A doutrina da eleição resumida

A. A eleição de Deus se baseia em Seu próprio ser

Portanto, o fato de eleger uma pessoa tem que ser compatível com todos os Seus atributos. Se baseia em Sua onisciência, de modo que podemos estar seguros de que quando Ele elegeu, o fez com pleno conhecimento de todas as possibilidades optativas. Está relacionada com com o exercício de Sua soberana vontade, de modo que Ele não estava obrigado a fazer o que fez. Foi feita pelo Deus que é amor, assim que a predestinação foi feita em amor (Ef 1:4-5). Foi uma expressão de sua misericórdia. De outro modo, como poderia Deus ter amado a Jacó? (Rm 9:15). Ela demonstra a Sua graça incomparável (Ef 2:7-8). E o propósito final da eleição é manifestar a Sua glória (1:6, 12, 14). Usualmente colocamos a ênfase no fato de que Deus elege. Temos que recordar que é Deus quem elege, e Ele não pode fazer nada carente de amor ou injusto.

B. A eleição de Deus foi de indivíduos

Isto já foi tratado. Ele escolheu a indivíduos que juntos compõem o povo de Deus.

C. A eleição efetuada por Deus não se baseou em pré-conhecimento que significa previsão

A presciência não é um conceito neutro, mas implica certa classe de relacionamento.

D. A eleição de Deus ocorreu antes da fundação do mundo

Ele não nos escolheu somente depois de nós o termos escolhido (Ef 1:4 ).

E. A eleição por si mesma não resulta na salvação das pessoas

Certamente, a leição assegura que aqueles que foram escolhidos se salvarão, mas ela somente não salva. As pessoas são salvas pela fé na morte substutiva de Cristo e, por isso, eles tem que de alguma maneira aprender da morte de Cristo para que sua fé tenha conteúdo. Assim que, a eleição, a morte de Cristo, o testemunho de Sua morte e a fé pessoal todos são necessários na salvação de um indivíduo. A eleição só não salva.

F. A eleição tem um propósito, não é caprichosa

Seu propósito para conosco são o serviço e as boas obras (Jo 15:16; Gl 1:15-16; Ef 2:10; 1Ts 1:4-10). Seu propósito para com Deus é manifestar a Sua glória (Ef 1:6, 12, 14). Portanto, a doutrina da eleição é altamente motivadora e nunca deve debilitar a vida espiritual de alguém (Cl 3:12)

Traduzido de Ryrie, C. C. Teologı́a básica, por Clóvis Gonçalves.

144 comentários:

  1. Gostei dessa explicação. Quer dizer que além de ser predestinado tem que ter atitude

    ResponderExcluir
  2. "Certamente, a leição assegura que aqueles que foram escolhidos se salvarão, mas ela somente não salva" Clovis muito boa a sua exposisão, porem todos o eleitos terão que passar pela converção correto e demais doutinas que fazem parte para a salvação "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Romanos 10 : 14)

    Que Deus te abençõe meu irmão,

    Franciney.

    ResponderExcluir
  3. Sabe vcs que são calvinistas dão tamta enfânse a esse homem que esquece dos eróis da fé e acabam se institulando como verdadeiros religiosos individualistas egoistas da fé, são preconseituosos com outras instituições evangelicas não respeitão a forma deles adorarem a Deus, em fim toda ação tem sua consequencia a doutrina da eleição é de mais para a cabeça do homem!! Deixa Deus agi e façamos nossa parte em amar uns aos outros como a vcs mesmos, ide e preguai o evangelio, sêde imitadores de Cristo, no dia em que vcs calvinistas forem realmente imitadores de Cristo vcs veram a glória de Deus em miligres deixaram de ser individualistas e orgulhos. Calvino disse uma coisa óbvia em que a Bíblia relata que Deus sabe quem vai e não vai para o inferno essa é a onipotência onisciência e grandeza sem fim de nosso Deus eterno e soberano olhem para miséria que somos diante da grandeza de Deus, pensanmos uma coisa hoje fazemos outra a amanhã sejamos como Cristo não teólagos cheios de ideologias humanas e religiosas, Deus não está preparando um lugar para os Presbiterianos, outro para os assembleianos, Batista, Metodistas, o povo de Deus é um só no dia do julgamento final muitos chegaram e diram :
    Deus eu curei e preguei em seu nome espusei demônios Deus dira:
    Apartaivos de mim malditos pois eu não os conheço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo (19 de abril de 2010 14:52),

    É verdade, no dia do Juizo, Jesus apartará aqueles que não foram eleitos, não obstante eles tenham pregado, curado, e até expulsado demônios. Mas para os eleitos, os que foram alcançados (atraídos) pela Maravilhosa Graça de Jesus, predestinados, chamados, justificados, esses serão, então glorificados.

    Aleluia, glórias a Deus, pois naquele dia todo orgulho do ser humano e toda tetativa de auto-justificação serão anuladas e só os que, por quem Cristo morreu, serão eternamente salvos.

    O mais belo e ver que isso é que está escrito em toda a Bíblia, ao que me parece (risos) foi o que Calvino disse e escreveu. É isso que ensina as confissões e os catecismos reformados, com certeza você concorda, né?

    Na Paz da Eleição Eterna

    Esli Soares (calvinista, ou seja, penso igual a Calvino: a Bíblia é a verdade e só precisamos dela; quem nela se apoia não será envergonhado!)

    ResponderExcluir
  5. Qual é sua denominação evangelica Jovem Esli Soares ?

    ResponderExcluir
  6. Jovem Esli Soares qual é sua denominação evangelica ?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo(s)...

    Eu sou membro da presbiteriana, se é isso que você quer saber. Por que?

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  9. Jovem Esli eu pergunto a você quantas vezes Deus usou você para para evangelizar pessoas e atraves de você essas almas fossem conquistadas para a Glória de Deus responda só para você ?

    ResponderExcluir
  10. Ok... respondi,

    Posso perguntar? Qual é a sua denominação? Quantos vc já evangelizou ? Qual o seu nome? Vc acredita ou não que a Bíblia é a verade?

    responda para mim, por favor)

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo,

    Antes de mais nada, o irmão é bem vindo aqui e não precisa ter algum receio de declinar seu nome. No máximo, ele vai parar numa lista de oração.

    "Sabe vcs que são calvinistas dão tamta enfânse a esse homem que esquece dos eróis da fé e acabam se institulando como verdadeiros religiosos individualistas egoistas da fé, são preconseituosos com outras instituições evangelicas não respeitão a forma deles adorarem a Deus, em fim toda ação tem sua consequencia a doutrina da eleição é de mais para a cabeça do homem!!"

    Os calvinistas respeitam a pessoa de Calvino, assim como reconhecem outros tantos que figuram na galeria da fé. Se uma olhadinha neste blog e encontrará referência a outros baluartes da fé, inclusive alguns anti-calvinistas, como John Wesley. Portanto, antes de ligar a metralhadora giratória, é bom dar uma olhada no território onde está pisando.

    Tampouco somos preconceituosos. Dos que se assumem calvinistas e dão o ar de suas graças neste blog há presbiterianos, batistas e assembleianos. Eu sirvo na igreja O Brasil Para Cristo. Logo, onde está o proconceito?

    "Deixa Deus agi e façamos nossa parte em amar uns aos outros como a vcs mesmos, ide e preguai o evangelio, sêde imitadores de Cristo, no dia em que vcs calvinistas forem realmente imitadores de Cristo vcs veram a glória de Deus em miligres deixaram de ser individualistas e orgulhos."

    Eu sou calvinista e olhe só: vejo Deus agir diariamente. Não apenas daquele modo considerado "ordinário", mas milagrosamente.

    "Calvino disse uma coisa óbvia em que a Bíblia relata que Deus sabe quem vai e não vai para o inferno essa é a onipotência onisciência e grandeza sem fim de nosso Deus eterno e soberano olhem para miséria que somos diante da grandeza de Deus, pensanmos uma coisa hoje fazemos outra a amanhã sejamos como Cristo"

    Ninguém reconhece a grandeza de Deus e a miséria do homem como um calvinista. Aliás, cremos que Deus é soberano na salvação, salvando quem Ele quer, quando Ele quer o como Ele quer.

    "não teólagos cheios de ideologias humanas e religiosas, Deus não está preparando um lugar para os Presbiterianos, outro para os assembleianos, Batista, Metodistas, o povo de Deus é um só no dia do julgamento final muitos chegaram e diram : Deus eu curei e preguei em seu nome espusei demônios Deus dira: Apartaivos de mim malditos pois eu não os conheço."

    Amém.

    A propósito, o irmao notou que fez exatamente o que veio reprovar aqui: o julgar os outros, o ser preconceituoso e manifestar orgulho em dizer que não é como os calvinistas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Você perguntou:

    "Jovem Esli Soares qual é sua denominação evangelica ?"

    E quando ele respondeu que era presbiteriano, o irmão disse:

    "Jovem Esli eu pergunto a você quantas vezes Deus usou você para para evangelizar pessoas e atraves de você essas almas fossem conquistadas para a Glória de Deus responda só para você?"

    Primeiro, qual o seu interesse em saber a denominação evangélica de alguém que posta no Cinco Solas? Tenho a impressão que o irmão tem preconceito contra algumas denominações, exatamente do que acusou os calvinistas no seu primeiro comentário.

    Segundo, quando ele disse que era presbiteriano, o irmão perguntou se ele evangelizava e almas chegaram a Cristo através dele. Se ele dissesse que era assembleiano, a pergunta seguinte não seria feita? O irmão pensa que presbiterianos nãoevangelizam? Novamente, seu preconceito denominacional aflora.

    Além disso, o irmão chegou aqui, não disse sequer o próprio nome, menos ainda a denominação a que é filiado, se é vascaíno ou torce para a ponte preta, mas já vai perguntando sobre a denominação do Esli (que disse o nome) e a insinuar que ele não é ativo na obra de Deus.

    Médico, cura-te a ti mesmo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Chato Anônimo:

    1. Assine os seus posts, se tiver educação.
    2. Pare de ser condescendente com o Esli. Você não sabe quantos anos ele tem, o que ele já fez, e quantas vidas ele já abençoou. Se formos falar de virtude, no mínimo ele tem mais coragem do que você, porque se identifica.
    3. Antes de chegar xingando os calvinistas, tente se informar um pouco sobre eles. A última coisa que um calvinista vai fazer é chegar nos céus se gabando pra Deus sobre quantos demônios expulsou...

    - David

    (Sendo imitador de Cristo, que tolerava a ignorância com uma paciência incrível mas que não ficava passivo diante da injustiça e da falsa piedade.)

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela sua recepção Jovem Clóvis sei onde piso sei em que mundo vivo obrigado pela sua compaixão de uma oração a esse nobre irmão Anônimo.
    Perdoei se estou sendo chato meu caro jovem David a respeito de seu amigo Esli quanto a respeito da minha pergunta ao Esli não fui insolente com ele fiz uma mera preposição, mas não quis sabe da resposta eu respeito essa questão.
    3. Antes de chegar xingando os calvinistas, tente se informar um pouco sobre eles. A última coisa que um calvinista vai fazer é chegar nos céus se gabando pra Deus sobre quantos demônios expulsou...
    Isso Jovem nunca iria acontecer mesmo um calvinista se gabando na glória de Deus antes de tudo ele não chegaria nem aos pés de subi a glória de Deus. Toda hora e glória seja dado a senhor Deus criador e soberano.
    (Sendo imitador de Cristo, que tolerava a ignorância com uma paciência incrível mas que não ficava passivo diante da injustiça e da falsa piedade.)
    Ó pai perdoai vos pois eles não sabem o que fazem (nossa que amor magnífico Jesus teve com esses que o cuspiam e o machucavam) Pergunto a você Jovem David será que Jesus estava preocupado com a tolerância a ignorância da injustiça e da falsa piedade ou ele estava preocupado em salvar aquela pessoas ????
    Respondo ao Jovem Esli: eu acredito sim na Bíblia Sagrada a propósito sobre sua denominação eu já freqüentei uma igreja presbiteriana por oito longos meses.
    Jovem Clovis falo essas coisas, pois é minha opinião a respeito do Calvinismo se preposicionado eu a respeito de pré julgação afirmada pela sua pessoa não estou metralhando e não precisa Jovem se ofender por minhas opiniões relatadas nesse polêmico assunto já que você tem tanta fé em Calvino.
    Digo todas essas coisas, pois venho observando a história desse mundo e vejo como vem se dividindo o homem por convicções religiosas e teológicas ao longo do tempo. Venho observando a história desse mundo ela se resume na sagrada Bíblia, é preciso muito mais que uma leitura e interpretação teológica para entender a palavra de Deus. É preciso está ligada a voz de Deus ao amor que ele tem por vocês.
    Jovens Calvistas para ouvir a voz de Deus é preciso conhecer sua natureza corpo, Alma, Espírito vendo a sua briga corpo e espírito em constates conflitos, vocês jovens são de ferro ao resistir a tentações de Satanás a quem vocês escolhem a servi na hora da briga? É Deus que faz a escolha por vocês? É preciso ter fossa coragem para resisti às tentações malignas e é fácil sede para o pecado. Fico eu pensando sobre a imundícia que ronda nossos pensamentos prostituições, lascívias e depois sentamos numa tribuna de uma igreja e dizemos que estamos louvando a Deus será que ninguém se importa com o que está acontecendo ou vão ficar ai debatendo sobre teologia sistemáticas a respeito de quem vai para o inferno ou não vai cabe a Deus o criador da vida a quem ele sabe quem vai ou não vai, jovens Calvinistas enquanto vocês estão debatendo olha para a divisão de igrejas em volta de vocês quem quer ter mais razão. No final da contas é tudo farinha do mesmo saco doutrinas humanas cadê o amor ao corpo de Cristo Jesus, é jovem ser Calvinista não tem nada a ver com ser um imitador de Cristo toda ação tem sua conseqüência pude percebe isso entre vocês, que amor vocês podem ter ao próximo já que vocês estão se preposicionado a quem é eleito então não precisamos evangelizar e nem orar, pois de qualquer maneira Jesus já salvou os seus e querendo ou não essa é conseqüência da doutrina a “individualidade” sabe fico pensando não tem como Jesus se sacrifica por tão poucos homens ele era “individualista”?

