A explicitação da graça


As Escrituras revelam-nos a graciosa ação divina no governo, na providência e na salvação dos escolhidos. A rebeldia da humanidade nas pessoas de Adão e Eva privou-nos do convívio direto com Deus, das relações benéficas da criatura com o Criador, do filho com o Pai, mas não eliminou a esperança, que se manteve na promessa da vinda de um Vencedor, humano como nós, que derrotaria Satanás. O anunciado foi sucessivamente e repetido, antes de realizar-se em Jesus Cristo, nascido de mulher e segundo a lei, na plenitude dos tempos. 

O advento do Messias decretou o fim do império satânico, pois o Diabo foi derrotado definitivamente, para que os eleitos fossem libertos. O Maligno governa sobre os réprobos, danificando-lhes o caráter e prejudicando-lhes o senso de justiça, de fraternidade, de honra e de caridade; indispondo-os contra Deus e seu povo, tornando-os egocêntricos e antropolátricos. Cristo, por outro lado, reina sobre os seus regenerados, santificando-os, irmanando-os na comunidade cristã, integrando-os internamente e gerando a fraternidade cristã pelos vínculos do Espírito Santo, que neles habita. O Diabo rege o mundo com seus mundanos; Cristo governa a sua Igreja com seus eleitos redimidos.

Autor Desconhecido

SEJA O PRIMEIRO A

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.