Dispostos ou destinados?


O caso de Atos 13:48
Clóvis Gonçalves

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna."

O versículo acima representa uma dificuldade para os que negam a predestinação para a vida eterna. Pois a leitura simples do texto dá a entender que alguns creram e o fizeram porque anteriormente haviam sido destinados para a vida eterna. Diante dessa dificuldade, alguns dizem que "haviam sido destinados" é uma tradução ruim, e que o texto é melhor traduzido "estavam dispostos". Ou seja, ao invés de crerem por terem sido destinados para a vida eterna, eles creram porque estavam mental ou emocionalmente dispostos a isso. Analisaremos a seguir se esta interpretação se sustenta à luz dos seguintes argumentos:

1. A expressão nas principais traduções e versões

As principais traduções e versões em português trazem "creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna", caso da Revista e Atualizada e da Tradução Brasileira. As Revista e Corrigida, Edição Contemporânea e Almeida Corrigida Fiel traduzem "creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna". A Nova Versão Internacional apresenta "creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna" e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje "creram todos os que tinham sido escolhidos para ter a vida eterna". A tradução em português "O Livro", da International Biblical Society diz que "creram todos os que Deus destinou para a vida eterna". A Edição Pastoral, da Paulus, traz "todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé". Outra tradução católica, publicada pela Editora Vozes, traz "aceitando a fé todos que estavam destinados à vida eterna". Ainda outra Bíblia católica apresenta "creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna".

De igual modo, as principais traduções em inglês usam palavras como "ordained", "appointed" , "destined" e "pre-destined". Nas Bíblias em espanhol o versículo é traduzido utilizando expressões cognatas às do português, como "ordenados" e "designados". As versões em italiano traduzem "ordinati" e "preordinati", sendo este último termo também utilizado na Nova Vulgata, a Bíblia oficial do Vaticano.


Se a absoluta maioria das traduções e versões bíblicas trazem palavras e expressões que indicam uma ação soberana de Deus na eternidade e sequer sugere que o versículo possa significar uma disposição prévia das pessoas em crer, por que fazer violência ao sentido natural do texto para adequá-lo a um sistema teológico ou modo de pensar? Será que os diversos tradutores da Bíblia para diversas línguas e as diversas comissões revisoras foram unânimes em errar usando uma palavra incorreta na passagem em questão? Acho essa hipótese muito pouco crível.


2. A palavra no original

O termo traduzido "ordenados" ou "destinados" é tetagmenoi, derivado de tasso. O Léxico de Strong define tasso como "colocar em ordem", "situar", "apontar", "designar". O termo ocorre em oito lugares no Novo Testamento e é traduzido como "designar" (Mt 28:16 RA), "sujeitar" (Lc 7:8 RA), "resolver" (At 15:2 RA), "ordenar" (At 22:10 RA), "marcar" (At 28:23 RA), "instituir" (Rm 13:1) e "dedicar" (1Co 16:15). Nada que se aproxime de "dispor-se a".


F. F. Bruce, no Novo Comentário da Bíblia, informa que o termo pode ter o sentido de "inscritos" e "arrolados", indicando para confrontação Ap 13:8 e 17:8. Os judeus usam a expressão "ordenados para a vida eterna" e "inscritos para a vida eterna" apenas como significando "predestinação ou eleição para a vida eterna" como um ato de Deus realizado na eternidade. O Jamieson, Fausset and Brown Commentary diz que sem fazer violência a ele, o texto não pode ser interpretado diferentemente de que "a divina ordenação para a vida eterna é a causa e não o efeito da fé dos homens".


3. O modo verbal

Vamos analisar a voz e o modo verbal das palavras crer e destinar. Crer está na voz ativa e no modo indicativo. A voz ativa representa o sujeito como o agente ou executor da ação e o modo indicativo é simples declaração de um fato, ou seja, indica que algo ocorre, ocorreu ou ocorrerá. Disso se conclui que as pessoas de fato creram naquele momento.
Destinados está no tempo perfeito, o que significa uma ação que é vista como tendo sido completada no passado, uma vez por todas, não necessitando ser repetida. A voz é passiva, ou seja, o sujeito da oração, recebe a ação ao invés de executá-la. Quer dizer, os que creram naquela ocasião haviam sido destinados para a vida eterna numa ocasião anterior .

Mesmo que se admita aqui que "destinados" pode ser traduzido como dispostos, ou seja, que as pessoas creram porque estavam dispostas a crer, não se resolve o problema dos arminianos, pois a voz passiva indica que, se fosse o caso, elas não estariam dispostas por si mesmas, mas foram feitas dispostas por outro sujeito.


