Pastores são diferentes de outras pessoas?

Um membro de nossa igreja recentemente me encontrou numa loja de figurinhas de baseball. Sua saudação para mim foi “Então, é isso o que você faz com nosso dízimo?”. Realmente! Não foi a primeira vez que algo parecido aconteceu comigo. 

Uma vez uma mulher de nossa igreja ficou surpresa ao me ver no departamento de jardinagem do supermercado. Eu estava “com roupa suja de sábado”, mas não foi o que ela viu primeiro. “Pastor Kinnaman” deixou escapar com surpresa enquanto ficava parada à frente do meu santo lugar, “nunca tinha visto suas pernas antes!” (Acho que ela queria dizer, “Esta é a primeira vez que o vejo de bermuda.”). 

E certa vez uma amiga veio ver nossa nova casa. Quando parou em frente ao banheiro principal, gritou para mim, “Então é aqui que o homem de Deus toma banho!”. Estava apenas brincando, mas aquilo realmente passou por sua cabeça. Você pensaria nisso? Quero dizer, quando fosse à casa de um amigo, e pedisse para usar o banheiro, pensaria sobre ele usando-o? Provavelmente não. Nem pensaria duas vezes quando visse um amigo numa loja de figurinhas de baseball ou de bermuda no supermercado. Todos sabem que o homem de Deus não usa o banheiro, nem compra desodorante, nem usa bermuda em público, certo?

Aqui vai mais uma: Os membros do ministério não fazem sexo. O muito conceituado “Leadership Journal” (Jornal da Liderança) pediu que pastores contassem histórias de coisas ridículas que lhes aconteceram no ministério. Um clérigo e sua esposa tinham vários filhos adotivos. Quando esse fato chamou a atenção de uma querida anciã, ela sussurrou delicadamente ao seu pastor um dia, “É realmente melhor quando os ministros têm filhos dessa forma”

A ideia de que pastores e outros no ministério vivem de forma diferente sua rotina diária é uma das “falsas crenças espirituais” que me deixa louco: se Deus é um ser espiritual que se comunica conosco num nível espiritual, então os que representam a Deus deveriam se comunicar inicialmente com outros no nível espiritual. 

“Ah, Pastor Gary, você é tão humano!” tenho ouvido isto dúzias de vezes. Porque as pessoas dizem isso? É anormal que um pastor seja humano? Ou estão deduzindo que “espiritual” e “humano” são essencialmente incompatíveis? Em outras palavras, quanto mais espiritual eu for menos humano serei, e quanto mais humano eu for menos espiritual serei? Quando as pessoas me dizem que sou muito humano, digo-lhes que não faço ideia de como poderia ser diferente. E lhes falo sobre Jesus, que foi totalmente humano. Deus tomou a forma humana. E fazendo isso, na pessoa de Jesus, Deus se tornou humano. É a isso que nos referimos quando falamos da doutrina da Encarnação, um termo teológico derivado do latim que quer dizer “em carne”. A Encarnação foi Deus se “tornando carne”. Além do mais, quando Deus levantou Jesus da morte, não foi somente uma ressurreição espiritual. Seu corpo físico levantou-se da tumba e mais tarde subiu aos céus. Exatamente agora Jesus está assentado à direita do Pai. Deus, então, não somente se tornou carne por trinta e três anos da vida de Jesus, como teve de volta seu corpo humano para sempre. 

Gary Kinneman
Crendices de crentes

6 comentários:

  1. Será que essas falsas crenças espirituais não são culpa dos próprios pastores que ensinam (ou pelo menos deixam fazer parecer) que são eles quem representam Deus, e não toda a igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrias,

      Certamente que sim, pois muitos pastores tem uma compreensão equivocada de sua função no corpo e a transmite ao povo. Porém, não creio que seja totalmente ou somente por causa disso. Creio que os membros em geral acreditam que os pastores tem que ser diferentes dos outros membros da igreja.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Sim, também creio que seja apenas um fator. Mas estes membros acreditam que os pastores devam ser diferentes exatamente porque a cultura que temos do pastor evangélico (assim como a do padre na igreja católica) é de que ele é uma pessoa espiritualmente superior frente aos demais. Pastores devem ensinar que sua função é apenas diferente, não superior, para que depois não se chateiem com casos como estes descritos acima.

      Excluir
    3. Concordo plenamente, Andrias.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. É isso mesmo Andrias ... pastor também é ovelha, só que com um ministério especifico e mais responsabilidades ante a congregação, sociedade e Deus.

    Fique na Paz do Eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, posso perguntar em que sentido um pastor tem mais responsabilidade com a sociedade que um outro cristão?

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.