Jesus veio salvar ou apenas dar um chance de salvação? - Mt 1:21

“Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” Mt 1:21

A ansiedade de José
Não raro ouvimos que Jesus veio para dar uma chance do homem se salvar. Porém, quando se refere à obra de Cristo, a Bíblia o faz em termos que dão a entender que Ele fez mais que meramente tornar a salvação possível. Ele veio efetivamente para salvar. É o que diz, por exemplo, a passagem em epígrafe.

É importante levarmos em conta que os verbos no grego, assim como no português, tem voz, tempo e modo. A voz mostra o relacionamento entre o sujeito e o verbo, se ele realiza ou sofre a ação descrita pelo verbo. O tempo expressa a qualidade e a ocasião que uma ação ocorre. E o modo denota a natureza da ideia verbal com respeito à realidade e está relacionado com o grau de certeza de uma ação, se ela é considerada real ou apenas potencial. Na análise das declarações bíblicas a respeito da obra de Cristo é importante examinarmos a voz, tempo e o modo dos verbos utilizados.

A um perturbado José apareceu um anjo do Senhor que o tranquilizou e disse que o nome do menino deveria ser Jesus. Jesus é a forma grega de Joshua (Josué), que por sua vez é a forma abreviada de Jehoshua, que significa “Jeová salva” ou “Jeová é a nossa salvação”. O significado do nome não sugere que Deus pode salvar ou que traz oportunidade de salvação, e sim que Ele é o salvador de Seu povo. Talvez por isso o nome Jesus é justificado através de uma ênfase na explicação dada pelo anjo. O Ele é enfatizado no original, algo como se destacasse que “é Ele quem salvará”.

A justificativa do nome humano que José deveria dar ao Filho de Deus é “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (autos gar sozei ton laon autou apo ten hamartion auton, Mt 1:21). O verbo sozo significa “salvar, libertar, resgatar, por a salvo”. Ele está na voz ativa, que indica quem realiza a ação de salvar, no caso, Jesus. O verbo está no modo indicativo, que descreve uma ação como real e não meramente como possível, contingente ou intencional. O modo indicativo não deixa margem para incerteza, ele sempre descreve algo que ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Dessa forma, Jesus é assim chamado porque efetivamente salva o Seu povo de seus pecados, o que certamente inclui a salvação da culpa do pecado, do domínio do pecado, além da salvação da ira futura como castigo pelo pecado, ou seja, leva a cabo toda a obra de salvação.

Dessa forma, o anjo do Senhor justifica o nome de Jesus pelo fato de que Ele próprio salvará o Seu povo de seus pecados. Ele não é Salvador porque pretende salvar, mas porque salva de fato.

Soli Deo Gloria

3 comentários:

  1. Irmão Clóvis...

    Graça e Paz.

    Excelente texto. Mais uma vez, muito obrigado. Espero um dia poder retribuir. Deus lhe conceda mais sabedoria a cada dia.


    ResponderExcluir
  2. Jairo,

    Fico feliz em servir. Soli Deo Gloria!

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  3. Isso significa que na cruz Jesus salvou todo o seu povo, ou a pessoa só é salva quando crê de fato em Jesus?

    Se a primeira opção for a correta, significa que mesmo que uma pessoa não creia ela irá ser salva?

    Se a segunda opção for correta, Jesus veio tentar dar a salvação a alguns, o que a Bíblia nega, já que ele definitivamente salva o seu povo, logo quando as pessoas são de fato salvas?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.