4. O contexto

A declaração de Lucas faz parte de seu relato do acontecido em Antioquia da Pisídia. Paulo fala na sinagoga a judeus e prosélitos, discorrendo a história sagrada até chegar na remissão dos pecados e na justificação pela fé. Alguns deles creram e Paulo os exortou à perseverança na graça. No sábado seguinte, convidado que fora, Paulo novamente expõe a doutrina de Cristo, assistido agora, além dos judeus e prosélitos, por "quase toda a cidade" (At 13:44), o que causou inveja nos judeus. Então, Paulo se volta dos judeus aos gentios, que se alegram com isso. Dentre esses, muitos creram, a Lucas diz que foram "todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (At 13:48). Quem seriam esses "todos"? Creio que se refira àqueles dentre os "judeus e prosélitos" (At 13:43) e "gentios" (At 13:48) que creram, nos dois sábados.


É interessante notar que Lucas menciona casualmente a predestinação para a vida, no contexto do resumo da pregação de Paulo e do relato das conversões. Se por um lado não se possa dizer que Lucas pretendia ensinar predestinação aqui, por outro fica claro que a doutrina da eleição precedente à fé era algo comum aos crentes naqueles dias. Aquilo que hoje causa mal estar, era algo tido como normal para os crentes da igreja primitiva: Deus predetermina. A respeito da morte de Jesus, é dito que Ele foi "entregue pelo determinado designio e presciência de Deus" (At 2:23) e em oração reconheciam que aquilo que os homens ímpios fizeram a Jesus foi "o que a tua mão e o teu propósito determinaram" (At 4:28). Somente depois de "cumprirem tudo o que a respeito dEle estava escrito" (At 13:29) o tiraram da cruz. Ou seja, é com naturalidade que Lucas fala de ordenação para a vida eterna, visto que para ele Deus é "o Senhor, que faz conhecida essas coisas desde séculos" (At 15:8).

5. O testemunho geral das Escrituras

As Escrituras dão testemunho de uma escolha feita por Deus na eternidade e de uma chamada realizada na história. Por exemplo, Paulo diz aos tessalonicenses que "Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação" e que "também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Ts 2:13-14). Consoante modo, escreve aos Romanos "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou... E aos que predestinou, a esses também chamou" (Rm 8:29-30). Aos efésios ele disse que Deus "nos escolheu nele antes da fundação do mundo... em amor nos predestinou para ele" e completa que "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa". (Ef 1:4-5, 9).

O reconhecimento da eleição se dá pelo atendimento convicto à chamada do evangelho (1Ts 1:4-5), pois o Deus "que nos salvou e nos chamou com santa vocação" o fez "conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos" (2Tm 1:9). Por crer que os que alcançam a salvação são os que antes foram eleitos e destinados à vida eterna é que o apóstolo dizia "tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória" (2Tm 2:10).
Pedro se dirige aos "eleitos segundo a presciência de Deus", a quem Deus "regenerou para uma viva esperança" (1Pe 1:2-3).

Eleição e chamada estão juntas também na segunda carta, onde ele recomenda "procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum" (2Pe 1:10).
Jesus falou a respeito da razão porque uns crêem e outros não crêem dizendo uns são "minhas ovelhas" e outros "não sois das minhas ovelhas", respectivamente. (Jo 10:26-27).

Conclusão


Creio que ficou demonstrado a fragilidade da afirmação de que o relato de Atos 13:48 fala de pessoas dispostas a crer. As principais traduções bíblicas, evangélicas e católicas, trazem destinados, apontados, ordenados à vida eterna, e não dispostos no sentido de inclinados a crer. O mesmo ocorre com as principais versões em línguas estrangeiras. O estudo do termo original, com auxílio de léxicos e verificação de outras ocorrências do termo no Novo Testamento também aponta para um ato de Deus e não uma atitude mental humana.

E mesmo que se admitisse, por um instante, que dispostos é uma tradução possível, o modo, a voz e o tempo verbal indicam que esse tornar disposto não é um ato da própria pessoa que creu. Se foram dispostas a crer, o foram por Deus e não de si mesmos. Além disso, a analogia da fé não deixa dúvidas que existe uma relação de causalidade entre ser eleito e crer, ou seja, crêem na história os que foram eleitos na eternidade.


Em vista do que foi exposto, as tentativas de amenizar a verdade expressa pela declaração lucana devem ser rejeitadas como mais um caso de eisegese, ou seja, fazer com que o texto signifique o que queremos que signifique, ao invés de aceitar o sentido natural do mesmo, claramente expresso, de que pessoas anteriormente destinadas à vida eterna, vieram a crer em momento oportuno.

Soli Deo Gloria

62 comentários:

  1. Então Deus escolhe as pessoas que herdarão a vida eterna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é isso que esta escrito em EF 1. 4 e 5
      e em JO 15. 16... Dentre outros textos !

