Pode um crente nascido de novo perder a salvação?

Duas passagens da epístola aos Hebreus ressaltam para nossa compreensão, relacionadas ao desafio à doutrina da preservação dos santos, ensinada em João 10.28. Tais passagens são Hebreus 6.4-6 e 10.26-31. Ambas ensinam que o crente professo pode voltar-se contra o Senhor Jesus depois de tê-lo recebido como Salvador. Mas a verdadeira questão em tela é se uma ou outra dessas passagens tem em vista o crente regenerado.

Hebreus 6.4-6 foi bem traduzido pela NVI: "Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados [hapax phōtisthentas], provaram o dom celestial, tornaram-se participantes [metochous genētherttas] do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, se caírem, ser recuperados pelo arrependimento, pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública". Vamos examinar ponto a ponto a descrição que se faz do apóstata: 

1. Ele foi iluminado por uma clara apresentação do evangelho e pelo convite para que se arrependa e creia. Aparentemente essa pessoa fez profissão de fé e recebeu Cristo como seu Salvador.

2. A pessoa provou o dom celestial (dōrea, que não é a mesma coisa de charisma, "dom espiritual"); isto é, ela tomou parte nas atividades da igreja, na comunhão alegre dos demais cristãos no culto e na obra de Deus, e chegou a ver uma reação perante seu testemunho e apelo nas reuniões públicas.

3. A pessoa provou a bondade da Palavra de Deus. Ou seja, ela chegou à compreensão clara da mensagem bíblica e mentalmente a aprovou, tendo apreciado a apresentação fiel e ardorosa da parte dos pregadores.

4. A pessoa chegou a provar os poderes da era vindoura — da mesma forma que Judas os experimentou, quando ele voltou com os outros onze, exultando com exuberância de que no decurso de sua campanha evangelística, divididos em duplas, até os demônios se lhes sujeitavam, quando pregavam o Senhor Jesus (Lc 10.17). É evidente que ele estava tão envolvido naquele esforço que na véspera de sua traição, no jardim do Getsêmani, nenhum de seus colegas suspeitava do ato traiçoeiro que Judas tinha em mente durante a refeição pascal. (Sabemos disso porque os apóstolos perguntaram uns aos outros, ao redor da mesa, "Com certeza não sou eu!" [Mc 14.19]. Nem souberam naquele dia a quem Jesus se referia como o traidor.) 

Veja-se que aquelas três qualidades estavam presentes em Judas. Ele havia sido iluminado, experimentado o dom celestial e provado a bondade da Palavra de Deus, ao sentar-se durante três anos ouvindo o ensino do Senhor Jesus. Enquanto havia participado da pregação do Evangelho e da expulsão de demônios, também possuía a ajuda do Espírito Santo. Todavia, nada disso implica que ele tenha sido habitado pela terceira Pessoa da Trindade; seu corpo não havia sido tomado pelo Espírito para ser o templo santo de Deus. Jamais! Cristo podia ler seu coração e ver a hipocrisia e a traição lá dentro — pois o Senhor o indicou com clareza durante a Última Ceia. Na oração sacerdotal de João 17, Jesus falou de Judas como "aquele que estava destinado à perdição" (v. 12). Nenhum esforço extraordinário da imaginação poderia fazer dele, em tempo algum, um crente nascido de novo, pouco importando quão convincente tenha sido seu desempenho perante seus colegas apóstolos. No entanto, as quatro qualidades tidas como próprias de um apóstata estavam presentes em Judas.

Fica bem claro que o tempo todo Judas esperava obter vantagens pessoais da parte de Jesus; talvez desejasse uma posição honorífica no reino vindouro de Cristo (que ele julgava ser primordialmente político e de natureza terrena). Ele nunca aceitara com seriedade Jesus como Senhor, em seu coração; jamais depositou seu corpo no altar da devoção sincera à vontade e à glória de Deus. Judas poderia ter professado essa entrega, mas jamais a levou a sério. Quando Jesus deixou bem claro que não tencionava usar seus poderes sobrenaturais a fim de obter vantagens políticas, Judas tomou a decisão de traí-lo e entregá-lo às autoridades do templo em troca de algum dinheiro. Essa iniciativa deixa bem claro que ele pretendia usar Cristo para atingir seus interesses egoístas; ele não queria entregar-se e ser útil a Jesus para seu serviço e glória.

Cedo ou tarde chega a época da provação na carreira de quem aceita Jesus como Salvador — o Senhor para quem ele quer viver, por quem está pronto a morrer — mas, mediante tal provação, sua "conversão" espúria se tornará bem patente. O verdadeiro crente, nascido de novo, do tipo que jamais é arrancado das mãos do Mestre, é aquele que passou por aquela mudança interior, transformação do coração, que o faz centralizar-se em Cristo, em vez de em si mesmo (cf. 2 Co 5.14-17). A morte da pessoa para o mundo e para o seu eu, a entrega a Jesus como Senhor, que dá acesso ao Espírito Santo, e faz com que o Espírito tome posse do convertido de modo completo e total, é uma regeneração genuína, permanente. Ainda que esse crente possa em certa ocasião voltar atrás, durante algum tempo, e experimentar de novo o peso antigo da escravidão e vergonha, ele jamais terá permissão para permanecer no estado de rebelião e derrota. O Espírito Santo não o deixará a sós, mas por esse ou aquele meio vai atraí-lo de volta ao arrependimento renovado, à fé e à entrega total.

A segunda passagem de Hebreus que devemos estudar é 10.26, 27: "Se continuarmos a pecar deliberadamente [hekousiōs também pode significar 'de boa vontade'] depois que recebermos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa do juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus". Aqui há de novo uma recepção anterior do conhecimento da verdade como a temos em Jesus (semelhante ao "iluminados" de 6.4) e uma compreensão integral do sentido da cruz. Mas infelizmente é possível tomar posse do plano da salvação como um conceito e comunicá-lo claramente a outros, como questão de ensino, e apesar disso nunca entregar-se realmente a Jesus. A Bíblia define o ato de crer verdadeiramente como aceitar a Cristo — não simplesmente o ensino de Jesus como filosofia ou teoria — como Senhor e Salvador: "... aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito..." (Jo 1.12).

O crente que recebe Jesus como Senhor com toda convicção e verdade nunca voltará com sinceridade e de boa vontade à prática do pecado, pois jamais "pisou aos pés o Filho de Deus" (Hb 10.29); nunca considerará seu sangue derramado como impuro ou profano (koinon), e jamais insultará galhofeiramente o Espírito Santo. A pessoa que consegue admitir em si mesma esse tipo de impiedade e desprezo para com seu Salvador divino, com toda certeza nunca entregou seu coração a Ele. À semelhança de Judas, pode ter pensado que apenas "tentaria Jesus" e ver até que ponto gosta do Senhor, e se poderá obter dele as vantagens e bênçãos que almeja para si mesmo, para sua própria satisfação. Visto que tal crente jamais levou a sério as afirmações de Cristo, pois nunca admitiu o senhorio dele em sua vida, tal cristão não passou de uma falsificação espiritual, desde o início. Deus jamais se contenta com falsificações. Ele só aceita o crente real, genuíno. Deus não pode deixar-se enganar, nem mesmo pela demonstração mais piedosa. Ele consegue ler nossos corações.

Archer, G.
In: Enciclopédia de temas bíblicos.

64 comentários:

  1. Hum... Interessante a ideia de apontar Judas como exemplo de "apóstata". Tem seu apelo retórico, admito. Ele é o arquétipo da traição em toda a cultura cristã. Qualquer coisa que disserem contra ele, é fácil engolir, mesmo que sejam especulações sem provas escriturais.
    Mas, como sempre, é possível apontar problemas...

    0 - A tradução deveria ser "e caíram", não "se caírem". Que alguém que entenda mais de grego que eu opine aqui, dado que eu sou leigo e simplesmente citaria a crítica de Adam Clarke a este 'acréscimo às Escrituras'.

    1 - Que importância tem citar Judas? Se ele nunca foi regenerado, é irrelevante citá-lo como exemplo. Ele não demonstra que não existem pessoas que caem da regeneração.

    (Mas, pelo contrário, se Judas foi um regenerado que caiu - o que eu de tao creio ser o caso -, este seria um caso forte contra a 'perseverança dos santos'.)

    2 - É necessário provar, não apenas dizer, que Judas jamais foi morada do Espírito. Dizer que Judas não estava entre os "incondicionalmente eleitos" - como o autor tentou - é irrelevante. Afinal, é necessário demonstrar que somente os eleitos serão regenerados e também que os regenerados jamais cairão da graça. Explicando melhor:

    Tomemos os seguintes conjuntos:

    E = Todos os "eleitos (incondicionalmente) desde a fundação do mundo" para salvação", como entendem os calvinistas.
    R = Todos aqueles que foram, são ou serão regenerados.

    É necessário demonstrar que não existe ninguém que faça parte do conjunto R ao mesmo tempo que não faça parte do conjunto E. Mostrar alguém fora do conjunto R não dá nenhuma informação a favor do perseverantista.

    Eu poderia simplesmente fazer como Santo Agostinho: separar o dom da regeneração do dom da perseverança. Pode muito bem existir um decreto que selecione alguns para uma regeneração evanescente, que não acarrete salvação.

    O mais interessante é que Agostinho usava os mesmos versos de "quem és tu que a Deus replicas?" para se abster de responder por que é que Deus negava a perseverança a alguns que Ele mesmo regenerou.

    No mais, acho que a exegese do autor - que simplesmente tenta atenuar a conotação dos 'quatro passos antes da queda' - pouco convincente. Mas isto eu posso me abster de comentar por ora...

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo e afirmo que não, um crente regenerado e nascido de novo não pode se perder !!

    No Novo Testamente Deus se aproximou demais dos homens, através da fé em Cristo deu-nos o privilégio de sermos feitos filhos de Deus.

    É aquilo, não existe ex-filho, pode existir ex-bbb, ex-modelo, ex-jogador de futebol, mas uma vez filho, ninguém mais vai sair dessa posição, o laço de sangue não pode ser rompido.

    Sobre Judas, ele realmente nunca foi salvo, e quem diz isso foi Jesus.

    Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
    João 6:70

    Cristo fala claramente que Judas era um diabo, ele nunca foi uma pessoa regenerada, mesmo que aparentasse isso por algumas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor declarou que: “Tais passagens são Hebreus 6.4-6 e 10.26-31. Ambas ensinam que o crente professo pode voltar-se contra o Senhor Jesus depois de tê-lo recebido como Salvador. Mas a verdadeira questão em tela é se uma ou outra dessas passagens tem em vista o crente regenerado.” Mas torceu o texto para dizer o que o texto não diz.
      Ele esqueceu que Pedro confirma Hebreus 6.4-6 no sentido de que: “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Ou seja, conheceram Jesus como Salvador e Senhor, conhecendo o caminho da justiça, e consequentemente escaparam das corrupções do mundo, mas foram outra vez envolvidos nelas(corrupções do mundo) e VENCIDOS, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Penso que declaração de que “o último estado pior do que o primeiro” tem o apoio de Mateus 12:43,44,45. Pedro ainda fala de DESVIO, o que significa também que quem está no caminho da justiça do contexto divino está inclusa a habitação do Espírito Santo, uma vez que Pedro fala “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”, e DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA (2 Pedro 2:20-22).
      CONFIRMAÇÃO
      Não há como negar que em um profeta de Deus há a presença do Espírito Santo ou a habitação do Espírito Santo. E, a Palavra de Deus é clara ao informar que Balaão foi eleito um profeta por Deus(Num. 22:8 a 13-23:3,,4,5). Mas abandonou o reto caminho, se extraviando escolheu o premio da injustiça, conforme declarou Deus através de Pedro e Judas (II Pedro 2:15-Judas 11). Observe que tanto Pedro como Judas não estão falando do extravio e abandono do reto caminho apenas de Balaão e sim de outros mais que seguiram pelo caminho de Balaão. Portanto, a argumentação do autor está segundo a filosofia e tradição humana contrária a Palavra de Deus, talvez para justificar o ensino da predestinação dupla de que Deus elegeu uns para a morte e outros para a vida, que como pode ser percebido não encontra fundamento nas Escrituras Sagradas,
      A Paz do Senhor Jesus.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  3. Senhor Osmar você não tem segurança de sua salvação? A obra que Jesus realizou na cruz do calvário não foi eficaz para te salvar e ter guardar até aquele dia?

    Por favor seja sucinto em sua resposta!

    Na paz do Cordeiro

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  4. O comentário que fiz foi no sentido de que o autor torceu o texto de Hebreus 6: 4,5,6 para dizer o que o texto não diz, e justificar o ensino da predestinação dupla de que Deus elegeu uns para a morte e outros para a vida, que como pode ser percebido não encontra fundamento nas Escrituras Sagradas. Não disse que não tenho segurança da minha salvação. Quem deve ter dúvida é que crer na predestinação dupla, uma vez que tal ensino declara que Deus elegeu uns para a salvação e outros para a perdição. Mas seu comentário deveria ser no sentido de provar que o que foi postado por mim está segundo as Escrituras ou não. Ou se Pedro e Judas estão ou não confirmando o extravio e abandono do reto caminho não só apenas de Balaão que foi eleito profeta de Deus, mas também de outros. Portanto, Sr. Anderson Demoliner não se trata da eficácia de Jesus para Salvar e guardar até aquele dia, e sim do extravio de um profeta a ponto de perder a salvação ou do DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA daqueles que depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson Demoliner, estou aguardando seu comentário da resposta acima que postei como você solicitou.

      Excluir
    2. Sr. Osmar me desculpe por demorar em respondê-lo, pois não tenho o mesmo tempo que tens de ficar em frente ao computador, mas vamos ao que interessa:

      Em 2Pedro2 está falando de falsos mestres que apostataram de uma fé que nunca professaram verdadeiramente e não de crentes verdadeiros lavados e purificados pelo sangue de Jesus.

      Não existe a menor possibilidade de Hebreus 6:4-6 se referirem à perda de salvação. Muitas passagens bíblicas deixam indiscutivelmente claro que a salvação é eterna ( João10:27-29; Romanos 8:35,38-39; Filipenses 1:6; 1Pedro 1:4-5 ). As provas estão aí....

      Aqueles que querem usar esses versículos ( Hebreus 6:4-6; 10:26-27; 2Pedro 2:15-20) com o sentido de que os cristãos professos/verdadeiros podem perder a salvação terão de admitir que ele também diz que ninguém jamais pode recuperá-la.

      No Amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    3. Pedro confirma Hebreus 6.4-6 no sentido de que: “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Ou seja, conheceram Jesus como Salvador e Senhor, conhecendo o caminho da justiça, e consequentemente escaparam das corrupções do mundo, mas foram outra vez envolvidos nelas(corrupções do mundo) e VENCIDOS, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Penso que declaração de que “o último estado pior do que o primeiro” tem o apoio de Mateus 12:43,44,45. Pedro ainda fala de DESVIO, o que significa também que quem está no caminho da justiça do contexto divino está inclusa a habitação do Espírito Santo, uma vez que Pedro fala “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”, e DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA (2 Pedro 2:20-22).
      CONFIRMAÇÃO
      Não há como negar que em um profeta de Deus há a presença do Espírito Santo ou a habitação do Espírito Santo. E, a Palavra de Deus é clara ao informar que Balaão foi eleito um profeta por Deus(Num. 22:8 a 13-23:3,,4,5). Mas abandonou o reto caminho, se extraviando escolheu o premio da injustiça, conforme declarou Deus através de Pedro e Judas (II Pedro 2:15-Judas 11). Observe que tanto Pedro como Judas não estão falando do extravio e abandono do reto caminho apenas de Balaão e sim de outros mais que seguiram pelo caminho de Balaão. Portanto, a argumentação do autor está segundo a filosofia e tradição humana contrária a Palavra de Deus, talvez para justificar o ensino da predestinação dupla de que Deus elegeu uns para a morte e outros para a vida, que como pode ser percebido não encontra fundamento nas Escrituras Sagradas,
      A Paz do Senhor Jesus.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    4. Então está bom Sr. Osmar, o sr. nem se quer se deu ao luxo de ler os versículos que coloquei que falam explicitamente da segurança eterna dos cristãos, pois continuando na teimosia do seu coração, prefere dizer que a Bíblia está se contradizendo do que glorificar a Deus por Sua Soberania onde Ele começa, desenvolve e conclui a nossa salvação.

      No Amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    5. A Palavra de Deus declara que não só o profeta Balaão, mas outros DESVIARAM DO CAMINHO. ABANDONARAM O RETO CAMINHO. ESCOLHERAM O PREMIO DA INJUSTIÇA. CITEI O TEXTO EM QUE JESUS AFIRMA QUE: "Quando um espírito imundo sai do homem" e volta e seu estado é pior do que o 1º. Na verdade é voce que está negando vigência a Palavra de Deus. A Palavra de Deus fazendo um referencia a Lúcifer, também é explicita ao afirma ele era “perfeito em todos os seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade em ti”(Ezequiel 28:13 a 15). A Palavra de Deus nos mostra ainda, Deus falando para Moisés que só tiraria o nome do Seu Livro todo daquele que pecasse contra Ele(Êxodo 32:32,33). A Palavra de Deus declara ainda mais, que se o justo(é Deus que usa o termo justo) desviar e morrendo, os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória, no seu pecado que cometeu morrerá(Ezequiel 3:20-18:24,26-33:12,13,18-Salmos 73:27). A Palavra de Deus também é explicita em demonstrar que o justo de Deus tem opção de recuar, se ele quiser, OU RETROCEDER PARA A PERDIÇÃO (Heb. 10:38,39). Portanto, Sr. Anderson Demoliner não se trata da eficácia de Jesus para Salvar e guardar até aquele dia, e sim do extravio de um profeta, ou de um justo, a ponto de perder a salvação ou do DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA daqueles que depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Você isolou os textos apresentado afirmando o que a Palavra de Deus não declara, bem como isolou do contexto.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    6. Poxa Senhor Osmar aí me caiu os butiá dos bolso!!!

      Você apenas fez chover no molhado, deu a mesma resposta em todas as respostas suas, e os versículos a mais que apresentastes não tem nada a ver com o assunto!!

      Em Ezequiel 28 não está falando de Lúcifer apenas dá a entender que seja ele, aí depende da linha teológica que for seguir, mas isto não vem ao caso!!

      E quando vejo você usando Êxodo 32:32-33 e Ezequiel 3:20;18:24,26; 33:12-13,18; Salmo73:27 noto que sua Soteriologia está muito confusa e torta e não sabe do que está falando.

      O livro ao qual Moisés se referiu, o salmista intitulou de "livro dos vivos" (Salmo 69:28). Ser riscado do livro significaria morte intempestiva ou prematura. Ou você acha que Deus depois de ter inscrito o nome de seus eleitos antes da fundação do mundo iria riscá-los do livro da vida? Deus estranho este, não?, promete uma coisa e faz outra!! O meu Deus não é assim!!!!

      E por favor não me venha com falácias do tipo "Você isolou os textos apresentado afirmando o que a Palavra de Deus não declara, bem como isolou do contexto". Você está dizendo que eu e a Teologia reformada estamos errados pois não é só eu que creio que esses versículos me dão base para a segurança eterna do crente, e ainda existem mais como estes, e espero que o senhor possa procurá-los em sua Bíblia e estudá-los e ver o quanto O Senhor nos mantém guardados em meio a este mundo tenebroso, ainda que muitas vezes podemos tropeçar e cair, mas o senhor vai sempre nos segurar pela mão. este é o ofício de um pai de verdade: o filho caiu? ele vai lá e junta ele!!

      Jeremias 32:40
      João 6:37-39
      João 10:28-29
      Romanos 8:38-39
      1Corintios 1:8
      2Corintios 1:21-22
      Filipenses 1:6
      1Tessalonissenses 5:23-24
      2Timóteo 1:2
      2Timóteo 4:18
      1 Pedro 1:3-5
      Judas 1, 24-25

      De acordo com a doutrina a preservação nem todo o que professou fé em Cristo está salvo e nunca se perderá; a profissão de fé pode ser FALSA. Esta doutrina ensina que os verdadeiros cristãos jamais se perderão. Eles nunca se apartarão permanentemente de Cristo, embora alguns deles possam cair de forma séria no pecado por algum tempo.