    ResponderExcluir
  15. A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relata:
    • " E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2:2)
    • "E Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16)
    • " Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
    • "O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
    • "Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Cor.5:14)
    • " E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
    • " O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se."(2Pedro3:9).
    • "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam".(Atos17:30).
    • "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida".(Rom.5:18).
    • "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hebr.2:9).

    ResponderExcluir
  16. Claramente cada versículo das escrituras acima ensina que Cristo morreu por todo homem em qualquer lugar e deseja que todo homem seja salvo. Qualquer ensino de homem que contradiz esta verdade é falso. Isto é entendido que aqueles que se baseiam na expiação limitada, contará dizendo " o mundo"e "os homens", realmente não diz todo o mundo e todos os homens, mas se rever apenas aos "eleitos". Seguramente, tal linha de pensamento é baseada nas razões das faltas do homem, e não parece com princípios hermenêuticos. O claro sentido da palavra mundo (cosmos), usado da Bíblia significa toda a terra e todos nela e no mundo perdido. Nunca é usado na Bíblia referindo eleição de Deus. A palavra Todos é tudo incluído.Todos homens, incluem toda a espécie humana.Se Deus queria limitar a porção de salvação, Ele poderia escolher uma melhor palavra para "todos", " mundo" e "todo" homem! Ele escolheu estas palavras porque isto convém a intenção de Deus. Ele pagou o preço por todos os pecados dos homens em todo o mundo! Ele trouxe com seu próprio sangue o direito de oferecer a salvação.

    ResponderExcluir
  17. Expiação limitada quer dizer que Ele apenas sofreu por aqueles que serão salvos e isto é claramente um falso ensino bíblico.

    Os Calvinistas devem reprovar tais ensinos de ensinar que a morte de Cristo foi limitada a apenas certos homens que poderia ser salvos. Devem concluir que quando pregam o Evangelho e apresentam salvação aos seus ouvintes estão por certo "batendo a língua no queixo". Devem admitir que estão oferecendo não pode ser concebido. O Evangelho que se tornou "Boas Novas" é para seleção de poucos. Os outros estariam desperdiçando o tempo em ouvir sobre a morte o enterro e a ressurreição de Cristo, pois eles não poderiam receber a Cristo.

    Jesus disse que os habitantes de Sodoma e Gomorra receberiam menos juízo no dia do julgamento do que o povo de Israel. Ele alegou a isso pela razão de eles tendo o ouvido e a Ele rejeitado como o Messias.( Mateus 10:15). Claramente porque ouviram e rejeitaram a verdade. Eles seriam mais duramente castigados do que aqueles que não tiveram o privilegio de ouvirem a verdade. Se as cidades de Israel não poderiam corresponder com a verdade após ouvir a Jesus por estarem predestinadas ao inferno, em que base poderia a Deus fazer o julgamento mais severo do que aqueles que não o ouviram.? Não há dúvida que Deus os têm em conta por seus pecados por rejeitarem a verdade e que eles poderiam ter ouvido e arrependido.

    A grande comissão para ir em todo o mundo e pregar o Evangelho perderia sua intenção. Por que pregar se Deus salvará os eleitos de qualquer forma. Os Calvinistas mais uma vez dizem, que Deus nos manda a pregar o Evangelho para encontrar os eleitos. Isto é um exemplo da falha da razão humana. Se a Bíblia ensina que devemos ensinar aos homens em todos os lugares e que serão salvos por crerem que Jesus e Deus em fato oferece a salvação para um determinado número previamente escolhido, então estaríamos nos tornando em mentirosos! É mentira dizer a alguém que Deus o salvará , se a Bíblia diz que não podem ser salvo!

    ATOS 17:30-31, ensina que o homem é responsável e será julgado pelos seus pecados. A base do julgamento é em fato que Cristo veio ao mundo para trazer a salvação. Se você retira do homem a responsabilidade de receber a Cristo como seu salvador, se você retira do homem a chance de ser salvo. Então você deixa a Deus sem uma base para o julgamento. Não se pode condenar o homem por não receber alguma coisa que não é capaz de receber.

    Voltando atrás para os muitos versículos, colocando que Cristo morreu pelos pecados do "mundo" você deve concluir que a morte de Cristo foi para a salvação para aqueles que crêem e ao mesmo tempo para confirmar a condenação para aqueles que não crêem.
    Atos 17:31 "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando -o dos mortos.

    ResponderExcluir
  18. Caro Anônimo,

    Você tem autorização do autor para publicar o que colocou acima, sem mencionar a fonte? Digo isso porque o autor declarou:

    "Todos direitos reservados por Cooper P. Abrams, III 1997. O autor autoriza cópia para uso pessoal apenas. Este documento não pode ser distribuído sem a autorização do autor. Não pode ser vendido ou publicado."

    Ser anônimo é uma coisa. Publicar "anonimamente" material de terceiro, é outra.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  19. Clóvis,

    não seja injusto! Vai que foi o anônimo é o próprio Cooper P. Abrams? rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Jovem não estou sendo injusto olhe o link a seguir e concluar os direitos referidos :

    http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Predestinacao-AbramsIII.htm

    ResponderExcluir
  21. Clóvis -

    Como você conseguiu notar? As erudições e os estilos são quase os mesmos..

    - David

    (kkkk)

    ResponderExcluir
  22. Não entendo a sua expôntanialidade com kkkkk Jovem que se diz em Cristo está vendo como você disputa tamto um assunto teológico e religioso o que você vai ganhar com isso qual é seu garladão como Calvinista orgulhoso vejo que estou irritando o caro Jovem ou suas argumentações são poucas para o assunto polêmico referente ao texto de Cooper P. Abrams não quero causar irritação a você Jovem quero debater o assunto mas vejo que você está esnobando uma pessoa que não faz parte do seu Grupo volto a afirma a consequência de uma doutrina de Calvino = idividualista !!

    Fico pensando, você deve está pensando esse cara chega aqui dizendo essas coisas ai você fica irritado e pensa, é, ele não é um Eleito por que ele não acredita. Assim que vocês são individualistas e egoitas da fé, religiosaos.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo -

    Não estou esnobando ninguém. Afinal, como posso estar esnobando uma pessoa anônima? Você pode ser qualquer pessoa. Estaria então esnobando todos, com a finalidade de talvez acertar o tiro no irmão? Se você se identificasse, não receberia o mesmo tratamento, pois aí eu estaria lidando com uma pessoa, e não uma sombra evanescente.

    O irmão (se é que posso te chamar disso, não sei, você é anônimo!!!) é que chegou aqui pra polemizar, se escondendo atrás do anonimato, xingando pessoas que não conhece, dizendo que não vão chegar diante do trono de Deus, copiando e colando fontes sem citar, e mostrando imenso orgulho porquê dentre nós, só você vai chegar lá no céu! É você que está dizendo que o único eleito é você, pois os calvinistas, do seu ponto de vista, nunca vão chegar lá!

    Antes de iniciar qualquer discussão teológica com você, no mínimo você teria que se identificar. Mas acho que você precisa examinar as suas atitudes e seguir Mateus 7:4-5 antes de chegar pisando nos calvinistas, dizendo que são individualistas e elitistas. Aliás, sou visitante aqui também, não sou desse "Grupo", apenas tenho afinidade com algumas das idéias que circulam por aqui (e estou criando afinidade com algumas das pessoas que circulam por aqui, também...o que só foi possível porque elas se identificaram).

    Por fim, considere isto: o verdadeiro debate teológico entre irmãos tem os propósitos de (1) ajudá-los a crescer na verdade, aproximando-os dos pensamentos de Deus e (2) aprimorar a comunhão entre os que debatem, criando oportunidades de afiarem um ao outro como o ferro afia o ferro (Prov. 27:17). As duas coisas são entrelaçadas e essenciais...e o anonimato impossibilita que sejam feitas da forma correta. Assim, não me animo em pensar junto com alguém que não se identifique.

    Identifique-se, e talvez possamos ter uma conversa de verdade. Do contrário, deixo você nas mãos hábeis daqueles que tem paciência para navegar na névoa do anonimato.

    - David (Jovem–obrigado–em Cristo e ainda bem pecador, regozijando-me na graça de Deus)

    ResponderExcluir
  24. Jovem David quero sim fazer polêmica para ver onde a paciência e as argumentações de vocês iram, contudo deixo de me identificar pois é direito meu assim como o Blog permite o anonimato prefiro me conduzir assim aqui nesse blog quanto a sua opinião referente a não se expressar comigo o anônimo!!
    Quem sabe em outra ocasião nós nos argumentamos sobre o assunto!

    Atenciosamente,

    Anônimo

    ResponderExcluir
  25. Rapazes, amigos, jovens e anônimo (se de repende vc não se sentir incluído em algum grupo).

    Eu realmente não pensei que isso iria virar esse monte de comentário. De fato é engraçado. Mais do mesmo.

    O jovem (será velho) anônimo me lembrou outros que aqui apareceram. Soltam suas palavras, fazem perguntas, acusações, citam um monte de gente que nem é tão 'boa' assim, fazem acusações e expondo sua santidade.

    Eu esperava que o jovem (ou velho) anônimo mudasse a cartilha, mas bastou ser um pouquinho pressionado usou a mesma tática. Uma pena que ele vai correr como todos os outros.

    Quanto aos textos citados, que bom né vc conhece a Bíblia, só lembrando que nada pode ser usado fora do contexto.

    Anônimo (velho ou velha, jovem ou criança) responda as minhas perguntas. Eu não tenho tempo a perder, muitas vidas precisam ser salvas, hoje pode ser a sua chance. Então para o bom andamento da sua vida como das nossas seja produtivo escreva diretamente as coisas seja honesto e não fuja quando ficar sem resposta, mas comece dizendo o nome, por favor, senão fica impossível continuar.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  26. Clóvis -

    Muito boa a tradução. Creio que muitas vezes no meio reformado se acrescenta demais ao propósito da eleição, e muitos acabam se tornando "fiscais de eleitos" em vez de assumirem o propósito primário de glorificar a Deus e gozá-lo para sempre (e através disto, refletir o seu caráter para que muitos possam vir a vê-lo).

    Como o próprio Ryrie aponta, é uma doutrina que precisa sempre ser contemplada junto com a doutrina da justificação, pois elas refletem aspectos diferentes do caráter de Deus. É a constante consciência do que Cristo fez por nós na cruz que nos dá uma motivação correta para o serviço e para as boas obras. Vou mais além, dizendo que alguém pode nunca ouvir falar da eleição, ou entender a eleição, e mesmo assim ser salvíssimo e viver uma vida de serviço e boas obras que põe muitos de nós (que estudamos e cremos na eleição) no chinelo.

    Creio sim na eleição, mas acho que precisamos começar a vê-la como um fait accompli, descritivo do processo de planejamento divino, e não como ponto chave de discussão nos dias de hoje. Na minha opinião é uma discussão anacrônica que acaba só levantando barreiras entre irmãos que poderiam estar se empenhando em assuntos e obras mais relevantes ao nosso tempo.

    Abraços,

    - David

    P.S. Me animo muito com movimentos como o "Resurgence", liderado pelo Driscoll, que apesar de ter as suas falhas (eu tenho mais) está tentando aplicar uma perspectiva bíblica (e sim, "reformada" / "calvinista", já que cremos que a reforma foi uma volta aos preceitos bíblicos) para lidar com as questões dos nossos dias. Temo que a nossa "tradição reformada" (por falta de um termo melhor) em muitas instâncias ainda esteja presa nas discussões dos séculos 16/17. Oro a Deus para que, abençoados com tão grande graça e auxiliados por uma teologia tão rica, possamos ser tão relevantes ao nosso tempo como aqueles cristãos em Dordrecht foram ao seu.

    ResponderExcluir
  27. Digo a vocês a minha preocupação em relação a tudo o que se acontece aqui com nossas ideologias e discussões que não levam a nada, percebam aonde chegaremos com tamta ideologia e convicções teológicas e religiosas onde isso é aproveitável aos olhos de Deus. Somos poucos que entendemos tais assuntos muita gente nesse mundo levariam anos para entender tais assuntos.


    Enquanto vocês estão aqui debatendo um assunto sem fim expondo uma doutrina que é uma conseqüência da cronologia bíblica, reformando a cada dia esse assunto a um fanatismo calvinista tem muita gente precisando de uma palavra amiga á palavra de boas novas de Jesus Cristo em fim volto á dizer que toda ação tem sua conseqüência.


    Fazendo uma análise referente à conseqüência de uma doutrina intitulada por teólogos e institualizada a uma denominação evangélica pergunto a vocês: que benefício estará trazendo esse fanatismo Calvinista para Ide e pregai o Evangelho de Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo,

    Que bom que vc tem preocupação com tudo o que acontece aqui, principalmente com essas discussões que não levam a nada, essa é a nossa grande preocupação também. Sabe sem conhecer a Verdade, ninguém pode ser livre, sem divulgar a Verdade, ninguém a conhecerá. Como é bem aventurado o que tem prazar na Lei do Senhor, e nela medita sempre. Espero que essa sua preocupação seja de fato e de verdade e não apenas de palavras. Que vc ensine e ajude a ensinar a Verdade, Cristo crucificado, loucura para uns e maldição para outros.

