A Queda

21. Continuou o homem no estado em que Deus o criou no princípio? 

Nossos primeiros pais, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, pela tentação de Satanás transgrediram o mandamento de Deus, comendo do fruto proibido, e por isso caíram do estado de inocência em que foram criados. 

Gn 3:6-8,13 

22. Caiu todo o gênero humano na primeira transgressão? 

O pacto sendo feito com Adão, como representante, não para si somente, mas para toda a sua posteridade, todo o gênero humano, descendendo dele por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na primeira transgressão. 

At 17:26; Gn 2:17 

23. A que estado ficou reduzido o gênero humano por essa queda? 

Essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. 

Rm 5:12; Gl 3:10 

Catecismo Maior de Westminster
Semana 7

Um comentário:

  1. Acredito que este estado humano, tem cada vez mais se potencializado no tempo. Algumas pessoas querem afirmar que a humanidade está em evolução, mas no sentido tecnológico e não no moral, eu concordo com elas. Hoje todos são inclinados ao erro e portanto culpados por este mal hereditário. O conhecimento do bem e do mal trouxe ao homem a morte física e espiritual, o livre arbítrio foi uma escolha que distanciou o ser humano da natureza original, sendo agora um miserável, distanciado por completo da identidade original.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.