Deus e nosso orgulho

image Não se deve pensar que o orgulho seja algo que Deus proíbe porque o ofende, ou que a humildade seja algo que ele exige em função da sua própria dignidade, como se o próprio Deus fosse orgulhoso. Ele não está absolutamente preocupado com a sua própria dignidade. A questão é que Deus quer que o conheçamos, quer se dar a nós. E nós somos feitos de tal modo que, se realmente tivermos qualquer espécie de contacto com Deus, nós seremos, de fato, humildes, humildes e felizes, sentindo o infinito alívio de termos nos livrado de uma vez por todas da absurda bobagem de nossa própria dignidade, que nos fez ansiosos e infelizes por toda a vida. Deus procura fazer-nos humildes a fim de tornar possível este momento: procura tirar uma porção de tolas e feias fantasias com que nos enfeitamos, e ficamos empertigados como pequenos idiotas que somos. Eu mesmo gostaria de ter alcançado um maior grau de humildade, pois assim poderia expressar-me melhor sobre o alívio e o prazer de tirar a fantasia, de livrar-me do falso eu, com todos os seus “Olhem para mim” e “Não acham que sou uma boa pessoa?” e com todo o seu artificialismo e jactância. Conseguir chegar aí, apenas por um momento, é como um copo de água fresca no deserto.

C. S. Lewis
In: Cristianismo puro e simples

God and our pride

One should not think that pride is something that God forbids because it offends you, or that humility is something he calls according to their own dignity, as if God Himself was proud. He is not at all worried about your own dignity. The point is that God wants us to know, whether they give us. And we're done so that if we really any kind of contact with God, we will, indeed, humble, humble and happy, feeling the infinite relief of having got rid of once and for all the absurd nonsense of our own dignity, which made us anxious and unhappy for life. God seeks to make us humble in order to make this moment possible: it seeks to take a lot of stupid and ugly costumes adorned with us, and we as a perky little idiots we are. I myself would like to have achieved a greater degree of humility, so he could express myself better about the relief and pleasure to get fancy, get rid of the false self, with all its "Look at me" and "Do not think I'm a good person? "and with all its artificiality and boastfulness. To reach there, just for a moment, is like a cup of cold water in the desert.


3 comentários:

  1. Olha, acho que a humildade é uma virtude raríssima. Quer queiramos ou não, o universo gira ao redor do nosso ego.Acho que Deus demonstrou a maior prova de amor quando enviou seu filho para nos resgatar. E Jesus deu o maior exemplo de humildade no seu esvaziamento e morte.

    ResponderExcluir
  2. Votaire, vc disse que o universo gira em torno de nosso ego, quer queiramos quer não...Uai ( como dizem os mineiros ) então, como é que é isso? Se o universo gira em torno de meu ego MESMO que eu não queira, então ele não gira em torno de meu ego, pois eu não quero e ele mesmo assim gira !?
    Contradição meu amigo !!!!

    ResponderExcluir
  3. Voltaire,

    Sobre isso, a escassez de humildade genuína, veja o foi dito em Humildade fingida.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.