    Enquanto nós (os calvinistas que aqui escrevem) 'perdemos' tempo debatendo (expondo e ensinando) sobre a Verdade, o que vc faz? Afinal vc se deu o trabalho de entrar aqui, qual seria mesmo sua intenção?

    Sabe eu e nem ninguém fomos autorizados a dar palavras amigas, complacentes, aos ‘que precisam’, nós (os que pregam todo o conselho da Palavra) anunciamos a vontade revelada de Deus, que muitas vezes é de condenação. São duras essas palavras, tudo bem, vc pode nos deixar...

    Se vc reputa a coerência e fidelidade as Escrituras como fanatismo – tudo bem – somos fanáticos, então! mas se somos radicais na observação (obediência) da Bíblia – sinto muito, querido anônimo – somos mais fiéis a Cristo, que a amigos e tolerantes.

    Sobre possíveis benefícios concomitantes a teologia reformada (ou come vc diz fanatismo calvinista) trouxe, quero te lembra só uma (das inúmeras), '31 de outubro'! Por causa de homens corajosos, que expôram seus nomes (e suas vidas), a Bíblia chegou até vc; por que alguns foram mais servos de Cristo do que amigos do rei, a hipocrisia, a heresia, a imundície, a depravação e a corrupção da Igreja Romana foram expostas. Homens como Calvino, Lutero, Zwinglio, Knox, Tyndale e tantos outros que deram mais valor a Cristo e sua palavra que a suas próprias vidas.

    Quiçá tivéssemos mais desses, antes porém, a maioria é como vc tem medo de dizer o próprio nome!

    Sei que deles Cristo não se envergonhará,
    Na paz daquele que nos escolhe para sermos seus.
    Esli Soares

    ResponderExcluir
  30. Prezado, Esli,

    Fazendo uma análise referente à conseqüência de uma doutrina intitulada por teólogos e institualizada a uma denominação evangélica PERGUNTO a vocês:

    que benefício estará trazendo esse fanatismo Calvinista para Ide e pregai do Evangelho de Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  31. Prezado, Clovis,


    Jovem Clovis falo essas coisas, pois é minha opinião a respeito do Calvinismo se preposicionado eu a respeito de pré julgação afirmada pela sua pessoa não estou metralhando e não precisa Jovem se ofender por minhas opiniões relatadas nesse polêmico assunto já que você tem tanta fé em Calvino.
    Digo todas essas coisas, pois venho observando a história desse mundo e vejo como vem se dividindo o homem por convicções religiosas e teológicas ao longo do tempo. Venho observando a história desse mundo ela se resume na sagrada Bíblia, é preciso muito mais que uma leitura e interpretação teológica para entender a palavra de Deus. É preciso está ligada a voz de Deus ao amor que ele tem por vocês.
    Jovens Calvistas para ouvir a voz de Deus é preciso conhecer sua natureza corpo, Alma, Espírito vendo a sua briga corpo e espírito em constates conflitos, vocês jovens são de ferro ao resistir a tentações de Satanás a quem vocês escolhem a servi na hora da briga? É Deus que faz a escolha por vocês? É preciso ter fossa coragem para resisti às tentações malignas e é fácil sede para o pecado. Fico eu pensando sobre a imundícia que ronda nossos pensamentos prostituições, lascívias e depois sentamos numa tribuna de uma igreja e dizemos que estamos louvando a Deus será que ninguém se importa com o que está acontecendo ou vão ficar ai debatendo sobre teologia sistemáticas a respeito de quem vai para o inferno ou não vai cabe a Deus o criador da vida a quem ele sabe quem vai ou não vai, jovens Calvinistas enquanto vocês estão debatendo olha para a divisão de igrejas em volta de vocês quem quer ter mais razão. No final da contas é tudo farinha do mesmo saco doutrinas humanas cadê o amor ao corpo de Cristo Jesus, é jovem ser Calvinista não tem nada a ver com ser um imitador de Cristo toda ação tem sua conseqüência pude percebe isso entre vocês, que amor vocês podem ter ao próximo já que vocês estão se preposicionado a quem é eleito então não precisamos evangelizar e nem orar, pois de qualquer maneira Jesus já salvou os seus e querendo ou não essa é conseqüência da doutrina a “individualidade” sabe fico pensando não tem como Jesus se sacrifica por tão poucos homens ele era “individualista”?

    ResponderExcluir
  32. Olá prezado anônimo,

    Por que se dar a responder vc, se vc nunca nos responde? Entretanto vejo sua indiferença para com as nossas palavras como uma atitude ainda mais mal educada. Não obstante responderei mais uma vez essa sua pergunta estranha (para dizer o mínimo), por dois motivos: primeiro para não agir como vc, que ignora o que lhe foi escrito; e por último, para que nesse processo, (quem sabe) Deus toque seu coração e vc aprenda. Note, entretanto, que esse é o meu intento desde já, te dar a chance de aprender, não se ressinta e como os outros, que fizeram o mesmo que vc, lá na frente não venha dizer que eu estou me colocando em uma posição de mestre. Saiba de agora: eu não estou debatendo com vc; nada de suas palavras será capaz de mudar minhas convicções, estou seguro em Cristo, a Verdade; suas colocações e questionamentos são antigos e já foram respondidos plenamente a centenas de anos. Não perderei meu tempo tentando expor para vc coisas que foram mais bem expostas pelos mestres reformadores; como aos outros, digo a vc: leia os cânones de Dort (no mínimo!).

    Fazendo uma análise referente à sua pergunta/afirmação digo a vc:

    1)A doutrina a que vc se refere (imagino que é a doutrina da Graça também conhecida no popular como calvinismo) não é uma doutrina de uma instituição (denominação evangélica), e sim uma sistematização de uma das doutrinas da Igreja. Lei a historia da Igreja. A série “Cristianismo Ilustrado do Justo L. Gonsales, Ed. Vida Nova” é muito boa e te dará condições de entender um pouco mais a Igreja Cristã.

    2)As doutrinas só podem ser intituladas (colocar um título, dar nome) por quem as estudam, os que não se dão o caso de estudar, no obscurantismo só podem mesmo choramingar. Entretanto, esse estudo é aberto e a matéria estuda é de livre acesso. A Bíblia foi traduzida para as línguas comuns por esses teólogos que intitularam as doutrinas, se não fosse eles fosse nem saberia que existe doutrina, a não ser que lesse em latim ou fosse um teólogo.

    3)Quanto a denominação evangélica, seria bom vc ser mais claro, pois a Doutrina da Graça (Calvinismo) foi feita quando as denominações estavam se formando, praticamente não havia essa maluquice de tantas denominações. Assim, praticamente todas as igrejas históricas concordavam com essa doutrina.

    4)Como disse uma das grandes conseqüência dessa doutrinação foi o evangelho chegar ao Brasil, todas as missões com mais de 100 anos foram frutos da obediência a Deus, despertada pelo conhecimento dessa, dentre outras, doutrinas. O evangelho se espalhou e por que homens corajosos peitaram o Papa, vc foi alcançado pelo evangelho (eu acho!). Seria bom vc estudar a evangelização do Brasil.

    5)Seria melhor vc se questionar o que essa perniciosa doutrina arminiana fez com o mundo. Vc sabia que esses movimentos evangélicais amalucados que se apresenta na TV e enganam o povo, mentido por ganância, são todos contrários aos ensinos calvinistas? Que os maiores absurdos tem acontecido exatamente dentro das igrejas (denominações e instituições) que despreza a Doutrina da Graça? O certo é vc perguntar o que as instituições que não se intitulam calvinistas tem feito pelo Ide e pregai o Evangelho de Jesus? Será mesmo que eles têm ‘ido pregar’, ou arrancar dinheiro? Será que é o Evangelho de Jesus que eles pregam, ou as próprias histórias de poder e milagres?

    Na Paz do Senhor Jesus Cristo,
    Esli Soares

    ResponderExcluir
  33. Prezado, Esli Soares,

    1.Perguntei a você que benefício estará trazendo esse fanatismo Calvinista para IDE E PREGAI DO EVANGELIO de Jesus Cristo?

    2.Sim jovem você se refere como se eu fosse um mal educado bom é direito meu não me identificar o blog permite isso se você acha que está perdendo o seu tempo com um anônimo me ignore.

    3.Jovem Esli na igreja primitiva onde o apostolo Paulo andou e pregou e evangelizou não existiam tais doutrinas fanáticas e individualistas com o passar do tempo 2.000 anos de história tivemos uma evolução fantástica assim como a Bíblia nos revela numa veracidade tremenda. Sim conheço a história da igreja como ela chegou assim como sua denominação fez 150 anos de história eu estive presente no aniversario da igreja Presbiteriana.

    4.Meu caro Jovem Esli graças a Deus eu já fui alcançado por Cristo Jesus nasci em berço evangélico tanto com pai e mãe nasceram em lar evangélico todos os membros da minha família são evangélicos apesar de ter tido esse privilégio eu só vim entender e aceitar a Cristo com 23 anos de idade. Então tive um momento da minha vida que procurei uma forma de estudar melhor a história da humanidade e relatei como é infinita a grandeza de Deus se existe outras palavras para descrever não existe, Deus tem tudo no seu controle o universo o mundo espiritual e o controle de nossas vidas é maravilhoso contemplar os trilhos de Deus na natureza e imaginar como tudo é perfeito a distância da lua da terra se ela se aproximar alguns metros teríamos desastre tremendos na terra maremotos etc. Vendo tudo isso aprendi a ouvir a voz de Deus por quê? Deparei-me com minha miséria humana pude percebe o tanto que somos limitados, pensamos uma coisa hoje e fazemos outra amanhã então meu caro jovem Esli é muito triste ver a história se avança e chegamos a essa instância de divisões de irmãos de um mesmo Deus por quê?

    5.Isso podemos ver nesse claro exemplo que provoquei a vocês em assunto chato e sem sentido que não vai chegar a lugar algum.

    6.Olhe para dentro de você vê se a uma morada para o espírito Santo de Deus, para que a palavra de Deus seja luz em sua vida e nas vidas de muitos que compadecem a beira da morte em países que ainda não chegaram à palavra de Jesus Cristo e nesses países tem muita gente morrendo de fome cadê o amor dos Calvinistas em Cristo, bom é como eu disse toda ação tem sua conseqüência e a conseqüência dos calvinistas é = individualistas. Se você Esli fez uma obra de evangelizações integrais e através de você muitas vidas foram alcançadas por Cristo Jesus retire minhas indagações e se já fez, incentive a outros Calvinistas a fazerem o mesmo.

    7.Meu Irmão eu acredito na predestinação eu acredito na obvia questão que Calvino relatou, mas com o passar do tempo outros seguidores aclamaram o nome dele e radicalizaram tudo coitado ele nem sabe o que estão fazendo com o nome dele, ele parece um Santo de Católico.

    8.Eu digo a você não sou um calvinista tento ser um imitador de Cristo Jesus ainda vou dizer eu sou um Cristão em breve.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  34. Querido anônimo

    Leia os meus comentários dirigidos a vc, suas respostas estão lá, mesmo vc não me respondendo nenhuma pergunta.

    Na paz.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  35. Pr. Esli,

    A conversa com o "anônimo" é circular, não se sai do lugar. Ele não quer o debate mas apenas o monólogo, em meio a um turbilhão de acusações infundadas e despropositadas. Acho que deveria criar um blog para si mesmo. Lá ele falaria à vontade sem a necessidade de ouvir ninguém, a não ser a própria voz.
    Não perca o seu tempo. É inútil dialogar com o tolo.

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  36. Prezado anônimo,

    Quanto ao seu último post, embora já lhe tenha dado a devida orientação, farei o caso de comentar cada uma de seus 8 pontos, mesmo concordando com o Jorge em tudo. Segue então (por favor, leia – mas leia mesmo – não apenas corra os olhos!):

    1. Por que se dar o caso de te responder perguntas (3ª vez que escrevo isso)? Sobre tudo perguntas sem sentido como esta. Vc nem conhece o que é o Calvinismo! Se vc acha que ser fiel as Escrituras é fanatismo, o que podemos te dizer mais? Pelo pouco que li de vc, suas concepções do “IDE...” estão completamente erradas, então antes de te responder alguma pergunta: a) seja educado; b) faça perguntas inteligentes (escreva com calma e coerência, as vezes é difícil entender o que vc quer ‘dizer’) , e c) leia (mas leia mesmo!) as respostas/comentários.

    2. “Sim o que?” Suas frases são complicadas de entender!
    Vou repetir:
    “Por que se dar a responder vc, se vc nunca nos responde? Entretanto vejo sua indiferença para com as nossas palavras como uma atitude ainda mais mal educada. Não obstante responderei mais uma vez essa sua pergunta estranha (para dizer o mínimo), por dois motivos: primeiro para não agir como vc, que ignora o que lhe foi escrito; e por último, para que nesse processo, (quem sabe) Deus toque seu coração e vc aprenda. Note, entretanto, que esse é o meu intento desde já, te dar a chance de aprender, não se ressinta e como os outros, que fizeram o mesmo que vc, lá na frente não venha dizer que eu estou me colocando em uma posição de mestre. Saiba de agora: eu não estou debatendo com vc; nada de suas palavras será capaz de mudar minhas convicções, estou seguro em Cristo, a Verdade; suas colocações e questionamentos são antigos e já foram respondidos plenamente a centenas de anos. Não perderei meu tempo tentando expor para vc coisas que foram mais bem expostas pelos mestres reformadores; como aos outros, digo a vc: leia os cânones de Dort (no mínimo!).”
    Ou seja, jovem (velho(a)... sei lá) anônimo, eu disse que sua desconsideração (para conosco) é que é falta de educação. Seu anonimato é somente medo (injustificado) ou a maior prova que vc não tem o que fazer e está tentando tira um saro com a cara de alguém. Se for isso mais bobo ainda é o anonimato, pois ainda que vc consiga ridicularizar alguém, quem é vc para se envaidecer? Ninguém sabe nem seu nome! Ridículo... ridículo.


