Eram os adventistas arianos? - 3

Comecei esta série de artigos perguntando "Eram os adventistas arianos?", mas nos dois artigos que a este precederam referi-me apenas ao antitrinitarianismo dos pioneiros, o que não é muito coerente com o título da série. Pois a heresia de Ário tem a ver com a pessoa de Cristo, e não diretamente com a Trindade. Mas foi o antitrinitarianimos dos primeiros adventistas que os levou ao arianismo (ou semi-arianismo como preferem os historiadores adventistas), pois uma vez que se nega a Trindade, só resta negar a divindade de Cristo (como os TJ o fazem) ou afirmar que Jesus é o mesmo que o Pai, como os heréticos da Voz da Verdade ensinam.

No presente artigo, vamos centrar nossa atenção no que os fundadores do adventismo sabatista ensinavam sobre a pessoa de Cristo. E nos seguintes abordaremos a questão que envolve Miguel e Jesus e, para terminar a série, a visão que os adventistas tinham do Espírito Santo. Como pretendo textos curtos, não poderei aprofundar as questões tratadas, mas nada impede que uma discussão mais ampla seja feita nos comentários. Isto posto, vamos ao tema de hoje.

A doutrina dos pioneiros adventistas sobre a pessoa de Cristo é bastante variada, mas em todas as suas expressões se enquadram no que historicamente a ortodoxia classifica como heresia. J. N. Andrews faz referência à "velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno" e D.W.Hull acrescenta que "a inconsistente posição mantida em relação a Trindade, sem dúvida é a causa de muitos outros erros. Errôneos pontos de vista da divindade de Cristo, levam a erros quanto a expiação. Vendo a expiação num quadro arbitrário, (e todos devem acreditar assim, os que acreditam que Jesus é Deus eterno) levam a conclusões arbitrárias a uma ou duas classes de pessoas: Os que creem na predestinação e universalismo". E depois de defender Ário, acrescenta "Aqui encontramos uma pergunta que é frequentemente feita: Você acredita na divindade de Cristo? Inquestionavelmente, a maioria de nós acredita. Mas nós não acreditamos como a igreja M. E. que ensina, que Cristo é verdadeiramente o Deus eterno, e ao mesmo tempo homem...".

E Ellen White? Ele reconhecia a igualdade entre Jesus e Deus. Mas em seus primeiros escritos dizia que essa igualdade foi atribuída num determinado momento. Eis suas palavras: “O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais". Noutra ocasião ela escrevera “Deus é o Pai de Cristo; Cristo é o Filho de Deus. A Cristo foi atribuída uma posição exaltada. Foi feito igual ao Pai. Cristo participa de todos os desígnios de Deus”.

O arianismo dos pioneiros é admitido pela principal publicação adventista, a Adventist Review de 5 de janeiro de 1994: "As doutrinas Adventistas mudam com o passar dos anos no impacto da "verdade presente". Os mais fascinantes são os ensinamentos relativos a Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Muitos dos pioneiros, inclusive James White, J. N. Andrews, Urias Smith e Waggoner tinham um entendimento Ariano ou semi-Ariano - isto é, que o Filho a certo ponto do tempo antes de criação do nosso mundo foi gerado pelo Pai. Da mesma forma o entendimento Trinitariano de Deus, agora parte das nossas crenças fundamentais, não era aceita pelos primeiros Adventistas".

Neste contexto, é natural que uma cristologia que confunde Miguel e Jesus seja aceita e mantida, como veremos a seguir.

Soli Deo Gloria

Acompanhe a série desdo o começo: Eram os adventistas arianos? - 1

6 comentários:

  1. Clóvis, destruição total ! foi o tiro de misericórdia para o pioneirismo adventista(ou teriam mais 'tiros'?). Parabéns mesmo. Eu já por alguns anos tenho estudo muito sobre seitas, especialmente sobre TJ, mormons e adventistas. Esses seus curtos estudos foram os melhores sobre o pionerismo adventista herético. Ellen White mais uma vez se enrolou...

    Era esse assunto que eu gostaria de ver o professor Leandro Quadros debatendo. Mas ele é evasivo demais para debater um assunto complicado para sua igreja remanescente. Nem sei pq o Azenildo critica os TJ quando eles tem um passado, não muito distante, semelhante.
    É elogiavel a guinada para a verdade. Com certeza é. Mas se eles eram a verdade do advento como regressarão tanto naquilo que as igrejas da 'babilônia' ensinaram corretamente? Como o espírito de profecia não "corrigiu" isso nem mesmo em sua casa???
    Deus te abeçoe

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Paz seja contigo.

    Sim, tem mais alguns artigos da série, que se Deus quiser, publicarei oportunamente.

    Já debati o assunto com o Prof. Azenilto (por que todo apologeta adventista se auto-denomina professor?). Apesar dele ser o tradutor do livro "História do Adventismo", ele disse que desconhecia que os pioneiros adventistas eram arianos. Primeiro ele disse "quanto eu saiba nunca a IASD em suas Declarações de Fé advogou algo diferente do trinitarianismo" e depois "eu não sei se há ou não documentos oficiais antigos defendendo a Trindade, mas também não há matérias anti-trinitarianas. A Igreja nunca fez campanha contra a crença na Trindade e esses pioneiros mantinham para si essas convicções". Diante do que lhe apresentei na época, ele disse que iria consultar eruditos adventistas, pouco tempo depois me disse que "saiu estes dias uma matéria de um redator da Casa Publicadora Brasileira analisando essa questão dos pioneiros e a Trindade", isentou Ellen White dizendo que "Ellen White às vezes nem entendia bem os pontos que se discutiam" e que "Havia líderes que não acolhiam suas instruções e advertências". Depois disso abandonou o debate e nunca mais discutiu comigo qualquer outro assunto.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clóvis, isso é surpreendente! Eu li o livro do Azenildo sobre as TJs e sempre me vinha a mente 'como' ele não fazia o mesmo julgamento dentro de casa! Acho que está claro que esse é mais um calcanhar de Aquiles dos Adventistas...e me parece tão destruidor quanto ao assunto 1844.
    Inclusive quando lia seus debates com o professor (rsrs) Leandro, eu notei que entre suas palavras vc mencionou isso, mas como não era o tema, vc não insistiu. Ele me disse certa vez que 'eu desconhecia os fatos pois eu havia assemelhado as Testemunhas de Jeová com os ASD...eu desconhecia???acho que ele conhecia tão bem...
    pode me passar seu e-mail novamente?

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Meu email é clovis5solas @gmail.com. Elimine o espaça antes do @.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. http://www.ellengwhiteaudio.blogspot.com/

    BOM DIA A TODOS

    CRIEI UM BLOG COM VARIOS LIVROS DE ELLEN G WHITE EM AUDIO
    VOCE PODE BAIXAR GRATUITAMENTE
    TEMAS RELACIONADOS COM O TEMPO DE ANGUSTIA EM AUDIO
    O DESEJADO DE TODAS AS NAÇOES EM AUDIO
    O GRANDE CONFLITO EM AUDIO
    A CIENCIA DO BOM VIVER EM AUDIO
    MAIS DE 380 FUNDOS MUSICAIS PARA ORAÇÃO GRATIS
    E MUITO MAIS

    AJUDE A DIVULGAR O SITE

    http://www.ellengwhiteaudio.blogspot.com/

    FIQUE COM DEUS

    IMAIS
    fabioandre20@hotmail.com

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.