Perguntas e Respostas sobre Calvinismo

Nesta página você encontra as perguntas mais frequentes, bem como as respostas dadas a ela. Caso a sua dúvida não esteja respondida aqui, utilize o formulário abaixo para fazer sua pergunta.

Pergunta 1: Jesus morreu por todos ou apenas pelos eleitos?
Pergunta 2: Se Deus já tem tudo determinado, por que orar?  
Pergunta 3: Em Efésios 1:4-5 não estaria Paulo se referindo aos apóstolos?  


54 comentários:

  1. O que pensar ou dizer diante de um artigo como este?:

    http://www.crerepensar.com.br/na-sola-dos-cinco-solas/

    Obrigado.

    Américo.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, Américo, o rapaz que escreveu a matéria aparenta nem saber o que são os 5 Solas, além disso, ele parece ser universalista.

    Ou seja, não sabe o que está dizendo, além de ser liberal (o que boa parte das vezes vem em conjunto).

    Perceba que quase tudo que ele diz vem das próprias ideias dele, não tem onde se firmar, a não ser ele mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Quais são os versículos que embasam cada um dos 5 solas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, são vários os versos. Você quer um estudo detalhado? Eu posso te passar com prazer.

      Excluir
    2. Neto, poderia me mandar no andreluisce@gmail.com

      Obrigado...

      Excluir
    3. Pode me passar também? Obrigado diegobatalha@live.com

      Excluir
    4. me manda tbm, joandsonismelk@gmail.com

      Excluir
  4. Eu creio apenas em um Deus todo poderoso!!! Isto basta! Sem essa de teses e pensamentos...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, segundo Tiago isso lhe coloca, no máximo, no mesmo patamar de um demônio. E como sabemos, apesar disso, os demonios não receberão salvação.

      "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." - Tiago 2:19

      Excluir
    2. Quem disse que crer em Deus e pensar são coisas antagônicas? Mania dos crentes achar que para crer em Deus é preciso cometer suicídio mental.

      Em Cristo,

      Excluir
  5. Bom dia! Tenho uma pergunta que não se relaciona com os assuntos em debate. Quero comprar "As Institutas" de Calvino. Alguém pode me indicar a melhor opção em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão da UNESP, emdois tomos, é muito boa.

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2595985/a-instituicao-da-religiao-crista-tomo-1/

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2650259/a-instituicao-religiosa-crista-tomo-2/

      Mas há ainda as versões da Cultura Cristã, em quatro tomos!

      Aconselho iniciar por esta-> http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=476

      Excluir
    2. Jairo, compre uma Bíblia tradução revista e corrigida sem comentários humanos, abra a sua mente e ore ao Senhor Jesus e peça a Ele que te de inteligencia,sabedoria e entendimento na sua Palavra e assim você não ficará amarrado a teses humanas, como diz a Palavra de Deus; 'seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso','porque enganoso é o coração do hoemem'.

      Fique com o Senhor Jesus e seja feliz.

      cazão

      Excluir
    3. Olá, Cazão...

      Obrigado pelo conselho e sincera preocupação. Sempre peço “sabedoria” a Deus para ter “entendimento” das Escrituras Sagradas (Tiago 1:5; 1 João 5:20). Porém, lembretes de irmãos são sempre bem-vindos (Ecl. 4:9,10). No entanto, entendi que você conectou ler obras teológicas com ficar “amarrado a teses humanas”, como se uma coisa inevitavelmente levasse à outra. Não entendo dessa forma. Explico:

      É fato que todo homem pode mentir, como também é fato que o coração do homem pode enganar-lhe, a ponto das Escrituras nos adverti de não confiarmos nele (Jer. 17:5; Sal. 146:3). Nesse sentido, estamos expostos a enganos 24 horas por dia. Por quê? Porque não podemos fugir de nós mesmos. Sendo que “todo homem é mentiroso”, eu mesmo já sou um perigo mortal para mim mesmo. Como posso me proteger desse perigo? Treinando a minha consciência com a sabedoria que Deus concede aos que sinceramente O buscam (Prov. 2:1-5; 3:5-7). Assim como tenho que usar a minha consciência para proteger o meu coração dos meus próprios raciocínios maus, devo usar para atentar para qualquer adulteração da Palavra de Deus que porventura algum irmão queira me passar.

