Por que as pessoas compreendem erroneamente a Escritura?

Durante o tempo do ministério de Jesus, os próprios discípulos às vezes falharam no entendimento do AT e até de seus ensinos (v. Mt 15.16; Mc 4.10-13; 6.52; 8.14-21; 9.32; Lc 18.34; Jo 8.27; 10.6). Embora isso algumas vezes se deva ao fato de que eles simplesmente precisavam esperar por eventos adicionais na história da redenção, e especialmente na vida do próprio Cristo (v. Jo 12.16; 13.7; cf. Jo 2.22), houve também ocasiões em que isso aconteceu devido à própria falta de fé deles ou à sua dureza de coração (Lc 24.25). Além disso, houve momentos na igreja primitiva quando os cristãos não entenderam ou não concordaram com os ensinos do AT ou a respeito das cartas escritas pelos apóstolos: observe o processo de crescimento em entendimento quanto às implicações da inclusão dos gentios na igreja (culminando em “muita discussão” [At 15.7] no Concílio de Jerusalém em Atos 15), e observe o entendimento errôneo que Pedro teve desse assunto em Gálatas 2.11-15. De fato, no decorrer de toda a história da igreja, as discordâncias doutrinárias têm sido muitas, e o progresso na resolução dessas diferenças doutrinárias foi muitas vezes lento.

A fim de ajudar as pessoas a evitar erros na interpretação da Escritura, muitos professores de Bíblia têm desenvolvido “princípios de interpretação”, ou orientações para encorajar o crescimento na habilidade de interpretar a Escritura corretamente. A palavra hermenêutica (do grego hermeneuõ, “interpretar”) é o termo mais técnico para esse campo de estudo: Hermenêutica é o estudo dos métodos corretos de interpretação (especialmente a interpretação da Escritura).

Outro termo técnico muitas vezes usado nas discussões sobre a interpretação bíblica é exegese, termo que se refere mais à prática real de interpretar a Escritura, não às teorias e princípios a respeito de como isso deveria ser feito: Exegese é o processo de interpretar o texto da Escritura. Conseqüentemente, quando alguém estuda os princípios de interpretação, isso é chamado “hermenêutica”, mas quando a pessoa aplica esses princípios e começa realmente a explicar o texto bíblico, ele está fazendo “exegese”.

A existência de muitas discordâncias a respeito do significado da Escritura no decorrer de toda a história nos lembra que a doutrina da clareza da Escritura não implica ou sugere que todos os crentes haverão de concordar em todos os ensinos da Escritura. Não obstante, ela nos diz algo muito importante — que o problema sempre repousa não na Escritura, mas em nós mesmos. Afirmamos que todos os ensinos da Escritura são claros e passíveis de ser entendidos, mas também reconhecemos que as pessoas muitas vezes (por causa de seus defeitos) entendem erroneamente o que está claramente escrito na Escritura.
 
Portanto, à medida que as pessoas crescem na vida cristã, adquirindo mais conhecimento da Escritura conforme gastam tempo estudando-a, haverão de entendê-la melhor. A doutrina da clareza da Escritura diz que a Escritura é passível de ser entendida, não que todos a entenderão igualmente.
 
Wayne Grudem
In: Teologia Sistemática

4 comentários:

  1. "Afirmamos que todos os ensinos da Escritura são claros e passíveis de ser entendidos, mas também reconhecemos que as pessoas muitas vezes (por causa de seus defeitos) entendem erroneamente o que está claramente escrito na Escritura."

    Eis abaixo um exemplo prático do que o próprio Wayne Grudem afirmou. Cometeu, ele mesmo, um erro em seu entendimento da Escritura:

    "...entendimento quanto às implicações da inclusão dos gentios na igreja"

    "o entendimento errôneo que Pedro teve desse assunto em Gálatas 2.11-15"

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Gledson,

    De qualquer forma, o ponto do Wayne Grudem é provado. Se ele acertou quanto a compreensão de Pedro, sua explicação se confirma. Se ele errou na interpretação, também está correta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Porque não buscam ler em oração, se garante na sua capacidade limitada de entender as coisas espirituas.
    Uns entendem erronemente e o pior ainda sai ensinando o povo erroneamente. Sendo usados pelo diabo indiretamente
    Outros são usados pelo Diabo diretamente( porque ele conhece muito bem a Bíblia).
    Uns são humildes e reconhecem que estão errados para Deus e busca na direção de Deus entender a Bíblia.

    Mas outros são presunçosos e ficam justificando com artigos e falando dos outros q1uerendo ser melhor.
    Que isso Ver tudo isso aqui nesse blog é REALMENTE MUITO AGONIANTE, que isso minha gente, quem passa por aqui sen intenção nehuma percebe logo de cara que a única intenção do bloggeiro e demais seguidores estão preocupados em mostrar sua sabedoria(humana) que não chega nem aos pés da SABEDORIA DIVINA.

    Víboras! hipócritas!

    Se insultam educadamente e no final ainda colocam em Cristo, que issoooo ~Cristo n tem nada a ver com isso.


    ESSE BLOG DÁ NOJOOOOOOOO quem for Cristão de verdade passe aqui e não volte nunca maissssssssssss!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando se o apelido dele fosse Inimizade...

    Chega a ser engraçado como algumas pessoas fazem a mesma coisa que criticam, e o fazem de maneira pior.

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.