Revelação e graça

A revelação de Deus é uma expressão da graça divina. Deus jamais sentira-se constrangido por qualquer necessidade a revelar-se. A perfeita comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo não carecia de nenhuma suplementação externa. Pelo contrário: Deus se deu a conhecer aos seres humanos, visando o próprio bem destes. O maior privilégio do ser humano é poder conhecer a Deus, glorificá-lo e desfrutar para sempre de sua presença. Essa comunicação privilegiada reflete o amor e a bondade de Deus que, graciosamente, deu-se a conhecer. Emil Brunner considera maravilhoso e estupendo que "o próprio Deus haja dado de si mesmo pessoalmente a mim; somente dessa maneira, posso entregar-me a Ele ao aceitar a doação de si mesmo a mim".

John R. Higgins
In: Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal

17 comentários:

  1. Teologia pentecostal...Fala sério meu nobre e ingênuo amigo. Que teologia pentecostal? O que os pentecostais produziram de teologia? Você é um brincalhão meu irmão. Que tradição teológica tem os pentecostais? Meu amiguinho, quando postar um artigo teológico, por favor, cite pelo menos um autor que tenha tradição no assunto. Não seja tão ingênuo meu irmão, e não desmereça o conhecimento teológico postando essas caricaturas teológicas que você posta. Valorize seu blog...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Seria ótimo se você colocasse seu nome, ainda mais quando faz comentário tão crítico. Oportunizaria um tratamento mais cordial (gosto de me dirigir às pessoas chamando-as pelo nome) e daria mais peso às suas próprias afirmações.

    Quanto ao seu comentário em si, gostaria de lhe perguntar:

    1) Você leu a obra "Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal"? Ou outra das teologias sistemáticas escritas por pentecostais? Se não leu, qual a sua base para menosprezá-las? Porque tem "pentecostal" no título?

    2) E quanto ao excerto acima, o que nele o faz classificá-lo como caricatura? Qual o erro teológico cometido pelo autor?

    "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?" (Jo 1:46)

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clóvis, 'valorize seu blog', não responda esses tipos de comentários... 'anonimato, refúgio dos covardes'.

    Eu gosto de errar, e tentarei: aposto que ele é adventista.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei que palhaçada é essa de que a pessoa que posta tem que se identificar, se há a opção de anonimato então porque reclamam, que bobagem... Se você não quer que os anônimos postem em seu blog meu filho, retire essa opção. A questão não é quem posta é o que se posta. E com relação ao bobão do Luciano, quem é você ô B.O.? Covarde é você seu bundão, para de puxar saco manezão. Pelo visto você é um maior zero a esquerda. E com relação aos pentecostais e os adventistas, não tem muita diferença, todos os dois são seitas.

    ResponderExcluir
  5. Clóvis,

    Enquanto o anônimo classifica os pentecostais de seitas, ele mesmo deveria repensar sobre que clubinho farisaico ele pertence.

    O anônimo em sua soberba cega para acusar os outros se esquece de ler e aplicar Romanos 14 - "O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Romanos 14:3-6

    Como eu poderia dizer que os pentecostais não têm teologia própria? É claro que tem! Se teologia é o conhecimento a respeito de Deus, e se eles têm uma compreensão própria sobre as coisas de Deus, isso é a teologia pentecostal. É a maneira deles de entender e descrever Deus e as coisas de Deus. TEOLOGIA PENTECOSTAL.

    Se o anônimo não sabe diferenciar o que é a teologia em natura revelada na Bíblia, e a teologia sistemática que é a racionalização do que podemos entender da teologia em natura, terá mesmo a impressão que todos estão errados, só o umbigo dele está certo.

    Estou de pleno acordo com o Luciano! O anonimato, a obscuridade de identidade, deixamos para o que são das trevas, porque se sentem bem quando às escuras. Nós que somos do dia, é sim, sim e não, não!

    Anominato para agredir um irmão não combina em nada com a vida cristã!

    ResponderExcluir
  6. Clovis,

    Quero acrescentar só mais uma coisa, porque alguém pelo contexto de Romanos poderá achar que estou chamando os pentecostais de fracos. Não é isso! O paralelo que quis fazer foi que se há alguma diferença entre nós, a diferença é feita para o SENHOR! Nada mais! E não posso dizer que isso é diversidade de ação no Reino e não posso a partir disse classificar ninguém como seita. Para classificar como seita é preciso deturpar o evangelho, e não vejo isso nos pentecostais de forma alguma!

    ResponderExcluir
  7. Oops! Sobrou um não... "E posso dizer que isso é diversidade de ação no Reino e não posso a partir disso classificar ninguém como seita."

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo,

    A postagem de comentários anônimos existem e podem ser utilizados sem problemas. É que parto do pressuposto de que os filhos da luz ficam bem à vontade para informarem seus nomes e assumem plenamente a responsabilidade pelo que afirmam.

    Mas, por outro lado, se eu usasse o tipo de linguagem que você usa, ficaria mais confortável me escondendo atrás do anonimato. Se bem que ainda preferiria usar uma linguagem compatível com um cristão e assinaria o que escrevesse.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. André,

    Como pentecostal que sou, reconheço que a produção teológica pentecostal é insipiente. Outros pentecostais mais qualificados que eu concordam comigo e apelam para os seus companheiros para que nos dediquemos mais ao estudo e à produção teológica.

    Contudo, não é porque temos pouca coisa a apresentar em termos teológicos que devemos desprezar, sem avaliar seriamente, o que existe.