      Entendo que você concorde que a associação com irmãos na fé seja edificante e encorajador. Foi isso que o escritor aos Hebreus destacou como sendo uma razão para reunir-se:

      “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:24,25 – NVI)

      As reuniões nos ajudam a revigorar a nossa fé e o nosso amor, especialmente porque quando estamos reunidos para falar de Jesus, Ele se faz presente (Mat. 18:10).

      Pessoalmente, não vejo qualquer diferença em escutar um irmão num sermão na igreja, escutar as opiniões de um irmão numa conversa informal ou ler algo que um irmão escreva. As três formas de comunicação podem contribuir para o meu entendimento da fé cristã, se o conteúdo do que for apresentado se harmoniza plenamente com a Bíblia. Saber o que um irmão pensa sobre o Cristo pode ser revigorante para mim. Como não posso falar com Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley e outros (pelo menos, não por enquanto), só me restando ler o que eles deixaram. É fato que todos podem transmitir ideias equivocadas, pois eles não eram inspirados por Deus como os escritores da Bíblia. Como posso saber se o escritor registrou apenas “teses humanas”? Fazendo uma análise cuidadosa. Nesse caso, vale muito o conselho do apóstolo Paulo:

      “Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tess. 5:20 – ARC)

      Assim sendo, o apreço pelo “evangelho de Cristo”, guiados pelo Espírito Santo (João 15:26; 16:12,13), nos protegerá até mesmo se um “anjo do céu” nos transmitisse “um evangelho diferente” (Gálatas 1:8,9).

      O que não devo fazer é criticar o pensamento de alguém sem ter escutado e analisado cuidadosamente. Salomão escreveu:

      “Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha” (Prov. 18:13 – NTLH).

      Observo com tristeza a facilidade de alguns irmãos em criticar sem nem mesmo conhecer. Em muitos casos, apenas ouviu falar de um detalhe ou outro. Procuro ter uma postura exatamente oposta a essa, sempre buscando entender as crenças de outros. Li a seguinte frase a mais de 15 anos e nunca esqueci, passando a ser um dos meus princípios para o convívio pacífico com todo tipo de crenças:

      “O conhecimento leva ao entendimento, e o entendimento à tolerância para com pessoas que tenham um ponto de vista diferente.”


      Obviamente, o respeito não significa necessariamente a aceitação da crença.

      Nas minhas leituras e estudo da Bíblia, só leio comentários depois de analisar, reanalisar, meditar e escrever as conclusões exclusivas do texto bíblico. Nunca recorro imediatamente a notas. Leio a Bíblia desde a infância e sempre o fiz com edições sem qualquer nota.

      Portanto, só para deixar claro: considero válido o seu conselho. Sempre enfatizo e valorizo o lado bom dos conselhos que recebo.

      Que Deus o abençoe!

      Jairo Lima

      Excluir
  6. Obrigado pelas sugestões, Ednaldo. No site indicado por você, aparece a opção "clássica" e a edição especial. Sabes a diferença entre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição clássica tem por base a versão em latim das Institutas, já a especial se utilizou da versão em francês. Além disso a versão especial possui uma linguagem menos densa, o portugues do Dr. Waldyr Carvalho Luz, é muito denso, num primeiro encontro vai precisar de um bom dicionário.

      Por isso como leitura inicial, é aconselhável as versões especial que tá com um ótimo preço no site da ECC, ou a da UNESP. A linguagem é muito acessível.

