A conversão de Watchman Nee

Na noite de 29 de abril de 1920, eu estava sozinho em meu quarto, lutando para decidir se creria ou não no Senhor. No princípio fiquei hesitante, mas quando tentei orar, vi a magnitude dos meus pecados e a realidade e eficácia de Jesus como o Salvador. Enquan­to visualizava as mãos do Senhor estendidas na cruz, pareceu-me que elas me acenavam com boas-vindas e que o Senhor dizia: "Eu estou esperando aqui para receber-te.” Percebendo a eficácia do sangue de Cristo para purificar os meus pecados e sendo vencido por aquele amor, aceitei-O ali. Anteriormente eu zombava de pessoas que haviam aceitado a Jesus, mas naquela noite a experiência se tornou real para mim, e eu chorei e confessei os meus pecados, buscando do Senhor o perdão. Enquanto fazia a minha primeira oração, co­nheci alegria e paz como nunca antes. Luz parecia inundar o quarto e eu disse ao Senhor: "Ó Senhor, Tu foste de fato gracioso para comigo.”

Watchaman Nee
In: O testemunho de Watchaman Nee

37 comentários:

  1. Clóvis, no livro A Vida Cristã Normal, W. Nee fala 'do momento em que entendeu a sua morte com Cristo'. Parece que então foi uma experiência após a conversão.

    Conheci uma pessoa esses dias, que não estava em igreja alguma, decepcionado com nossas denominações... só não abandonou a fé cristã por causa de um livro do Nee.

    ResponderExcluir
  2. Clóvis mesmo sendo nós filhos de Deus, Ele ainda nos vê como vis pecadores? Devemos nos considerar como odiáveis perante Nosso Pai que nos salvou do mundanismo e da morte?
    Deus te abençoe!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala sério, Watchman Nee nunca foi convertido, alguém que escreve um livro como "AUTORIDADE ESPIRITUAL", tem que se converter ainda.

    ResponderExcluir
  4. Dizer que uma pessoa nunca foi convertido é se colocar na posição de Deus. Exercer qualquer tipo de juízo não é carater cristão.
    Ainda que tenhas posicão teologicamente diferente não nos faz juíz. Lembre-se com o mesmo juízo( intensidade\0 que julgarmos seremos julgado!!!

    ResponderExcluir
  5. Clóvis mesmo sendo nós filhos de Deus, Ele ainda nos vê como vis pecadores? Devemos nos considerar como odiáveis perante Nosso Pai que nos salvou do mundanismo e da morte?
    Deixe me responder
    R. A Bíblia diz algo sério que nós como cristão devemos apropriar desta verdade, nossa identidade espiritual e como Deus nos vê
    1- somos uma raça eleita.
    2- Somos nação santa
    4- somos sacerdocio real
    5- somos propriedade exclusiva de Deus
    6- somos transportado das trevas para luz
    7- somos anunciador destas boas novas.
    Irmão medite em cada um desses tópicos e cresca na intimidade com Deus. 1 Pedro 2.9

    ResponderExcluir
  6. Edi
    quando você afirma que: "Dizer que uma pessoa nunca foi convertido é se colocar na posição de Deus", eu concordo com você em partes.
    Nao nos cabe julgar ou ficar analisando a vida de nossos irmãos. e nosso julgamento será a medida pela qual seremos julgados. Mas baseado na carta aos Gálatas e alguns textos q testificam sobre a conduta moral de um cristão creio piamente que podemos observar um "irmao" com base nisso e falarmos sobre sua salvaçao.
    em Cristo

    Quanto ao texto que Clóvis postou realmente nao entendi o que ele quis mostrar/falar(entendi o texto, nao concordo com o mesmo) esperarei ele postar algum comentário aqui pra ver sua posiçao.


    Paz a todos!