      Mas, quem cai sem jamais se arrepender não foi verdadeiramente salvo. João disse: " Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco" 1 João 2:19

      Pois é meu querido Osmar a Bíblia está aí para provar que aqueles que Deus predestinou, a estes chamou e aos que chamou, a estes justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

      No Amado O Autor e Consumador da nossa fé

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    7. Você escreveu: “Ou você acha que Deus depois de ter inscrito o nome de seus eleitos antes da fundação do mundo iria riscá-los do livro da vida? Deus estranho este, não?, promete uma coisa e faz outra!! O meu Deus não é assim!!!!”.
      Mas não só pelo seu escrito acima e impressão que se tem, é que você crer e ensina a diabólica mensagem de que Deus escreveu em um livro antes da fundação do mundo os nomes daqueles que Ele elegeu para serem demônios e etc(Apoc. 20:12). Você também da a entender o juízo que Deus declara que fará é fajuto, é uma farsa, já que Deus já elegeu aqueles que Ele quer Salvar e escreveu no Livro da Vida antes de fundação do mundo. Veja, foi Deus que declarou que riscaria o nome do Seu Livro daquele que pecar contra Ele. Veja também que a Palavra de Deus declara que o vencedor além de ser vestido de vestiduras brancas não terá o nome apagado do Livro da Vida( Apocalipse 3:5), o que significa que aqueles que retrocederem como escreveu Paulo (Heb. 10:38,39 ) e aqueles que ABANDONARAM O RETO CAMINHO. ESCOLHERAM O PREMIO DA INJUSTIÇA terão seu nome riscado, como declarou Deus para Moisés. Há de ser ressaltado um fato, você ignorou, que foi Jesus que declarou que o pecado contra o Espírito Santo não terá perdão. Só falta você declara que Deus também elegeu aqueles que pecarão contra o Espírito Santo antes da fundação do mundo. E, os textos da Palavra (Êxodo 32:32-33 e Ezequiel 3:20;18:24,26; 33:12-13,18; Salmo73:27)de Deus que apresentei são explícitos ao declarar que as pessoas definidas por Deus como justos pecarem e morrerem no seu pecado, não se fará lembrança das justiças praticadas. É você que está negando vigência a Palavra de Deus se apegando a filosofia humana. Quando a Ezequiel 28, penso que desconsiderar o personagem Lúcifer do texto é desonestidade doutrinária e teológica e uma desculpa para não reconhecer que um ser criado perfeito DESVIOU ABANDONANDO O RETO CAMINHO, ESCOLHENDO A INJUSTIÇA, uma vez que se trata de um querubim da guarda que foi criado perfeito e o mesmo personagem de Isaías14:12,13,14. REPETINDO:

      Não se trata da eficácia de Jesus para Salvar e guardar até aquele dia, e sim do extravio de um profeta, ou de um justo, a ponto de perder a salvação ou do DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA daqueles que depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, nem do poder de Deus para guardar e proteger.Você isolou os textos apresentado afirmando o que a Palavra de Deus não declara, bem como isolou do contexto. Ou seja usou a bíblia da mesma forma o que o diabo usou com Eva e com Jesus (Gen. 3:1,4,5-Mat.4:6).
      A Paz de Cristo.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  5. Senhor Osmar eu fico rindo de tudo isto que você escreveu de sua desonestidade teológica e por ser um "grande acusador" me chamando disso e daquilo acusando-me de usar a Bíblia como o diabo, filosofias humanas e outras cositas mais, de repente pode ser este o motivo de você não poder mais dar seus pitacos anti bíblicos no blog de apologética MCA que é dirigido pelo Irmão Luciano Sena.

    Se você está dizendo que estou ( e a Teologia reformada) errado pegue cada palavra, capítulo e versículo e refute os por favor, e pare de dar murros no ar e socos em espantalhos. E pare de dizer que usei a Bíblia como o diabo e depois me dar a paz de Cristo, não seja hipócrita!!! Sejas crente!!

    Me prove que um "CRENTE VERDADEIRO pode perder a salvação" e isso usando versículos bíblicos.

    No Amado, Aquele que é o AUTOR e CONSUMADOR da nossa Fé.

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro confirma Hebreus 6.4-6 no sentido de que: “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Ou seja, conheceram Jesus como Salvador e Senhor, conhecendo o caminho da justiça, e consequentemente escaparam das corrupções do mundo, mas foram outra vez envolvidos nelas(corrupções do mundo) e VENCIDOS, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Penso que declaração de que “o último estado pior do que o primeiro” tem o apoio de Mateus 12:43,44,45. Pedro ainda fala de DESVIO, o que significa também que quem está no caminho da justiça do contexto divino está inclusa a habitação do Espírito Santo, uma vez que Pedro fala “depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”, e DESVIO DO CAMINHO DA JUSTIÇA (2 Pedro 2:20-22).
      Não há como negar que em um profeta de Deus há a presença do Espírito Santo ou a habitação do Espírito Santo. E, a Palavra de Deus é clara ao informar que Balaão foi eleito um profeta por Deus(Num. 22:8 a 13-23:3,,4,5). Mas abandonou o reto caminho, se extraviando escolheu o premio da injustiça, conforme declarou Deus através de Pedro e Judas (II Pedro 2:15-Judas 11). Observe que tanto Pedro como Judas não estão falando do extravio e abandono do reto caminho apenas de Balaão e sim de outros mais que seguiram pelo caminho de Balaão... A Palavra de Deus é explicita em declarar que se o justo pecar e morrer em pecado ou desviar e morrendo, os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória(Ezequiel 3:20-18:24,26-33:12,13,18-Salmos 73:27), ou seja, ocorrera o descrito em 2 Pedro 2:20-22. Contudo, me parece que esses versículos não tem valor para você.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Querido irmão ANDERSON, é melhor ignorar... não faz bem para saúde.

      Excluir
  6. Senhor Osmar você continua chovendo no molhado!!! Se você prestar atenção vai ver que suas respostas estão todas iguais, e outra, a Palavra de Deus tem sim, muito valor para mim, a pena é você não fazer bom uso delas

    Quando você me coloca os mesmos versículos de antes que já os refutei mostra o quanto você está fechado/empedernecido para a verdade. Coloquei muitos versículos para você e pedi para você os refutar um por um dizendo que o cristão verdadeiro pode perder sua salvação. Que resposta obtive? a mesma ladainha de sempre, ou seja você está colocando a Bíblia em contradição com esses versículos quando entram em choque com os versículos que coloquei!! O que te faz pensar que Balaão era um grande profeta de Deus? Desde o momento que ele colocou o olho nas riquezas era isso o que ele queria, essa já era a cobiça do seu coração!! Só foi usado como profeta de Deus por que o próprio Deus colocou a palavra de bênção em sua boa. Se o Espírito de Deus estivesse habitando nele Deus precisaria da mula para falar com ele? Pois este era profeta não? Resumindo Balaão nunca chegou a ser verdadeiramente de Deus.

    1 João 2:19 refuta 2 pedro " Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco"

    Aí fica a resposta que muitos não gostariam de ter pois preferem ter a salvação conquistada pelo próprio esforço ( sinergístico ). Descansemos naquele que morreu a nossa morte aquele que é O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ !!!!

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson Demoliner, demonstrei através da Palavra de Deus, inclusive com exemplo que se uma pessoa justa aos olhos de Deus , desviar ou cometer pecado, e morrer nessa condição ele perde a condição de justo e consequentemente a salvação. Veja o caso do profeta Balaão mais uma vez: Ele era um profeta de Deus. Outra vez: “PROFETA DE DEUS”. Veja suas profecias(Num. 22:18,20- 23:3,5,12,15,16,26-24:2,3,4,5,12 a 25). Como se vê, não há como negar, Balaão foi eleito profeta de Deus, escolhido por Deus para o ofício de profeta. Contudo, a própria Palavra de Deus nos revela que ele se desviou do reto caminho preferindo o premio da injustiça. Detalhe sobre Balaão revela que o povo que ele por inspiração profética abençoou o matou (Num.31:8). Observe o desvio, veja onde o homem que teve a visão do TODO-PODEROSO, QUE OUVIU O DITO DE DEUS, abandonou o reto caminho (Num. 31:14,15,16-II Pedro 2:15-Judas 11). Observe que para negar a vigência da Palavra de Deus USANDO-A conforme o diabo usou, ou por falta de conhecimento e iluminação do Espírito Santo você alegou que: “Só foi usado como profeta de Deus por que o próprio Deus colocou a palavra de bênção em sua boa. Se o Espírito de Deus estivesse habitando nele Deus precisaria da mula para falar com ele?”, como se o profeta de Deus não cometesse erros, conforme o profeta Abraão que sabemos que cometeu erros (Gen. 20:7) e o profeta Davi ( Atos 2:29,30). Portanto, o seu resumo de que “Balaão nunca chegou a ser verdadeiramente de Deus”, viola a Palavra de Deus que deixou registrado sobre Balaão antes do seu desvio:
      -“a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado”(Números 22:6-)
      -Passai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar(Números 22:8).
      -Ide à vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco.(Números 22:13)
      - Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR MEU DEUS, para fazer coisa pequena ou grande;(Números 22:18).
      - Então Balaão disse ao anjo do Senhor: PEQUEI(II Sam. 12:13), porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.(Números 22:34).
      - porventura o Senhor me sairá ao encontro, e o que me mostrar te notificarei. Então foi a um lugar alto(Números 23:3)
      - Então o Senhor pôs a palavra na boca de Balaão, e disse: Torna-te para Balaque, e assim falarás(Números 23:5).
      - E ele respondeu, e disse: Porventura não terei cuidado de falar o que o Senhor pôs na minha boca?(Números 23:12).
      - Não te falei eu, dizendo: Tudo o que o Senhor falar isso farei?(Números 23:26).
      - Vendo Balaão que bem parecia aos olhos do SENHOR que abençoasse a Israel, não se foi esta vez como antes ao encontro dos encantamentos; mas voltou o seu rosto para o deserto. E, levantando Balaão os seus olhos, e vendo a Israel, que estava acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.
      E proferiu a sua parábola, e disse: Fala, Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos;Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso; que cai, e se lhe abrem os olhos:Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó, as tuas moradas, ó Israel!(Números 24:1-5).continua
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Demonstrei através da Palavra de Deus que Lúcifer foi criado perfeito(que você não refutou), e que se tornou Satanás por escolha própria e não por eleição de Deus como o próprio Satanás e seus servos insinuam, veja outra vez o que afirmei :
      Quando a Ezequiel 28, penso que desconsiderar o personagem Lúcifer do texto é desonestidade doutrinária e teológica e uma desculpa para não reconhecer que um ser criado perfeito DESVIOU ABANDONANDO O RETO CAMINHO, ESCOLHENDO A INJUSTIÇA, uma vez que se trata de um querubim da guarda que foi criado perfeito e o mesmo personagem de Isaías14:12,13,14.
      Demonstrei através da Palavra de Deus, que se uma pessoa que foi considerada justa pelo próprio Deus, pecar e morrer no pecado, ” todos os atos de justiça que tiver praticado, não será lembrado”, e que o mesmo Deus que a tinha como justa, declarou que: “na sua transgressão que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá”(Ezeq. 18:24-33:12,13,18).
      Demonstrei que (você também não refutou) você ignorou, que foi Jesus que declarou que o pecado contra o Espírito Santo não terá perdão. Só falta você declarar que Deus também elegeu aqueles que pecarão contra o Espírito Santo desde antes da fundação do mundo.
      Você declarou que I João 2:19 refuta II Pedro, ou seja, você está declarando que o Deus que inspirou João entrou em contradição em II Pedro refutando Sua Própria Palavra, o que confirma o fato de você está usando a Palavra de Deus da mesma forma que o diabo usou com Eva e com Jesus(Gen. 3:1,4,5-Mat. 4:6), uma vez que é o joio mencionado por Jesus(plantado pelo diabo e não eleito por Deus),que na realidade não são dos nossos, já que são joio, mas estão em nosso meio. E, uns saíram (não foram arrancados e sim saíram ), outros sairão e outros ficarão até a colheita final (Mateus 13:24-30). Como pode ser observado, I João 2:19 não só não está no contexto nem anula II Pedro 2:15,20,21,22, Judas 11, Ezeq.18:24,26, Ezeq. 28:13 a 18, Ezeq. 33:12,13,18 e Hebreus 6.4-6 e 10.26-31. Portanto, se usar diversos textos da Palavra de Deus para demonstrar ensinos equivocados, errados, falsos ou ensinos que na verdade são “rebeldia contra o Senhor” que faz as pessoas “confiar em mentiras” for chover no molhado, certamente continuarei a chover no molhado, pois essa é a ordem de Deus, ou seja, crer em Cristo com diz as Escrituras e viver de toda Palavra que procede da boca de Deus(João 7:38,39- Mat. 4:4-II Tim. 3:16,17).
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  7. Sr. Osmar, o seu problema é não saber interpretar as perguntas que lhe faço e nem as respostas que lhe dou, o que posso esperar de suas interpretações Bíblicas?