      Excluir
    2. Ednaldo
      Imaginei que fosse mesmo isso. Quanto à linguagem densa, não é algo que me preocupa muito. Ler e estudar com o constante uso do dicionário é algo que não dispenso. Porém, entendo e agradeço a sua preocupação. Surge então uma pergunta que considero mais preocupante: não achas que a tradução do francês, comparando com a versão direta do latim, compromete o conteúdo geral da obra?

      P.S Quero agradecer a sua disponibilidade em responder, me ajudando nessa busca. Compreendo que você pode demorar a responder, por isso deixo claro que espero pacientemente suas respostas. Sendo assim, peço que não comprometas o uso do teu tempo. Obrigado.

      Excluir
  7. Ednaldo

    Na "Cultura Cristã" visualizei alguns detalhes das duas opções que citei acima. Eu ficaria com a edição "clássica". Preciso saber se na prática não há algum benefício nas outras opções.

    ResponderExcluir
  8. Já faz alguns meses que leio os bons textos desse blog e acompanho, com especial atenção, o importante e instigante debate calvinismo X arminianismo. Hoje, estudando sobre o Espírito Santo nos tornar filhos de Deus, me deparei com a leitura de Efésios 1:4,5. Gostaria de uma explicação específica dessa passagem. No meu entendimento inicial, com o pouco tempo em que estudo as Escrituras Sagradas, pareceu-me uma passagem inquestionável de apoio à "eleição", com as expressões "nos elegeu...antes da fundação do mundo" e "nos predestinou." No entanto, pergunto: não estaria o apóstolo Paulo fazendo referência exclusiva aos apóstolos ou outro "subgrupo" entre os que serão salvos. Perdoem a minha ignorância, pois não estou sugerindo nenhuma interpretação. Estou apenas perguntando. A paz de Deus esteja com todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jairo,

      Deus o abençoe e obrigado pelas suas leituras e por sua pergunta.

      Escrevi uma resposta breve, mas se me permite vou postar na segunda-feira, na forma de um post. É que procuro postar um texto de minha autoria às segundas-feiras, e a sua pergunta veio a calhar.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Clóvis,

      Eu quem agradeço a sua disposição em ajudar.
      Esperarei com expectativa.
      Confesso que minha busca pela "Verdade" (João 14:6), tem causado certa ansiedade no meu íntimo. Não considero essa ansiedade de todo ruim, pois assim como Davi reconheceu, cantando em louvor ao Eterno, "...um palmo são os dias que me deste, minha duração é nada diante de ti; todo homem que se levanta é apenas sopro" (Salmo 39:6; BJ), assim também sempre tenho em mente a nossa insignificância e transitoriedade nessa vida. Por outro lado, as palavras inspiradas registradas por nosso outro irmão Paulo, me consolam e me advertem: "Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus."(Filipenses 4:6,7).
      Que Deus continue abençoando a sua vida em tudo, especialmente nessa disposição que tens em compartilhar o que aprendeu com outros. - Hebreus 6:10.

      Excluir
  9. Jairo, o blog Cinco Solas é ótimo. Continue lendo.

    Graças a Deus, temos irmãos que resolveram colocar na web seus pensamentos cristãos e telógicos.

    Pelos menos uns três anos leio Cinco Solas, até agora não me fez mal! kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Os efeitos maléficos do Cinco Solas são crônicos. Você começa achando que não causa nem um efeito colateral, depois pensa que pode largar a qualquer momento e quando se dá conta, virou pentecostal e credobatista, hehehehe. Aí não tem CFW que resolva!

      Quanto aos artigos do netão, gostaria de publicar aqui também.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Luciano,

      Obrigado pelo encorajamento.
      Penso que o conselho do apóstolo Paulo aos filipenses se encaixa nesse ponto. Ele escreveu: "Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de qualquer modo mereça louvor."(Filipenses 4:8; BJ). Não tenho a menor dúvida que a Palavra de Deus se coaduna perfeitamente com todos os adjetivos que Paulo usou. Porém, não esqueço as palavras do mesmo apóstolo, escrevendo aos de Tessalônica, me ajudando a ter equilíbrio: "...ponham a prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." (1 Tessalonicenses 5:21-NVI).

