Predestinação no evangelho de João


Algumas declarações em João parecem refletir uma perspectiva elevada da predestinação — que somente os escolhidos por Deus são capazes de ter fé. Os discípulos de Jesus constituem um rebanho que lhe foi dado por seu Pai. "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (l6:37). "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer" (6:44; ver 6:65). "Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça" (15:16). Somente os homens que são de "Deus" é que ouvem a sua voz com fé (8:47; 18:37).

Lado a lado, de tais declarações, existem outras nas quais a descrença é atribuída à falha moral humana. O apego dos homens ao mal impede que venham para a luz (3:19). Procuram sua própria glória, e não a glória de Deus. Suas ações provam que são filhos do diabo (8:44). São cegos, em virtude de sua recusa voluntária de enxergar (9:39-41).

João não se esforça em reconciliar de modo sistemático essas declarações sobre a predestinação divina e a responsabilidade moral. Ele não acha contradição no fato de ser apresentada como uma decisão bem da vontade do homem e, ao mesmo tempo, ser o dom da graça de Deus. Fica claro, portanto, que a decisão da fé não é uma realização meritória do homem, como, por exemplo, as obras judaicas da Lei, mas simplesmente a resposta adequada à revelação de Deus dada por Jesus, a qual foi tornada possível pela graça de Deus. 

Teologia do Novo Testamento
George Eldon Ladd

7 comentários:

  1. marcos santos
    pessoal o blog na mira da verdade ta bombando..
    show de bola...
    abraços...

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, tu poderia postar ou conhece algum estudo a respeito da parábola da semente?

    Paz em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Qual parábola, especificamente, a do reino como semente ou a do semeador e a semente? Estou sem tempo para estudar a passagem agora, mas posso ver se tenho alguma coisa pronta ou de terceiro e postar.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Da parábola do semeador, a semente caiu a beira do caminho, entre pedras, entre espinhos, e a que caiu em boa terra.

      Se tiver conhecimento de algum estudo ficaria grato se me mostrasse.

      Em Cristo

      Excluir
  3. ANONIMO - como faz para nossos comentários serem liberados lá?

    tem que ser adventista, ser apaixonado por Leandro e se questionar, não apresentar assuntos que podem prejudicar a fé dos adventistas?

    ....

    ResponderExcluir
  4. Clóvis, uma perguntinha de leve, porque também acho que está coerente com o assunto tratado nesta postagem. Antes, o texto:

    "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida." João 5:39 e 40.

    Os judeus julgavam ter a vida eterna pelas escrituras, todavia se negavam a ir ao Senhor para ter vida. Eles, judeus, é que não queriam ir ao Senhor. Resistiam ao chamado. Teimavam em não querer. Ou o texto não é bem assim? Ou melhor, ou eles não exerciam querer algum?

    Abraços! Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Paz seja contigo.

      Acho que não consegui captar o problema de sua questão. Mesmo assim, deixe-me tentar responder.

      Sim, os judeus negavam-se a ir a Jesus para ter vida. Não iam pela sua própria vontade. Não ir a Cristo era um ato volitivo, eles exerciam sua vontade ao recusar-se a aceitar a pessoa de Cristo.

      Mas, onde está o problema?

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.