    A história de Balaão já está saturada, se ele fosse um crente verdadeiro não haveria se perdido, volto a colocar os mesmos versículos que NÃO fazem a Bíblia se contradizer como o Sr colocou as palavras em minha boca, aliás essa falácia é bem antiga!!
    1 João 2:19; João 1014-15,26-29

    Uma pessoa que é declarada justa por Deus ela não vive na prática do pecado, não vive pecando pois agora ela é uma nova criatura ela vive para Deus, o seu pendor é para o Espírito!! Agora me diga tem como uma pessoa que foi regenerada pelo Espírito santo, Justificada pelo Espírito Santo, blasfemar contra o Espírito Santo? NUNCA!!!!! Pois se o assim o fizer demonstra ( 1 Jo 2:19) que nunca foi salva justificada e nem regenerada.

    "Eu sou o bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas"...

    "Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar".
    João10:14-15,26-29.

    "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo?
    Romanos 8:33-35a

    " O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial"
    2 Timóteo 4:18

    Poderia colocar mais né? é disto que estou falando senhor Osmar se o próprio Jesus morreu por mim, ele mesmo vai me guardar não deixando com que eu venha a me perder ou alguém tentar me arrebatar das mãos do Pai, pois Ele disse que somos maiores do que tudo!!!

    Isso é para colocar nossa cabeça entre os joelhos e chorar copiosamente agradecendo a tão imerecida Graça que nos foi DADA, e já que foi dada por Ele NÃO PODE SER PERDIDA!

    Foi isso que Ele nos ensinou, o que passar disso vem do maligno!!!

    No Amado, o Autor e Consumador da nossa Fé, aquele que começou a boa obra e há de completá-la

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson Demoliner, você tem pecado ou já cometeu pecado depois de supostamente salvo, já que segundo o que você declara você pode não ter sido eleito para a salvação? Digo isso porque se Lúcifer ficou não sei quantas centenas de anos como perfeito, mas... Ou você é santarrão? “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”.” Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.1 João 1:8,10 )Não digo você, já que pelos seus escritos você não tem pecado ou depois do novo nascimento não cometeu pecado, mas digo outras pessoa que apesar de salva “pois agora ela é uma nova criatura ela vive para Deus o seu pendor é para o Espírito!!” Comete algum pecado conforme está em I João 1:8,10 e 2:1 e morre nessa condição essa pessoa morre salva ou perdida?
      Você declarou que: “Uma pessoa que é declarada justa por Deus não vive pecando”, mas a Palavra de Deus declara que sim, veja:
      “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”.” Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.(1 João 1:8,10)
      Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.(Ezequiel 18:24)
      Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na iniqüidade, que cometeu, morrerá.(Ezequiel 18:26).

      TU, POIS, FILHO DO HOMEM, DIZE AOS FILHOS DO TEU POVO: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.(Ezequiel 33:12).
      Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá.(Ezequiel 33:13).
      Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela.
      Ezequiel 33:18

      Observe os termos que Deus usou acerca daquele que (Ele) considera justo:
      - “fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio”
      - “cometendo iniqüidade”
      - “nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar”
      - “mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá”
      - “Desviando-se o justo da sua justiça”
      E, É POR ISSO QUE DECLAREI QUE VOCE USA A BIBLIA DA MESMA FORMA QUE O DIABO USOU COM EVA E COM JESUS.

      Demonstrei através da Palavra de Deus que Lúcifer( e consequentemente os anjos que foram expulso com ele) foi criado perfeito(que você não refutou), e que se tornou Satanás por escolha própria e não por eleição de Deus como o próprio Satanás e seus servos insinuam, veja outra vez o que afirmei :
      Quando a Ezequiel 28, penso que desconsiderar o personagem Lúcifer do texto é desonestidade doutrinária e teológica e uma desculpa para não reconhecer que um ser criado perfeito DESVIOU ABANDONANDO O RETO CAMINHO, ESCOLHENDO A INJUSTIÇA, uma vez que se trata de um querubim da guarda que foi criado perfeito e o mesmo personagem de Isaías14:12,13,14.
      Demonstrei que você ignorou, que foi Jesus que declarou que o pecado contra o Espírito Santo não terá perdão. Só falta você declarar que Deus também elegeu aqueles que pecarão contra o Espírito Santo desde antes da fundação do mundo, porque é isso que o diabo e seus servos estão insinuando, já que não tem como ir a Cristo sem o Espírito Santo, o que significa dizer que todos os que se perder, se perderão por recusar a obra e a voz do Espírito Santo na sua vida (João 14:26- 16: 7 a 14).

      Já que você ensina que há eleitos para a Salvação antes da fundação do mundo e outros não, não perderei mas tempo com alguém que pode não ter sido eleito para salvação (ou essa possibilidade foi só para Lucife e seus anjos e não para você,?) ao menos sobre esse tema.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Osmar você tem que entender que muitas coisas que a Bíblia afirma com relação a escolhas, são apenas escolhas que não quer dizer necessariamente possibilidades, um exemplo é uma pessoa colocar um prato de carne e outro de alface na frente de um leão faminto e perguntar qual comida o leão vai "escolher", entende? Não é só porque tem 2 opções que existem 2 possibilidades, o fato da Bíblia dizer que se alguém abandonar Cristo irá se perder, não quer dizer que uma pessoa salva por Cristo irá resolver abandoná-lo, pois o mesmo Paulo afirma que nada pode separar alguém do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
      Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

      Romanos 8:38-39

      Logo segue que mesmo a Bíblia afirmando em Apocalipse que alguém pode remover ou acrescentar alguma coisa da Bíblia.

      Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
      E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

      Apocalipse 22:18-19

      O próprio Jesus afirmou que as suas palavras não irão passar :

      O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
      Mateus 24:35

      Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
      Mateus 5:18

      E sim o fato de alguém crer em Cristo, o coloca como salvo para sempre, ou tem alguma coisa que você pode fazer para deixar de ser filho de seus pais?

      Paz em Cristo

      Excluir
  8. Olá amigos

    boa tarde

    Em algum momento o mal se desenvolveu dentro do diabo para que ele escolhesse seguir a Deus ou não. Quando e como surgiu o mal dentro do diabo isso para mim é um mistério.

    abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anjos como também Adão, foram os únicos que tiveram livre-arbítrio.

      Sim, o mal surgiu no coração dele devido ao orgulho e vaidade que começaram a brotar em seu coração devido a posição que ocupava perante os outros anjos.

      Excluir
  9. Senhor Osmar encerro nosso debate aqui por não aguentar mais a sua desonestidade teológica e suas falácias sem fim, colocando palavras em minha boca no qual eu não disse e insinuando algo que eu seja ou não seja como um pecador, sim, sou um pecador dependente da misericórdia de Deus e peco todos os dias ( não no quesito de viver desenfreadamente na prática do pecado ) mas não é o pecado que vai me impedir de receber a salvação se Cristo voltar hoje ( Romanos 8:30-35a ).

    Então, por notar que você nem ousa ler meus comentários e versículos, meu debate encerra-se aqui com você ,pois suas respostas e falácias refletem a Seita a qual você serve.

    Em Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé ( ou seja Ele começa o trabalho de salvação em nós e termina, pois o meu Deus não faz nenhum trabalho pela metade)

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson Demoliner, apesar de ter declarado que sobre esse tema não perderia mais tempo com você, achei por bem comentar sobre o que você escreveu, veja: “mas não é o pecado que vai me impedir de receber a salvação se Cristo voltar hoje”. Mas se você não foi eleito para a salvação antes da fundação? Afinal de contas você não é uns daqueles que ensinam que Deus já elegeu antes da fundação do mundo os que seriam salvos e os que não? É um absurdo você declarar que o pecado não impede a salvação quando a Palavra de Deus diz que:

      Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
      Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
      Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.(2 Pedro 2:20-22)

      Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
      E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
      E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.(Hebreus 6:4-6)

      Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão... nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar (Ezequiel 33:12).

