O jumento e eu

Todos os primogênitos de todos os animais tinham de ser do Senhor; mas, visto que o jumento era um animal imundo, não poderia ser apresentado como sacrifício – “O jumento, porém, que abrir a madre, resgatá-lo-ás com cordeiro; mas, se o não resgatares, será decapitado. Remirás todos os primogênitos de teus filhos. Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias” (Êx 34.20). Então, o que devia ser feito? Ele ( o jumento) deveria ficar livre da lei universal? De maneira nenhuma. Deus não permite exceções às regras.

O jumento devia ser do Senhor, mas Ele não o aceitaria. Não havia outra maneira de escape, exceto a redenção – a criatura deveria ser salva mediante a substituição de um cordeiro em seu lugar. Se não fosse redimido, o jumentinho tinha de ser morto.
Minha alma, eis uma lição para ti. Aquele animal impuro é semelhante a ti. Tu és propriedade do Senhor, que te criou e te preserva. Mas tu és tão pecaminosa, que o Senhor não pode te aceitar, nem te aceitará. O Cordeiro de Deus tem de ser colocado em teu lugar, pois, do contrário, tu perecerás eternamente.

Que todo mundo conheça a tua gratidão para com aquele Cordeiro imaculado, que derramou seu sangue por ti e te livrou da maldição fatal da Lei. Às vezes, o israelita poderia ter perguntado quem deveria morrer, o cordeiro ou o jumento? Será que o bom israelita não avaliará e consideraria tais coisas? Certamente não existe comparação entre o valor da alma de um homem e a vida do Senhor Jesus. Apesar disso, o Cordeiro morreu, e o homem foi poupado. Ó minha alma, admira o ilimitado amor de Deus por ti e pelos outros membros da raça humana. Vermes foram comprados com o sangue do Filho do Altíssimo! Pó e cinzas foram redimidos com um preço mais elevado do que prata e ouro! A condenação teria sido a minha porção, se a redenção não houvesse sido encontrada. Infinitamente magnífico é o glorioso Cordeiro que nos redimiu da morte.

Charles Spurgeon

9 comentários:

  1. Obrigado Clóvis!

    O Spurgeon era tão cristocentrico que me envergonho. Lí essa parte do jumento no AT esses dias e não pensei como Spurgeon pensou.

    Vergonha, vergonha, vergonha!
    O jumento sou eu!


    Um abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Neto,

    Nós dois, então, podemos formar uma canga...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Será que foi por isso que Luiz Gonzaga disse que o jumento é nosso irmão?

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, a graça de Deus é linda mesmo acho que não entregaria nem um jumento por mim,imagene um codeiro, O cordeiro

    ResponderExcluir
  5. Aplicar o adjetivo "sensacional" para Spurgeon chega a ser um pleonasmo...

    Parabéns pelo blog, amigo Clóvis.


    Que a paz de Deus esteja com vocês

    ResponderExcluir
  6. YouTube,

    Tem razão, um jegue seria muito para nós! Mas Deus deu Seu Filho! Isto é raça!

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Lupe,

    Soli Deo Gloria. Sim, Spurgeon é pleonasticamente sensacional!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Josélio,

    Não conheço essa música de Luiz Gonzaga. Mas não acho que o rei do baião tivesse motivação religiosa em sua "irmandade jeguiana", rs

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Não fique triste quando te chamarem de jumento!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.