      Excluir
  2. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)

    "CRÊR" <--- :)

    ResponderExcluir
  3. Anonimo,

    Quem pode crer? O homem tem a capacidade de crer?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Respondendo às suas perguntas:

    1) Sim, Deus escolhe os que herdarão a vida eterna.

    2) Deus é justo, pois não há injustiça em sua escolha.

    3) É verdade, o crer é necessário. E todos os eleitos, e somente eles, crerão.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis e demais o Respondendo às suas perguntas 1 e a última parte da 3, ultrapassam a Doutrina de Cristo( II João 9), pois faz de Jesus, do Espírito Santo e de João mentirosos em João 3:15,16,36, e em outros diverso textos da Palavra de Deus.
      E, sobre o "1 Sim, Deus escolhe os que herdarão a vida eterna", eu já postei que: E, SE REALMENTE HOUVESSE PREDESTINAÇÃO DUPLA NÃO PRECISARIA JESUS TER SIDO UNGIDO POR DEUS “COM O ESPIRITO SANTO E COM PODER, O QUAL ANDOU POR TODA PARTE, FAZENDO O BEM E CURANDO A TODOS OS OPRIMIDOS DO DIABO(ATOS 10:38)”, PARA DEPOIS SOFRER E MORRER A MORTE DE CRUZ SÓMENTE PARA SALVAR OS QUE JÁ ESTAVAM SALVOS PELA PREDESTINAÇÃO DIVINA. Ou seja, segundo o ensino da predestinação determinista ou dupla, podemos concluir que Jesus e Seu ato de salvação na Cruz, incluindo toda a Lei cerimonial, a construção do Tabernáculo, as cerimônias de expiação diária e anual, foi um golpe, um engano, um estelionato de Deus, já que os salvos e os perdidos já estavam predestinados, independente de qualquer coisa. Que Deus, em nome de Jesus, me livre do diabo e deste mal e tipos de heresia. Repito sem medo de errar: Portanto, “irmãos, por trás do ensinamento da predestinação dupla (que Deus elege uns para salvar o outros para matar), satanás está ensinando, insinuando, está fazendo alguns crerem que:
      -ele deixou de ser Lúcifer para ser satanás por eleição de Deus.
      - a terça parte dos anjos foram também predestinados por Deus à tornarem-se demônios .
      -o mal foi predestinado por Deus.
      -o ladrão veio para matar, roubar e destruir por predestinação Divina, ou seja, ele e seus demônios fazem o que fazem Por predestinação de Deus. È isso que Satanás quer que as pessoas pensem.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar,

      Aproveitando que você é bem relacionado lá no Na Mira da Verdade, poderia dar uma forcinha para liberarem meus comentários. Fica feio para o Leandro e sua equipe me mandar um email garantindo que vão liberar o comentário e não o fazer. Soa algo mentiroso, não acha?

      Mas voltando ao seu comentário, você dizer uma coisa ou outra conta muito pouco, se não for fundamentado na Palavra de Deus. As três afirmações que fiz tenho plena condições de demonstrar a partir de afirmações das Escrituras, mas e você, pode demonstrar por declarações diretas da Bíblia (sem colocar suas pressuposições nelas) o contrário? Ou seja, prove biblicamente que:

      1. Deus não escolhe os que herdarão a vida eterna.
      2. Se Deus escolhesse, estaria sendo injusto.
      3. Alguns não eleitos crerão e nem todos os eleitos crerão.

      Gostaria de examinar as passagens que ensinam essas verdades. Poderia indicá-las para mim?

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Já postei que Deus escolheu a TODOS PARA A SALVAÇÃO. E, QUE A PREDESTINAÇÃO DUPLA É DIABOLICA.
      TODOS PARA A SALVAÇÃO: “Em ti serão benditas TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA”, e “ serão benditas TODAS AS NAÇÕES DA TERRA”, declarou Deus sobre Abraão(Gen. 12:3 e 18:18). Para mim esses dois textos sagrados são o bastante para compreender que só não será bendito aquele que rejeitar, já que Deus declarou “ TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA” e “TODAS AS NAÇÕES DA TERRA”. Veja Paulo confirmando que os descendentes e herdeiros de Abraão conforme a promessa são os que são de Cristo (João 1:12-Gálatas 3:7,26,29-4: 7). E, nesse contexto a Palavra de Deus é explicita ao declarar que Deus deu Seu Filho para que TODO AQUELE QUE NELE CRER TERÁ A VIDA ETERNA (João 3:15 e 16), ou seja, através da fé em Jesus, TODOS SÃO FILHOS E HERDEIROS DE ABRAÃO, FILHOS DE DEUS e herdarão a vida eterna. Vocês confundem eleição com salvação. Veja que no passado Deus elegeu o povo de Israel como povo escolhido, peculiar (Êxodo 19:5,6-Deut. 7:7,8,9-14:2-26:18,19). Mas é notório que nem todo o israelita ou judeu serão salvos. Jesus inclusive declarou que tirou o Reino de Deus do povo de Israel e deu a outro povo (Mat. 21:43 a 46). Aliás, a Palavra de Deus também é explicita ao afirmar que Israel poderá ser como a areia do mar, mas só o remanescente (João 1:12-Gal. 3:7,26,29) será salvo (Rom. 9:27,28,29). A Palavra de Deus é clara ao informar que Balaão foi eleito um profeta por Deus(Num. 22:8 a 13-23:3,,4,5). Mas abandonou o reto caminho, se extraviando escolheu o premio da injustiça, conforme declarou Deus através de Pedro e Judas (II Pedro 2:15-Judas 11). Observe que tanto Pedro como Judas não estão falando do extravio e abandono do reto caminho apenas de Balaão e sim de outros mais que seguiram pelo caminho de balaão. Veja a confirmação:
      Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e VENCIDOS, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, DESVIAREM-SE do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2:20-22