    3. Que bom que vc foi ao aniversário da Igreja Presbiteriana (vc tá se referindo ao do Rio?), eu não pude ir. Quanto ao tempo do Ap. Paulo, vc está muito enganado, as cartas dele são verdadeiros tratados apologéticos. Boa parte do que ele escreveu é “radical e individualista”, não obstante seja a Verdade. Inclusive muitos sempre o acharam um moralista chato e brigão. Pelo visto seu nível de leitura da Bíblia é parecido com o que vc demonstra fazer aqui no blog.

    Continua...

    ResponderExcluir
  37. 4. Gostei da sua doxologia – mas experimente usar mais vírgulas, fiquei sem fôlego tentando ler – Têm uns termos que eu não entendi, acho que vc usou palavras erradas. Importante deixar claro: Deus fala na Bíblia!, se não a lermos e não a estudarmos, saberemos tudo, menos o que Deus quer de nós! Eu também acho muito triste essas divisões, mas não sei se são de irmãos mesmo! O que fazemos (os calvinistas) é ensinar a Bíblia, mas note: vc que está querendo pregar uma união, paz, amor, nem consegue nos deixar ensinar, vc vem aqui polemizar! Faz acusações, perguntas sem sentido e nem lê direito o que lhe escrevemos. Não nos culpe, pelas divisões, a culpa é sua e dos que assim como vc procedem.

    5. A que se refere “Isso podemos ver”? Se for a nossa atitude de defender-se de suas acusações, vc está assinando seu atestado de culpa. Pense bem, vc veio participar desse blog para que mesmo?

    6. Nem sei o que comentar... “nem só de pão vive o homem...”, suas acusações são tão desprovidas de sentido que fica até difícil falar qualquer coisa! Realmente vc precisa conhecer a história do Cristianismo. O crescimento social só aconteceu no mundo depois da Reforma Protestante. Vc já ouviu falar de idade das trevas? Vc só tem salário por causa dos reformados; a escravidão acabou por causa dos reformados; as grandes instituições de caridade começaram em igrejas reformadas. Mas o que os bispos, apóstolos e missionários da TV e dos jatinhos tem feito, só arrancado mais e mais dinheiro do povo.

    7. Que bom que vc acredita na predestinação (seria bom vc acreditar em toda a Bíblia). “Bom antes Calvino que Cerullo, ou Ana Paulo, ou Silas, RR e ect.”. Mas não creio que nenhum calvinista seja radical como Calvino foi, leia a história dele. Chamamos-nos de calvinistas por que pessoas como vc, que crêem naquela exposição do Cooper, ou na do Armínio, estão aí tentando ‘vender’ esses erros e nós (os crentes eu seguem a Bíblia) precisamos nos mostrar contrários a essas heresias.

    8. Que bom que vc tentar ser um imitador de Cristo, fico feliz! Então seja um imitador como Calvino (Spurgeon, Lloyd-jonnes, Agostinho, etc.), procurando Cristo na Bíblia, pois só é nela que vc vai encontrá-lo.

    Na Paz,

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  38. Prezados, Jorge Fernandes e Esli Soares,

    01.É verdade nossa conversa está muito circular, jovem Jorge Fernandes já que você citou que minhas acusações não tem fundamento e desprositadas, digo a você que elas são propositadas, só que no caso destas confusões relatadas aos jovens Esli, Clovis e Devid e agora você jovem Jorger Fernandes presumo que sua educação e ética em se mete dessa forma dizendo que é unútil dialogar com um tolo não é um principel Cristão ou você é Calvinista também.

    02.Seria bom colocarmos uma enfânse a esse assunto venho observando que nossa conversa é sobre temas teológicos referente a um assunto Bíblico resumindo toda a bagunça a conversa ela totalmente tola com bases e conseitos individuais referente a convicsões não espirutuais mais racionais enfim se nos autos analizarmos presumo eu que cada um de vocês estão jogando pérolas aos porcos pelo fato de agirem orgulhosamente de um fato teológico e totalmente racional efim resumindo o assunto a quem VOCÊS QUEREM DEFENDER ?

    04. Perdoime a todos vocês se estou causando inrritações. Meu caro jovem Esli vou responder suas perguntas quando você fazelas a mim me perguntado creio eu que você só fez uma pergunta até agora querendo saber minha indentidade e já respondi a vocês todos.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo,

    Seu último comentário só prova que vc não leu (direito) os nossos comentários (se bem que eu acho q vc não leu nem os seus próprios comentários - poxa! tá dicífil continuar, respeite o mínimo do português; logo, logo não terei como continuar a comentar pelo simples fato de não compreender a sua linguagem), tem muitas outras perguntas além dessa que vc não respondeu.

    Leia TODOS os comentários com calma! Não fique na defensiva! Seja produtivo!

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  41. Jovem Esli -

    Quer um guaraná?

    - Jovem David

    ResponderExcluir
  42. Jovem David

    Hehehe! Eu prefero Coca Cola!

    Esli Soares (O jovem)

    ResponderExcluir
  43. Prezados, Jovens,

    Presumo eu que vocês estão se divertindo muito que bom que isso agrade a vocês.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo...

    Leia todos os comentários, e não fique na defensiva! Quem veio polemizar aqui foi vc. Que foi cansou? Não tá se divertindo? Então seja objetivo! Vá embora ou acrescente alguma coisa para mútua edificação. Mas não venha com choramingações.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  45. Prezado,

    Estou causando ira em vocÊ!!! se é assim vamos continuar mas não espere por minha diversão.

    Atenciosamente,

    Anônimo

    ResponderExcluir
  46. Querido anônimo...

    Causando-me ira, não mesmo! Agorinha mesmo vc nós acusou de estarmos nos divertindo. Afinal, vc está ficando nervoso(a)? Não está achando o papo edificante? Isso aqui não é espiritual? Então seja objetivo! Acrescente alguma coisa.

    Esli Soares

    p.s.: Chegou na tática 37

    ResponderExcluir
  47. Anônimo, ancião ( vc se dirige a pessoas como 'jovens' aqui, desdenhando-as em detrimento de suas experiência ??? ) O que vc que dizer com suas criticas aos calvinistas aqui? Qual seu objetivo? Por exemplo, se vc é arminiano, deixe isso claro, assim teremos um irmão cristão com uma visão diferente da eleição. Ou vc quer dizer que ser calvinista é ser o que? Vc é cristão do MST? ( Movimento Sem Templo ? )é de alguma seita? testemunha de Jeová?
    em Cristo

    ResponderExcluir
  48. Prezado,Esli

    Não tenho por que eu me zangar jovem Esli essas coisas não me atingem. Bom você quer dialogar espiritualmente ou racionalmente?

    Atenciosamente,

    Anônimo

    ResponderExcluir
  49. Luciano meu jovem,

    Estava com saudades... vc e esse jeitinho manso, igual um dinosauro no jardim de rosas...hehehe

    Cheguei a pensar se o anônimo não era vc. Um altego, sabe! Por causa escrita truncada, se bem que vc não erra tanto assim (risos incontidos).

    Olha essa de MST, foi ótima! Como tenho dito vc é bom.

    Na paz meu querido.

    Esli Soares

    p.s.: Tõ brincando, nunca pensei q fosse vc mesmo... o anonimo não é vc é?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo, suas palavras: "no dia em que vcs calvinistas forem realmente imitadores de Cristo vcs veram a glória de Deus em miligres deixaram de ser individualistas e orgulhos."
    Ancião, como vc é bom ! que classificação mais milagrosa essa sua ! nós calvinistas somos individualistas...EU queria que fossem! esse é o defeito dos prebiterianos, eleS não são individualistas. Que pena que não somos, eu gostaria de ler sua acusação ancião e dizer SOMOS MESMOS ! E DAÍ? mas não..infelizmente não somos. Vc conhece mesmo os presbiterianos?

    ResponderExcluir
  51. Anônimo,

    Eu só sei dialogar com minha mente, essa história de dialogo espiritual é para o Chico Xavier. Mas se sua intensão foi falar de crescimento espiritual, primeiro vc tem que ser educado e depois honesto. Vc tem o direito de espernear, mas vc tem que se manifestar com coerência.

    Até agora ninguém aqui conseguiu te enteder! O que vc quer? Vc chegou agredindo de graça e depois veio com o papo de ser esporitual, santidadem, evangelismo... falou, falou e não disse nada!

    Eu ainda acredito que atras da sua confusão pode haver um pedido de socorro! Então vamos lá... o quê lhe aflinge?

    No aguardo,

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  52. Pr Esli eu estou enrolado com uma monografia e só passo aqui, agora mais correndo ainda. Olha, vc não vai acreditar , eu pensei exatamente isso !!! serio...rsrs rapaz vc é profeta? vidente? Eu pensei, com esse erro todo de escrita, com essa briga toda, o pr Esli vai achar que é eu escondido ! meu Deus. Mas tenha certeza, que eu não seria tão herético assim. Se bem que a teimosia é semelhante... deve ser a idade dele e minha !
    um abraço

    ResponderExcluir
  53. Luciano,

    Que injustiça por parte do Esli, achar que o irmão é nosso anônimo da vez! Nada a ver.

    Na verdade, eu achei que você fosse o Teimoso, que também sumiu. O que o irmão meio que confessou acima.

    Se bem que agora fiquei na dúvida. O Neto também anda sumido e ele o Teimoso era, como direi, meio que complementares. Será que que o avô dele se chamava Teimoso?

    Brincadeiras à parte, quando vocês somem, sinto falta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  54. Pr. Esli -

    "santidadem" forçou a amizade... =D

    - David (que está se divertindo MUITO pois ainda está esperando alguém que se identifique fazer pontos coerentes que sejam dignos de debate sobre esta questão)

    ResponderExcluir
  55. Prezado, Esli,

    1.Acho que você entendeu o assunto do ESPIRITUAL e SANTIDADE rsrsr CHICO CHAVIER essa é boa chega de bla, bla, bla jovem Esli suas palavras estão já sem paciência como você pode ser um Calvinista SOS nesse momento de aflição?

    2.Então vamos lá caro Jovem estou sendo honestos com sua pessoa os regulamentos em Blogs como esse dão direito ao anonimato já disse a você se não estiver a fim de continuar me ignore preferencialmente optei por meu anonimato quem sabe se nós entrarmos num acordo posso me identificar, mas não aqui.

    3.Prezado jovem Esli perguntei há você alguns dias atrás com era sua denominação evangélica por quê? Presumi que você era presbiteriano por suas formas de se pronunciar e perguntei se você já tivesse o privilégio de ser usado por Deus para que vidas fossem alcançadas por Deus.

    4.Por que eu fiz essas perguntas? Pelo fato de eu ter convivido em sua denominação evangélica. Bom o que eu vou DIZER a RESPEITO da IGREJA em que convivi por algum período de tempo não quer dizer que quero generalizar todas IPBs.

    5.Presumo-me que você já tem muito tempo de IPB. Bom a respeito da igreja onde convivi pude percebe bastantes podres que eles abafavam por muito tempo a igreja é composta por duas famílias grandes que monopoliza todos os departamentos da igreja entra e sai pastor dessa IPB por que? Pelo fato dos presbíteros monopolizarem tudo por quê? É toda parte das duas famílias, a igreja tem poucos membros que não são das famílias então isso se resume, são poucos que se submetem a organização dessas duas Famílias. Todas as pessoas que saíram da igreja saíram machucadas por essas famílias por quê? Tudo que eles fazem são para eles festas congressos muita comida, o povo que sabe comer é crente. Essa igreja ninguém sabe que ela existe dentro da cidade onde eu vivo somente eles, e os que saíram machucados que são muitos eles estão em outras igrejas evangélicas como Assembléia de Deus, Batistas renovadas, entre outras denominações pentecostais uma vez o pastor novo que entrou chamou a igreja para uma praça eu fui, o pasto entregou folhetos para todos evangelizarem todos tinham vergonha de conversa com as pessoas foi um fracasso eu me deparei com um presbítero que, se enrolou todo com uma pessoa que não entendeu qual era o objetivo do presbítero.

    6.Sabe meu caro Jovem Esli essas duas famílias são Calvinistas convictas. Eu pode percebe que eles estão sendo totalmente individualistas e frios com suas obrigações como uma igreja Cristã. Ajude-me a entender por que esse ministério está sendo abafado pelo movimento “pentecostal” na Europa já é quase extinta e nos EUA já perderam a metade de seus membros e isso pode acontecer em breve aqui no Brasil, ajude-me a entender essa questão?

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  56. Ahem -

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_(fal%C3%A1cia)

    - David

    ResponderExcluir
  57. David...

    Poxa, eu não estou fazendo abordagens coerentes? Se bem que não em relação ao tema. Qual é mesmo o tema? (risos)

    Eu gostei do seu comentário sobre o "Resurgence", eu me considero contenporâneo, e hoje estou numa IPB bem contemporânea.

    Acabei ficando perdido nos laços anônimos - por boa fé, diga-se de passagem - e nem mandei um alo para suas idéias.

    Amanhã... ou melhor hoje.