    ResponderExcluir
  7. FALA SÉRIO "ANÔNIMO", ALGUÉM QUE DIZ QUE OUTRO NÃO É CONVERTIDO SÓ PQ ESCREVEU 'AUTORIDADE ESPIRITUAL' DEVE SER DEUS!!!!!!!!!!! OU NÃO DEVE SER CONVERTIDO............ KKKK (ARGUMENTO ESPELHADO...)

    ResponderExcluir
  8. Edi, muito obrigada pela resposta. Entendi que o cristão humilhado não deve se ver mais como detestável pois como você disse acima biblicamente, somos santos do Senhor. Mas também devemos ser humildes e reconhecer que sem Ele somos insuficientes,mas não detestáveis ou abomináveis como pensei.
    Graça e paz!!

    ResponderExcluir
  9. Querido não podemos expressar juízo através de opinioes alheias, onde não convivemos e muito menos vemos o proceder da pessoa. Quando Paulo falava aos galatas fala de algo que ele estava vivendo e tinha autoridade para fazer tal exortação,admoestação e repreensão.( Paulo nunca negou a conversão dos galatas e sim o desvio deles referente a fé verdadeira.
    Concordo que " pelos frutos os conhecereis", mas precisamos andar com a pessoa para termos certeza daquilo que afirmamos. Dizer que uma pessoa que é um pastor, já escreveu livros e livros sobre o evangelho, que já dirigiu igrejas,lider renomado,ungido pelo Senhor. Afirmar que nunca foi convertido é muito forte.
    Mesmo que eu leia apenas um livro dele e não concorde com o seu posionamento.
    Algumas coisas eu particulamente não concordo com os calvinista, ou neo pentecostais, ou pentencostais ou tradicionais, mas afirmar que nunca foram convertidos, é algo que não me compete, pois cada experiencia com o Senhor é ímpar e é um relacionamento entre o convertido e o Senhor e se após essa experiencia com o Senhor , ele não proceda como tal, não me garante afirma que ele não teve uma experiencia de conversão, e sim admoesta-lo referente a fé que ele professa. Cuidado quando exercemos tal juízo, lembre da historia Bíblica de Davi e Saul. Que posicionamento Davi tomou diante daquele que tinha uma unçao do Senhor???. Paz seja com todos

    ResponderExcluir
  10. Luciano,

    Eu gosto do Watchaman Nee, embora nem sempre compreenda a sua terminologia e tenha reservas quanto alguns escritos seus. Acredito que a parte da terminologia se deve ao fato dele ser chinês, é sempre complicado verter o pensamento oriental para o ocidental. Quanto aos escritos, parte tenho aceitado de pronto, parte deixo em suspenso para melhor investigação e alguma coisa tenho que rejeitar.

    Mas o fato de eu gostar e publicar eventualmente escritos de WN, não implica que eu apoie o movimento igreja local, muito embora não considere tal movimento herético, como alguns fazem.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clovis, fui criado no contexto da Igreja local.

      Para entender o Watchman Nee, deve-se lembrar que muitos dos livros publicados em seu nome são conferencias dadas por ele, que pessoas anotaram em seus papeis, que NUNCA tiveram o objetivo de serem publicadas a irmãos for a do circulo de comunhão. A maioria dos livros foi publicado sem o ciencia desse irmão que estava PRESO PORCAUSA DO TESTEMUNHO DO SENHOR (pra quem acha que ele não era convertido).

      Este argumento é só para esclarecer varios problemas de terminologia e contexto, o que traz muita confusão. O livro Autoridade espiritual, em algumas edições, traz a nota:
      "O conteúdo deste volume compreende uma série de mensagens que foram transmitidas
      em chinês durante um período de treinamento de obreiros realizado em Kuling,
      Foochow, na China, em 1948, e foram agora traduzidas das anotações publicadas de alguns dos que fizeram o curso de treinamento."
      Há também muito do pensamento chines.

      Infelizmente, hoje a "igreja local" prega Sola Ela Mesma. Por isso tenho me voltado a fé reformada.