      Portanto, Clóvis e demais o Respondendo às suas perguntas 1 e a última parte da 3, ultrapassam a Doutrina de Cristo( II João 9), pois faz de Jesus, do Espírito Santo e de João mentirosos em João 3:15,16,36, e em outros diverso textos da Palavra de Deus.

      A Paz do Senhor Jesus.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Osmar,

      Quero declarações bíblicas diretas que mostrem que:

      1. Deus não escolhe os que herdarão a vida eterna.
      2. Se Deus escolhesse, estaria sendo injusto.
      3. Alguns não eleitos crerão e nem todos os eleitos crerão.

      Eu tenho declarações bíblicas diretas que provam o contrário. Você pode fazer as digressões que quiser, mas enquanto não postar, depois de cada uma dessas afirmações declarações bíblicas que objetivamente provem cada uma delas, ficará o seu dito pelo não dito.

      Em Cristo,

      Excluir
  5. Aleluia! Graças a Deus por sua eleição ocorrida antes da fundação do mundo, pois a fé não é de todos (Ef. 1:4 e 2.Ts 3:2).

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Que maravilha de exposição!

    Uma questão:
    Se Deus é soberano, e na Sua soberania predestinou os que seriam salvos, não seria igualmente possível, pela Sua soberania, "retirar" na história a salvação pré-concebida se assim achar que deve fazer?

    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Desculpe-me mas é simplesmente impossível crer nisto.A paz.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Por que é impossível crer nisso? Por que é antibíblico ou antipático?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Clóvis, graça e paz!

    Descobri o blog por acaso fazendo uma busca que me direcionou ao tema acima: "DISPOSTOS OU DESTINADOS". Que aliás amei. parabéns, desde que estudo o assunto foi o mais equilibrado que encontrei até hoje, pois com pentecostal de berço e reformada de armário, por enquanto, um dos questionamentos que me fazia era: Como crer na doutrina reformada sem ter que renegar minhas raízes pentecostais? Seriam incompatíveis? a julgar pelos textos que tinha lido até então, sim. Pois a grande maioria dos reformados combatem contra o pentecostalismo, alguns vão além, o chamam de movimento erege, de seita, e por ai vai.
    Depois de ler este artigo e o: "SOU PENTECOSTAL SIM", fiquei maravilhada, pois pra mim vc provou que não há incompatibilidade em ser um e outro, e isso foi um balsámo pra minha vida. Deus seja louvado por sua vida e que vc continue sendo um poderoso instrumento nas mãos de Deus pra quebra paradigmas.

    Gostaria de propor que vc escrevesse um artigo sobre o movimento de igreja em células: G12, e seus sinônimos. Pode ser que para alguns o asunto já tenha sido esgotado, mas eu penso que não. Gostaria de saber o que tem a dizer sobre isso.

    Graça e Paz!

    Sônia

    ResponderExcluir
  10. nao consico cre nissi pq entao Deus criou pessoas para irem para inferno e outras para o ceu se fomos crer dessa forma Deus faz sim acepiçaõ de pessoas e isso nao e justo...creio q Deus da ao homem o livro arbitrio a posibidade de sim ou nao Deus nao criou robores ... a biblia diz ide por tudo mundo e pregue o evangelho a toda a criatura ..e diz tambem que ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade..timotio 2:4

    ResponderExcluir
  11. Sonia,

    Perdoe-me, só agora li o seu comentário e gostei demais da expressão "pentecostal de berço e reformada de armário". Muito boa.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Anônimo de 10 de setembro de 2011 19:00,

    Você não precisa se esforçar. Basta ler a Bíblia e aceitar o que ela diz como ela diz.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Se fizessem isto, não enrolariam tanto em textos como Mateus 23:37...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,

    Qual o problema com Mt 23:37?

