Salvação e recompensa

Não importa o quão corrupto um pecador pode ser, se ele deseja crer no Senhor Jesus como Salvador, ele será instantaneamente salvo. Uma vez salvo e regenerado, ele deve procurar desenvolver essa nova vida nele e servir ao Senhor fielmente a fim de que possa obter a recompensa. Ele é salvo por meio da obra de Cristo, ele é recompensado pelas suas próprias obras. Ele é salvo por meio da fé; ele é recompensado pelas obras. Deus quer salvar um pecador indigno, mas Ele não recompensa um crente indigno. Antes que alguém conheça ao Senhor, se ele quer reconhecer a si mesmo como pecador, e se ele vir ao Senhor Jesus e crer na Sua morte substitutiva na cruz, ele será salvo e a benção eterna será garantida para ele. Mas, de acordo com as Escrituras, depois de ter sido salvo ele será colocado por Deus na carreira da vida para que ele possa trilhá-la. Se ele vencer, será recompensado. Se ele for derrotado, não será recompensado. No entanto ele não perderá a vida eterna por causa da sua derrota. Pois a salvação é eterna. Aqui nós encontramos o mais equilibrado ensinamento, a perfeita verdade. Infelizmente, algumas pessoas conhecem apenas a salvação. Eles se contentam com meramente terem sido salvos e não se importam com a recompensa.

Watchman Nee
In: Ajuda ao Apocalipse

20 comentários:

  1. Lí ontem um Biblia na "Tradução do Novo Mundo", e uma das "notas doutrinárias" deles me assustou...

    Porque ou Pra que os TJs declaram não haver Salvação instantanea???

    ResponderExcluir
  2. Neto, para as testemunhas de Jeová, salvação está vinculada em primeiro na aderencia ao movimento, ao apoio que vc deu aos lideres internemente chamados de 'escravo fiel e discreto'. ( Pasme, na parbola de Mt 25 aqueles irmãos de Cristo, segundo os lideres TJ, são eles mesmos, e salvação é vista em os homens apoiarem a liderança TJ )
    O segundo momento se sua salvação é no milênio. Segundo os lideres os 'injustos' são os que não tiveram chances suficientes e no milênio terão oportunidade de seram salvos, por meio da pregação dos lideres TJ que estarão na terra e os patriarcas Abrãao, etc...
    A morte de Cristo, proporciona isso, mas não garante pra ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Clovis, gostaria de saber sua opinião sobre Watchman Nee e sua obra, porque vejo algumas coisas boas nos seus escritos porem tem uma seita (igreja Local) muito estranha que diz seguir seus ensinamentos.

    Fica na Paz do Senhor!

    Daniel Meurer

    ResponderExcluir
  4. Daniel,

    Quanto a pessoa de Watchaman Nee, só posso dizer que fui um cristão incrível e tem um testemunho inspirador. Confesso que não li muitos livros dele, apenas os mais populares, e embora discorde de algumas de suas doutrinas e fique meio assim em relação a outras, o saldo é bastante positivo.

    Quanto à igreja local, reluto em considerá-la uma seita. São irmãos meio problemáticos, mas isso se deve, mais aos ensinos de Witness Lee e Dong Yu Lan.

    Outros irmãos aqui podem discordar de minha avaliação.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Irmão Clóvis vc disse sobre a igreja de Witness Lee "reluto em considerá-la uma seita."
    Posso saber por que? Eles não negam a trindade?

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    Paz seja contigo.

    Não estou convencido de que eles negam a doutrina da Trindade. Na verdade, estou convencido do contrário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Clóvis, o pr Paulo Romeiro ( sem duvida alguma um dos apologistas mais serio desse pais ) tem esse estudo: http://solascriptura-tt.org/Seitas/IgrejaLocal-PauloRomeiro.htm
    E segundo ele eles negam.
    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Luciano,

    Conheço e respeito o Pr. Paulo Romeiro. E também conheço este artigo dele, como conheço o do Natanel Rinaldi e mais alguns.

    Porém, também conheço a retratação do CRI (o ICP americano), no qual após 6 anos de pesquisa admite: "nós estávamos enganados". No tocante à Trindade, o presidente do CRI conclui, depois de analisar extensamente as declarações da IL:

    "Eu acredito que evidência suficiente tem sido apresentada para exonerar a IL de acusações de heresia, aberração, duplicidade e auto-contradição quanto à Trindade. Tanto quanto nós do CRI admitimos que erroneamente acusamos a IL de modalismo, eu estou confiante que outros evangélicos críticos com uma mentalidade livre e abertos à correção chegarão a uma conclusão similar. Porque a verdade importa independente de histórias pessoais, o fato de que a IL tem por vezes respondido contenciosamente a tais egregiamente falsas acusações não afetam as conclusões que evangélicos tenham quanto a esta questão."

