Recado de Paul Washer aos brasileiros

Semana passada, pela graça de Deus, estivemos participando da Conferência Fiel Para Pastores e Líderes. Pretendia fazer um resumo do que vimos e ouvimos lá, mas infelizmente o tempo não está permitindo. Digo apenas que foi muito edificante, o aprendizado, o confronto da Palavra com nossa prática foi algo marcante. Para não ficar apenas num recadinho, recomendo que assista a breve palavra de Paul Washer aos crentes do Brasil:


4 comentários:

  1. Clóvis e Neto, me ajudem. Entrei numa discussão com um irmão, e acabou que eu e ele estamos fora de sintonia.

    No vídeo de Paul Washer sobvre as dez acusações, ele diz apenas que 'o batismo infantil era o bezerro de outro da reforma'. Assisti várias vezes. Essa [é minha crística a ele (obvio, eu sou pedobatista). Mas aí ele citou um livro, que ele entaõ notou tb que existe diferença. No livro está 'o batismo infantil PARA A SALVAÇÃO foi o bezerro de ouro'...

    Neto, linkei vc no forum monergismo (é vc mesmo?) ressaltando essas palavras...

    Qual o motivo da mudança? Vcs sabem de algo?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Não lembro o que exatamente ele disse no video e não me animei a procurar e assistir a essa hora. Mas li a passagem do livro:

      "...da mesma forma que a dependência do batismo infantil para a salvação, em minha opinião, o bezerro de ouro da Reforma, a oração do pecador é o bezerro de ouro contemporâneo dos batistas...".

      Eu vi também uma transcrição em inglês do sermão, que diz, na referida parte:

      "Yes, in the same way that infant baptism, in my opinion, was the golden calf of the Reformation, for the Baptists...".

      Parece-me que a expressão "para a salvação" não consta do sermão original, embora esteja subentendida.

      Partindo da crítica que ele faz da "oração do pecador", podemos tentar entender a crítica dele ao batismo infantil. Segundo ele, atestar que uma pessoa que fez ou repetiu um oração está salva é enganoso e esse engano leva mais pessoas para o inferno que qualquer outra coisa, segundo ele.

      Da mesma forma, o batismo infantil na época da Reforma poderia dar a impressão de que, uma vez batizada, a criança estaria salva, o que sabemos, é falso e enganoso. Agora, se tal ilusão era algo real, não sei. Mas creio que o Washer sabe que os reformadores não pregavam a salvação via batismo infantil.

      Não sei se ajudei, nem mesmo se cheguei perto do que perguntou, mas é a leitura que faço da questão.

      Em Cristo,

      Excluir
  2. O link do livro:
    http://aespera.com.br/wp-content/uploads/2012/05/A-espera-10-Acusa%C3%A7%C3%B5es-Contra-a-Igreja-Moderna.pdf
    pg 44

    ResponderExcluir
  3. Ok, agradeço. Eu estou preocupado com isso. Se os reformadores pregaram a salvação batismal. Não sei da igreja anglicana (mas sempre dizem que vários de westminster eram anglicanos tb)Sei que Lutero precisou defender a fé do infante. Quanto a Calvino, criticou o rebatismo em católicos, mas jamais defendeu a salvação batismal.

    Ou o irmão Paul criticou o batismo infantil em uma citação isolada?

    Eu tenho a impressão que Washer disse 'uma coisa e escreveu outra'...

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.