Nota do Editor

Considerando que a maioria dos comentadores deste blog são cristãos que zelam por um linguajar condizente com o cristianismo que professam e contribuem com seus argumentos e contra-argumentos para uma melhor compreensão das verdades bíblicas, este blog não modera comentários antes de sua publicação e aceita postagens anônimas;

Considerando, contudo, que uns poucos comentadores, que não se portam como cristãos e não representam o catolicismo, protestantismo, arminianismo, calvinismo ou pentecostalismo, pelo contrário, envergonham aqueles que assumem uma dessas posições e as defendem aqui de forma educada, resolveram baixar a linguagem dos debates para níveis inaceitáveis num ambiente cristão, os comentários do blog passarão a ser moderados;

Considerando o fato gerador dessa medida, excluirei todos os comentários que contenham termos ofensivos;

Contudo, esta medida será adotada de forma excepcional e tão logo as ofensas gratuitas cessem, sem aviso prévio os comentários voltarão a ser postados sem moderação.

É lamentável que tenhamos chegado a esse ponto.

17 comentários:

  1. Apóio totalmente a iniciativa, tem gente que por não ter argumento apela para a ofensa e levam o assunto para o lado pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Querido Irmão Clóvis
    Creio que sua decisão é correta. Podemos ser tolerantes, mas há momentos que determinados erros precisam serem corrigidos de uma forma mais enérgica. Sou apenas um "blogueiro pecador", porém, o reconhecimento da condição de pecador é que me dá forças para prosseguir na luta em prol de que as pessoas possam conhecer o verdadeiro Deus --YAHWEH--, e, os textos que você coloca ao nosso dispor tem sido de muita valia nessa luta.
    Conte comigo. Estou com você.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bah! irmão que pena que tenha chegado nisso

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma pena, mas sei que é sábio. Se foi preciso chegar a esse ponto, é porque realmente o nível exigiu isso.

    Espero que as ofensas cessem para que a moderação cesse tambem.

    (Neste sentido sou cessacionista! rsrs)

    ResponderExcluir
  5. Clóvis, não precisa aprovar esse comentário se não quiser.

    Mas eu acredito que essa situação precisa mudar, o mais rápido possível. Pois sabemos que você possui muitos acusadores neste blog. E quando souberem que os comentários estão sendo moderados, as acusações injustas vão surgir aos montes! Dirão que vc não aceitar opinião contrária, blá blá blá...
    Se antes de moderar elas já existiam, quanto mais agora!

    ResponderExcluir
  6. Boa iniciativa. Garante um bom espaço e um bom ambiente para os que passam por aqui. Parabéns pelo ministério. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Teste de envio moderado. Realmente muda muita coisa!!!

    ResponderExcluir
  8. Prezados,

    Muito obrigado pelo apoio. Realmente é lamentável que essa medida, ainda que temporária, precisou ser tomada. Desde que o blog foi aberto, jamais precisei fazer isso. Até agora, só havia deletado um e outro comentário, por usar termos não condizentes com um espaço cristão.

    Quanto às acusações de que modero o blog com a finalidade de filtrar comentários contrários, deixem os acusadores acusarem. As pessoas cujas opiniões realmente importam conhecem como costumo proceder, assegurando a livre manifestação das ideias.

    De qualquer forma, que fique claro que:

    a) não moderarei pessoas, todos podem comentar;
    b) não moderarei ideias, todos são livres para concordar ou discordar de todos;
    c) moderarei termos, palavras e expressões inadequadas.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Mais uma esclarecimento necessário.

    Por serem moderados, os comentários não aparecem imediatamente. E como não posso ficar online o tempo todo no blog, podem demorar algumas horas para serem liberados.

    Vou fazer o possível para não retardar desnecessariamente a liberação, mas contro com a compreensão de vocês.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  10. É...Está montado o clubinho. É por causa de atitudes assim, antidemocráticas, apolíticas que a mentalidade da igreja está do jeito que está. Uma coisa que sempre me chamou a atenção naqueles que defendem a fe reformada foi o espaço para o debate, para se ouvir as várias opiniões, sejam elas contrárias a fé reformada ou não. É por isso que costumo sempre dizer: Pentecostal e Reformado, falácia, é impossível, julgo desigual. É impossível uma seita defender a verdade. Lastima...

    ResponderExcluir
  11. Anonimo,

    Como um dos principais responsáveis por essa medida, você devia mesmo lamentar.

    - lamentar a sua própria falta de educação
    - lamentar o uso de linguagem impropria ate mesmo entre descrentes

    Mas não lamentar falta de democracia e ou cerceamento do debate. Pois toda manifestação de ideias sera publicada, como sempre foi. Apenas que por causa de atitudes como a sua, repito, inadequada ate em descrentes, terei que ler todos os comentários antes de publicar.

    Mas como você poderá notar, todos os seus comentários, exceto aqueles que contiverem expressões abaixo do aceitável, serão publicados.

    E a proposito, outra coisa que caracteriza a fé reformada e novidade de vida, manifesta também em linguagem sã e sobriedade.

    Em Cristo,

    Clovis

    ResponderExcluir
  12. Clóvis,

    Acho que esse Anônimo das 13:41 não leu a sua postagem!!!rsrsr Ele não entendeu nada!!!!

    ResponderExcluir
  13. Para de farisaísmo meu amigo. Falta de educação é a sua meu caro, e estou falando no sentido stricto da palavra, está faltando e muito, educação da sua parte, educação bíblica e teológica, isto é conhecimento. Pode ter certeza, me recuso a postar qualquer coisa neste antrozinho pentecostal, neste clubinho caricato reformado.

    ResponderExcluir
  14. Caro Anônimo,

    Numa coisa você acerta. Falta-me muito em termos de educação, conhecimento bíblico e teológico. Tenho buscado aprender, mas sei que ainda estou no maternal.

    Porém, aquela educação que recebemos de nossas mães, que ensina respeitar os outros e não usar palavras ofensivas, essa eu tenho, graças a Deus que me deu uma mãe zelosa. E quando Deus por Sua graça me levou à fé e fui instruído na Palavra de Deus, aos rudimentos maternos foram acrescentados mandamentos divinos.

    Quanto a postar "qualquer coisa" neste antrozinho, você não tem feito outra coisa a não ser postar "coisa nenhuma" que traga proveito a quem quer que seja. Cuspir palavrório ofensivo é coisa que qualquer um pode fazer, apesar que nem todos fazem, mesmo descrentes.

    Para você notar a diferença. O Heitor e o Luciano, acima comentando, são reformados contrários, na verdade, na verdade são adversários do pentecostalismo. Procure neste blog, em que eles muito comentaram, o uso de palavras de baixo calão e ofensas gratuitas e não encontrará. A razão disso é que eles honram pai e mãe e antes de se dizerem reformados, são cristãos que procuram viver segundo a Palavra de Deus ordena.

    E, no que me diz respeito, não vou mais gastar vela com defunto ruim. Quer dizer, por mim, você continuará falando sozinho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Clóvis,

    Adoto essa postura nos meus sites há um bom tempo. Eu não modero para evitar opiniões contrárias às minhas.

    Modero para evitar que meus sites se torne um lugar de baixarias e imoralidades, tais quais os corações dos ímpios, perversos e os sem-educação que abrem a boca para falarem do que estão cheios os seus corações!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.