      Se o pecado não impedisse a Salvação não teria necessidade do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, nem teria necessidade da confissão e arrependimento dos filhinhos que pecam (I João 1: 9 e 2:1). Afinal de contas: Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.(1 João 1:8,10)
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Ao declarar essas palavras você mostra o tamanho de sua ignorância Bíblica meu querido!!!!

      o apóstolo Paulo está no céu ou no inferno? Pois ele disse que era o maior dos pecadores!?!?!?! entendeu agora?!?!? Quando me referi ao pecado quero dizer que enquanto estivermos neste corpo temos total possibilidade de pecar ou você consegue ficar sem fazer isso?

      Como falei antes se não consegue entender minhas perguntas e respostas como vai interpretar versículos Bíblicos?

      E outra te mostrei muitas provas da nossa segurança em Cristo e você ainda não as refutou como: 1 João 2:19; João 1014-15,26-29; Romanos 8:33-35a; Filipenses 1:6; Judas 24; 1 Pedro 1:4-5....... e vou me cansar de colocar versículos por aqui em?!?!?!

      Refute-os por favor e sem rodeios falaciosos

      No Amado Autor e consumador da nossa Fé, o Deus que começa a obra em nós e a termina.

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    3. Oh andersom!, mas como vc parece bobinho, rapaz!
      Se ele não refutou, você também não refuta coisa alguma, a não ser com aquelas explicações tolinhas, que só convencem mesmo os já calvinistas.
      O nosso amigo clóvis, disse em um texto que simplesmente é uma incógnita para arminianos e calvinistas, que já está tudo claro!

      Essas discussões de arminianos e calvinistas são um tanto inúteis, mas as vezes gosto de colocar o indivíduo frente as suas proprias afirmações, e daí descobrir que ele fala um monte de coisas contraditórias, a exemplo de vc, que falou em um texto, como um arminiano.

      Excluir
    4. Eu não acho assim tão inútil, os arminianos partem do difícil problema de explicar porque Deus deixa nascer pessoas que ele já sabe que de antemão irão para o inferno porque irão rejeitar a Cristo.

      Já os calvinistas tem o difícil papel de dizer que alguns já nasceram condenados mesmo, e falar de um Deus que não é lá tão maleável assim como muitos pensam, e de quebra ter que engolir a soberania de Deus, tão afirmada nas escrituras, (embora algumas passagens bíblicas dão a impressão que o homem é que está no "controle")

      O calvinismo é mais difícil de digerir, já o arminianismo é bem mais doce ao primeiro momento, porém não te promete nada, já que você nunca sabe se está salvo ou se estará salvo no fim, e ainda o problema entre presciência e as escolhas "livres" dos homens.

      Bom no céu haverá tantos arminianos como calvinistas louvando ao único Deus e ao amado Cordeiro !!

      Excluir
  10. Olá amigos

    boa tarde

    é comum nos ouvirmos de alguns cristãos que estes tem certeza da salvação eterna mas eu nunca ouvi alguém dizer que tem certeza da sua condenação eterna ao inferno mesmo quando uma pessoa se desvia ou resiste à Graça. Mas será que lá no fundo as pessoas que não dizem que tem certeza da condenação eterna não tem dentro de si tal certeza e apenas não falam?Pode isso?

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Luiz é difícil dar esta resposta por que se os ímpios não acreditam em Deus ( Salmo 14;Salmo 53; Romanos 3:11-12 ), por que acreditariam estarem indo para o inferno? Sei lá é estranho!!!

      Tenho um conhecido meu de infância que tinha a plena certeza que iria para o inferno, pois o diabo ( a quem ele servia na quimbanda ) havia mostrado pra ele; como nesse tempo eu não era convertido ainda e sim era umbandista não falei nada para ele.

      Mas sabemos que o diabo é o pai da mentira se esse meu amigo é um dos eleitos do Senhor, tenho plena convicção que o Senhor irá chamá-lo ( Romanos 8:30)

      Na Paz do Cordeiro

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    2. Geralmente os salvos pro Cristo são os mais humildes, eles preferem deixar isso na "conta" de Deus, o próprio Paulo que teve grandes experiências com Deus se declarava o maior dos pecadores, Charles Spurgeon dizia que os verdadeiros salvos conhecem bem a sua velha natureza, e se entristecem diariamente por serem tão pecadores, eu vejo dessa maneira.

      Excluir
    3. Bingo Pedro!!! Você explicou em pequenas linhas o que estava tentando explicar ao Sr. Osmar.

      No Amado, autor e consumador da nossa Fé!!

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    4. Pedro observe que todos que pregam e ensinam a predestinação dupla(que Deus predestinou antes da fundação do mundo, Lúcifer para ser Satanás e os anjos que foram expulso com Satanás para serem demônios e predestinou Jesus o homem para morrer exclusivamente para as pessoas que já estavam predestinadas desde antes da fundação do mundo, o que dignifica dizer que morrer para salvar quem já estava salvo), não admite a possibilidade de não ter sido eleito para a salvação. Todos fala da Soberania de Deus mas não admite que pode ser um não eleito.Ou seja, pregam, ensinam que Deus predestinou uns para serem salvos e outros para serem queimado no fogo, pregam, ensinam que Lúcifer e os anjos que foram expulso como ele apesar de passarem centenas de anos ou milênios perfeitos desde o dia que foram criados, mas se tornaram demônios por eleição de Deus, mas não admite que pode não ser um eleito para a salvação, conforme é a crença deles. Como pode ser observado SÃO RICOS DE ESPÍRITOS. CONTUDO, COMO VOCÊ DISSE OU QUIS DIZER, JESUS DECLAROU QUE BEM AVENTURADOS SÃO OS POBRES DE ESPÍRITOS.
      Que Deus é Soberano não há duvida para quem crer em Cristo como diz as Escrituras(João 7:38,39), mas da mesma forma que Deus não usou Sua Soberania para impedir o pecado no Céu e no Éden, Ele não usa a Sua Soberania(se a pessoa não quiser se sujeitar a Ele) para impedir de uma pessoa considerada justa por Ele e que "depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Ou seja, conheceram Jesus como Salvador e Senhor, conhecendo o caminho da justiça, e consequentemente escaparam das corrupções do mundo, mas foram outra vez envolvidos nelas(corrupções do mundo) e VENCIDOS, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro", conforme apontei em diversas passagens da Palavra de Deus acima. continua
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    5. Já postei que a Árvore da Vida no relato bíblico na queda da Adão e Eva, faz cair por terra o ensino da predestinação determinista ou dupla (que Deus elegeu uns para salvar o outros para matar). Eles foram expulsos do jardim do Éden, para que não mais comessem do fruto da Árvore da Vida, este fato, deixa bem claro, que o homem foi predestinado para viver eternamente, porém com livre arbítrio, com poder de escolha. E, ao escolher comer do fruto da Árvore da Ciência do bem e do mal, não pode mais ter acesso a Árvore da Vida, que segundo a Palavra de Deus, se comessem, viveriam eternamente ( Gênesis 3;22). Chamo atenção para o fato de que Deus protegeu a Árvore da Vida não só de Adão e Eva, mas também de seus descendentes (Gen. 3:22,23,24-Apoc.2:7), deixando a certeza de que todos foram predestinados a ter a vida eterna. Mas não como um robô. Mas não sem direito de escolher comer da “Árvore da Vida” ou da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gen. 2:9). Observe que foi com a entrada do pecado por causa do homem (Rom. 5:12-I Cor. 15: 21,22)e não por causa de Deus, que todos os descendentes de Adão perderam a condição de eternamente salvos da presença do pecado. Veja que Deus disse para o homem se eles comessem morreriam, ou seja, somente se eles comessem, foi uma condição. Come e morrem. Não coma e vivam eternamente salvos da presença do pecado e da morte. Ou seja, eles tinham como escolha A Palavra de Deus que disse coma e morra não coma e viva. Contudo, escolheram outra palavra que disse coma e certamente não morrerás (Gen. 3:1 a 7). Portanto, Deus originalmente predestinou Adão Eva e seus descendentes para estarem salvos, para não comerem do fruto daquela arvore (Gen. 2:16,17). Contudo, deu-lhe livre arbítrio para comer ou não. Porem, mesmo após a queda do homem, Deus em Jesus predestinou todos para salvação. A condição é a mesma: Escolha A Palavra de Deus (João 1:1,14- Apoc. 19:13) e viva. Rejeita e morra. Veja: ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho(Passaporte), para que “todo” aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Porquanto, Deus enviou Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, MAS PARA QUE O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE”(João 3:17). Pode-se afirmar ainda, que segundo o ensino da predestinação dupla ou determinista, o dragão e seus anjos (Apoc. 12:7), Caim, os que ficaram fora da arca de Noé, Balaão, Judas, os judeus que perseguiram Jesus, alguns reis de Israel e Judá e etc, foram escolhidos ou eleitos(predestinados) por Deus para a perdição.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  11. Ai, ai. Se fosse possível perder a salvação tudo isso aqui seria uma grande mentira.
    É interessante notar como aqueles que não aceitam a soberania de Deus insistem em se auto justificar de todas as formas. Não entendem que a salvação e todos os meios eficazes (justificação, santificação e perseverança) pertencem a Deus somente, dai, então, pecam em caricaturar o Soberano Senhor, de mal , injusto, carrasco etc. Coisa da natureza depravada e rebelde, incapaz de reconhecer, por si só, o misterioso e insondável amor de Deus. Oremos irmão, para que o Deus de toda a glória se revele ainda aos que hão de crer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um Bingo!! Você é atirador de elite?rsrsrsrs..... Agora você vê com os comentários acima o que temos que escutar desses caras, fazem um deus segundo as suas vontades e necessidades

      Sr. Osmar você nos acusa, os calvinistas, de que temos Deus por cruel por predestinar as pessoas para a perdição, mas se como você disse em seu comentário acima que Deus predestinou "todas" as pessoas para a salvação, mas deixando a escolha nas mãos delas não seria de modo cruel também? Pois elas não conseguem escolher a Cristo por causa do pecado e de seu estado de depravação, se Este ato, não for feito pelo próprio Deus ( João 6:44,65 ). Pois Deus estaria levando para o céu as pessoas que escolheram Ele de mãos dadas e lançando o resto no lago de fogo. Qual a diferença? é pq Ele não se meteu no estimado/querido/maravilhoso livre-arbítrio?