      Excluir
  10. Neto, gostaria de postar seus estudos sobre soberania e predetinção, etc, etc... mas vc sumiu!!! AMADO BATISTA.

    ResponderExcluir
  11. Estou te devendo, Luciano! Assim que possível, te encaminho por e-mail. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero... e pelo contrato estou na frente do Cinco Solas!!!kkk

      Excluir
    2. É justo! Contento-me em ser o segundo da fila.

      Em Cristo,

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. E Clóvis, todo santo tem seu pé de barro. "Credobatista e pentecostal" aí vc mais do que meu elogio chegaria! kkk... E olha que a CFW suporta bem essas tendências!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  14. A Fé é algo Transcendental (transcendente
    adj. 2 g.
    1. Sublime.
    2. Superior que está acima das ideias e conhecimentos ordinários.
    3. Que excede os limites ordinários.
    4. Que se ocupa das questões mais elevadas.)
    Nenhum conhecimento secundário adentra o campo da fé, logo, não pode em nenhuma hipótese ser questionada, a minha está firmada nos escritos biblicos do novo testamento (sem desmerecer o VT), nas palavras de Jesus precisamente e a sua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha fé, como dom de Deus, está na pessoa e na obra de Jesus Cristo, revelado no Antigo e no Novo Testamento. Não apenas nas palavras que Jesus disse, mas também nas que o Espírito Santo inspirou os autores santos escreverem.

      Em Cristo,

      Excluir
  15. Prezado pastor!
    Tenho dúvidas quanto a poesia dos Hinos cujas poesias:
    1) "Achei um bom amigo, Jesus o Salvador,
    o escolhido dos milhares para mim...
    2) Ao findar o labor desta vida... (Meu amigo hoje tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar...)
    O senhor concorda que estas poesias estejam em desacordo com a nossa doutrina da eleição/predestinação?

    ResponderExcluir
  16. Aí pessoal, eu queria um e-mail de um pastor que pudesse tirar minha dúvidas sobre uns textos onde sou constantemente confrontado!
    Quero saber mais sobre a predestinação, e defende-la com argumentos plausíveis! Algum pastor ou teólogo?

    facebook - Sávio de Souza
    Messenger - savioassetec@hotmail.com

    Entrem em contato!!

    ResponderExcluir
  17. predestinação,nossa,pensei que já tinha caído no esquecimento.se falar com um israelita,ele vai falar que é um predestinado e outra, pra eles só se salvara eles,é claro,esta doutrina da predestinação ignora completamente muitas passagens das escrituras como se elas não valessem nada,ou então quem escreveu estava mentindo ou tentando agradar a alguém,Só vou colocar uma passagem que esta no apocalipse no capitulo 22 ver.17 que diz,O espirito e a noiva dizem:vem!aquele que ouve,diga:vem,aquele que tem sede venha,e QUEM QUISER receba de graça a água da vida,AI o individuo aceita o chamado e no momento do encontro ele fez tudo certo mas nao adiantou porque alguém ou um anjo vai dizer a ele olha meu caro você não é um predestinado vai pro fogo perdeu seu tempo,mas de que deus estão falando então é muito mesquinha esta tese


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir,

      Paz seja contigo. Peço que considere o seguinte:

      1. A predestinação para a salvação é uma doutrina bíblica e é referida, explicitamente, em Rm 8:29-30 e Ef 1:5,11. Não é seguro ignorar o que a Bíblia diz.

      2. O agente da predestinação é Deus (confira nas passagens citadas), portanto, querer que a mesma caia no esquecimento é desejar que um ato de Deus seja esquecido. A quem isto interessaria?