    Eu lembro, e devo ter em meus emails antigos, a participação em uma controvérsia envolvendo a igreja local na qual ficou demonstrado, sem margem para dúvidas, de que uma afirmação sobre a IL era equivocada. O instituto em questão apenas removeu a declaração de seu site, não publicando uma retratação, o que fez que tal organização perdesse meu respeito.

    Eu creio que nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. Será que o ICP e outros sites que publicam vão reconsiderar suas afirmações sobre a IL?

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Não sou membro, nunca frequentei e nem conheço pessoalmente crentes da IL.

    ResponderExcluir
  9. Clóvis,

    Eu conheci alguns da IL, eles são meio sectários, muito parecido com os adventistas, e os da congregação cristã. Tem erros, claro! Mas os metodistas também, pentecostais, neo-pentecostais e etc. também tem. Quem é mais "seita" ou mais herege os IL ou a turma do Diante do Trono?

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  10. Esli,

    Voto no DT. Duas vezes.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Clovis,

    Concordo contigo quanto a questão da Trindade nos textos que li deles eles são muito confusos as vezes parecem trinitaristas e outras modalista. Já conheci um membro de lá e como disse o irmão Esli eles são bem sectarios, porem o que me incomoda mesmo na IL é aquele tal de "orar a Palavra". Confesso que não consegui ainda me posicionar se realmente são uma seita.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho para mim que ao pregarmos a Verdade, essas coisa todas caem. Volto a afirmar, precisamos expor toda a Palavra de Deus, erros surgiram, antigos e/ou novos, tanto faz! Somente a fiel exposição da Palavra é suficiente para expurgar todos os erros, seja nas musiquinha, nas profetadas e visões, nas unções e orações, ou nos usos e costumes.

    No mas, e dar tiro em fantasma! Preguemos a Palavra quem quiser que se compare a Verdade e se por ventura se achar em falta...

    Em Cristo, a Verdade.

    Esli Soares

    p.s: Para que ainda não viu as ultimas da AP do DT
    http://www.youtube.com/watch?v=JzdWHmVZYDg
    http://www.youtube.com/watch?v=CG2QKFvCH-Q

    ResponderExcluir
  13. Daniel,

    "Confesso que não consegui ainda me posicionar se realmente são uma seita."

    Como disse antes, eles tem umas práticas que causam estranheza, e parece que usam um vocabulário bem diferente do nosso. Isso certamente pode ser explicado por sua origem chinesa. Porém, não devemos matar quem não sabe dizer chibolete, não é mesmo? Por isso que mantenho que são irmãos meio esquisitos, mas ainda irmãos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Amado Esli,

    A "AP" do DT significa exatamente:
    a) Ana Paula Valadão do DT?
    b) APóstola do DT? (rs)
    c) Ana Papa do DT?

    Obs: infelizmente, eu creio que dentro em breve a opção B acontecerá...

    ResponderExcluir
  17. Em um grupo no Facebook estou as voltas com um seguidor desta seita,.

    "... Por isso, toda a nossa atenção deve ser dada à salvação da alma. Deus tem-nos preparado tão grande, rica e completa salvação, mas há a necessidade de nossa cooperação: reunir toda a diligência (2 Pe 1:3-8) para desenvolver a salvação da alma. Ao longo da era da graça, a era da igreja, Deus nos proporciona situações para que nossa alma seja mais salva. Se tivermos clareza de quão precioso é o galardão para os que aceitarem ser amadurecidos pela transformação da alma, não desperdiçaremos nenhuma dessas oportunidades que Deus amorosamente nos prepara.

    Texto: O Grande Prêmio.(Dong Yu Lan)......................

    "O perdido uma vez salvo é salvo para sempre, do lago de fogo. Depois, ele precisa negar a sí mesmo, tomar a cruz e seguir o Senhor para que sua alma seja salva. Por fim, na volta do Senhor seu corpo será redimido, consolidando assim a salvação de Deus. Espírito, alma e corpo.

    Eu SALVO minha alma..???Só isso..Já denota-se OUTRO EVANGELHO e sabemos o que é OUTRO (Gal 1:8,9)

    Este é UM DOS ensinos que tenho lido...

    ResponderExcluir
  18. E que infeliz este comentário de Watchman Nee heim??????????

    Infelizmente, algumas pessoas conhecem apenas a salvação. Eles se contentam com meramente terem sido salvos e não se importam com a recompensa.

    "apenas" a salvação? "meramente salvos""???

    Desprezando tão GRANDE salvação para mim ele esta;;;

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.