    Por outro lado, é crescente o número de pentecostais que buscam suprir a falta de uma teologia própria mais desenvolvida pela consulta e exame da reserva teológica tradicional. Não me envergonho de dizer que bebo tanto em Genebra quanto em Azuza.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. Clóvis,

    Certíssimo! A produção teológica da Assembleia não pode ser comparada com os presbiterianos e batista, por exemplo. Mas não podemos menosprezar, tão pouco desqualificá-los como irmãos em Cristo. Meu melhor amigo é bleiano e nos damos muito bem. Sempre sou edificado por ele em nosso papos bíblicos. Nunca vi um irmão assembleiano como inimigo com base nas diferenças. Ou não seremos conhecidos pelo amor? Ou vamos dizer que o amor só pode ser verdadeiro na mesma denominação? Pera lá!

    ResponderExcluir
  11. TEOLOGIA PENTECOSTAL, KKKK, TÁ DE BRINCADEIRA NÉ? TUDO BEM, SE INTERPRETARMOS AO PÉ DA LETRA A PALAVRA TEOLOGIA, REALMENTE TEOLOGIA É O CONHECIMENTO A RESPEITO DE DEUS, NESTE SENTIDO, TODA CONCEPÇÃO A RESPEITO DE DEUS É TEOLOGIA, DESSA FORMA, OS ESPÍRITAS TEM TEOLOGIA, OS NEOPENTECOSTAIS TEM TEOLOGIA, OS ATEUS TEM TEOLOGIA, OS AGNÓSTICOS TEM TEOLOGIA E ATÉ OS PENTECOSTAIS TEM TEOLOGIA, ISTO É, TODOS AQUELES QUE TEM UMA CONCEPÇÃO A RESPEITO DE DEUS TEM UMA TEOLOGIA. AGORA QUANDO FALAMOS DE REFLEXÃO CRÍTICA, ANÁLISE EXEGÉTICA... QUANDO FALAMOS DE TEOLOGIA DE VERDADE, DE PROFUNDIDADE, DE ARGUMENTO TEOLÓGICO, TRADIÇÃO HISTÓRICA ETC. SERIA BRINCADEIRINHA CONSIDERAR O QUE OS PENTECOSTAIS ESCREVEM COMO TRATADO TEOLÓGICO. MAS CONSIDERANDO QUEM ESCREVE ESTE TIPO DE COISA E PARA QUEM ESCREVE, ESTÁ BOM À BEÇA. E COM RELAÇÃO A QUEM POSTA NO ANONIMATO SER DAS TREVAS, CUIDADO MEU CARO CLÓVIS, SATANÁS PODE ATÉ SE APRESENTAR COMO ANJO DE LUZ, ISTO É, NEM TODOS QUE SE COLOCAM SOB AS LUZES DOS HOLOFOTES SÃO DA LUZ. ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Qual seria sua conclusão final? Quando os pentecostais serão aceitos sem antes intentarem produzir alguma coisa que corresponda ao que eles entendem como conhecimento de Deus principalmente naquilo que os diferenciam quanto denominação? Nunca???

    Os outros grupos que vc deve valorizar nunca tiveram um início? Por que nunca houve uma produção de conhecimento a partir dos pentecostais significa que agora é tarde demais para que eles possam se expressar? Seja lá o que for agora precisa ser descredibilizado e descartado como válido?

    É no mínimo presunção!

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Clóvis...Quanta insanidade sua...Como você pode beber em fontes límpidas, puras e sadias que são as fontes que jorram das penas dos reformadores,e depois ter a coragem de admitir que bebe em fontes contaminadas, poluídas, que são extremamente danosas a saúde espiritual, como são as fontes podres e mal cheirosas "pentecostais". Meu jovem amigo, quem come caviar, de forma alguma quer comer carniça. Não posso acreditar que realmente você provou das àguas puras da reforma protestante. Me desculpe...

    ResponderExcluir
  14. Caro Anonimo,

    Está desculpado.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Clóvis, para poupar-se de pessoas intolerantes e que não tem nenhuma consideração pelos semelhantes, e que, possa, também, pedagogicamente, ajudar as pessoas a se responsabilizar por seus comentários, se reserve o direito de não publicar mensagens de ANÔNIMOS, pois esses são irresponsáveis e se escondem atrás de máscaras, pois não tem coragem de se expor.

    Na verdade, o ANÔNIMO é daqueles que se gabam de "estar por cima da carne seca", mas que está totalmente por fora da realidade acadêmica atual. As maiores produções acadêmicas da atualidade são de pentecostais. Falo isso com propriedade, pois acompanhei e continuo acompanhando como pesquisador e mestrando em Ciências da Religião esses fatos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Pentecostal é um barato, como sempre nunca aceitam ser criticados, sempre se achando os donos da verdade, com essa "teologiazinha" tupiniquim, eu teria vergonha. Pentecostalismo é a maior aberração teológica dos últimos 100 anos, só sendo superados pelos neopentecostais, que é um negócio mais bizarro ainda, porque é uma caricatura do pentecostalismo, se um é um desastre, imagina uma releitura desse negócio. Por favor, você coloca o nome do site CINCO SOLAS, e me cita autores pentecostais. Meu caro, retire o nome do site e coloque algo que faça juz as citações, não envergonhe o slogan da reforma protestante meu amigo. Pelo visto você é desconhecedor do que foi esse movimento, vai se informar meu caro. Pentecostalismo e Calvinismo é igual àgua e óleo, não se misturam. Ainda há tempo para você se retratar meu caro e pedir perdão pelo desrespeito com a TEOLOGIA REFORMADA.

    ResponderExcluir
  17. Clóvis,

    Os anônimos são assim mesmo, sempre se achando os donos da verdade com essa teologia tipo clubinho farisaico. Ao invés de criticarem você ou a teologia pentecostal, por que ainda não mostraram onde está o erro do texto?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.