      A última palavra em um "apelo" ( só para dar entendimento a pergunta) para o homem ser salvo é o seu "SIM"? A graça é apresentada: o homem decide, sim x não?

      Só coloquei esta pergunta para entender seu raciocínio.

      "Pois assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer"
      "E não quereis vir a mim para terdes vida"
      João 5:21,40

      "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6:37

      No amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    2. Franco Atirador, deixei bem claro pelos diversos textos da Palavra de Deus que:
      - “A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão...“nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar” (Ezequiel 33:12) Observe os termos que Deus usou acerca daquele que (Ele) considera justo:
      - “fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio”
      - “cometendo iniqüidade”
      - “nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar”
      - “mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá”
      - “Desviando-se o justo da sua justiça”

      Deixei claro que a Palavra de Deus é explicita ao declarar sobre pessoas que: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
      Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
      Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”(2 Pedro 2:20-22).Faço questão de ressaltar que a Palavra de Deus menciona era melhor eles não
      conhecerem o caminho da justiça , do que, conhecendo-o, desviarem-se.
      E ainda faço questão de lembrar um texto da Palavra de Deus que declara que nos últimos tempos alguns se apostataria da fé, veja: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos (apostatarão alguns da fé), dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;(1 Timóteo 4:1).
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    3. Sr. Osmar a resposta não foi para mim mas vou me meter :) O Sr. não me respondeu minhas perguntas e nem refutou-as!!

      Jesus deixaria uma ovelha escapar de suas mãos, mesmo dizendo que NINGUÉM pode arrebatar das mãos dele?

      Leia meus comentários, e por favor os versículos também, logo acima e me responda a luz de João 10 se isso seria possível?

      Mais uma vez respondo quando uma pessoa cai/apostáta da fé não necessariamente esta pessoa seria um crente genuíno e regenerada.

      Mas seus olhos estão virados somente para versículos que "parecem" dizer que o crente pode cair, mas se esquece de olhar para os vários versículos que mostra aquEle que guarda, segura e sustenta os seus; fazendo assim como se a Bíblia se contradissesse.

      No Amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    4. Muito bem citado Sr. Osmar. Mas observe que a justiça a qual o autor se refere é a justiça própria do homem e não a justiça imputada por DEUS. A auto justificação produz jactância, não dá gloria a Deus, é esforço humano, são obras da carne e da Lei, não produzem salvação. Por isso discordamos tanto da doutrina Adventista que impõe aos homens a guarda do shabat como condição sine qua non para a salvação.
      A justifica de DEUS é por favor imerecido (GRAÇA), não temos mérito algum devido a nossa natureza pecaminosa pois “...todos pecaram..”. No entanto, quando chamados por ELE, através do evangelho, somos tidos por justos por causa do sacrificio de Jesus (Rom. 5:1-11 – excelente texto!!!). Simples assim.
      Essa GRAÇA é tão maravilhosa da parte de quem nos deu esse dom (UM PRESENTE), que é realmente impossível decair dela. Detalhe importante: ela não exclui a responsabilidade humana conforme alguns insinuam dizendo que somos livres para pecar etc, coisa e tal, pelo contrário, agora não vivemos mais para nós mesmos mas Cristo vive em nós, mesmo tendo ainda uma natureza pecaminosa.
      O crente peca? E muito! E agora!?
      Vejamos a nossa segurança.
      Rom. 5:1-11 - justificação pela fé e paz com DEUS
      Rom. 6 e 7 – Livres do pecado pela graça
      Rom. 8 – nenhuma condenação
      Rom. 8: 33-39 – as provas e a certeza do amor de DEUS. ALELUIA!!!

      E se depois de crentes (verdadeiramente chamados) pecarmos? Deus é tão bom que nos dá outra segurança - 1 Jo. 1:8,9,10 e mais outra 1 Jo. 2: 1-4.
      E os que se extraviaram?
      Nunca foram dos nossos; nunca conheceram a Deus verdadeiramente; tiveram apenas a compreensão religiosa (Nicodemos, Paulo, Pedro antes da conversão) mas não a grande dimensão da intimidade com DEUS.
      Todos que ouviram a Jesus se tornaram justos, santos, crentes? Cremos que não! Poucos foram os escolhidos. No entanto, muitos ouvirão e ouvem ate hoje.
      Penso nisso tudo que o problema mais grave é que, citando o Anderson, os homens “fazem um deus segundo as suas vontades e necessidades”. É um “deus” caricato, feito a imagem e semelhança do homem, limitado, injusto, que não sabe do futuro; deixa este por conta da criatura, tem a sua vontade limitada pela vontade do homem e está aqui, ou onde eu quiser, para que me salve quando eu bem entender (livre arbítrio).
      Enquanto não me rendo ao senhorio de Cristo e a plena soberania de Deus, vou ficar lutando e pecando com a minha autosuficiencia. Miserável o homem que sou! Mas quando morro para mim mesmo Cristo passa a habitar em mim. Aleluia por tão grande salvação!

      O texto de 2 Pedro fala de falsos (o que não é verdadeiro, lógico) mestres. Ler o texto completo é bem melhor! É joio no meio do trigo, é religiosidade e falsa piedade entre os crentes verdadeiros; é superficial, raso, que nunca teve a compreensão plena das coisas espirituais; é como se fosse um teórico – no sentido acadêmico - da religião, que nunca experimentou a mística (espiritualidade) com Deus. É vazio. Assim, são aqueles que não tem, tiveram ou terão o chamado eficaz para a salvação. Somos tentados a rotular, identificar, se possível, quem os são, mas graças a Deus, não fazemos por temor e tremor, pois a salvação pertence a DEUS, que é capaz de chama-los no seu tempo para a vida eterna em Cristo Jesus.

      Quanto a ultima citação:
      “E ainda faço questão de lembrar um texto da Palavra de Deus que declara que nos últimos tempos alguns se apostatariam da fé, veja: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos (apostatarão alguns da fé), dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;(1 Timóteo 4:1).”
      Outra belíssima citação, mas a subjetividade da interpretação pode se aplicar a qualquer grupo (mórmons, adventista, TJ, batistas, pentecostais, católicos etc.), isso vai depender da aplicação bem ou mal feita do texto.

      Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Colossenses 1:9

      Graça e paz!

      Naquele que nos chamou das trevas para a maravilhosa luz.



      Excluir
    5. Todos os textos da Palavra de Deus que mencionei tratam do contexto do assunto que é o DESVIO E A PERDA DA SALVAÇÃO de uma pessoa que já tenha sido considerada justa por Deus. Apresentei o caso de Lúcifer e dos anjos que foram expulso com ele, deixando claro que se a eleição ou predestinação para a salvação antes da fundação do mundo de alguns significa que os que forem queimados juntos eles, também foram eleitos ou predestinados para a perdição antes da fundação do mundo pelo mesmo Deus, não deixando de ser “dupla predestinação" uns para a salvação e outros para a perdição. É desonestidade doutrinária e teológica ser calvinista e alegar eleição para a salvação, mas negar a eleição para a perdição de Satanás e os demônios. É desonestidade doutrinária e teológica ser calvinista e alegar eleição para a salvação de alguns, mas negar a eleição para a perdição de outros. Portanto, se houve predestinação para a salvação de uns, antes da fundação do mundo, houve também predestinação para a perdição. Logo, a predestinação é dupla, o que significa que vocês podem ter sido predestinados para a perdição (segundo a sua crença, ou não?), já que a Palavra de Deus apresenta um exemplo de criaturas (Lúcifer e dos anjos que foram expulso com ele) que foram criados perfeitos e ficaram nessa condição por centenas ou milhares de anos.
      Citei o caso de Balaão, um homem do qual a Palavra de Deus chama de profeta e afirma que ele desviou do reto caminho preferindo o premio da injustiça. Ressalto QUE FOI A PALAVRA DE DEUS QUE DECLAROU QUE BALAÃO SE EXTRAVIOU E AMOU O PREMIO DE INJUSTIÇA, OU SEJA, APOSTATOU DA FÉ. RESSALTO AINDA QUE A PALVRA DE DEUS É EXPLICITA EM AFIRMAR QUE SOBRE BALAÃO “veio sobre ele o Espírito de Deus” E “ouviu as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso”. Portanto, é desonestidade doutrinária e teológica negar que em Balaão habitou o Espírito Santo, mas que mesmo assim, ele desviou-se, ele preferiu o premio da injustiça.continua
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    6. Quanto a II Pedro 2, ao você afirmar que do capitulo 2 fala exclusivamente de falsos mestres, você está confirmando sua crença de que foi Deus que predestinou os anjos que foram expulso com Lúcifer para serem demônios, já que no verso 4 fala que Deus não poupou os anjos quando pecaram. Ou seja, você para defender seu ensino da predestinação está declarando ou insinuando que Deus criou anjos como falsos mestres. Na verdade, Pedro não está somente falando de falso mestre, mas também de anjos que foram criados perfeitos, mas como a própria Palavra de Deus declara que eles pecaram, bem como fala de pessoas que “ESCAPARAM DAS CONTAMINAÇÕES DO MUNDO MEDIANTE O CONHECIMENTO DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, SE DEIXANDO DE ENREDAR DE NOVO E SÃO VENCIDOS, TORNOU-SE O ÚLTIMO ESTADO PIOR DO QUE O PRIMEIRO POIS MELHOR LHES FORA NUNCA TIVESSEM CONHECIDO O CAMINHO DA JUSTIÇA DO QUE, APÓS CONHECÊ-LO, VOLVEREM PARA TRÁS, APARTANDO-SE DO SANTO MANDAMENTO QUE LHES FORA DADO”. Como se vê, são pessoas que estavam salvas, mas que retrocederam para a perdição, como declara Paulo (Heb. 10: 39). Pessoas que como declara a própria Palavra de Deus conheceram o caminho da justiça, mas volveram para trás, pessoas havia escapado das contaminações do mundo após conhecer Jesus.
      Você mentiu e foi desonesto ao declarar que a “doutrina Adventista que impõe aos homens a guarda do shabat como condição sine qua non para a salvação”.


