48 Textos Mal Utilizados por Leandro Quadros - Gn 12:3

"Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12:3).
Na chamada de Abrão Deus promete retribuir com bênçãos e maldição o indivíduo que abençoasse ou amaldiçoasse, respectivamente, o patriarca da fé. E diz que por meio dele todas as famílias da terra seriam benditas. De fato, com a chamada de Abrão Deus começou a formar a nação da qual viria o Salvador, Jesus Cristo. A passagem não apoia a predestinação universal nem faz referência ao livre-arbítrio. O fato de dizer que em Abrão seriam benditas todas as famílias da terra o Senhor deixa explícito que embora estivesse formando uma nação da qual viria o Salvador, a salvação não seria restrita a este povo. O termo família não significa "todos os indivíduos de uma família" como bem o demonstra a história de Israel, pois o termo pode se referir tanto a famílias de indivíduos e de espécies como de povos. A passagem não se refere a capacidade humana, eleição para salvação, expiação, chamada ou preservação, portanto não contradiz em nada os pontos calvinistas.

Posts da Série: [Gn 3:15] [Gn 12:3

15 comentários:

  1. Clóvis,

    Vc já viu um livro "A grande esperança". Apesar de não citar que é da Igreja Adventista, podemos saber que se trata, pois a autora é Elen White. Vem sendo distribuido fortemente em todos os lares de onde moro. Folheando rapidamente vi que abrange ensinamentos sobre: a guarda do sábado, o sono da alma, a aniquilação do diabo e dos ímpios, além de que a satisfação completa da lei se dará quando satanás sofrer não somente pela sua própria rebelião, mas por todos os pecados que levou o povo de Deus a cometer.

    De uma maneira poética relata a rebelião inicial de satanás que foi "inumeras vezes perdoado" e que teve "a chance de salvar a si mesmo e outros anjos". E também retrata do encontro triunfal e remidor de Jesus e Adão quando o 1o. Adão se lançara aos pés de Cristo após tanto tempo sofrendo por ver o mal que causou e enfim Cristo lhe der do fruto da árvore da vida.

    Na verdade seu conteúdo produzirá uma falsa esperança.

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ainda não li esse livro.

      Mas baixei-o do site do programa e vou ler na medida que tenha tempo. Havendo ocasião, posto alguma coisa a respeito.

      Clóvis

      Excluir
  2. Quando o Leandro Quadros falou isso? Não sou adventista, e nem estou tomando partido. Mas para falar de um pensamento de um apresentador ou qualquer pessoa tem que citar as palavras, contexto e momento e depois debater dialeticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo não adventista e apartidário,

      O texto do prof. Leandro pode ser lido aqui: 48 textos bíblicos contra 12 descontextualizados….

      Talvez você tenha que ler alguns textos anteriores da controvérsia para se situar no contexto, mas aí já é contigo.

      Em Cristo,

      Excluir
  3. Clóvis, eu tenho vontade de começar uma campnha (kkk) para saber quando o Leandro Quadros irá ter coragem de falar sobre o passado antitrinitário do adventismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Tem que ser uma campanha muito forte... eu pensava que seria antes do Coríntians ganhar a Libertadores, mas ganhou até mundial e nada.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Pelo jeito então será dificil....

      Mas Clóvis, eu só me lembro quando ele postou algo sobre as minhas postagens. Visto que citei algo a respeito do Blog 5 Solas, ele, como sempre, disse que eu citei algo de um blog crítico, que não era fonte primária (SERÁ QUE ESSA FONTE É DAS HISTÓRIAS INFANTIS!? ele sempre fala dessas fontes...kkkk)...

      E disse que o desenvolvimento da doutrina entre o adventismo foi algo natural!

      Pensei: precisava negar algo que por mais de 1500 já estava resolvido!?

      Veja:"Ao considerar que Ellen White era falsa por que “[...] conviveu e comungou com arianos que blasfemaram contra a doutrina da Trindade… (Jd 4)”, ele desconsiderou que o adventismo era composto por pessoas de várias confissões religiosas e que, portanto, é natural que, no processo formativo, houvesse entre o movimento pessoas que não partilhavam de todas as doutrinas. Se o oponente tivesse feito uma leitura do livro Em Busca de Identidade, do historiador adventista George Knight, teria compreendido melhor o processo formativo da doutrina da Trindade no adventismo. Além disso, se ele realmente estivesse preocupado em informar o seu publico, não teria sido tão seletivo a ponto de não informar que Ellen White era trinitariana e acreditava na Divindade de Cristo. E não poderia ser diferente, pois, ela veio do metodismo.Uma leitura do livro Evangelismo, págs. 613-617 também teria ajudado, bem como a citação da Sra. White em O Desejado de Todas as Nações, p. 530, onde ela afirma que “em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada”.Não merece maiores comentários o absurdo preconceito que ele manifestou, ao insinuar que não podemos conviver com pessoas que pensam diferente de nós. Com base nisso, alguém poderia pensar (e com razão) se o Ministério Cristão Apologético (MCA) não estaria tendo um comportamento nada cristão ao fazer “acepção de pessoas” (Rm 2:11)." - http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/03/09/o-ministerio-de-ellen-white-a-operacao-do-erro-de-satanas/

      Daí, quando respondi http://mcapologetico.blogspot.com.br/2012/03/ao-leandro-quadros-e-aos-seu-leitores.html

      E citei o Blog 5 solas...

      e veja o que o Leandro disse:"Não menos grave foi a atitude do MCA em citar o artigo do blog calvinista Cinco Solas, por demais tendencioso em sua “pesquisa” que em nada contribuiu para uma discussão objetiva sobre o assunto. Isso fica evidente já no terceiro parágrafo da fonte secundária mencionada, onde o autor aleg sobre os pioneiros antitrinitarianos: “Se alguém dissesse [que] “todos os pioneiros” [não criam na Trindade] não erraria muito”. Ora, isso é por demais tendencioso quando se manuseia com responsabilidade documentos históricos.

