João Calvino e o livre-arbítrio

"Admitido isto, fica fora de qualquer dúvida que o homem não possui livre arbítrio para as boas obras, a não ser que seja assistido pela graça, e essa graça especial concedida aos eleitos na regeneração" (Institutas da Religião Cristã, Livro 2, 2:16)

4 comentários:

  1. Com licença , (lucas 10.5)

    Deus nos PREDESTINOU a termos LIVRE ARBÍTRIO para que pelo LIVRE ARBÍTRIO fossemos predestinados em CRISTO a REGENERAÇÃO ,,,

    LEMBREM-SE ,QUE SOMOS PREDESTINADOS EM CRISTO E NÃO AO CRISTO

    (GENESIS 4.6-7) -Esta é a mais perfeita colocação a isto ,,,

    4.6 - Disse o Senhor : Por que estás triste ?
    (SUJEIÇÃO ,SUSCEPTIBILIDADE HUMANA)


    4.7 - Se procederes bem
    ( ATITUDE DE ESCOLHA -LIVRE ARBÍTRIO)

    não é certo que serás aceito ?
    (JUÍZO DETERMINADO ,PREDESTINO)

    mas se procederes mal
    (ATITUDE DE ESCOLHA -LIVRE ARBÍTRIO)

    o pecado está a porta
    (CONDICIONAMETO)

    o seu desejo será para ti OU contra ti
    (SUJEIÇÃO -SUSCEPTIBILIDADE HUMANA)

    mas a ti cumpre dominá-lo
    (RECHAÇÁ-LO ou ABRAÇÁ-LO ,portanto uma ATITUDE de ESCOLHA - LIVRE ARBÍTRIO)

    Por isso PREDESTINAÇÃO não se dá sem antes passar pelo LIVRE ARBITRIO ,,,,

    EVALDO NASCIMENTO

    PS Se após o pecado o homem perdeu o livre arbítrio e não poderia portanto decidr pelas boas obras da regeneração por qual razão então ABEL FOI MORTO ?

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui ignorante nas terminações ISMO destes conceitos chamados de ,,, como é mesmo ? Calvinismo ? Arminianismo ? Pelagiano,,, sei lá o que ismo ,,, Sério desconheço essas colocações ,,, a mim basta o MONOTEÍSMO ,,, este lance de POLITEÍSMO não é comigo .


    Talvez por uma questão de relaxamento cultural se assim posso definir ,,,

    O único ISMO que me ative foi ao que vem na terminação do MONOTEÍSMO ,,,

    Pelo visto não perdí muita coisa pois teem surgido outros deuses por ai que são levantados pelos homens ,,,

    Eu paraticularmente desconhecia , falando sério , tantas definições como a que o nobre
    ((-V-)disse) colocou ,,,

    Acho que preciso estudar mais culturas , acima da Bíblia , e ficar inteirado sobre tantos segmentos ,,,

    Nada contra mas ,,,

    Na verdade o motivo desta , neste espaço , diga-se de passagem precioso e democrático e também que oferece muito mais do que se possa pensar ,,,

    Como dizia , claro ,que não tenho o vasto conhecimento destes novos conceitos de terminações ISMO , pois só conheço o de MONOTEÍSMO ,,,

    Sem mais rodeios , quero dizer que sem falsidade
    alguma ,sou um ignorante diante de todos nesta pág.

    Nem mesmo o dono da Verdade sou para que possa colocá-la em evidência , longe de mim tal coisa .Cada qual busque (JOÃO 5.39) E (MATEUS 6.6)

    Bom o que desejo deixar aqui é :

    Eu encontro LIVRE ARBÍTRIO, pós pecado, na BÍBLIA .

    ISAÍAS 1 .19 -20 que o diga

    Agradeço por esta porta aberta pelo Clóvis ,,,A porta abriu-se e eu desejei entrar aqui ,,,

    (LUCAS 10.5)

    Evaldo

    ResponderExcluir
  3. Falsa Teologia do livre arbitrio e seu adepto.


    ) O adepto da teoria do “livre-arbítrio” crê que o homem NÃO é totalmente depravado e que ele possui plena capacidade para ir a Cristo ao usar seu livre-arbítrio, e que Deus aceitará essa pessoa por causa do exercício dessas habilidades. Note: Dizer que o homem NÃO é totalmente depravado significa afirmar que ele possui certa justiça própria digna de merecer algo da parte de Deus.

    2) O adepto da teoria do “livre-arbítrio” crê que Deus o escolhe baseado na observação futura do uso do livre-arbítrio — caso o homem escolha crer —, portanto , Deus elege um homem para a salvação sob a condição de que o livre-arbítrio previsto dessa pessoa escolha a Deus. Note: Dizer que a eleição é condicionada de alguma forma pelo homem é promover a salvação pelas obras, que é uma coisa má e autojustificadora.
    Wayne Campbell - 7 de fevereiro de 2007 - denunciar abuso
    3) O adepto da teoria do “livre-arbítrio” crê que Cristo morreu universalmente por toda humanidade, sem exceção, e que depende do livre-arbítrio do homem tornar a morte de Cristo eficaz. Note: Dizer que a morte de Cristo NÃO é o diferencial entre céu e inferno é competir com o estabelecimento e a obra da justiça que Cristo obteve mediante sua vida e morte .

    4) O adepto da teoria do “livre-arbítrio” crê que o homem pode resistir à vontade de Deus a qualquer hora mediante vontade própria. Note: Dizer que o pecador pode resistir ao chamado eficaz, interno e atrativo do Espírito Santo de Deus — o mesmo poder que levantou Cristo dos mortos — é dizer que o homem possui mais poder que o próprio Deus .
    Wayne Campbell - 7 de fevereiro de 2007 - denunciar abuso
    5) O adepto da teoria do “livre-arbítrio” crê ser capaz, mediante seu livre-arbítrio, voltar as costas para Deus e, como resultado disso, perder a salvação. Note: O problema com o adepto da teoria do “livre-arbítrio” é que, antes de tudo, ele não entende como a pessoa é salva, muito menos o tópico da preservação ou perseverança. Ele imagina ser alvo da salvação condicional, orientada por obras do princípio ao fim.


    Esses cinco pontos — aos quais o adepto da teoria do “livre-arbítrio” da falsa religião se apega — são mentiras de Satanás, opostas à verdade divina. Deus diz que somos justificados pelo sangue e pela justiça imputada de Jesus Cristo, o Senhor. O falso evangelho parece existir em excesso no mundo hoje. Paulo disse em Gálatas 1:9: “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Se Deus é absolutamente soberano e o autor da salvação eterna, então o livre-arbítrio é um mito. A Palavra de Deus declara dessa forma.
    Wayne Campbell - 7 de fevereiro de 2007 - denunciar abuso
    Se o adepto da teoria do “livre-arbítrio” está tão impressionado com seu livre-arbítrio, por que ele não o usa para parar de pecar? Ele não pode fazê-lo, pois não o possui! “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” (Romanos 9:16). Toda a glória irá para Deus na salvação de uma pessoa ou não haverá salvação. Deus é zeloso de sua glória e não a partilhará com nenhum adepto da teoria do “livre-arbítrio”. JAMAIS!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.