      E, quanto a Ezequiel 18,quero lembrar que o capitulo fala de classificação de justo aos olhos de Deus e não da justiça aos olhos do homem, uma vez que o capitulo fala do caminho direito do Senhor e do julgamento que Deus fará a cada um segundo seus caminhos. Até porque, se justiça mencionada no capitulo não fosse válida para Deus, Ele não teria mencionado o fato de que o desvio dessa justiça causaria morte.
      E, quanto a 1 Timóteo 4:1, não há possibilidade de outra interpretação. Logo, sua declaração de que “a subjetividade da interpretação pode se aplicar a qualquer grupo (mórmons, adventista, TJ, batistas, pentecostais, católicos etc.), isso vai depender da aplicação bem ou mal feita do texto”, trata-se de falácia e desculpa para não aceitar a verdade de que apostasia referida, é da verdadeira fé, e quem declarou que nos “últimos tempos alguns se apostatariam da fé”, foi o Espírito Santo. Portanto, a apostasia não é da parte de Deus e sim do salvo como foi explicitado nos comentários postado e provado pela Palavra de Deus. A apostasia foi de Lúcifer e dos anjos que foram expulso como ele. A apostasia foi de Balaão que havia “sobre ele o Espírito de Deus” E “ouviu as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso”.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  12. Alexandre!!!

    Quando você entra em uma área de debates e não nos dá edificação com suas palavras ou "uma luz" sobre o assunto, simplesmente fique quieto e não comente!!

    Bobinho?????Explicações tolinhas????? Você tem certeza de sua salvação Alexandre? Ela está segura em Cristo? Você jamais perecerá? Você tem a Vida Eterna? Ou a sua salvação depende de você? Ou e´uma "INCÓGNITA" como você descreveu.

    "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu conheço-as, e elas me seguem; eu DOU-LHES A VIDA ETERNA, E NUNCA HÃO DE PERECER, E NINGUÉM AS ARREBATARÁ DA MINHA MÃO; Meu Pai QUE MAS DEU, é maior do que todos, e NINGUÉM PODE ARREBATÁ-LAS DA MÃO DE MEU PAI"
    João 10:26-29

    Você acha que essas palavras de Jesus são uma incógnita? Ele falou por falar, não sabia o que estava falando? É claro que sabia o que ele estava falando!! Pois Jesus faz a obra completa meu amado Romanos 8:29-30; Filipenses 1:3; Hebreus 12:2

    OBS: Perdoe-me as palavras fortes no começo!! Abraços

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, você já está misturando as bolas, sr.
      Não me referi a esse texto quando falei incógnita.
      Você já começa me atribuindo coisa que eu não falei.

      A obra completa de Jesus foi cumprida no calvário, pois ele disse "está cumprido"

      Explicações tolinhas sim!

      Que tal essa do Clovis, que disse que "mesmo os salvos recebendo o que não merecem, a saber, o céu, todos receberão o que merecem."

      Que tal vc tentar desfazer essa tolice aí?

      Que tal vc tentar demonstrar que a frase de Jesus "inclui o próprio indivíduo?

      Quando Jesus diz "ninguém", evidente que ele fala de terceiros.

      Se esse Texto inclui o proprio indivíduo ou não, não se sabe.

      Excluir
  13. A quem interessar possa.
    A Bíblia só diz predestinados (predestinação, chamado, eleição) é o que esta lá.
    "Predestinação determinista" ou "dupla predestinação" é um conceito/interpretação leandroquadrina.

    ResponderExcluir
  14. Sem querer ser chato..., os outros só repetem incansavelmente o que ele diz assim como repetem White em seus argumentos e interpretações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você de novo Franco!! A velha comida mastigada da escola sabatina!!!

      "Hey teacher leave the kids alone!! " rsrsrsrs lembrei do Pink Floyd não sei por que!!!

      No Amado

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
  15. O Sr. Osmar vai continua esperneando em areia movediça enquanto o "espírito whiteano" for a chave para o entendimento da Palavra. Deixe o Espírito Santo revelar o que realmente é verdade nas Escrituras.
    Leia atenta e humildemente a Carta ao Romanos. É uma maravilha! Mas repito, deixe de lado as interpretações whiteanas e deixe-se levar pelo doce, bom e verdadeiro Espírito Santo.

    Apesar de ser presbiteriano, concordar com o calvinismo enquanto sistema teológico e doutrinário (é muito bom mesmo!) não acho que Calvino reiventou a roda. Qualquer pessoa que leia as escrituras, guiada pelo Espírito Santo, sem ter o mínimo conceito de Calvino, calvinismo, reforma etc, entenderá perfeitamente as doutrinas na graça. Já estava tudo lá. Na verdade, me perdoem os meus irmãos denominacionais, mas pouca gente sabe de fato quem foi João Calvin, nos bancos das Igrejas Presbiterianas. Mas graças a Deus sabem com exatidão quem foi Jesus! Não precisamos de complicadas revelações cabalísticas e numerológicas ou tão pouco qualquer espírito, para o entendimento da perfeita vontade de Deus.

    Leitura recomendada: CARTA AOS ROMANOS.

    Sola Scriptura. Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem declarou que nos “últimos tempos alguns se apostatariam da fé”, foi o Espírito Santo. Portanto, a apostasia não é da parte de Deus e sim do salvo como foi explicitado nos comentários postado e provado pela Palavra de Deus. A apostasia foi de Lúcifer e dos anjos que foram expulso como ele. A apostasia foi de Balaão que havia “sobre ele o Espírito de Deus” E “ouviu as palavras de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso”.
      E, como uma pá de cal nos seus argumentos e falácia fora do contexto sobre o tema, faço questão de mencionar que Jesus mesmo depois de declarar que Suas “Palavras não passarão,” (Lucas 21:33 a 36) alertou aos seus, que se eles deviam vigiar e orar para escapar das consequencias da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, deixando claro que se o salvo não orar e vigiar ele certamente cairá na orgia, na embriagues(alcoólica ou espiritual) e nas preocupações deste mundo, e morrendo fora das condições de I João 1:9 e 2:1, perderá sua Salvação ou se você preferir, Deus riscará o nome daquele que pecar contra Ele(Êxodo 32:33). Como vocês podem ver, Deus declarou que se uma pessoa com o nome escrito no Seu Livro, pecar Ele apagará o nome, o que certamente ocorrerá se o tal não se enquadrar em I João 1:9 e 2:1. Em contra partida, Apocalipse declara que aquele que for vencedor ( penso que ser vencedor é não morrer na pratica do pecado, é se todavia alguém pecar, antes de morrer, fazer como está estabelecido em I João 1:9 e 2:1), de modo nenhum Deus apagará o nome no Seu Livro (Apoc. 3:5). Como se vê, sua teoria é igual a da evolução, não tem base bíblica, faz as pessoas confiar em mentiras pregando e ensinando rebeldia contra o Senhor, negando a eficácia da Palavra de Deus.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  16. Realmente essa autosoteriologia parece fácil mas muito arriscada. Pois segundo ela
    psso pecar, apostatar, transgredir etc, e basta eu me arrepender, rebatizar (se for adventista) e ta tudo certo, afinal so depende de mim. Legal! So devo ter cuidado de não morrer em pecado ai meu nome vai ser tirado do livro da vida. Genial!

    No entanto, prefiro o Deus da graça e da misericórdia que me amou antes da fundação do mundo, ,e chamou pelo evangelho de Seu Filho, me justificou diante dos anjos e dos homens e providenciou tudo para que eu fosse santo e irrepreensível diante Dele; me deu como garantia o Espirito Santo da promessa, que me selou para que eu não me desvie do reto caminho, mesmo sendo ainda um miserável pecador sujeito a pecados e falhas.
    Amo ao Deus da graça pois que não é homem para mentir, voltar atrás de suas promessa e negar-se a si mesmo. Ele é fiel!
    Amo ao senhor da misericórdia pois Ele sabe que sou incapaz por mim mesmo de não apostatar da fé, de não pecar, de não ter vontade de fazer o bem, mas ainda assim me assiste nas minhas fraquezas e me permite chama-lo de Pai.
    Amo esse Deus pelo fato de tomar conta da minha vida quando eu ainda não tinha sido chamado a existência e mesmo assim todos os meus dias já estavam escritos em Seu livro.
    Amo ao Senhor da verdadeira graça pois todos os meu dias já estão contados para Ele e por esta razão ele diz "não temais".
    O que é mais fácil confiar em Deus verdadeiramente e viver em segurança eterna ou estar constantemente apavorado sob o risco de "perder a salvação"?

    Agora quanto a quem apostatou, Balaão, Judas, o Papa, Calvino, Ellen White etc, ou quem vai apostatar Deus o sabe e tens seus planos.

    Soli Deo Gloria!

    Ao Senhor pertence a salvação. Jonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franco Atirador, suas falácias não resiste o Está Escrito. Observe que Jesus Morreu e ressuscitou livrando da condenação da Lei aqueles que aceitarem a Jesus e sua morte substituinte. Contudo, a Palavra de Deus também deixa explicito que mesmo após o perfeito feito de Jesus na cruz e após sua subida para o céu, Ele comparece perante a face de Deus por nós (Hebreus 9:24). Ora, será pra que Jesus mesmo depois da salvação na Cruz comparece perante a face de Deus por nós? Será pelo que está escrito em I João 1:9- 2:1 que vocês rejeitam como verdade para o salvo? Não precisam responder, pois sei que não tem capacidade! Eu sou um pecador que me escondo na Palavra de Deus ou como Jesus declarou, creio nEle como diz as Escrituras(João 7:38,39). E, essa mesma Palavra de Deus declara que Lúcifer foi criado perfeito como verdadeiro querubim. E, se você for calvinista honesto precisa admitir conforme sua crença de que Deus predestinou antes da fundação do mundo aqueles que iria serem salvos e os que não seriam. E, que entre os foram predestinado para a perdição estão Lúcifer e os anjos que foram expulsos com ele, uma vez que se antes da fundação do mundo houve eleição para a salvação, é desonestidade negar que também houve para a condenação.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  17. Sr Osmar lhe fiz diversas perguntas e coloquei diversos versículos que provam a segurança do crente e você não respondeu nada e não refutou versículo nenhum, como o de João 10:26-29........, vai continuar se escondendo atrás de Balaão, lúcifer e os que podem apostatar por não serem verdadeiros crentes?