    Esli Soares

    P.s.: eu notei o erro de santidade, e a falta da preposição dentre outros... é a pressa, tá tarde.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo,

    Antes de durmir...

    Eu te ajudar a entender isso, como? Não sei do que vc está falando; não sei qual igreja é essa; nem que é vc. Como posso te ajudar sem ter o mínimo de conhecimento de causa?

    Sobre erros, é preciso lembrar que a imcapacidade de alguém seguir um caminho não torna o caminho errado, então, talvez a pergunta certa a se fazer é: o que vc fez para mudar a situação dessa igreja?

    Na paz,

    Esli Soares

    p.s.: se era um conselho que vc precisava por que não disse antes? Vamos ver como posso te ajudar. Ore, se for a sua vontade realmente entender e crescer com essa crise.

    ResponderExcluir
  59. Esli -

    Não foi ao seu comentário que me referia. ;-)

    - David

    ResponderExcluir
  60. Anônimo,

    1. Postar anonimamente não é um direito seu, é uma liberalidade do editor do blog. É ele que detém o direito de permitir comentários, anônimos ou não, moderados ou não. Considere a possibilidade como um presente calvinista os que precisam da proteção do anonimato para criar coragem de se manifestar.

    2. Como de graça, de graça mesmo, só a graça, pede-se uma contrapartida: que a manifestação, anônima ou não, se dê num clima de respeito e cordialidade. Até calvinistas individualistas merecem um pouco disso.

    3. Isto posto, deixe-me contar uma novidade sobre a IPB na qual você teve experiências que explicam, mas não justificam, a sua animosidade contra a denominação. Não sou presbiteriano, por isso posso falar com conhecimento de causa.

    a) As IPB são igrejas onde famílias tradicionais acabam exercendo um poder que concorre com a autoridade de Jesus. Acham que por serem os mais antigos, ou por serem os maiores dizimistas e ofertantes ou por serem a maior família da igreja ou por acharem que são os faxineiros que varrem as heresias para fora da igreja ou por qualquer outro motivo, tem preeminência no assuntos e governo da igreja. Isto está errado!

    b) As IPB são igrejas que frequentemente pessoas ferem uma às outras. Às vezes por motivos fúteis ou interesses mesquinhos e pessoais dizem palavras e tomam atitudes que levam as pessoas a sairem da igreja, ou então saem deixando feridos dentro dela. Isto é triste, mas é verdade.

    c) Na IPB tem calvinistas de mente mas não de coração, que professam uma doutrina de lábios mas suas mãos negam que a confissão seja genuína. E aí do herege que pensar diferente. Agora, pasme você, na IPB também tem arminianos de coração mas não de mente, que tem uma espiritualidade oca que só produz barulho e nenhuma substância. E ai de quem disser que ter aparência de piedade e negar sua eficácia é hipocrisia.

    d) A IPB tem igrejas em que o pastor, ao invés de alimentar, explora suas ovelhas, cometendo diversas formas de abuso espiritual. Assenhoram-se da igreja e ao invés de servi-la, servem-se dela, pensando que a piedade é fonte de lucro.

    e) Da IPB saem crentes amargurados e vociferantes, muitas vezes por recusarem a disciplina eclesiástica ou então por não reconhecerem que Deus está lhes moendo para modelar um vaso novo. Algumas dessas pessoas saem anonimante pelos blogs derramando suas mágoas não tratadas, criticando tudo o tem alguma parecença com sua igreja. Não sei se é o seu caso.

    Agora, faça o seguinte: troque IPB, por IBPC, IPI, IEQ, IB, AD, IM, IA, IL, apenas para ficar nas melhores e tudo o que foi dito acima é igualmente verdadeiro. Ou seja, o problema das igrejas é gente. Mas é gente que Deus quer levar para o céu.

    Se você encontrar uma igreja que não tenha problemas, não entre nela. Ou ela vai começar a ter.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Aquele que impede que a Igreja O Brasil Para Cristo em Medianeira seja perfeita

    ResponderExcluir
  61. Clóvis meu irmão, tenha certeza que EU nunca me esconderei. Nunca. Assim, brincadeiras a parte, eu sempre me identificarei.
    "Anonimato é a cova dos covardes"!
    Eu fui alvo de severas criticas aqui, nem por isso me escondi. Posso estar errado. E devo estar...( pelo menos devo estar ) mas covarde não !
    em Cristo
    assinado Luciano

    ResponderExcluir
  62. Clóvis,

    (Teimando) EU NÃO SOU TEIMOSO!!!

    Grande abraço,

    Neto.

    PS: Kd o Teimoso mesmo, hein?
    PS2: Tb sinto falta de participar mais daqui. Mas não se iluda: Visito diariamente! ;)

    ResponderExcluir
  63. Esli,

    Está perto de ganhar o meu "trófeu monge-tibetano".

    Aja paciencia!

    ResponderExcluir
  64. Prezado, Jovem Clóvis,

    1.Clovis eu agradeço sua ajuda me ampliou mais a visão que tinha desse ministério, Graças a Deus esse problema não me atingiu com mágoas não conheço esse sentimento.

    2.Verdade sobre não existe uma igreja perfeita, nunca haverá uma, enquanto for habitada pela raça humana, igreja é igual à arca de Noé FEDE, mas é melhor está dentro que fora.

    3.Obrigado Jovem Clovis pelo presente Calvinista.

    4.Prezado concordo com você nos pontos A, B, D, E, jovem Clovis não sou Arminiano nem Calvinista e não tenho nada contra a igreja IPB.

    5.A minha preocupação referente à igreja IPB é que ela está sendo abafada perdendo territórios com certeza deve ter uma explicação para isso, eu ainda não sei e quero entender melhor, se você tiver alguma explicação me ajude.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo, a IPB não está abfada. Ela é assim ! O problema é que em nosso brasil a visão que se tem de evagelicos é isso aí...grandes massas, esterismo, dinheiro, etc. Acho que a IPB está até saidinha demais, mas nem se compara com a publicidade alcançada pelos 'prostitutos' teologicos que está por aí na tv etc etc.
    A IPB é isso que vc vê e sempre será assim.
    Lamento, vc não é calvinista. Isso é triste. Embora vc esta sendo auto contraditorio, pois disse que é cristão. Calvinismo e Cristianismo são sinônimos.É o mesmo de dizer 'sou e não sou'.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo,

    Que diferença! Agora vc tem perguntas (preocupações), bom, muito bom!

    Não sei se a IPB está perdendo território mesmo. Só dos que postam aqui, três estão deixando as suas igrejas (por erros doutrinários) e buscando tornar-se membros em IPB's. E eu sei que nos últimos 10 anos a IPB quase dobrou de tamanho*. A Junta de Missões Nacionais está abrindo mais de 50 novas igrejas só esse ano. Fora as congregações e pontos de pregação que são abertas pelos presbitérios ou pelas próprias igrejas.

    Mas se vc está se referindo a proporcionalidade na massa evangélica. Eu devo ressaltar que isso é um sinal perigoso. Existem muitos dos que hoje são contados como evangélicos que eu realmente não considero (não tenho coragem de chamar de) meus irmãos em Cristo. Outro fator é: a 'pregação' que mais atrai é a que fala de prosperidade e curas miraculosas. Olha as mega-igrejas da TV! Muitos membros, mas pouca (ou nenhuma) Bíblia! Deve-se considerar o chamado “efeito rodoviária”, ou seja a um grande número de circulantes e não de membros! E ainda mais, muitas dessas igrejas contam (e anunciam esse número) de membros, pessoas que também professam outra fé (e a católica é a mais ‘santa’ delas!).

    A Bíblia conta que foi assim com o povo de Israel. Eles queriam profetas que falassem coisas boas, que profetizassem “boas novas” e não necessariamente a Verdade. Foi assim com Jeremias! Ele trazendo juízo de Deus àquele povo teimoso (um chamado ao arrependimento frente ao exílio babilônico profetizado por Isaías) e eles (o povo, o rei, os sacerdotes) não davam ouvidos, ofendiam-no, expulsavam-no e até aprisionaram-no. Foi assim também com Jesus, quando multiplicava pães e peixes ou fazia outro milagre, o queriam como rei... “Hosana ao que vem em nome do Senhor”, bastou passar alguns dias desse episódio (domingo de Ramos), e esses mesmos que louvaram a Jesus na entrada em Jerusalém, porém, gritavam: Fora com este! Solta-nos Barrabás!


    Números e maioria não são provas da verdade divina! Apenas uma família se salvou do dilúvio. Das 12 tribos um, apenas um, improvável descendente, de prostitutas e assassinos** é o Salvador. O remanescente é que será salvo! O caminho largo e fácil conduz a perdição, mas a porta estreita...

    Não se impressione por número, é no deserto é que Deus faz surgir um rio de muitas águas.

    Esli Soares

    * o efeito pode ter uma de suas explicações no alcance do senso;
    ** Tamar, Raabe e Manasses, são ancestrais naturais de Jesus.

    ResponderExcluir
  68. Prezados, Eli e Luciano,

    1.Luciano fala: Lamento você não é calvinista. Isso é triste. Embora você esta sendo auto contraditório, pois disse que é cristão. Calvinismo e Cristianismo são sinônimos. É o mesmo de dizer 'sou e não sou'.

    2.Anônimo responde a Luciano: Prezado fique com suas lamentações! Eu digo a você não sou um calvinista tento ser um imitador de Cristo Jesus ainda vou dizer eu sou um Cristão em breve.

    3.Prezado Esli admiro sua visão referente a essa banalização da igreja evangélica no Brasil, você tem um dom de um verdadeiro adorador, tudo que você disse é verdade sobre a massa de manobra gospel.

    4.Infelizmente isso é uma conseqüência toda ação tem sua conseqüência me pergunto qual é a fonte dessa ação para chegar nesse resultado jovem sábio Esli?

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo,

    Não entendi bem sua pergunta (item 4), "isso" o quê é uma consequência? Vc fala das falcatruas dos pr. da Tv? Se for, isso é fácil de saber?

    Tais homens (ser humano) agem assim por deterem a verdade de Deus pela injustiça. Deus os entrega a todo o tipo de depravação (fraude eclesiastica está incluído).

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  70. Prezado, Esli,

    4.Infelizmente isso é uma conseqüência, toda ação tem sua conseqüência, me pergunto qual é a fonte dessa ação para chegar nesse resultado jovem sábio Esli?

    Refiro me a toda essa banalização o crescente movimento de megas igrejas onde a fé dos cansados e oprimidos são massacrados pela teoria da prosperidade enfim isso é uma conseqüência e tem uma fonte onde nasce uma ação gerando uma conseqüência.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    Obrigado pela sua atenção Esli.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo...

    Vc está focando a coisa da forma erra. Isso é sim uma conseqüência, mas não de uma atitude daqui e de agora. Gn 3, a Queda, o homes (Todos) estão perdido em seus próprios delitos e são naturalmente inimigos de Deus. Assim como o povo de Israel, nossa geração também quer caminhos mais fáceis para se achegar a Deus (mas esse Deus que eles querem não é o Deus da Bíblia, é uma espécie de Papai-noel ou gênio da lâmpada-mágica pronto para atender os desejos dos homens). Por isso são tão contrários a quem prega a Verdade. Chamam-nos de egoístas, exclusivistas, intolerantes, brigões... a mente (o coração, a natureza) do homem sem o E.S. nada pode fazer além de odiar a Deus e se desviar de Sua vontade. Essa é a causa dessas conseqüências! O Pecado original, que manchou a nossa imagem e semelhança lançando-nos em uma terrível e inexorável depravação, graças a Deus por Jesus Cristo que nos liberta desse julgo e nos lava com seu precioso sangue, ele mesmo é que nos comissiona a pregar (ensinar) suas palavras e nos capacita a obedecê-lo. Ou seja, sem Ele nada podemos fazer.

    Esli Soares

    ResponderExcluir
  72. Prezado, Esli,

    1.É verdade Esli, domingo assisti um estudo sobre o avivamento da igreja, o estudo mostrava o que é o verdadeiro avivamento, e o que não é avivamento, e essa banalização do evangelho onde se é pregado um evangelho da prosperidade onde as pessoas querem realmente que Deus sacie seus desejos, isso NÃO é avivamento.

    2.Sobre minha visão do verdadeiro avivamento. Esli, as pessoas querem que seus desejos sejam saciados e suas necessidades supridas por Deus, mas não querem servi a Deus verdadeiramente. O verdadeiro avivamento é quando o indivíduo percebe que ele não presta para nada, que tudo é passageiro, que Deus tem o controle de tudo, que tudo em sua vida não tem sentido ser não for para viver unicamente para servi a Deus.


    3.É meu caro jovem Esli está sendo edificante dialogar com você graças a Deus alguma coisa de bom está acontecendo nessa bagunça que fiz em entrar aqui chutando o pau da barraca.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo, seu 'anonimato', sua identificação ideologica não definida, deixa vc em uma situação comoda.
    Não estou lamentando sua infelicidade, problema é seu. Incoerencia é sua. Mas se vc quiser ser 'o cristão' com uma doutrina bíblica e com pés no chão, terá que ser calvinista.Não existe saída. Acontece que vc está fechado para a verdade.o diabo faz isso.
    A doutrina da eleição afasta mesmo muitos incredulos,poré nem todos,( Jo 6.65,66 ) mas vc deve subjugar-se, e como Pedro ficar perto do Senhor.
    Lembre-se dessas palavras: Niguém PODE vir a mim se o Pai não O trouxer!!!
    Acabou...sem chance... o apóstolo João era calvinista.