    O texto diz:

    "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. desculpe... será que entendi??? Deus criou alguns para serem salvos, e outros para irem para o inferno??? então o pecador não tem a chance de se arrepender dos pecados e ser salvo??? então porque o batismo? O batismo não é arrependimento de pecados e inicio para uma nova vida em Cristo?

    a paz

    ResponderExcluir
  16. O problema aqui fica um pouco mais fundo. Tenho acompanhado um pouco da discussão acerca da tradução deste verso, e muitos eruditos afirmam que tal tipo de tradução tem um viés muito calvinista/agostinianista. Não seria de se supor que 'a esmagadora maioria' das traduções seguisse de perto as ancestrais, já 'enviesadas' pelas ancestrais predestinistas Vulgata e King James...

    Os judeus usam a expressão "ordenados para a vida eterna" e "inscritos para a vida eterna" apenas como significando "predestinação ou eleição para a vida eterna" como um ato de Deus realizado na eternidade. O Jamieson, Fausset and Brown Commentary diz que sem fazer violência a ele, o texto não pode ser interpretado diferentemente de que "a divina ordenação para a vida eterna é a causa e não o efeito da fé dos homens".

    Acho que ele forçou um pouco. Judeus creem em livre arbítrio, baseados certamente nas promessas de Dt 29-30 (http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/697448/jewish/Livre-Arbtrio.htm).

    Falar que a ordenação divina é causa da fé, não é a mesma coisa que falar que é causa suficiente.

    Ademais, afirmar que predestinação divina é incompatível com livre escolha é um viés obviamente calvinista. Dizer que a eleição foi 'um ato divino na eternidade' não quer dizer que este ato não levou em conta o tempo que se desenrolaria.

    Quer dizer, os que creram naquela ocasião haviam sido destinados para a vida eterna numa ocasião anterior.
    Não se dando detalhes de tal destinação, a ideia de que ela foi incondicional e/ou irresistível fica pendurada. Aliás, bem lembrado: 'numa ocasião anterior' não é a mesma coisa que 'na eternidade passada'.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo que se admita aqui que "destinados" pode ser traduzido como dispostos, ou seja, que as pessoas creram porque estavam dispostas a crer, não se resolve o problema dos arminianos, pois a voz passiva indica que, se fosse o caso, elas não estariam dispostas por si mesmas, mas foram feitas dispostas por outro sujeito.

    Duas palavras: graça preveniente. O arminianismo não advoga que as pessoas creem unicamente por si mesmas. Afirmar 'dispostas UNICAMENTE por si mesmas' seria afirmar o semi-pelagianismo. 'Afasta de mim este cale-se', como diria Chico Buarque :)
    Nem mesmo São João Crisóstomo (meu Pai da Igreja preferido!) advogaria tal coisa:
    ...Ele declara nada além de que o crer em Mim não é algo ordinário, nem que venha de raciocínio humano, mas precisa de uma revelação do alto, e uma alma bem-ordenada para receber esta revelação.

    Sobre o contexto, há algo mais sério em disputa. A Patrística, que estava bem mais perto dos apóstolos que nós, não tinha essa mesma ideia de 'Deus planejou as coisas sem levar em conta as escolhas deliberadas das criaturas'. Assim, afirmar que o chamado de Deus, o desígnio divino etc. são incondicionais e irresistíveis, é ir contra um testemunho de pelo menos quatro séculos de história cristã.

    Sobre o tempo verbal, é algo mais complicado. Vou apenas replicar o comentário de Dan Chapa e John Wesley:

    Ele não fala do que foi feito desde a eternidade, mas do que foi feito, mediante a pregação do Evangelho – em grego, quando você junta um particípio perfeito com um verbo ‘ser’ imperfeito, você obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Neste verso, ησαν é um verbo imperfeito e τεταγμενοι é particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. Os tempos para os mais-que-perfeitos são derivados dos contextos. Os gentios foram ordenados para a vida eterna quando ouviram o Evangelho e receberam-no com alegria. ‘Eternidade passada’ não é o contexto e parece ser mais como um à-parte, fora da narrativa histórica, o que é um problema para calvinistas desde que mais-que-perfeitos derivam seus tempos das narrativas.

    Enfim, posso dizer que o calvinista vai com uma bagagem imensa de pressupostos no texto, enquanto um arminiano pode ler até mesmo sem se preocupar com a tradução da palavra 'destinados'. O conceito de graça peveniente cai como uma luva neste verso, e em especial no contexto imediato: os judeus recusaram aquilo que os gentios alegremente aceitaram - a Graça Divina.