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Estou me escondendo na Palavra de Deus, que declara que Lúcifer foi "criado perfeito" e que ele pecou(Ezequiel 28:15 e 16- II Pedro 2:4). E, declara também a Palavra de Deus, que quando o justo DESVIAR cometendo INIQUIDADE, MORRERÁ POR CAUSA DELA(Ezequiel 18:24,26). "Está Escrito": "Riscarei do Meu Livro todo aquele que Pecar contra Mim"(Êxodo 32:32,33). Veja que você quer anular as Escrituras, que Jesus declarou que não pode ser anulada ou falhar(João 10:35), uma vez que na Palavra de Deus há demonstração de pessoas e anjos que foram criados perfeitos, mas que desviaram, pecaram, apostataram, e você responsabiliza Deus por não terem criados eles," verdadeiros crentes", como por exemplo Adão e Eva (e os anjos embora a Palavra de Deus diz que eles foram criados perfeitos).
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
  18. Realmente Sr. Osmar, eu não tenho capacidade de lhe responder nada. O que tenho feito é compartilhar algumas experiência na Palavra com o senhor e os demais que tem lido estas postagens. Suas questões somente Deus tem capacidade de responder. Pois nem a Bíblia com toda a revelação nela exposta parece capaz de lhe satisfazer os questionamentos feitos pelo senhor. No caso, so Deus mesmo pode dizer porque o Diabo é Diabo, Balaão é Balaão, Judas foi Judas, eu sou eu, o senhor é o senhor e porque tudo mais é assim. No mais, deixo tal atrevimento paro o Leandro - que se propõe a responder tudo (aliás é até bom o senhor perguntar tudo pra ele) e Ellen White, que teve visões extra e além bíblicas. Eu me contento com o conhecimento puro e simples da Escritura. Discutir opinião de Ellen White, Leandro Quadros, Bullon e outros mais é desgastante, pois em nada edifica na palavra.

    Creio num Deus bom, justo, amável, imutável, soberano.
    Creio num amor incondicional na parte Dele, que não esta limitado a vontade humana, ao tempo, espaço ou existência.
    Creio que esse amor, que não posso compreender, é infinito, é perfeito.
    Creio também que fui atraído por esse amor em Cristo Jesus, morto numa cruz, sangue vertido para me salvar.
    Creio que apesar da minha natureza pecaminosa, rude e rebelde, ainda assim o Senhor pelo seu grande amor por mim, me guarda de todo o mal.
    Creio que nada pode me separar desse amor, nem o senhor, os anjos, potestades, coisas do presente e do porvir.
    Cremos, como calvinistas sim, que Deus, de acordo com seus planos e decretos eternos e soberanos, elege pessoas para a salvação ou perdição. Por que? Pergunte a ELE! Eu não saberia lhe responder conforme o seu ego questiona. Quem são os eleitos? também não sei. Só pregamos o Evangelho. Os que ouvirem a voz do senhor, hão de ser salvos, os que não, perdição. Não podemos mudar isto. Agora se o senhor não teve ainda o privilégio de pensar e crer como os calvinistas, é uma pena. Faço um convite e um desafio. Estude com humildade e mansidão, sem conhecimento ou interpretação prévia de alguém que nunca se dispôs a estuda-lo como tal. De preferencia so a Bíblia pela Bíblia.
    No mais, me alegra o fato de que pelo menos o senhor faz leitura da Palavra. Já é meio caminho andado. Quem sabe um dia Deus não se revela ao senhor.

    Leitura recomendada. CARTA AOS ROMANOS.

    Soli Deo gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franco Atirador, você declarou que a “Predestinação determinista" ou "dupla predestinação" é um conceito/interpretação leandroquadrina. Contudo, você admite ser ela dupla nos seguintes termos: “Cremos, como calvinistas sim, que Deus, de acordo com seus planos e decretos eternos e soberanos, elege pessoas para a salvação ou perdição”, provando com isso que você para manter sua crença na predestinação diabólica entra em contradição. Digo predestinação diabólica, como já afirmei outras vezes, pelo fato de tal ensino calvinista põe na conta de Deus ou culpa Deus todas as desgraças que aconteceu e acontece na terra. Ou seja, Lúcifer se tornou Satanás com suas maldades e tentações por eleição divina. Os anjos que foram expulsos do céu se tornaram demônios com suas maldades e tentações por predestinação divina. Observe que a predestinação calvinista não é muito diferente da declaração dos ateus(ou alguns deles) de que Deus ou não é bom porque permite tanta maldade ou não tem poder para impedir o mal. Você disse: “Eu não saberia lhe responder conforme o seu ego questiona”.Ocorre querido, que eu não questiono, eu já afirmei que Deus predestinou todos para a salvação e que a perdição não será por culpa de Deus, E, que tenho postado é para confrontar vocês com suas próprias declarações, veja que você declarou que a “Predestinação determinista" ou "dupla predestinação" é um conceito/interpretação leandroquadrina. Contudo, você admite(ou acordou para o fato) ser ela dupla nos seguintes termos: “Cremos, como calvinistas sim, que Deus, de acordo com seus planos e decretos eternos e soberanos, elege pessoas para a salvação ou perdição”. Como se vê, o ensino da predestinação calvinista é contrário a sua declaração de que Deus é bom, justo, amável, imutável, e contrário a sua declaração de que “o Senhor pelo seu grande amor por mim, me guarda de todo o mal”, já que com a crença na predestinação calvinista você não pode garantir que é um eleito para a salvação, já que tal ensino na verdade, não crer nos atos de salvação de Cristo, e sim na eleição antes da criação do mundo, ou seja, para vocês não adianta um não eleito aceitar os atos de salvação na Cruz. Enquanto em pecador com eu, mesmo com “meio caminho andado” estou certo da minha, não só pelos atos e méritos de Jesus na Cruz, mas também porque apesar da Cruz e após a Cruz, Ele comparecer por mim perante a face de Deus no Santuário celeste conforme Está Escrito em Hebreus 9:24, I João 1:8,9,10 e 2:1.
      A paz do Senhor!
      Mas se você não foi eleito para a salvação entes da fundação do mundo, de nada adiantará a Paz do Senhor já serás queimado junto como o diabo e os demônios, uma vez que segundo seu ensino foram eleitos para a perdição.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
      Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. João 12:40
      Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45

      Com todo respeito, mas rodou, rodou e nada! Semelhante ao povo de "dura cerviz" no deserto durante quarenta anos.

      Quanto a salvação:
      E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5
      E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:30

      Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29
      E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Atos 22:14

      Excluir
    3. Quanto a perdição do Diabo e seus anjos:

      Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41

      Quanto ao que Deus determina:

      Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7

      Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Isaías 46:10

      O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4 -

      Judas -

      Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Atos 1:16

      Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. João 17:12

      E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Romanos 9:22

      Excluir
    4. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
      Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
      Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
      Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
      Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
      Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
      Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
      Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
      E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
      Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou. Romanos 9:14-23

      Quanto a certeza da graça e da salvação:

      Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47

      E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25

      Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15

      Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Tito 1:2

      E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28

      Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

      Excluir
    5. E pra finalizar...

      Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:29-39

      Simples assim.

      Shabat Shalom a todos em Cristo Jesus!


      PS. O cara me manda pra um inferno que nem mesmo ele acredita, em pleno shabat!? RS . Vai entender.

      De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:10

      Excluir
    6. Essa do inferno foi engraçada mesmo, pois em outro tópico ele comentou que não existe isso de tormento eterno, apesar que depois de ter lido o post dele fiquei meio com "dúvidas" sobre o que é de fato o inferno.

      No mais, pra complementar só queria deixar alguns outros textos :

      E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.
      Jeremias 32:40

      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      João 5:24

      No fundo o projeto da salvação de Deus está tão claro e tão bem explicado na Bíblia, que os homens resolveram complicar um pouco só por causa do seu ego, basta crer em Jesus e a pessoa será salva.

      Excluir
    7. Pois é meu irmão, as vezes me assusta um pouco algumas distorções da Palavra, parecem meio bobas, no entanto, tem implicações teológicas seríssimas. Ultimamente tenho visto até algumas pessoas advogando veementemente a causa do diabo e seus anjos. Mas é assim mesmo.

      Quanto a esses:

      Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2

      E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:4

      Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

      Quanto a nós:

      Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
      Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
      Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
      E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
      Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 2 Timóteo 4:1-5.

      Valeu a comunhão e contribuição.

      Oremos por todos.


      Feliz Quarta a todos em Jesus, nosso Senhor.

      Excluir
  19. Olá amados, paz do Senhor. Estou procurando entender o que é o joio no meio do trigo e me deparei com vosso texto, onde tenta provar a Salvação incondicional. Mas aí continuo sem saber o que é o joio. gostaria de entender por favor mais resumido, pois ao citar dezenas de versículos confunde um leigo como eu. Para saber quem é o joio preciso saber a que momento passo a ser salvo, sendo que eu e o joio confessamos Jesus como único salvador. Obrigado por me ajudar. Alda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alda,

      De maneira simples, o joio são aqueles que estão na igreja mas não são crentes de verdade, vale dizer, não nasceram de novo. Eles podem ser muito parecidos com verdadeiros crentes, tão parecidos que o homem não pode distingui-los, daí a razão de Jesus não nos autorizar separá-los antes de Sua vinda.

      Contudo, é importante considerar que "joio" não é um estágio no processo de se tornar nova criatura, nem é um tipo de crente, de um nível ou classe inferior. há uma diferença radical entre o joio e o trigo, é a vida implantada pelo Espírito em um e a falta dessa vida em outro.

      Em Cristo,

      Excluir
  20. Uma vez salvo, salvo para SEMPRE.
    Verdade verdadeira.

    Como alguem que recebe a salvacao sem merito, perde por demerito?

    A salvacao é um dom de Deus.

    Efésios 2:8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
    não vem das obras, para que ninguém se glorie.
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

    E os dons de Deus sao dados sem arrependimento.

    Romanos 11:29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

    Os que acham que so salvos podem perder a salvacao, vao cantar assim no ceu:

    Apocalipse 5:12 ...Digno é [somos nos, que com nossos forços... e] o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Rsrsrs.

    Romanos 11:33-36 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
    Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?
    Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
    Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    Paz e graça

    Jeffry konda
    Cabinda-Angola


    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.