    ResponderExcluir
  74. Prezado, Jovem luciano,

    1.Luciano fala: Não estou lamentando sua infelicidade, problema é seu. Incoerência é sua. Mas se você quiser ser 'o cristão' com uma doutrina bíblica e com pés no chão, terá que ser calvinista. Não existe saída. Acontece que você está fechado para a verdade. O diabo faz isso.

    2.Anônimo responde: Você parece uma Beata falando jovem. É verdade o problema é meu jovem, sou eu e Deus. Por que suas palavras estão impacientes? Existe uma saída. Como você sabe que o diabo está me segando?

    3.A doutrina da eleição afasta mesmo muitos incrédulos, porem nem todos, (Jo 6.65,66) mas você deve subjugar-se, e como Pedro ficar perto do Senhor.

    4.Anônimo responde: Jovem é você que está á subjugar-se, eu não sou Pedro e nenhum dos discípulos que andaram com Cristo, isso já se passou há muito tempo atrás, a quem me dera está perto de Jesus como Pedro esteve, mas um dia estarei com ele essa é minha fé e esperança.

    5.Jovem Luciano diz ao anônimo: Lembre-se dessas palavras: Ninguém PODE vir a mim se o Pai não O trouxer!
    Acabou... Sem chance... O apóstolo João era calvinista.

    6.Anônimo responde ao Jovem Luciano: Jovem, Jovem lembrarei sempre dessas palavras. Nesse contesto da história relatada em João 6.65 ninguém poderá vir a mim, se. É impossível a qualquer pessoa ir a Cristo sem a chamada eficaz de Deus. A incapacidade moral do pecador para escolher Cristo se sobrepujada pelo poder gracioso e soberano do espírito. Um ponto crucial neste evangelho. Muitos de seus discípulos, juntos com a multidão, rejeitaram a Cristo em sua descrença, enquanto os seus discípulos, que permaneceram fiéis (mostra a confissão de Pedro), aprofundaram sua fé nele. (Essa narrativa é da Bíblia de Genebra). Jovem Luciano esses maravilhosos versículos mostra que Deus tem tudo ao seu controle não fique desesperado com um anônimo tenha fé Deus está lhe dando oportunidades você tem chance... A propósito quem nasceu primeiro Calvino ou o apóstolo João, eu acho que Calvino era JOÃOVINISTA.

    7.Prezado continuando sobre a matéria do versículos 65 e 64 de João capítulo 6. Sabia, Jesus desde o princípio. Isto pode significar que Jesus sabia quando Judas começou a desvia-se da sua Fé original e quando planejou traílo. Judas tinha a mesma escolha que os outros onze discípulos. Ele foi a principio um crente em Jesus e um amigo da família da sua confiança (13.18; Sl 41.9), conforme demonstrava o fato de Cristo ter revelado confiança total em Judas (2.23,24 Mt 10-15). Posteriormente, Judas se desviou (At 1.25) pela sua própria escolha. Ele não foi obrigado a trair Jesus. A Traição a Jesus foi profetizada somente quanto à sua ocorrência, mas não quanto ao seu praticante. A pessoa específica que trairia a Cristo não estava predestinada desde a eternidade. O afastamento e o desvio de Judas para ficar com os inimigos de Jesus e a conseqüência tragédia que se seguiu, deve servi de advertência a todo seguidor de Cristo, no sentido de não rejeitar as admoestações do Espírito a respeito da amizade com o mundo e o afastamento de Cristo (Hb 10.2; 11.25; Tg 4.4). (Narrativa da Bíblia Pentecostal).

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  75. O Anônimo não está seguro ainda do que crer. Alias, os arminianos não estão seguro no que crer...Deus escolheu >pessoas > ou vagas???
    Parece concurso publico: Temos 1000 vagas. Não amigo Anônimo, Deus escolheu pessoas ! Nã abriu vagas...
    A conclusão óbvia e inevitavél do arminianismo,> é o teísmo aberto!
    Por isso irmão (?) anônimo, é melhor ouvir um Beeato, do que viver sob um antigo programa da rede glogo; " Você decide !"

    ResponderExcluir
  76. Escrevi a certo tempo um artigo sobre Judas, se o anonimo estiver interessado, seria interessante ele ler.

    http://divinitatisdoctor.blogspot.com/2010/02/e-judas-sera-que-ele-alguma-vez-foi-um.html

    ResponderExcluir
  77. Ed,

    Boa lembrança. Anônimo, a leitura lhe será útil, mesmo que não concorde.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  78. Prezados,

    Onde estão vcs?

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  79. Boa pergunta: por onde andam David, Ednaldo, Esli, Luciano, Jorge, Neto, Nozima e outros mais?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  80. Da minha parte estou esperando a resposta do anonimo. :)

    ResponderExcluir
  81. Prezado, Ednaldo,

    Não sou Molinista Jovem, analisei sua analogia referente ao capitulo 6 de João, a minha opinião sobre sua analogia. Você está sendo muito enfático com sua ideologia teológica jovem, você esta desfragrementando o capitulo seis de João com as ferramentas erradas, se baseando na individualidade da Eleição ou predestinação. Como você sabe que o destino de Judas era incondicionalmente o inferno sem nenhuma chance? Jesus fala em Mateus 7.12-15:

    12 ¶ Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
    13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
    15 ¶ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

    Jovem Ednaldo Judas escolheu o caminho largo e teve um fim amargo do inferno, ele mesmo se amaldiçoou, em seu tempo de vida ele teve oportunidades de ter a vida eterna, Jesus deu essa oportunidade a ele, quando conforme demonstrava o fato de Cristo ter revelado confiança total em Judas (2.23,24 Mt 10-15). Posteriormente, Judas se desviou (At 1.25) e quem se desvia da santidade da justiça de Deus herdara o inferno obviamente. Jesus seria um traidor também se estivesse usando Judas para um fim licito. Umas das qualidades e fonte de nossas vidas é a misericórdia de Deus obviamente fonte de um amor incondicional em nossas vidas jovem Ednaldo. "E Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16). Jesus sempre soube quem era Judas e foi dada a oportunidade a ele para mudar sua história. Posteriormente Deus não precisa do homem para mudar alguma coisa na história ele tem o controle de tudo talvez o fato ocorrido em João seis pudesse ser de outra forma, mas essa foi à conseqüência de Judas.
    A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relata:

    • " E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2:2)
    • "E Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16)
    • " Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
    • "O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
    • "Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Cor.5:14)
    • " E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
    • " O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se."(2Pedro3:9).
    • "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam".(Atos17:30).
    • "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida".(Rom.5:18).
    • "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hebr.2:9).

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  82. O Anônimo, vc pergunta onde nosso calvinismo nos leva diante a ordem de Cristo em evagelizar??? Eu conheço muitos que são mais evangelista que vc ! com certeza...nem sei se ao fazer essa pergunta vc está pelo menos semanalmente evangelizano ou discipulando alguém, além de ficar tentando levar calvinistas para a escorregadia posição do arminiana.Não se esqueça que quem entra aqui é vc...
    Eu quero saber onde vai quer chegar falando para nós que Cristo morreu pelos não eleitos??? vc está evangelizando agente??? onde vc quer chegar???

    ResponderExcluir
  83. Prezado, Luciano,

    Você julga de mais, temte se localizar, temte localizar Cristo, a propósito não sou Arminiano jovem.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo,

    Línguística é uma ferramenta errada? E eu não desfragmentei nada, mudei as frases de posição para uma melhor compreenção do que Jesus disse, e do que João disse. Infelizmente você não aceita, e isso é um problema totalmente seu, não é meu interesse provar que o calvinismo é correto para vencer um debate, isso é algo por demais pobre. O meu interesse é defender a verdade, e se o calvinismo expressa essa verdade, fazer o que?

    Quando você diz que Judas se desviou, eu concordo, mas ele se desviou para voltar ao seu próprio caminho, essas são as palavras de Pedro inspiradas pelo Espírito. Nem mais, nem menos.

    As demais passagens citadas por vocẽ só demonstram que você é um arminiano mediano, por isso vejo interpretação de textos não é o seu forte mesmo. Todas as passagens citadas por você quando contextualizadas mostram exatamente o contrário do que vocẽ deseja defender, mas infelizmente arminianos como você, não tem respeito pelo Deus da Palavra, quem dirá pela Palavra de Deus. Aliás, se houvesse em você um pouco de hombridade, não se esconderia atrás do anonimato.

    ResponderExcluir
  85. Clóvis disse:

    "Boa pergunta: por onde andam David, Ednaldo, Esli, Luciano, Jorge, Neto, Nozima e outros mais?"

    PRESENTE! o/

    Muito, muito trabalho...

    Mas espero voltar a colaborar aqui no 5S em breve, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  86. Clovis,

    Meu camarada, eu estou aqui... hehehe, um pouco sem tempo, mas presente, sempre venho dar uma olhadinha.

    Até me espantei por esse post ainda receber comentários. Mas como disse o Ed, digo (de novo - eu acho, sei lá!) ao amigo Anônimo (e isso mostra como essas conversas com anônimos são improdutiva), eu (nós) é que esperamos uma resposta dos arminianos, melhor uma refutação...

    - Lei os cânones de Dort! Comente, questione e confronte.

    Até outra hora,

    Na paz do que nos escolheu antes da fundação do Mundo para sermos seus...

    Esli Soares

    p.s.: quando vc vem a Brasília?

    ResponderExcluir
  87. Prezado, Esli Soares,

    Ser não for inconveniente da minha parte, gostaria jovem que você me desse o endereço de sua igreja para fazer uma visita, pois sou habitante de Brasília-DF.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  88. Olá anônimo,

    Antes, quem é vc? Qual anônimo é vc? De qualquer maneira segue meu e-mail para trocarmos informações... rev.esli@yahoo.com.br mande-me um e-mail e eu te envio o endereço da igreja.

    Na graça de Deus...
    Esli Soares

    ResponderExcluir
  89. Anônimo vou me localizar. Estou em Cristo.
    E agora, onde vc quer chegar? Convencer nós do que?
    Julgar é errado ou certo? Quando vc me >julgou dizendo que eu não me localizo, e que julgo, nesse caso vc tb está me julgando !!??

    ResponderExcluir
  90. Me adiscurpi metê o bedeio ondi num çô xamadu, mai zoiando u qui oceis ceis istão fazenu cum o anomio são coisa qui cristão num faiz.
    Ceis todus tão mandanu um o otro prus brassus du marvadu.
    Çabi oceis priciza lê atos primero verço 17 i 18, i tamém lá in Juda veuçico 9.
    Oceis é tudu telinjenti, tem inté reverendu, piscolo, untólogu, i vai ntedê qui quem cervi a Deus num fala brabo cum ninguém, inem fala mardição.
    Oceis tem qui larga di cervi u omi.
    Decha u tar di Carvinu pralá i cervi a Jesus.
    Nun vô falá pais du sinhô proceis pruque oceis tão briganu muintu.
    Inté ci dé coraji di iscrevê otra veis.
    Simão cereneu.

    ResponderExcluir
  91. Ói só!!! Çô.
    Num é qui ieu apunhei um ponto finar na briga doceis!
    É só açuntá um poquinho a Bibra, pro ceis vê que deçe geitu oceis tão fazeno tudo erradu.
    Decha as dotrina dus omis: Deus noço Pai qué sarvar a todo aquele que crê e for fiér inté u úrtimu çuspiru.
    Jesuis morreu prá todo mundo, num foi só pra arguns, não.
    A dotrina dele é quem crê e for batizado (i continuá crendo) vai tê a vida eterna. As demais coiza é invencionice dus omis... í çi num vem do Pai das Luzes, vem dotra banda. CUIDADO, jenti!
    Inté,
    Simão

    ResponderExcluir
  92. Já sei quem é esse anonimo, vi uma "istauta" dele outro dia quando passave em frente a um terreiro de macumba, por isso quando ele fala sobre aquilo que vem de outras bandas o anonimo "simão" entende, porque ele é o "preto velho".

    rsrs

    Esconjuro-te!!!!

    ResponderExcluir
  93. É UM "SEU CREYSSON GÓISPÉU"! EU HEIN!

    ResponderExcluir
  94. Prezados, Todos Calvinistas,

    Esse Blog já está semelhante a uma concentração de Nazistas (Calvinistas), vcs declaram guerra e preconceito contra os Armenianos, Molinistas,vcs são um péssimo exemplo de Cristões, a superioridade de suas razões teológicas, humanas, religiosas, conceitos de uma doutrina complexada e formulada por radicais religiosos, que fica em um assunto isolado e polêmico, querendo vcs ou não a imagem que fica de vcs Calvinistas é de IDOLATRAS não de Cristões afinal de contas, qual é o Deus que vcs Servem ?

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  95. Prezado anonimo,

    não sou porta voz de todos aqui, mas respondo por mim;

    Antes de qualquer coisa, por favor, não generalize. Não são todos os calvinistas que são "cristões" (sic), e ao mesmo tempo, não são todos os cristãos que são calvinistas.
    A grande pergunta é: Você já parou para ver se a doutrina chamada "calvinista" é a doutrina bíblica, esquecendo o rótulo?

    "vcs declaram guerra e preconceito contra os Armenianos, Molinistas,vcs são um péssimo exemplo de Cristões,"
    Nós declaramos guerra contra fortalezas e conselhos que se levantam contra o conhecimento de Deus (2 co 10.4 e 5)

    "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" Colossenses 2.8

    Não sei se você sabe, Anonimo, mas Jesus era tão "idólatra" em defender a Palavra de Deus que se Ele vivesse hoje pessoas como você o chamariam de "fanático". Não falo de extremismo, nem de violencia, nem de intolerancia. Mas de fidelidade a Deus, que se revelou a nós na Sua Palavra.
    Você o chamaria de "fanático religioso"?