      O fato de a maioria dos principais escritores serem antitrinitarianos naquela época não indica que aquele era o posicionamento da igreja, pois, não existia qualquer tipo de “credo” votado em comissão devidamente nomeada. Um simples estudo da história das crenças fundamentais adventistas revela que a primeira declaração de crenças fundamentais adventistas a ganhar um status oficial elaborada foi trinitariana, redigida por F. M. Wilcox em 1931.

      É mais que natural que numa denominação em que os diversos pensamentos sobre o assunto fossem respeitados, a igreja como um todo esperasse por mais tempo para formalizar uma declaração oficial, até obter mais luz pelo estudo da Bíblia e pela revelação do Espírito Santo (Cf. Pv 4:18; Jo 16:12)."http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/04/01/%E2%80%9Cnao-diras-falso-testemunho-contra-o-teu-proximo%E2%80%9D-ex-2016/

      Todo mundo que fala contra o adventismo é tendencioso!!!

      Fazer o que né........

      Excluir
    3. Ah.... interessante "a maioria dos autores da época eram antitrinitários"... mas a Igreja era trinitária! A mente era governada pelo corpo !!!kkkkkkkk

      Excluir
    4. E só mais uma coisa... o Leandro disse que negar a trindade pode perder a salvação ! é claro que ele pensa nos Tjs - os pioneiros asd estão imunes....

      Excluir
    5. Sobre as fontes primárias. Estou até hoje esperando que ele aponte, no livro do Berkouwer, a local onde este teria recomendado à sua igreja que abandonasse a doutrina da predestinação. A citação que ele fez foi de um outro livro adventista.

      O problema para o professor Leandro é que eu tenho o livro Divine Election do Berkouwer e todo ele é uma defesa da doutrina da eleição. Então o professor Leandro decidiu apenas ignorar meus comentários em seu blog.

      Em Cristo,

      Excluir
    6. Comentário que escrevi no Na mira da verdade:

      Caro Prof. Leandro,

      Como fui citado no seu artigo, pela menção ao Cinco Solas, permita-me algumas considerações, que espero as publique, se não por dever cristão, pelo menos por honestidade intelectual. Permita-me dirigir-me chamando-o de você, o que é normal entre amigos.

      1. Você diz que sou "por demais tendencioso", haja vista eu ter escrito que "se alguém dissesse 'todos os pioneiros' [são anti-trinitarianos] não erraria muito". O que eu escrevi está errado? Diga-me você mesmo. Aliás, já disse, quando escreveu "o fato de a maioria dos principais escritores serem antitrinitarianos naquela época não indica que aquele era o posicionamento da igreja...". Qual a diferença entre "a maioria" e "quase todos"?

      2. Com relação ao uso fontes secundárias e uso tendencioso de fontes primárias. Se algum dos seus leitores se der ao trabalho de ler meus três artigos sobre o arianismo dos pioneiros, verá que todas as citações que fiz foi de autores adventistas. Vou um pouco além, usem o sistema de busca do Cinco Solas e me mostrem qualquer afirmação que fiz sobre o adventismo que tenha se baseado em escritos de seus críticos e não em fontes adventistas. Apontem-me e terei o máximo prazer em publicar com destaque uma errata.

      3. E se você faz tanta questão do uso de fontes primárias, porque ainda não me deu as referências para eu localizar onde o Dr. G. C. Berkower desafiou "a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo"? Você escreveu "leia o livro "Divine Election" do Dr. G. C. Berkouwer - umas das maiores autoridades teológicas que já existiram nesse mundo. Ele foi presbiteriano e em tal livro desafiou (e o fez várias vezes em sala de aula) a igreja Presbiteriana a abandonar o Calvinismo". Pois bem, desde que escreveu isso tenho lhe perguntado sobre a página em que ele fez tal desafio. Insisto porque pode ser que eu tenha sido enganado e o exemplar que eu tenho em casa veio com páginas faltando.

      Agora, sobre o arianismo dos pioneiros adventistas, aceito debater o assunto com você, utilizando apenas de fontes primárias e de autores adventistas. Desde que você assuma o compromisso de publicar, na íntegra, todos os meus comentários. Tenho condições suficientes de provar, a partir de escritos dos pioneiros adventistas, que "se alguém dissesse 'todos' os pioneiros adventistas eram anti-trinitarianos não erraria muito". Você tem condições de provar o contrário?

      Em Cristo,

      Excluir
  4. Clóvis, posso postar seu comentário no MCA?

    Se sim, tem a data que comentou lá?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual comentário, Luciano, esse aí de cima? Se sim, já publiquei como comentário no MCA. A data que eu publiquei no Na Mira foi hoje mesmo. Quem sabe ele publica.

      Em Cristo,

      Clóvis

      Excluir
  5. Beleza... mas postarei algo sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Pronto Clóvis! Postei (na verdade já tinha ensaiado esse post já faz algum tempo, ainda bem que recentemente o Leandro disse algo que eu precisava!)

    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/02/leandro-quadros-doutrina-da-trindade-e.html

    Potei seu coment´´ario, se for publicar algo, eu tiro o comentário e 'linko' , ok?


    Vamos esperar agora se os adventistas apaixonados comentem lá falando disso, só assim ele responde.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.