O que é predestinar?

Predestinar é a tradução de proorizo, a qual é composta de horizo "dividir ou separar como uma fronteira ou limite, marcar, determinar, apontar" e pro "antes". Assim, a palavra composta significa dividir ou separar de antemão uma fronteira ou limite, determinar ou apontar de antemão. O gênio da palavra é o de colocar limites a alguém ou alguma coisa no âmbito de um determinado futuro ou destino. Esses significados são transportados para o uso da palavra no Novo Testamento. Assim, as pessoas escolhidas tiveram limitações colocadas em volta deles que os trouxeram para dentro da esfera do tornar-se filhos de Deus por adoção (Ef 1:5) e tornarem-se conforme a imagem do Senhor Jesus (Rm 8:29). (Wuest's Word Studies from the Greek New Testament)

What is predestinate?

Predestinate is the translation of proorizo  which is made up of horizo "to divide or separate from as a border or boundary, to mark out boundaries, to mark out, to determine, appoint," and pro "before." Thus, the compound word means "to divide or separate from a border or boundary beforehand, to determine or appoint eforehand." The genius of the word is that of placing limitations upon someone or something beforehand, these limitations bringing that person or thing within the sphere of a certain future or destiny. These meanings are carried over into the New Testament usage of the word. Thus, the "chosen-out" ones, have had limitations put around them which bring them within the sphere of becoming God's children by adoption (Eph 1:5), and of being conformed to the image of the Lord Jesus (Ro 8:29).

   

12 comentários:

  1. Graças ao Espírito Santo tive essa revelação por meio da Escrituras! Saber que fui amado e escolhido antes de fundação do mundo, e destinado para Deus, me faz ver o quanto sou miserável e necessitado, e quanto Deus é misericordioso e amoroso.

    Só depois fui descobrir que deram o nome de Calvinismo a esta verdade bíblica.

    Em Cristo,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Clóvis,

    A minha dificuldade nesta é questão é crer em um amor divino estendido a todos, mas que atinge apenas a alguns, na verdade fica difícil crer que Deus ama a todos os homens.

    Também é difícil aceitar a responsabilidade humana neste caso, uma vez que o homem apenas faz o que Deus já ordenou, a causa original em todo o mal cometido pelo homem acaba por ser Deus.

    Tenho estudado muito sobre isto, na verdade já faz muito tempo que estou emprerrado nesta doutrina.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, também fiquei emperrado numa doutrina, só que a do livre arbítrio! e o que lhe digo é o seguinte:

      Não ha resposta para essa dúvida polêmica (predestinação ou livre arbítrio?) pois a predestinação anda de mãos dadas com o livre arbítrio! pois são duas verdade bíblicas! porém, nós somos poucos desenvolvidos para entender essa sabedoria de Deus! Então, não há que possa dizer, Eu estou certo e vc está errado! pois ambos os lados estão certos! só não sabemos como... pois somos homens, e somos despresíveis!

      Excluir
  3. Junior, li um livro do J.I. Packer chamado "A Evangelização e a Soberania de Deus". No livro ele afirma que a responsabilidade humana e a soberania de Deus são duas verdades bíblicas claras e indiscutíveis, e que só serão um problema se tentarmos exaltar uma em detrimento da outra.

    Já que está estudando o assunto, recomendo a leitura.

    No topo da página do 5 solas tem um vídeo onde o John Piper aborda esse assunto também.

    Em Cristo,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Pois é Guilherme, se calhar o melhor caminho é crer neste paradoxo.

    ResponderExcluir
  5. Junior, encontrei mais um bom texto sobre a responsabilidade do homem e a soberania de Deus. É de A.W. Pink e, caso você não tenho lido, é um ponto de vista muito interessante.

    Em Cristo,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  6. Junior, faltou o link....rsrsrs

    http://www.monergismo.com/textos/soberania_divina/caso-de-adao_pink.pdf

    Em Cristo,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Valeu, vou ler, só vi agora =) Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz, queridos irmãos faz pouco tempo que me converti menos de um ano ainda, e a primeira vez que bati de frente com o termo predestinado, foi num domingo de escola dominical, e lembro que o assunto rendeu..
    foi dificil para mim entender que Deus teria escolhidos, mas ao passar do tempo conhecendo mais as escrituras pude entender o valor da predestinação e tamanho da soberania divina...

    Por isto, agradeço a Deus pelo seu amor para comigo, por Ele ter me feito uma nova criatura, me mostrado a verdade e ter me escolhido!

    Paz...

    ResponderExcluir
  9. Gloria a Deus por sua vida, Pamela. Fico feliz que o Senhor tenha lhe mostrado a verdade pelas Escrituras.

    Que Deus a abençoe.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que o Senhor tivesse atençao,já que nao estou escrevendo nada pra lhe ofender, mais deixo minha opinião:Conhecendo toda a bondade de Deus e sua vontade de salvar o homem,se Ele fosse interferir nas escolhas do ser humano não predestinaria alguns mas a todos, para a salvação?

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo de 30/06, 18:54,

    Não entendi, faltei-lhe com a atenção em algum ponto? Se sim, por favor me sinalize, pois como são vários comentários, pode ter escapado algum sem meu conhecimento. Ajuda se postar o nome, fica mais fácil identificar.

    Sobre sua opinião. Sim, Deus poderia predestinar todos, nenhum ou apenas alguns, e ninguém poderia reclamar, pois Ele é soberanamente livre para fazer o que Sua santa vontade preferir. Portanto, não nos cabe especular quantos ele predestinaria, temos que ficar com o que a Bíblia diz. E ela claramente informa que Ele predestinou, logo não pode ser nenhum, e que nem todos se salvam, logo não foram todos. Portanto, o número de eleitos é maior que zero e menor que a totalidade da raça, portanto, alguns ou muitos.

    Que Deus o abençoe,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.