a passagem seguinte como princípio para meu cuidado com meus bichos (cachorro e gato):
"O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis." Pv 12:10
Sobre touradas, farra do boi, rinhas de galo e animais em circos: totalmente contra. E mesmo sendo cristão, não posso negar que sinto certo prazer quando vejo o toureiro levar a pior, na verdade vibro por dentro, e só não grito “Touro! Touro! Touro!” para não escandalizar eventuais torcedores contrários. Mas sou Touro desde criancinha.

6 comentários:

  1. Se você fosse católico São Francisco de Assis estaria velando por você.
    Gostei desse texto!
    Abraços fraternos,
    Roger

    ResponderExcluir
  2. "Mas sou Touro desde criancinha." - adorei... hehe

    Tô contigo e não abro.

    Post pequeno mas mto bom!!

    Eu já tive passarinhos, acabavamos sempre soltando por dó.

    Hj com seis gatos em casa é impossível ter passarinhos, até os que pousam no meu quintal e tenho que enxotar para não virarem presas.

    Eu tenho pavor de maus tratos, tenho um vizinho que já matou mais de 3 gatos meus envenenados, e infelizmente não tenho nem o que fazer. =/

    ResponderExcluir
  3. Deh,

    Se tiver como provar, pode processá-lo. Pode não, deve.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. OS TEXTOS BÍBLICOS SEMPRE SE REFEREM AOS PASSAROS COMO "AVES DOS CÉUS", POIS FORAM CRIADOS PARA ISSO, PARA GANHAR AS ALTURAS E VOAR LIVREMENTE. COMO PODE EM SÃ CONSCIÊNCIA, UM CRISTÃO APRISIONAR OS PASSARINHOS, QUE DEIXAM DE TER O SEU MAIOR BENEFÍCIO DA VIDA, VOAR E VOAR COM ALEGRIA? É COMO SE UM HOMEM SAUDÁVEL FOSSE CONDENADO E OBRIGADO POR OUTREM A VIVER A SUA VIDA TODA NUMA CADEIRA DE RODAS. UM ABSURDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trancoso, estou com pena da pobre galinha... ela é uma ave, mas alguém a obrigou a não ganhar as alturas, não passa de um metro... infeliz mesmo é o kiwi que nem asa tem!

      Já parou pra pensar que isso é só hebraísmo?

      Excluir
  5. Bem... acredito que NÃO se deve fazer distinção entre animais e animais - afinal, ter um peixinho num aquário seria diferente de se ter um Canário do Reino engaiolado? Ter um gato ou cachorro, presos por dependência e laços afetivos seria diferente? Pense...

    A Bíblia usa a palavra "animais", e não distingue: “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.” Prov. 12:10 - Siga o conselho das Escrituras: cuide bem dos seus animaizinhos, tenham eles asas, patas ou nadadeiras... São todos iguais

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.