      3. Ninguém que aceite o chamado comparecerá diante de Deus e será rejeitado por não ter sido predestinado. Pelo contrário, o fato dele ter sido chamado, crer e perseverar prova que ele era um predestinado.

      Portanto, a doutrina da predestinação não é "uma tese mesquinha", pois a mesma exalta o Deus que "predestina em amor".

      Em Cristo,

      Excluir
  18. Vejo que você é um predestinado a não aceitar uma logica simples,a predestinação é como se Deus quando fez o homem colocasse nele um reloginho com tempo determinado para aceitar a verdade e fazer a sua vontade.assim como tem gente que comenta quando a pessoa escapa de uma tragedia,é que não era a hora do sujeito.e como fica quando Jesus recomenda, ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura,o que crer e for batizado sera salvo,porem quem não crer,ja esta condenado,ai mostra o livre arbítrio,quer dizer a pessoa tem livre escolha para se salvar ou se perder, não é um robozinho direcionado por Deus para se salvar ou se perder,esta doutrina esta fadada a se extinguir por não ter logica.coloca o Deus eterno num patamar humano. quer dizer este eu escolho,e aquele não, já pensou que situação,no céu diante das ostes celestiais o inimigo esta acusando o próprio Deus de injusto e criticando a sua justiça já que ele deu seu livre arbítrio mas já tinha seus escolhidos,ou você pensa só em termos terrenos tenho conhecimento de que antes da fundação do mundo a chance de salvação já me era concedida,isto eu tenho em varias passagens da bíblia sagrada porem eu tenho que me decidir a aceitar ou não,o plano divino já se delineava mesmo antes da criação do homem,só que a revelação deste evento aconteceu em Jesus por que ai já não tinha mais como o inimigo atrapalhar,imagine se ele soubesse que sua derrota seria o sacrifício de jesus na cruz.eu vejo os maiores absurdos sendo dito pelo clero católico mas quando vejo pessoas que estudam a bíblia, os chamados protestantes, fico triste por tantas teologias sem fundamento,ou teses sem uma base solida e confiável.por isto é que as vezes tenho que escutar deboche e gozação, sem poder dar uma explicação razoável de tanta discrepância,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir,

      Não se trata de "lógica simples", mas sim de ficar com "declarações simples" da Bíblia. Deus predestinou para a salvação. Ponto. O que vai além disso é esperneio.

      Eu poderia responder a cada um de seus questionamentos, apontando as bases bíblicas para minha apresentação da doutrina e resposta às objeções que apresenta. Mas fico em dúvida de até que ponto a Bíblia é autoridade para você e do quanto você está preso aos seus pressupostos.

      Uma forma de aferirmos o quanto você está comprometido com a verdade bíblica e disposto a por de lado suas ideias preconcebidas, é o seguinte:

      1. Procure a palavra livre-arbítrio na Bíblia, um sinônimo dela ou um termo que expresse a ideia ou conceito de livre-arbítrio e poste aqui para conversarmos a respeito. Se não encontrar nenhuma, reconheça que o fato.

      2. Em seguida, leia os versículos que citei e que falam da predestinação. E repita com suas palavras o que os textos dizem, e me diga se concorda com eles ou não.

      Depois que fizer isso, responderei a todos os seus questionamentos (a menos que eu não saiba responder, mas reconhecerei isso se for o caso).

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Ops!! Amigo, excelente entendimento desse tema Calvinismo e Arminianismo mas um "pitaco" ... leiam as mensagens: Caim e sua descendencia e A semente da Serpente de William Branham; na minha opinião esclarecera muitas dúvidas.
      http://www.blogfiladelfia.com/2011/02/caim-e-sua-descendencia.html

      http://www.blogfiladelfia.com/2011/01/predestinacao.html

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. José Rubens,

      Não é provavelmente, mas de fato não existe o termo livre-arbítrio na Bíblia. E quanto aos "incontáveis" e "contundentes" sinônimos, acho que estamos lendo Bíblias diferentes. Dos incontáveis, você cita dois exemplos. Vejamos:

      1. O texto de Gn 2 citado, refere-se ao estado de Adão antes da Queda. E a consequência da desobediência expressa bem como seria a condição de Adão após desobedecer: morto. E, mesmo assim, qual é a palavra ou expressão sinônima de "livre-arbítrio" nesse versículo? "Não comerás"? "No dia em que dela comeres"? ou "Certamente morrerás"? Em qual dicionário de sinônimos eu poderia confirmar a contundência desses sinônimos de livre-arbítrio? Ou você tirou isso de sua própria mente?