    ResponderExcluir
  18. Que maravilhosa explicação.Eu creio assim mesmo , pq a Palavra fala assim.
    Glória a Deus por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília,

      Toda glória seja dada ao nosso Deus! E como é triste que muitos não aceitem esse fato bíblico.

      Em Cristo,

      Excluir
  19. isso é um absurdo!!! se Deus quisese róbor então para quer ele fez o ser humano? esses calvinistas vão levar um monte de gente para o inferno junto com eles. leia a bíblia no seu contexto em geral e não leia versículos insolados, a bíblia tem que ser interpretada espiritualmente e não literalmente. deixe essa doutrina idiota seus calvinista louco e vão se converter a cristo. Aleluia Deus quer que todos sejam salvo leia 1tim:2:4

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. "O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve TRATAR TODOS COM EDUCAÇÃO. Deve ser um mestre bom e paciente, QUE CORRIGE COM DELICADEZA aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer."

      2 Timóteo 2:24-26 - NTLH

      Excluir
    2. Kleiton,

      É uma conclusão errada pensar que se Deus predestinar alguém, esse alguém vira um robô. Você é jovem, acredito que inteligente, se pensar um pouco vai perceber a falha desse raciocínio. Por exemplo, meu cachorro não te livre-arbítrio, no entanto, não se parece nada com um robô.

      Se calvinistas vão para o inferno, bem ou mal acompanhados, deixo que Deus decida. Respeito seu direito de opinar, mas advirto que juízo temerário tem lá suas consequências. Mas você já deve saber disso.

      Finalmente, você diz que a Bíblia deve ser interpretada espiritualmente, e em seu contexto geral e não através de versículos isolados. No entanto citou apenas uma parte de um versículo isolado para fundamentar sua afirmação, o qual me mandou eu ler. Com isso você não está violando os princípios hermenêuticos que prescreveu? Qual é o sentido literal e qual o sentido espiritual do referido texto?

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Kleiton tirando o julgamento, pq esse deixa Deus vai fazê-lo,seu raciocínio biblio foi o melhor:Deus é amor,e disse Jesus: Aqueles que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora, então todos judeus, gregos e qualquer outro receberá o perdão ,confessado e deixado e receberá o perdão e a vida eterna com o Senhor Deus. PONTO.

      Excluir
  20. Clóvis

    Uma pergunta fora do estudo mas queria saber sua opinião a cerca do assunto:

    Existe gene gay?Se não porque?

    Deus abeçoe,

    Rafael

    ResponderExcluir
  21. então me diga o seguinte, por qual motivo devemos evangelizar o mundo se os eleitos já tem a salvação por herança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnathan Costa,

      Paulo dizia que tudo fazia pelos eleitos... se fomos chamados para ser imitadores dele, então...

      Serve essa resposta?
      Se não, considere o seguinte:

      Aqueles que foram predestinados por Deus, a esses Deus também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

      É uma escadinha... primeiro Deus predestinou em amor, uma escolha feita por sua vontade e sem nenhuma influência de nossa parte... escolha condicionada por fé prevista é papo furado! Depois de feita a escolha, ele chama. Depois justifica e glorifica.

      E Paulo já antecipa o dilema: Ok, ele escolheu, mas precisa chamar a quem escolheu >> Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

      Resumo: Deus já escolheu quem quer salvar. Ele escolheu também como será feito isso: o anúncio da boa nova de Cristo!

      Excluir
    2. Johnathan,

      Eu posso te dar não um, mas vários motivos.

      1. Jesus nos mandou pregar a todos. Isto já deveria ser motivo suficiente, não?

      2. Deus decidiu salvar os eleitos pela pregação do evangelho. É o motivo que o André lhe deu.

      Imagine a seguinte situação. Um filho vive afastado de Seu pai, que lhe deixa uma herança ao morrer. O executor do testamento deve localizar esse filho, e o faz mediante anúncios e editais públicos. Sem isto, mesmo tendo uma herança, o filho morre pobre. A diferença aqui é uma só: Deus provê os meios para que nenhum dos eleitos fique sem sua herança.

      Em Cristo,

      Excluir
    3. certo, entendi. mas agora me diga. se um eleito, um escolhido é determinado por Deus a ser salvo, mas não ouvir em lugar nenhum sobre essa salvação, ele perde esse direito?

      Excluir
    4. Johnathan Costa,
      Você não entendeu nada!
      Deus move céus e terra para fazer com que o seu escolhido seja alcançado! Não existe essa hipótese de um eleito não ser alcançado pela pregação do evangelho.

      Veja a situação de Cornélio. Sendo ele um eleito, Deus envia anjo, leva os caras até a casa onde Pedro estava hospedado para que Pedro vá até lá e anuncie a Palavra, etc...

