58 anos da morte de A. W. Pink

Aproveito da data de hoje, 15 de julho e aniversário da morte de A. W. Pink, para dizer que ele é um dos meus escritores favoritos. Se eu tivesse a presunção de escrever como alguém ou se pudesse copiar o estilo de um homem, tal pessoa seria Pink. Os seus livros não apenas contém a boa e saudável doutrina calvinista, encontrada em outros bons escritores, mas a leitura é tão agradável e fácil que dá é si mesmo prazerosa, além de útil.

Infelizmente para mim, não são muitas as obras dele em português e pode-se dizer até que ele sofre certo ostracismo no meio reformado. Por isso, saúdo com alegria o blog A. W. Pink em Português (não identifiquei os editores), com o objetivo de “reunir em um só lugar os artigos, biografias, sermões, cartas, vídeos e mp3, excertos e obras completas do escritor”.

Como aperitivo, segue uma citação do meu até agora preferido livro de A. W. Pink, Deus é Soberano:

“Quem está regulando as coisas na terra, hoje em dia Deus, ou o diabo? Que dizem as Escrituras? Se cremos em suas declarações claras e positivas, não há lugar para a incerteza. Afirmam, vez após vez, que Deus está no trono do universo; que o cetro está em suas mãos; que Ele dirige todas as coisas “segundo o conselho da sua vontade”. Afirmam não somente que Deus criou todas as coisas, mas também que o Senhor domina e reina sobre todas as obras das suas mãos. Afirmam que Deus é o “onipotente”, que sua vontade é irreversível, que ele é soberano absoluto em cada recanto dos seus vastos domínios. E, certamente, tem de ser assim. Há apenas uma alternativa possível: ou Deus domina, ou é dominado; ou impera, ou é subalterno; ou cumpre a sua vontade, ou é ela impedida pelas criaturas. Aceitando-se o fato de Que Deus é o “Altíssimo” ; o único Potentado e o Rei dos Reis, revestido de sabedoria perfeita e de poder ilimitado, não há resistir-se à conclusão de que deve Ele ser Deus de fato, e não apenas de nome”.

Se você ainda não leu nada desse batista calvinista, está em dívida com a boa literatura cristã.


6 comentários:

  1. Graça e Paz meu amigo!

    Já faz alguns meses que chegou em minhas mãos o livro "Deus é Soberano". Até então nunca tinha ouvido falar de A. W. Pink. Aconteceu que, ao começar a leitura desta preciosa obra, fui completamente cativado página por página pela beleza e riqueza bíblica que o texto contém. Desde então, tenho buscado pela internet outros textos do mesmo autor e tenho sido ricamente abençoado.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Cristo contigo!

    Adquiri ontem o livro "Deus é Soberano". Fiz isso porque comecei a ler artigos dele no site Monergismo e ouvir alguns áudios em mp3 que falavam sobre os seus sermões. Estou muito feliz e grato a Deus por ter conhecido essas obras maravilhosas. Sou "novo no ramo" dos reformados, mas tenho sido enriquecido espiritualmente com as Boas Novas que há no legítimo Evangelho.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Quando ainda incoscientemente arminiano, duas obras me foram apresentadas: O Evangelho Segundo Jesus(John Macarthur), e Deus é Soberano(Pink), e foram essas obras que forjaram minha defesa contra aquilo que estava agora deixando de acreditar. "Deus é Soberano" me chamou para uma luta. "Briguei" com esse livro. Resisti digeri-lo, o que obrigou-me a lê-lo na ocasião por 3 vezes seguidas, pesquisando os textos nele informados. Por fim, compreendi a coerência da doutrina, por meio da bela e convincente exposição que Pink fez em seu precioso livro, chamado "Deus é Soberano". Aos que não o leram, como disse o Clóvis, paguem suas dívidas, e enriqueçam as vossas almas com essa magistral obra. Sugiro também "Os sete brados do salvador na Cruz", Obra linda.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  4. Caro Clóvis,

    Somos gratos por sua gentileza e recomendação do nosso projeto A. W. PINK | ARCHIVE. Queremos aproveitar a oportunidade para convocá-lo para ser um dos nossos parceiros de link na divulgação da teologia cristã reformada e calvinista.

    Aguardando a sua palavra,
    Marcos Sampaio
    Membro dos editores

    ResponderExcluir
  5. De fato, Arthur Pink escreveu muitos textos bons...

    Aliás, amigo Clóvis, não sei se você já conhece esse site:
    http://www.pbministries.org/books/pink/pinks_archive.htm

    É daí que tiro a maior parte do acervo do Pink. Se você fala inglês, aposto que vai gostar bastante!


    Que a paz de Deus esteja com vocês

    ResponderExcluir
  6. Lupe,

    Sim, conheço esse excelente site. Infelizmente, só leio inglês por necessidade, ou seja, não chega a ser uma leitura prazeirosa. Por isso, dou graças aos que traduzem os textos para o português.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.