      2. O versículo extraído de Ec 7, é mesma situação. "Deus fez o homem reto" indica seu estado original, a conjunção mas indica que o que segue refere-se a uma situação diferente, "ele buscou muitas invenções". Mas, novamente, qual é o dicionário que apresenta "buscar muitas invenções" como sinônimo de "livre-arbítrio"?

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Sim, existem várias passagens bíblicas em que ao homem é dado e ordenado fazer escolhas. Porém, significa que o homem tenha em si a capacidade de fazer boas escolhas, sem ser movido por Deus a isso? Claro que não. O problema aqui é que se confunde oportunidade de escolha com capacidade de escolher o bem espiritual, chamando tudo isso de livre-arbítrio.

      Em Cristo,

      Excluir
    9. Se me permite, gostaria de fazer menção de mais uma passagem bíblica contundente, isto é, onde está escrito que "DAVI ERA UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, EXCETO NO CASO DE URIAS, O HETEU". A preposição "EXCETO" deixa solarmente claro que, no caso de Urias, o heteu, DAVI NÃO ERA UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!! E por que razão Davi não era um homem segundo o coração de Deus no caso de Urias, o heteu?

      Excluir
  19. Baixei as institutas em um blog e comecei a ler mais confesso que é quase impossível entender a linguagem do tradutor... rssss alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil, Euclides. A minha é em espanhol, pior ainda.

      Parece que há duas traduções em portugues, mas não sei se uma é mais fácil, nem qual.

      Mas vale a pena o esforço.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Calvino é um homicida e lunático. Quem o tem por mestre é cúmplice de seu mal e deficiente mental.

    ResponderExcluir
  21. Ataíde,

    Tirando o ataque à pessoa de Calvino, do que você discorda no calvinismo?

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, Clóvis:
    Um outro contundentíssimo exemplo bíblico que aponta para autodeliberação do homem é encontrado no Livro de Jó. Disse Deus a Satanás: "Observaste tu as meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal". Satanás tentou argumentar dizendo que Jó não temia a Deus debalde, mas porque Deus o contemplara com muitos bens. Qual haveria de ser a calvinística resposta de Satanás, em se considerando a inexistência de ARBÍTRIO LIVRE? Em vez de se referir a bens, ele haveria de dizer: "Por que o elogias, se tu mesmo assim e para isso o criaste, se tu mesmo deste modo o predestinaste antes da fundação do mundo, desde a eternidade?". A propósito, por que Deus elogiaria Jó como se Jó houvesse de si mesmo, por sua exclusiva iniciativa e manifestação de vontade, "decidido" ser sincero, reto, temente a Deus e desviando-se do mal?

    ResponderExcluir
  23. E esse, digamos, diálogo continua versículos adiante, quando Deus, novamente, exalta a Jó diante de Satanás, dizendo: "Observaste tu o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, E QUE AINDA RETÉM A SUA SINCERIDADE, HAVENDO-ME TUDO INCITADO CONTRA ELE, PARA O CONSUMIR SEM CAUSA". Novamente, pergunto: Por que concebível causa Deus se daria a semelhante diálogo com Satanás, fazendo alusão EXTREMAMENTE ELOGIOSA a um mero homem DESPIDO de qualquer capacidade volitiva?

    ResponderExcluir
  24. Errata: "Havendo-me TU incitado contra ele...".

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.