      Vamos repetir: "Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles." Romanos 8:29-30 NTLH

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. e se eu não pregar o evangelio e viver só para esperar a salvação já preparada para mim, o que me acontece?
      Voceê tem facebook? como te encontro?

      Excluir
    7. É Deus quem realiza em você tanto o querer quanto o realizar... Ele, Deus, preparou antecipadamente as boas obras nas quais andaríamos... você não faz nada pra ser salvo, mas faz porque é salvo!

      Excluir
    8. o que q bíblia quer dizer com: "O Reino dos Ceéus é tomado a força"

      Excluir
    9. Jonathan,

      Paz seja contigo. O texto de Mateus diz:

      "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele" (Mt 11.12).

      É um tanto difícil dizer com certeza o que o texto significa, devido a uma ambiguidade no original. Mas podemos afirmar com certeza o que ele não diz: não diz que a salvação é conquistada por esforço pessoal.

      No original, o verbo tomar pode estar na voz passiva ou média. No primeiro caso, o reino de Deus sofre violência e os violentos são os inimigos do reino. No segundo caso, os reino vem com violência, e os violentos no caso são os discípulos de João e de Jesus. Em ambos os casos não temos a salvação sendo obtida por esforço pessoal.

      Em Cristo,

      Excluir
    10. O André gosta mais da NTLH que eu, mas veja como ela traduz o texto:

      “Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo.” (Mt 11.12, NTLH)

      Eu sou mais ACF, mas neste caso, não fica longe de tradução mais moderna:

      "E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele" (
      Mt 11:12, ACF)

      Uma outra tradução moderna, mas em espanhol, traz, como alternativa:

      "Desde que Juan el Bautista comenzó a predicar hasta ahora, el reino de Dios ha sido atacado con furia por gente violenta que trata de destruirlo" (Mt 11:12, TLA)

      Em Cristo,

      Excluir
    11. Pôxa, é realmente um texto difícil, assim como acho Lucas 17:37.

      Excluir
    12. Andrias,

      Eu acredito que para os primeiros ouvintes era bem claro. Mas nosso distanciamento cronológico, cultural, linguístico, etc. dificulta nossa compreensão.

      E assim é para outros textos também, como esse que você citou, embora eu o ache menos difícil. De qualquer modo, temos que ter a humildade de reconhecer que nossa interpretação de alguns textos é apenas possível, no máximo provável.

      Em Cristo,

      Excluir
    13. Engraçado é que lendo Lucas 17 novamente ganhei uma luz sobre o texto. Já vinha orando por isso.

      Excluir
    14. Andrias,

      Gostaria de compartilhar com a gente o que recebeu?

      Em Cristo,

      Excluir
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    16. Eu, por falta de atenção eu acho, nunca entendi a resposta "Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres" à pergunta do discípulos "Onde, Senhor?". Claro que a parte que diz onde houver cadáver, ali os abutres se ajuntarão é clara. A minha dúvida era como isso respondia à pergunta, pois pensava que a pergunta se referia a onde aconteceria aqueles acontecimentos que antecederiam o aparecimento do Senhor.

      Após ler (ou prestar mais atenção) no contexto do capítulo: "Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado. 'Onde, Senhor?', perguntaram eles. Ele respondeu: 'Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres'.", percebi que a pergunta 'Onde, Senhor?' se referia a onde o outro que estava no campo seria deixado.

      A resposta de Jesus pareceu uma descrição de como era o lugar, ou como se tornaria o lugar onde foram deixados. Eu, pelo menos entendi que a aflição daqueles dias (vs.29) irá ser tamanha que a situação dos que foram deixados será semelhante a de mortos rodeados por urubus em busca de alimento. Ou seja, grande perigo!

      Alguém pode achar que eu viajei, eu sei que tenho muito que aprender sobre o assunto. E se alguém quiser elucidar mais este versículo, por favor, fique à vontade.

      Excluir
    17. Andrias,

      Confesso que essa ideia nunca me ocorreu. Para mim, o "onde" se referia ao lugar do encontro com o Senhor. Preciso reler o texto sob essa perspectiva, nova para mim.

      Em Cristo,

      Excluir
    18. li o versículo e entendi que com estas palavras "onde estiver o corpo ali estarão os abutres", Jesus quer dizer que, da mesma forma que concerteza onde estiver um corpo ali estarão os abrutes, também com a mesma certeza suas palavras se cumbrirão.

      Excluir
    19. Acho que isso não responde a pergunta dos discípulos. A menos que a pergunta deles fosse "se" essas coisas aconteceriam, e não "onde".

      Excluir
    20. certo só que Jesus pode ter usado essa conmparação para afirmar que aconteceria. Isso poode não responder a pergunta oficial dos discípulos mas responde aqueles que ainda duvidavam de Jesus e não tinham coragem para perguntar. Talvés tenha sido essa a intenção de Jesus.