      Obs: caso alguem tenha alguma duvida sobre o assunto (Watchman Nee ou Igreja local), podem me escrever.


      Graça e Paz,

      Tito Rezende.


      Excluir
    2. Tito,

      Obrigado por seus comentários, que considero bem pertinentes e concordantes com o que comentei. Também lamento a situação atual da igreja local, com suas divisões.

      Em Cristo,

      Excluir
  11. Aninha,

    Desculpe a demora da resposta, semana corrida. Você perguntou "mesmo sendo nós filhos de Deus, Ele ainda nos vê como vis pecadores?".

    Sim e não. Enxergando a nós como nós realmente somos, Deus nos vê como pecadores, o que somos de fato. Deus não está cego para os atos horríveis que cometemos, mesmo depois de crentes. E, não, Deus nos considera como pecadores. No nosso relacionamento com Ele, somos recebidos e aceitos, pela justiça
    perfeita de Jesus que nos foi imputada. Portando, Deus nos vê como vis pecadores, mas nos considera justos em Jesus. Somos pecadores em nós mesmos, mas justos ante Deus.

    E você pergunta ainda se "devemos nos considerar como odiáveis perante Nosso Pai que nos salvou do mundanismo e da morte?". Aqui também duas coisas devem ser ponderadas. Como criação especial de Deus, todos os homens, até o maior dos pecadores, tem uma dignidade inerente. Porém, Deus odeia o pecado e odeia o pecador enquanto tal. Portanto, mesmo o pecador inconverso, por ser portador da imagem divina, não deve ser odiado por nós.

    Quanto ao crente, lembre-nos do que foi dito acima sobre ser pecador e justo ao mesmo tempo diante de Deus. Como somos pecadores em nós mesmos, não devemos nutrir um amor próprio que nos cegue para essa realidade. Porém, como amados de Deus e remidos pelo sangue de Cristo, não devemos nos odiar-nos a nós mesmos, mas nos vermos como objetos, ainda que imerecidamente, do amor de Deus. Talves as palavras de John Stott sejam úteis aqui: "Nossa atitude para conosco deve ser afirmar tudo em nós que vem da nossa criação e redenção e negar tudo que pode ser ligado à queda".

    Quando a Deus, ainda que por nossos pecados sejamos odiáveis (merecedores de ódio) por dEle, somos de fato amados, e a única palavra que pode explicar isso é "graça".

    Em Cristo,

    Clóvis



    Deus te abençoe!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, de 28 de outubro de 2011 19:29,

    Você poderia exemplificar que doutrinas contidas no livro "Autoridade Espiritual" provam que Watchman Nee não era convertido?

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Não li esse livro ainda.

    ResponderExcluir
  13. Hugo André,

    Você escreveu que "quanto ao texto que Clóvis postou realmente nao entendi o que ele quis mostrar/falar(entendi o texto, nao concordo com o mesmo) esperarei ele postar algum comentário aqui pra ver sua posiçao".

    Minha intenção não foi outra além de mostrar o relato de conversão de Watchman Nee. Como poderia ter colocado o relato de conversão de qualquer outro servo ou serva de Deus.

    Quanto a minha posição, é a de nunca julgar a genuinidade da conversão de alguém, menos ainda de quem já morreu. Fica o relato pelo relato, que para mim é o bastante.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. O que ocorre com Nee acontece com todos nós... sempre temos os pés de barro! Clóvis, nem Calvino, Agostinho, Spougeon, Loyd-Jones, ou Berkof, Hoekema, escapariam de errar em alguns pontos e/ou em muitos...

    Mas o contexto onde Nee viveu, perseguição, limitações, etc, faz com seus erros, ou desacertos doutrinários, sejam quase que inevitaveis...

    De qualquer maneira, penso que ele tem muito para oferecer para nós, além de ser um apóstolo (no sentido missionário do termo).

