Confusão mental

Nossa moeda teológica tem sido depreciada. Nossas mentes têm sido condicionadas a pensar sobre a cruz como uma redenção que faz menos do que redimir, e a pensar sobre Cristo como um Salvador que faz menos do que salvar, e a pensar sobre o amor de Deus como um débil afeto, que não pode impedir alguém de cair no inferno, e a pensar sobre a fé como a ajuda humana de que Deus necessita para cumprir os Seus propósitos.

Em resultado disso, não mais somos livres para acreditar no evangelho bíblico ou para anunciá-lo. Não podemos acreditar no mesmo, porque os nossos pensamentos são arrebatados nas circunvoluções do sinergismo. Somos perseguidos pela noção arminiana de que se a fé e a incredulidade tiverem de ser atos responsáveis, terão de ser atos exclusivamente humanos. E, daí deriva-se a idéia que não somos livres para crer que somos salvos inteiramente pela graça divina, através de uma fé que é dom de Deus e que chega até nós por meio do Calvário.

Ao invés disso, ficamos envolvidos em uma estranha maneira de dúbio pensar, acerca da salvação, pois, em um momento, dizemos a nós mesmos que tudo depende de Deus, para, no momento seguinte, dizermos que tudo depende de nós. A confusão mental daí resultante priva Deus de grande parte da glória que Lhe deveríamos atribuir como autor e consumador da salvação, e a nós mesmos do consolo que poderíamos extrair do conhecimento daquilo que Deus fez por nós.

J. I. Packer
In: O Antigo Evangelho

4 comentários:

  1. Clóvis, sei que você é um servo de Deus usado por ELE. Me perdoe se por ventura te ofendi alguma vez na comunidade grupo de teologia do google.
    Muitas pessoas são pastores e apóstolos sem necessitarem desse título.O único título que nós precisamos é o de servos.
    Que o Senhor Jesus te abençoe e continue te usando.
    DUDAFLOCOS

    ResponderExcluir
  2. Dudu,

    Paz seja contigo, meu irmão.

    Se alguma vez você você me ofendeu, está completmamente perdoado e esquecido, pois não me lembro de nenhuma palavra ou atitude sua que eu não tenha gostado. Podemos ter tido alguma diferença de posição ou opinião, mas isso de forma alguma é ofensivo, contudo nem disso me lembro.

    De tudo que me lembro, só tenho que dar graças a Deus pelo privilégio de tê-lo como meu irmão em Cristo.

    Fiquem em paz.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de declaracao do sr. J I Packer.
    Concordo em genero, numero e grau.

    Obrigado irmao Clovis pelo seu blog e por contribuir pela ortodoxia Biblica e Reformada, para a Gloria de Deus e Seu Reino.

    Soli Deo Gloria

    Paz a todos
    Weslley

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço sua visita e seus comentários. E dou toda honra e toda a glória a Ele.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.