      Excluir
    21. Pode ser, Jonathan. Mais uma teoria.

      Excluir
    22. Andrias,

      Considerando o contexto, Jesus está falando de juízo, ou de Sua volta como juiz. Embora sempre façamos uma leitura pela ótica do arrebatamento da igreja, o que acaba afetando uma confusão quanto ao "levado" e o "deixado": o crente é levado, o ímpio ou falso crente deixado. Porém, é o contrário.

      O que é "levado" é que sofre juízo. Veja por exemplo, no mesmo contexto, "e veio o Dilúvio e os levou a todos". Embora os termos no original sejam outros, a ideia é de alguém sendo levado para julgamento. O que "é deixado" é o que se livra do juízo, e por conseguinte, entra no reino.

      Sendo assim, podemos entender quem é o cadáver. Eu sempre pensei que se referia Jesus, que atrairia o Seus para si no dia da Sua vinda. Porém, nunca fiquei confortável com a imagem de Jesus como a de um cadáver (Lucas usa o termo corpo, mas Mateus traz cadáver). E crentes retratados como abutres também é estranho.

      Então faz mais sentido a resposta de Jesus quando consideramos que ele está descrevendo o juízo que ocorrerá na Sua volta. Os discípulos perguntam "onde" haverá esse juízo? E Jesus responde com um provérbio: onde houver um morto, aí se juntarão os abutres. Ou seja, onde houver iniquidade, ali o juízo chegará.

      Essa ideia de juízo aparece também apocalipse, de forma bem direta: "Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes" (Ap 19.21)

      Em Cristo,

      Excluir
    23. Uau, é isto mesmo. Muito bom, Clóvis. Obrigado mesmo.

      Excluir
  22. Olhando alguns comentários aqui, eu me vejo um bocado de tempo atrás!!!! rssssssss

    Um dia, Romanos 9 se abriu pra mim, revelado pelo Espírito Santo e eu parei de "recalcitrar contra os aguilhões"

    Não tem como não aceitar que Deus é quem destina a salvação:

    [i]"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
    Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
    Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
    Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
    Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
    Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
    Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
    Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
    E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    Romanos 9:11-23"[/i]

    Deus destina, é fato!! Não há injustiça, também é fato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iverson,

      Lembra-se de nossa conversa em S. Paulo, após o filme Lutero? na época, você ainda recalcitrava, rsrsrs. Creio que é normal.

      Pela graça de Deus, já nasci "com dois pontos". Os outros vieram com o tempo, não sem esperneio.

      Em Cristo,

      Excluir
  23. Clóvis,

    O apóstolo Paulo é um grande exemplo de destinado, pois se ele não tivesse um encontro com Cristo quando ia para Damasco respirando ameaças de morte, com certez continuaria o caminho de forma destemida e atingiria seus objetivos trazendo cativos os cristãos, matando alguns que resistisse e torturando outros e seria assimaté o final de sua vida.

    Fp 3 a partir do vs 4 Paulo expõe a confiança carnal que tinha por ser fariseu, hebreu dos hebreu, cumprir a lei a risca, mas na verdade ele odiava a Deus (perseguia Cristo e a igreja), mas quando conheceu ao Senhor todo seu saber anterior era esterco.

    No exemplo de Paulo vemos que sua conversão aconteceu pela ação do Espírito Santo na Palavra pregada. Paulo como em um comentário acima, recalcitrava contra os aguilhões, e vimos isso em Atos quando Estevão pregava, e ele, entre tantos outro ouvintes enfurecidos rangiam os dentes de raiva, tapavam seus ouvidos e gritavam - mas vemos que a Palavra do Senhor não voltou vazia.

    Quando aprouve ao Senhor, chamou Paulo !

    Glórias a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio,

      É bem isso mesmo. Paulo estava disposto a matar cristãos, não se tornar um deles. Até que o Senhor o chamou. E aí sua disposição se tornou outra.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Com a mesma Bíblia eu posso ser arminiano ou crer na triste e desoladora doutrina da dupla predestinação calvinista. Depende dos textos que eu usar!

      Excluir
    3. Ao anônimo

      Depende de como você ''usá-la'' pode achar muita coisa na Bíblia anônimo. Mas se você interpretá-la corretamente usando seus textos dentro de seus contextos vai acabar "crendo na triste e desoladora doutrina da dupla predestinação calvinista."

      Anônimo, nem sabe o quanto é duro recalcitrar contra os aguilhões.

      Na Paz do Cordeiro

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
  24. O engraçado que Armínio dizia a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  25. Na bíblia dos Tejotas a expressão que aparece é Dispostos, agora para mim os tejotas são semipelagianos.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.