    E você, é Cristão?
    E qual é o Deus que você serve? O da Bíblia, ou algum inventado pelo homem?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  96. Quanta amabilidade do anônimo das 15.53. Ele está derramando-se em amor, paz, tolerância e piedade, de tal forma que não resisto ao desejo de me lançar ao seus pés e perdir-lhe perdão por tanta ofensa cometida por nós, calvinistas. Por ofendê-lo com a verdade; por ofendê-lo apresentando-lhe a Escritura; por ofendê-lo revelando-lhe a graça, a misericórdia, a sabedoria, mas também, a soberania de Deus; porque o Senhor é completo, não é Deus de metades ou pedaços como querem alguns, mas o Deus total, onde não há chance ou possibilidade de fatiá-lo e escolher apenas o que interessa.

    Perdoe-nos por não dar-lhe outra chance a não ser a de escolher o Deus integral da Bíblia, ou então desistir. Perdoe-nos por nossa intransigência em proclamar o Evangelho completamente, e não fracioná-lo. Perdoe-nos por não nos entregar às idéias humanistas, nem acreditar no falso poderio do homem. Perdoe-nos por não aceitar a irracionalidade. Perdoe-nos por não compreender a capacidade humana de escolher o bem, sem que Deus o transforme e o faça querê-lo. Perdoe-nos por acreditar apenas e tão somente no poder de Deus para regenerar e transformar o homem natural em filho, co-herdeiro em Cristo. Perdoe por não ver nada de bom no homem, e ver toda a bondade em Deus. Perdoe por sentirmo-nos impotentes, fracos, mortos em nossos delitos e pecados, até que Cristo nos levante da sepultura e nos dê vida. Perdoe-nos por exaltá-lO, e desprezar-nos. Perdoe-nos por não acreditar em "contos da carochinha", nem na possibilidade de se sair da neutralidade para o bem ou mal. Perdoe-nos se defendemos a verdade intransigentemente, enquanto a mentira se insinua provocativa diante de nós. Perdoe-nos por ser cristãos.

    Se isso não for suficiente para você nos perdoar, saiba que Cristo já o fez, mesmo antes de nós conhecê-lO, mesmo antes de nascermos, mesmo antes da fundação do mundo, porque Ele nos perdoou eternamente; e dou-lhe graças por, em momento algum, ter pensado na mais remota possibilidade de eu vir a escolhê-lo por mim mesmo. Antes, operou em mim, pelo poder do Espírito Santo, a regeneração, santificação, sem a qual seria impossível a reconciliação.

    Portanto, ainda que você nos acuse, fomos justificados e absolvidos pelo nosso Senhor.


    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  97. Ói ieu aqui traveis!

    Dinardu ocê foi ao centro levá uns paçes, oi foi conçurtar sao Carvinu, como Saul foi consurtá Samuer?
    Óia ieu axo qui oce num tendeu dereito a lissão do Mestre.
    Das cobra é pra pegá a prudência, i não o veneno. Arre!
    i das pomba a çimpricidade, i nãos as doenças qui ocê tá ispaiando.
    Cuidado. Nun tô ti meaçandu não.

    O "jovi" Neto, carma. ocê erro duas veis. Ieu nun çô u seu Creiço, i tamém nun çô estetrem dos grigu não.
    Ieu çou crenti im Jesús.

    Meu miguinho anomio, nun taca ninguém não. Arrespondi cum amô.
    Simão

    ResponderExcluir
  98. À despeito dos argumentos infundados e generalistas de nosso amigo secreto, faço minhas as palavras de meus irmãos que antecederam-me, e quero somá-las às palavras de Lutero:

    " A Paz sê possível, mas a verdade a qualquer preço."

    Defendemos a Fé, que doravante sustentamos pela Escritura.

    Graça e Paz
    Mizael

    ResponderExcluir
  99. Mizaer, ieu tô axanu qui ocê é romanero. Ieu vô te contá procê prurque. Lá nus tempu diantigamenti, meu vô adiquriu du vô du Cróvis uma arma di fogo xamada garruxa. Meo vô dizia qui era garruxa i o vô du Cróvis dizia qui era parabelu. I daí us dois travô uma guerra di palavra danada qui foi pará nu bispo.
    U bispu qui nun era bobo deu arazão prus dois i ispricô. No brazir é garruxa, i em roma é parabelu. I o bispu ispricô qui os romaneros falava ançim, ó: çivici paci parabelu, i carcava fogo nus negus.
    U seo Gustinhu u çacristão, ispricô prus dois qui qui u negócio é ancim ci vance qué paiz, carca fogo rapaiz.
    Num foi o seo Lutero quinventô ece negócio não.
    Pra mió intendê ocê podi mi avendê eça Bibra qui tem u livro do Carvino. A minha nun tem. I como mim quer ir pro céu e segui a Bibra, ieu precizo duma Bibra compreta inguarzinha a tua.
    Nóis ainda ci vê.
    Simão

    ResponderExcluir
  100. Seu Creysson,

    Eu não sei o que cansa mais. Se é ler seu caipires forçado, ou se é escreve-lo.

    Parabéns pela paciencia!

    Neto

    ResponderExcluir
  101. Cara leia o contexto de Efesios 1:4, Deus nos predestinou a ser adotados por meio de CRISTO, Paulo estava falando para o ser humano, e não para a igreja somente. Pelo fato de Jesus ter vindo e nós estarmos depois dele, fomos feitos filhos do Senhor. Mas isso não interfere na salvação das pessoas que ainda hão de vir a conhecer a Cristo, ele mesmo mandou a pregar a todo o mundo, pq só alguns serão salvo pq ele elegeu?, era mais fácil arrebatar todos de uma vez, e os que iriam nascer que nascessem na glória já, não é?

    A salvação está ai, e é para TODOS, indistintamente, aceitando a Jesus, foi batizado conforme as escrituras por imersão, crendo e sendo ensinado a guardar todos os mandamentos, não para ser salvo e sim pq é salvo.

    Deus se alegra naquele que abraça seu concerto.

    Deus é Amor - AMOR- defina essa palavra em seu coração.

    que Deus abençoe e te ilumine.

    ResponderExcluir
  102. Deus não nos predetinou para a morte, e sim todos para a vida, esse é o sentido de sua Graça, mesmo nós errando ele quiz nos salvar e deu o primeiro e o segundo passo.

    "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor."
    (Romanos 6:23)

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que [b]TODO AQUELE[/b] que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
    (João 3:16)[ênfase acrescentada]

    esse texto refuta completamente a "Pré destinação"

    (só que quiser vai se perder.)

    Os textos a seguir são muito claros em afirmar que Deus não predestina para a perdição eterna: Jeremias 21:8, Ezequiel 18:23 e 32; Mateus 7:21, Atos 10:34, 35, 17:30, 2 Pedro 3:9, Apocalipse 2:10, 22:17, etc.

    ResponderExcluir
  103. Amado Irmão anônimo.

    Ainda não entendi o motivo que o encoraja a escrever dessa forma. Qual a finalidade? Prefiro apoiar-me na supremacia das Escrituras, ao invés de resvalar-me para o trivial. Minha sugestão é que voltemos para a Escritura.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  104. Mr Danielz,

    Sessão resposta relampago:


    "Cara leia o contexto de Efesios 1:4, Deus nos predestinou a ser adotados por meio de CRISTO, Paulo estava falando para o ser humano, e não para a igreja somente."
    Você manda lermos o contexto. Mas você leu?
    No versiculo 1, Paulo diz: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus"
    Paulo estava falando com cristãos.

    "A salvação está ai, e é para TODOS, indistintamente, aceitando a Jesus, foi batizado conforme as escrituras por imersão, crendo e sendo ensinado a guardar todos os mandamentos, não para ser salvo e sim pq é salvo."
    Na verdade, somente em crer na Obra de Jesus na Cruz e Sua ressurreição já é o suficiente. O resto é fruto disso, inclusive o batismo.

    "Deus se alegra naquele que abraça seu concerto."
    Com certeza!

    "Deus é Amor - AMOR- defina essa palavra em seu coração."
    1 Co 13 define o que é o amor. Não o que NÓS pensamos ser, mas o que realmente é. E uma das definições é: "O amor nunca falha" (vs 8). Como é possível então Deus amar alguém e "tal" ir pro inferno? Impossível!

    Continua...

    ResponderExcluir
  105. Continuando...


    "Deus não nos predetinou para a morte, e sim todos para a vida, esse é o sentido de sua Graça, mesmo nós errando ele quiz nos salvar e deu o primeiro e o segundo passo."
    Se estiver falando com relação à Igreja Invisivel, SIM!


    Sobre João 3.16: "esse texto refuta completamente a "Pré destinação"
    Pergunta: Como? Porque? Onde você leu isso?


    E pra terminar:
    Nenhum dos versiculos que vc postou provam que não existe predestinação. Alguns falam da acepção, que significa apenas que Deus não julga segundo a aparencia; outros mostram Deus colocando escolhas na frente do povo, outros com Deus exortando ao arrependimento... E nenhum desses nem sequer arranham a doutrina da predestinação.

    O mais proximo de "conseguir isso" é o de Ez 18. Mas é de facil explicação. Deus realmente chama as pessoas ao arrependimento, e deseja que o homem se arrependa. Mas o homem não quer!
    "Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra." Isaías 1:9

    Um abraço, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  106. Prezado, Neto,

    Neto se você acha que é um predestinado um eleito e bla, bla, bla, vc ora muito dedica seu tempo para servi a doutrina de Calvino e bla, bla, bla, vc faz boas ações notórias de um Calvinista. Mas espera ai! Ninguém sabe do futuro só Deus né? Neto e se você tiver o mesmo destino de Judas em? É você não sabe do futuro, e se você não for um eleito em? Nossa você vai fica muito puto lá no inferno, defendeu tanto o Calvino e foi para o inferno, kkkkk é até piada, mas Deus não que isso para você tá. Ele te ama, ele não faz acepção de pessoas ele ama todo mundo igual.

    Eu desejo sua felicidade e uma vida eterna com Deus.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo,

    Caso não tenha percebido, nós que advogamos a favor da eleição, classificamo-a como eleição bíblica, isso porque recorremos a Escritura para apresentá-la como verdadeira. O Ranco Calvinismo, a enfâse sobre um homem, todas essas coisas de que você nos acusa, quem está fazendo é você. É você que está tentando minar contra nossa convicção, enfatizando Calvino, sendo que estamos apresentando texto bíblicos. Você viu alguém aqui nesse blog, defendendo a Predestinação pelas Palavras de Calvino ou mesmo de Agostinho, Beza, John Knox, Spurgeon, Jhonatas Edwards, e tantos outros os quais preenchem toda História da Igreja? Embora eles cressem inegociavelmente na Eleição e tendo muitos deles apresentado fortes comentários sobre tal doutrina, nossa vara de medir é a Palavra e por ele sustentamos nossa Fé. Manuseie a Escritura.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  108. Mr Danielz,

    Seja bem vindo ao Cinco Solas. O irmão escreveu:

    "Cara leia o contexto de Efesios 1:4, Deus nos predestinou a ser adotados por meio de CRISTO, Paulo estava falando para o ser humano, e não para a igreja somente".

    Os anti-predestinação não se entendem mesmo quanto a Ef 1:4. Os que defendem a eleição pela presciência, dizem que Deus predestinou a igreja, como instiuição, e não indivíduos. Outros, que a eleição é universal, portanto, o nós se refere ao mundo todo.

    Quanto ao contexto, não resta dúvida de que não inclui o mundo inteiro. Paulo escreve "aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus" (1:1), os quais "abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (1:3) e que formam a igreja "que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" (1:23)os quais disntingue dos "filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também" (2:2-3).

    Se interessar ler, fiz uma análise de Ef 1:4 em "Eleição Corporativa"

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo Amoroso,

    Nazistas
    Péssimos exemplos
    Idólatras

    Ainda bem que você é "armeniano", né?

    "Qual é o Deus que vcs Servem?"

    O da Bíblia. Tem outro?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  111. Caro Anonimo,

    Em primeiro lugar, seria muito bom se se identificasse...
    Realmente não entendo porque as pessoas não se identificam aqui no 5S, já que aqui NINGUEM fará nada contra você. Nem xingar, nem ir atrás, nem investigar sua vida, nem nada. Um cristão tem que ser corajoso o suficiente para defender o que crê.
    O espaço é e sempre foi livre, para você falar o que quiser, com educação, claro.

    Anonimo, eu nem citei Calvino, e, pra ser totalmente sincero contigo, nem PENSEI em Calvino quando respondi o Mr Danielz. Eu usei a Bíblia. Usei doutrinas Bíblicas.

    Ao invés de usar "kkkkkk"s achando que isso resolve algo, porque não faz o mesmo? Fica a impressão que você não tem argumento algum contra o que escrevi. É isso mesmo?

    "Eu desejo sua felicidade e uma vida eterna com Deus."
    Muito obrigado. Lhe desejo o mesmo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  112. Prezados, Clovis, Neto, Mizael Andrade Reis, Esli, Luciano, Ednaldo e Todos os demais,

    Não sou Armeniano, Molinista, Calvinista e não me considero um Cristão de verdade, eu pergunto a vocês? Vocês são Calvinistas ou Cristãos?

    Jovem Neto, esse é meu argumento, Jesus NÃO disse que devemos servi à doutrina da Eleição a teologia de razões de conceitos humanos racionais e frios é fácil desse jeito, vocês podem fazer várias religiões com base na Bíblia basta vocês interpretarem da forma que vocês achar melhor. Se Jesus DISSE que devemos servi a Doutrina da Eleição ai NÃO estaríamos discordando em um assunto circular que não chega a lugar nenhum já se passou 500 anos que esse assunto é a parada de sucessos dos Calvinistas.

