Única saída


O evangelho considera a todo descendente de Adão como pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido. A graça que o evangelho divulga é a sua única esperança. Todos permanecem diante de Deus como réus sentenciados, transgressores da Sua santa lei, como criminosos culpados e condenados, não a espera de alguma sentença, mas esperando a execução da sentença já passada sobre eles (João 3:18; Romanos 3:19). Queixar-se da parcialidade da graça é suicídio. Se o pecador insiste em que se lhe faça a pura justiça, então o "lago de fogo" terá que ser o seu quinhão eterno. Sua única esperança está em render-se a sentença que a justiça divina lhe passou, apropriar-se da retidão absoluta que a caracteriza, lançar-se à misericórdia de Deus, e estender mãos vazias para servir-se da graça de Deus, que agora chegou a conhecer por meio do evangelho.

A. W. Pink
In: Os atributos de Deus

7 comentários:

  1. Esse Pink que era um pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido...
    segundo suas próprias palavras...

    ResponderExcluir
  2. Além do Pink, eu também sou pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido por mim mesmo.

    E como Pink, sou um pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido por mim mesmo, que foi alcançado pela graça de Deus e aceito por Deus unicamente pela justiça de Cristo.

    E você, Roger, não é um pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido por mim mesmo, salvo pela graça de Deus?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Quiz ressaltar que essas palavras podem parecer um tanto quanto ofencivas, até mesmo somente como pressupostos teológicos.
    Há uma tendência muito grande em se pregar o evangelho com o dedo apontando para o outro interlocutor. Como algo do tipo, "todos" são pecadores, mas querem dizer, "você" é um pecador. Arrependa-se!

    Não vejo esse exemplo na Bíblia.
    O chamado para o arrependimento vinha de outra forma: uma bacia com água e toalha, um mão curadora, um pedido por água, um abraço amigo.

    Quanto a você, Clóvis, tenho em ti encontrado também um amigo, um irmão de fé, uma pessoa de caráter, um servo humilde, um cristão digno do Reino e da vida eterna (conf At 13:46)

    ResponderExcluir
  4. não sei de onde tirei esse quis com Z... eu, pobre pecador, caido...

    ResponderExcluir
  5. Roger,

    Não vejo outra maneira de pregar o evangelho sem apontar o dedo indicador para o ouvinte e dizer "você é um pecador". Neste gesto, três dedos apontam para si mesmo e dizem "ou sou o principal dos pecadores". E o polegar para cima indica quem declara que somos pecadores: o Deus três vezes santo.

    Este tipo de pregação não é exemplificado na Bíblia? Eu creio que sim. Quando perguntaram a Jesus sobre os galileus que morreram soterrados com a queda de uma torre, Jesus disse "todos vocês, se não se arrependerem, igualmente perecereis". Não tem como ler Romanos e não sentir o dedo acusador na nossa cara.

    Tenho lido Pink o suficiente para afirmar que ele não se considera mais santo que os outros. Mais que a condição do outro, ele reconhece a sua própria miséria sem Deus. Não creio que ele pretendeu ou sequer pensou em se excluir da "descendência de Adão".

    Quem muito é perdoado, mais ama.

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS1: Também te amo e vejo em você uma pessoa que gostaria de encontrar ainda aqui na terra, para dar um forte abraço... considerando a distância, talvez tenha que adiar o sonho para a glória.

    PS2: Então, você é vítima da Depravação Ortográfica Total... como eu :-)

    ResponderExcluir
  6. Paz Roger,

    Quero fazer um addendum, um problema grande que se levanta é até onde a autoridade da Bíblia é diminuída pelo caráter do pregador. A meu ver não é diminuída de nenhuma forma, portanto mesmo que o pregador seja o maior hipócrita do mundo, se o que ele está pregando é a Verdade devo recebê-la, é o que Jesus diz em Mateus 23:1-3.

    "Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;"

    Em Cristo,

    Ednaldo.

    No site da Editora Fiel existe um conjunto de palestras do Pr. Jay Adams que tratam desse assunto.

    Clica aqui

    ResponderExcluir
  7. Clóvis disse..
    E como Pink, sou um pecador decaído, corrupto, merecedor do inferno e desvalido por mim mesmo, que foi alcançado pela graça de Deus e aceito por Deus unicamente pela justiça de Cristo.
    desejo com autorização do autor, subscrever esta afirmação.
    Soli Deo Gloria

    Lourival Nascimento

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.