Cânones de Dort - Domingo 38

O Perigo dos Verdadeiros Crentes Caírem em Sérios Pecados

Apesar do poder de Deus que fortalece e preserva os verdadeiros crentes em graça ser superior à carne, ainda assim os convertidos não estão sempre tão ativos e motivados por Deus que não possam, em certas ações específicas, e por seu próprio erro em lidar com a graça, ser desencaminhados pelos desejos da carne, e acabem sendo levados a eles. Por esta razão devem constantemente vigiar e orar para que possam não ser levados em tentações. Quando falham em assim fazer, não somente podem ser levados pela carne, pelo mundo, e por Satanás aos pecados, mesmo os mais sérios e ultrajantes, mas também pela justa permissão de Deus eles algumas vezes são assim levados — verifique os tristes casos descritos nas Escrituras de Davi, Pedro, e outros santos que caíram em pecados.

E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Ef 1:19

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mt 26:41

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios... Orai sem cessar. 1Ts 5:6,17

2 comentários:

  1. Precisamos mesmo desta vigilância, como uma sentinela que guarda a si mesmo e aos seus amigos num campo de batalha. Nossas atitudes sempre resultam em alguma consequencia, boa ou ruim. E apesar de que Deus não se surpreende nunca com nossas escolhas, pois o que para nós é presente e futuro para Ele já está tudo patente aos Seus olhos, ainda assim poderemos ser responsabilizados por nossas ações. Decidamos bem então, com a ajuda de Deus. Se não sabemos o que fazer em alguma situação, um bom começo é vigiar e orar.
    Abraço aos irmãos, que Deus guarde o nosso bom depósito do coração.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Bruno,

    Amém e obrigado por suas palavras.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.