    E se Jesus NÃO disse que devemos servi a doutrina da eleição, então ele seria um traidor igual a Judas em colocar tanta gente no mundo para arde no inferno simplesmente porque escolheu uns para Glória e outros para o inferno, e não deixou isso bem claro e “justificado” (É ASSIM E PRONTO). É muita contradição entre as doutrinas de Calvino, Arminio, Molina esse é meu argumento para você Jovem Neto.

    Mas a chave para todo esse assunto nesse Blog se chama JESUS, essa é a doutrina certa ao invés de nós apelidarmos de calvinista, molinista, armeniano vamos dizer eu sou um Cristão.

    Para todos: Querendo vocês ou não esse BLOG é de Calvinistas, é assim que vocês se portão nessa concentração.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  113. Caro Anônimo,

    Este blog é assumidamente calvinista. Nem todos, mas a maioria de seus participantes são calvinistas.

    Porém, todos são bem vindos aqui, sejam arminianos, molinistas, vascaínos e outros mais. E são livres para expor e defender suas visões de mundo, desde que de forma cordial e respeitosa.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  114. Vascaíno não Clóvis!!!! "Vas subino"!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  115. O Ednaldo se sentiu ofendido Clóvis! rsrsrs

    ResponderExcluir
  116. Ói a confuzão nstalada. Relijião, poulitica e futibor nun ci discuti.
    É mió vortá ao tema.
    Meu jovi Neto, num é difirci não.
    O caipireis é inspontânio, memo.
    I o anômio candango?
    Cerá qui o jovi Esli carvinô eli?
    Ói çó, é parpiti, ma num cei não, iru axo qui o véio candango é disputado federar.
    Puriço eli é anômio.
    Simão

    ResponderExcluir
  117. Neto,

    Calvinista que torce prá time arminiano? Sei não...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  118. Eu não sei o que seria pior...

    Um Calvinista Vascaino,
    ou
    Um Mazzaropi Arminiano (7 de junho de 2010 13:01)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  119. Neto,

    Não tenho dúvidas: se o vasco subir, significa que não caiu total e finalmente. E o Mazzaropi original era engraçado.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  120. Ói só seo Cróvi, num pretendu memo ser o Mazzaropi, inté pruque ia têquêçê Curintiano i papá u bacaiau.
    Meo time du coração é o Santos (do SÎnhô) trenado por Paulo, Pedro, Tiago e principarmente pelo Sinhô Gisúis.
    Óia qui u pastô Esli carninô o véio anômio candango.
    Adispois qui eli pediu u indereçu da igreja du "jovi Esli" e sumiu.
    Nóis é meio bacurar memo. É noça natureza, viu "jovi Neto".
    Nóis só axa qui quem divedi a Obra, num anda diacordo cums os Invagéius.`
    É tudu ispirtu faquiçiozo.
    Mai nun tem pobrema não. Ceis ispaia o nomi di Gisuis, í aí o Sinhô vai sarvá us cinçerus,
    Simão

    ResponderExcluir
  121. Óia oceis mi adiscurpi. Ieu iscrivinhei erradu. Num é carninô, di fazê carnar, não. É CARVINÔ di ponhá eli comu discipro do Carvino.
    Simão

    ResponderExcluir
  122. Chico Bento,

    Eu fico até meio vesgo lendo suas mensagens... Desisto! =/

    ResponderExcluir
  123. Prezado anonimo de "5 de junho de 2010 19:13",

    "Não sou Armeniano, Molinista, Calvinista e não me considero um Cristão de verdade, eu pergunto a vocês? Vocês são Calvinistas ou Cristãos?"
    Quando dizemos que alguém é "calvinista", não dizemos que ele é discipulo de Calvino! Mas que ele, sendo cristão, acredita nas antigas e bíblicas doutrinas da Graça, que Calvino apenas retirou da Bíblia, resumiu e condensou.
    Na realidade, se você crê, por exemplo, que Jesus morreu por todos os homens sem exceção, e que a Salvação depende do livre-arbitrio para ser efetuada, você é um Arminiano (Ou seja, não é "discipulo de Arminio", mas acredita nesse tipo de doutrina), mesmo negando até a morte.

    Jovem Anonimo, se há controvérsia a respeito dessas doutrinas, se dá justamente porque os homens negam até a morte que Deus é Soberano sobre tudo. Nós, em nossos corações corrompidos, queremos ser senhores.


    PS: Eu acho que o 5S tem mais anonimos do que o AA...

    ResponderExcluir
  124. Que tal "AA" (Arminianos Anonimos)? rsrsrs

    ResponderExcluir
  125. Ói çó!
    As tar divisão, qui çó divedi usomis, divedino oceis.
    Inté nu futibor oceis tão divedidu.
    Larga deças coisa banar i intenda us evangéius. A çarvassão é prus que busca. O Espirtu Santu chama, atendi quem qué.
    Ninguém cervi a Deus na marra da pigarra. I quem num cervi dereito perdi o dereito da çarvassão. É u qui tá na Bibria. Fora diço é materidadi dusomis.
    Çabedoria qui num vein du Artu.
    Simão
    Póis ziscritu: ceis podi xamá ieu di Mazzaropi, Chicu Bentu, duqui oceis quizé. Num ligu, podi xamá inté di Lula, nun fais mar.
    Tamém di ogi in dianti num discutu mais com oceis, ceis, poruque oceis dão mais valor ao Carvinu i u qui eli iscrevinhô do que ao Senhor Jesus.
    Quandu acabá a divisão doceis ieu mandu a Pais du Sinhô. Sertu!
    dinovo,
    Simão

    ResponderExcluir
  126. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

    (desculpe pelo post inútil Clóvis... Alguém fez isso primeiro...)

    ResponderExcluir
  127. Prezado, Neto,

    Tenha mais respeito jovem calvinista.

    Atenciosamente,

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  128. Caro amigo Clóvis.

    OS ELEITOS DO SENHOR JESUS, A SUA IGREJA AMADA NA TERRA É UMA ELITE.
    AGORA ENTENDER A ELEIÇÃO NÃO QUER DIZER QUE É UM ELEITO.
    AGORA, DIGO QUE AS PESSOAS NÃO ACEITA A DOUTRINA DE ELEIÇÃO PELO FATO QUE OS NÃO SÃO ELEITOS IRÃO PARA O INFERNO.
    MAS VAMOS EXPLICAR, O INFERNO É A SEGUNDA MORTE, NINGUÉM VAI FICAR QUEIMANDO E SOFRENDO DIA E NOITE NO INFERNO, ISTO NÃO É VERDADE, POIS O SENHOR JESUS NÃO TEM PRAZER NA MORTE DO IMPIO, ISTO É, ELE NÃO SE ALEGRA.
    SIMPLESMENTE OS NÃO ELEITOS NÃO TERÃO A VIDA ETERNA.

    MUITO SIMPLES, MAS MUITOS NÃO ENTENDE E VÃO APÓS ESTES HOMENS
    QUE PREGAM SÓ COISAS PARA O BENEFÍCIO DA CARNE.

    ABRAÇOS DJALMA

    ResponderExcluir
  129. Queridos irmãos (todos, de todas as denominações evangélicas). Alguém já disse que a doutrina da eleição (predestinação em seu sentido mais amplo) é a doutrina mais odiada entre os crentes. Discussões à parte (porque para mim não é mais cabível discussão - sou calvinista, não apenas por dialética de um determinado pastor ou líder, mas depois de "surrar" a minha Bíblia, estudá-la de capa a capa, devorá-la e mergulhar nela), aos maximalistas (discípulos de Arminius)e aos Batistas (que dizem ter uma terceira leitura, toda própria, diferente de Calvino e Jacobus Arminius)tenho somente um comentário a fazer: Nunca encontrei na Bíblia os seus escritores chamando qualquer ser humano de ELEITO. Pelo contrário, o termo ELEITO só é utilizado para os salvos, para um grupo de crentes, para uma igreja em especial. Para os demais, os termos são: perdidos, gentios, os da carne, etc. ACREDITEM: DEUS É SOBERANO e todas as coisas acontecem a partir do CONSELHO DA SUA PERFEITA VONTADE e não a partir da imperfeita moral do homem. Fé e arrependimento não são algo possíveis aos seres humanos. É uma dádiva, uma misericórdia, finalmente, uma GRAÇA de Deus.
    "Porque pela Graça sois salvos mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; nem de obras para que ninguém se glorie" - Ef. 2:8
    Se o homem realmente pudesse fazer alguma coisa pela sua salvação (obras), ele estaria habilitado a, quando chegasse no céu, dizer: Eu estou aqui porque mereci. Eu,atendendo aos anseios da minha própria vontade (leia-se, o meu livre arbítrio) resolvi que a salvação seria melhor para mim. Agora vejo que estava certo ... ("... para que ninguém se glorie").
    Deus abençoe a todos.
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  130. Eu de novo. A leitura de todas as mensagens postadas me instigou a tentar contribuir novamente. Deus não manda ninguém para o inferno, conforme alguns comentários. Vejam bem: com o pecado, os homens caíram. Passaram a estar "mortos em seus delitos e pecados" [palavras do nosso irmão apóstolo Paulo]. Então o que Deus faz é, partindo do Conselho da sua própria vontade [leia-se SOBERANIA], resgatar aqueles que Ele mesmo elegeu desde antes da fundação do mundo, desse lamaçal do pecado. Ou seja, Deus não joga ninguém no inferno. O pecado é que nos matou [espiritualmente] e isso foi obra do nosso livre arbítrio [o qual não o temos mais - no tocante à salvação, vejam bem. O temos para as demais coisas, pois Deus não nos criou como robôs]. Portanto, irmãos [aqueles que apresentam dificuldades de entender o sentido da predestinação], Deus é AMOR, é JUSTIÇA. Mas, por favor, não queiram entender a questão do amor e da justiça de Deus a partir daquilo que nós - humanos - o entendemos. É, no mínimo, uma falta de senso!!!
    Irmãos, nós conversamos sobre essas coisas porque temos amor pelo estudo da Palavra de Deus. É certo que, como praticantes da mesma fé, temos pontos de vista diferentes. Isso é normal! Ninguém é melhor ou pior crente porque pensa desse ou daquele jeito. Creio que, quando todos nós estivermos no céu (crentes históricos ou de denominações mais recentes) essas conversas não serão mais necessárias. Então, até lá!!!
    Deus abençoe a todos.
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  131. Qualquer criança veria injustiça nisso... Estou confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a eleição é injusta, Suede? Por que ela não se baseia em méritos humanos?

      E qual é exatamente a sua confusão? Talvez alguém possa ajudar a esclarecer.

      Em Cristo,

      Excluir
  132. "Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer, já está condenado"


    “Quem foi eleito desde a fundação do mundo, será salvo, que não foi, o seu destino será o lago de enxofre com o diabo e seus anjos e com os Metodistas, Assembléianos, Adventistas, Pentecostais, Mormistas, Universalista, Congregacionistas, Soaristas, Valdomiristas, Católicos e afins”
    Ou será???
    “Quem crer e for batizado (não em doutrinas elaboradas pela mente de homens, seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso pq enganoso é o coração do homem) será salvo, quem não crer, já está condenado.”
    Deixemos a ‘eleição’ para os políticos, eles são especialistas nisso... {:>)
    Com todo respeito ... fiquem na Paz do Eterno!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Quem crer e for batizado será salvo. Aleluia!

      Mas, quem vai crer?

      O que for mais inteligente e fizer melhor uso do livre-arbítrio? Sei não, não boto muita fé nisso...

      Ou será os que foram ordenados para a vida eterna?

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Hum... falso dilema ou um espantalho?

      Fé acaso requer 'mais inteligência'? Afirmar tal coisa já é uma implicação óbvia de determinismo causal, - 'inteligência implica fé' - algo que só cabe numa teologia determinista.
      E é claro que você não bota fé nisso. Mas, eu também não - e não boto fé justamente por não ser calvinista :).

      O problema é demonstrar que ninguém dos que estão ou estarão no inferno era 'impossível de ser ordenado para a vida eterna'. E, bem, Jesus deixa claro que este não era o caso em Sodoma e Gomorra...

      Excluir
    3. E então, Credulo, qual é a causa da fé e da incredulidade?

      Em Cristo,

      Excluir
    4. Clóvis, fé requer inteligência??? Huuumm...estranho, me explique isso.

      cazão

      Excluir
  133. "'inteligência implica fé' - algo que só cabe numa teologia determinista."

    o___________O

    Ou o Crédulo não faz ideia do que é determinismo, ou sou eu! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto,
      Nem eu nem você! Isso só pode ser entendido por quem estuda Linguagens Formais, Compiladores e (nas horas vagas) Processadores de Linguagem Natural E que nas horas mais vagas e inúteis causa aquele auê na blogosfera calvinista ;)

      Excluir
    2. André, seria MUITO útil, pra gente parar de gastar tempo precioso, se o Crédulo definisse O QUE É ESSA MALD... essa tal de teologia determinista que ele tanto ataca!

      Porque parece que estamos falando de cobra e ele, de salsicha!

      Excluir
  134. hsauhsuahsa....gostei da discussões teológicas acima.

    ResponderExcluir
  135. Se retirarmos a Onisciência e a Onipotência Divina, ai sim, cabem todos os argumentos contra a doutrina da Eleição e entra o homem, soberano, cheio de poder e escolha.
    Deus não joga com dados probabilísticos. Todos nascem segundo a vontade de Deus, portanto, antes de nascermos, ele já conhece nossas ações futuras. Uma Escolha feita antes de qualquer ser humano nascer. Não há como surpreender a Deus.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.