Cânones de Dort - Domingo 29


A Conversão Como um Trabalho de Deus

O fato de que outros dos que são chamados através do ministério do evangelho vêm e são trazidos à conversão não deve ser creditado ao homem, como se alguém, por sua livre escolha, distinguisse a si mesmo dos outros que são favorecidos com igual ou suficiente graça para fé e conversão (como a orgulhosa heresia de Pelágio sustenta). Não, isto deve ser creditado a Deus: exatamente como da eternidade escolheu os seus em Cristo, assim no tempo efetivamente os chama, lhes concede fé e arrependimento, e, tendo-os resgatado do domínio das trevas, os traz para o reino de seu Filho; de modo que eles possam declarar os maravilhosos feitos daquele que os chamou das trevas para esta maravilhosa luz, e possam gloriar-se, não em si mesmos, mas no Senhor, como as palavras apostólicas frequentemente testificam nas Escrituras.

Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Rm 9:16

E que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; Cl 1:13

Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, Gl 1:4

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pe 2:9

para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1Co 1:31

Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 2Co 10:17

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2:8-9

A Obra do Espírito Santo na Conversão

Além disso, quando Deus executa seu bom propósito em seus escolhidos, ou seja, quando opera a verdadeira conversão neles, não só cuida para que o evangelho lhes seja proclamado e que as suas mentes sejam poderosamente iluminadas pelo Espírito Santo de modo a que possam corretamente entender e discernir as coisas do Espírito de Deus, mas, pela efetiva operação do mesmo Espírito regenerador, ele também penetra no mais íntimo do ser humano, abre o coração fechado, amolece o coração duro e circuncida o coração que é incircunciso. Ele infunde novas qualidades na vontade, fazendo da vontade morta, viva, do maldoso, bom, do relutante, disposto, e do obstinado, submisso; ele ativa e fortalece a vontade para que, como uma boa árvore, possa ser capaz de produzir os frutos de boas obras.

Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, Hb 6:4-5

Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1Co 2:10-14

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12

E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. At16:14

Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas. Dt 30:6

E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, Ez 11:19

Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ez 36:26

Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Mt 7:18

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.