Catecismo de Heidelberg - Domingo 52

127. Qual é a sexta petição?

R. "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal". Quer dizer: Somos tão fracos que, por nós mesmos, não podemos subsistir por um só momento (1) ; além disto, nossos inimigos declarados: o diabo (2) , o mundo (3) e nossa própria carne (4) nos tentam continuamente. Por isso, Te pedimos: sustenta-nos e fortalece-nos, pelo poder de teu Espírito Santo, a fim de que neste combate espiritual não sejamos derrotados (5) , mas possamos fortemente resistir, até que finalmente alcancemos a vitória total (6).

(1) Sl 103:14-16; Jo 15:5. (2) Ef 6:12; 1Pe 5:8. (3) Jo 15:19. (4) Rm 7:23; Gl 5:17. (5) Mt 26:41; Mc 13:33; 1Co 10:12,13. (6) 1Ts 3:13; 1Ts 5:23.

128. Como você termina sua oração?

R. "Pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre". Quer dizer: Tudo isso Te pedimos, porque Tu queres e podes dar-nos todo o bem, pois és nosso Rei e tudo está em teu poder (1). Pedimos-Te isso também, para que não o nosso, mas teu santo nome seja eternamente glorificado (2).

(1) 1Cr 29:10-12; Rm 10:11-13; 2Pe 2:9. (2) Sl 115:1; Jr 33:8,9; Jo 14:13.

129. O que significa a palavra: "amém"?

R. Amém quer dizer: é verdadeiro e certo. Pois Deus atende à minha oração com muito mais certeza do que o desejo que eu sinto, no coração, de ser ouvido por Ele (1).

(1) 2Co 1:20; 2Tm 2:13.

Soli Deo Gloria

2 comentários:

  1. Em nossa congregação, estamos ainda no DIA SENHOR 47, mas foi bom antecipar o domingo 52.
    Nos tempos da reforma, os arminianos lutaram, e em certa medida conseguiram, para que o catecismo não fosse adotado pelas igrejas alegando serem documentos humanos.
    O argumento, longe de ser piedoso, foi um ataque do diabo às igrejas fiéis de Cristo que para preservarem o verdadeiro ensino, subscreveram catecismos (neste caso os de Heidelberg) como forma de exposição sistemática das Escrituras.
    Muitas Igrejas da grande Reforma usam regularmente a cada domingo a pregação tomando por base o catecismo.
    Isto foi uma obra de Deus. As igrejas que não adotaram esta posição, hoje enfrentam um afastamento dos princípios bíblicos.
    Mas é claro. Se não estamos todos os domingos relembrando nossa fé exposta nos documentos da Igreja, vamos nos distanciar dela.
    Que Deus nos ajude.`A ELE a glória para sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a palavra catecismo é associada ao romanismo e por isso rejeitada pelos evangélicos.

    Em 2009, publicarei os cânones de Dort, um artigo por domingo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.