Pode o homem converter a si mesmo?

"Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar" Is 55:7

Os arminianos utilizam essa passagem para argumentar que o homem caído pode buscar a Deus antes de se converter. Isto está em flagrante contradição com Paulo que diz que "não há quem busque a Deus" (Rm 3:11). E sabemos que a Palavra de Deus não se contradiz.

O que devemos notar, em primeiro lugar, é que o texto não diz que o homem é capaz de voltar-se a Deus por si mesmo, mas que ele deve voltar-se para o Senhor. O texto fala sobre o que ele tem que fazer, e não que ele é capaz de fazer e nem como isso é feito. Não devemos ir além de onde a própria Palavra vai.

Em segundo lugar, observemos que o contexto nos diz que o homem não pode alcançar o padrão divino, "porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55:8-9). O homem, por si mesmo, é incapaz de compreender a vontade de Deus e de trilhar os caminhos de Deus de volta a Ele.

Porém, Deus mesmo se encarrega de resolver isso, dizendo que "assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei" (Is 55:10-11).

Resumindo, o versículo 7 fala do dever do homem, os versículos 8 e 9 da sua incapacidade de cumprir com esse dever, em seguida os versos 10 e 11 falam da solução de Deus (a eficácia de sua Palavra) e finalmente, o versículo 12 apresenta o resultado dessa operação divina: "saireis com alegria e em paz sereis guiados" (Is 55:12).

6 comentários:

  1. Clóvis,

    Realmente. Inclusive para mim, que nasci num lar evangélico, foi muito difícil entender que eu não conseguiria buscar a Deus nas minhas próprias forças e que toda tentativa da minha carne de buscar alguma "divindade", certamente não era o Deus bíblico, mas o deus Papai Noel apresentado hoje em dia.

    Creio que a terceira acusação encaixa-se bem aqui.

    Voltemos o Evangelho,
    Vini

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, artigo interessante sobre o assunto. Se você quiser, podemos fazer uma troca de links.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Juber,

    Obrigado pela sua visita e comentário. Não entendo muito bem como funciona a troca de links, mas já adicionei o Cristianismo Radical na minha lista de blogs amigos. Ela mostra as últimas atualizações dos blogs inseridos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Vini,

    Hoje discutíamos isso em nossa classe de teologia. Infelizmente, o evangelho apresentado atualmente é diluído e tudo se resume a "metodologias de proselitismo", para usar uma expressão de nosso livro-texto.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo artigo, Clóvis. Que Deus continue te dando sabedoria.
    Incrivel o que podemos combater de erros, tão somente CONTINUANDO a ler o texto!!!!! Esse seu caso apresentado foi mais do que claro de "isolamento"... Como na maioria das vezes.

    Vou tentar decorar as referencias! rs

    Obs: O "teimoso" deu uma sumida, né?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa argumentação, concordo plenamente com o que foi exposto

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.