    ResponderExcluir
  15. Igreja Loca... vc já disse isso aqui uma vez. Posso lhe pedir uma coisa? Posta algo sobre isso. Muitos dizem que são heráticos (sei que são subverssivos no trato com as instituições cristãs) dizim que são modalistas... vc disse que não...
    Meu pedido, até para que eu poste no MCA, visto que não tenho informações sopbre isso e vc pelo jeito já sabe de algo nessa direção...
    pedido feito!
    abraços

    ResponderExcluir
  16. * LOCAL *HERÉTICOS *DIZEM....

    NOSSA... É A PRESSA....

    ResponderExcluir
  17. Luciano,

    Estou contigo no que disse. Duvido muito que na condição dele eu sequer escreveria comentários em blog.

    É claro que ele é falho, como nós também, possivelmente bem mais que ele. Mas se Deus se agradou usá-lo, glória a Deus.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. Não sei muita coisa sobre o ministério de Watchman Nee, mas pelo pouco que li dele por ai não encontrei nada que o desabone.

    Agora sobre seu conservo Witness Lee achei algumas de suas declarações um tanto estranhas.

    Pelo o que parece - posso estar errado - foi o Lee quem mais teorias formulou a respeito das ditas "Igrejas Locais".

    Não acho prudente culpar o Watchman Nee pelo sectarismo de certas "Igrejas Locais" da atualidade (creio que não são todas as "igrejas Locais", ou "Casa de Oração" ou seja lá que nome possui esses grupos independentes, que são sectaristas).

    Como membro da Congregação Cristã no Brasil posso afirmar que isso é comparado quando culpam "Louis Francescon" do exclusivismo atual nutrido pela denominação onde ele foi ancião pioneiro, apesar dele não ter sido contado como membro oficial da CCB durante o seu ministério, mas sim como um grande colaborador desta até a data da sua morte em 1964 - ele dava assistência a outros grupos nos EUA e na Italia, mas pertencia à uma igreja congregacionalista sem ligação oficial alguma com as denominações que ajudou fundar, inclusive a CCB.

    Alguns membros do ministério central da CCB no início da década de 60 teve contato com os cristãos do grupo formado por Watchaman Nee quando eles viajaram para Hong Kong. "Miguel Spina" (conservo de Louis Francescon e ancião pioneiro da CCB) após estar congregado junto com eles, ouvir testemunhos dos membros desta igreja e ter conhecimento da vida de Nee e da sua prisão definiu este grupo como sendo "um belo grupo de crentes", além de ter pedido oração os membros da Congregação Cristã no Brasil em favor do Watchaman Nee e demais cristãos chineses que estavam presos pela palavra de Deus na China.

    ResponderExcluir
  19. Respondendo ao amigo Clóvis – Anônimo de 28 de outubro de 2011 19:29,
    O livro autoridade espiritual é uma aberração. É um livro que coloca a liderança em um patamar que só Deus pode estar, o livro torna as lideranças inquestionáveis e intocáveis. Toda autoridade foi constituída por Deus no sentido de que nada acontece sem que Deus permita que aconteça, isso não dá qualquer inquestionabilidade a nenhum líder.
    Watchman Nee escreve este livro debaixo de uma carga cultural violenta, escreve dentro do viés da cultura em que viveu, a cultura chinesa no período anterior ao regime comunista, durante um regime monárquico-imperial, nunca soube na verdade o que é um regime democrático de direito. Nee foi radical em sua análise, em sua teologia. O livro “Autoridade Espiritual” tem dado embasamento para muitos líderes da atualidade para se colocarem como verdadeiros déspotas, totalitários, inquestionáveis, baseado na premissa de que o líder é um representante de Deus, e em uma submissão cega, idiotizada, alienada.
    Gente, o livro de Watchman Nee deu subsídio para muitos líderes da atualidade fazerem o que quer, dizerem o que acham, fundamentados na premissa de que são Autoridades Espirituais, e que não devem ser questionados.
    Em minha opinião, alguém só é autoridade espiritual quando está debaixo da autoridade da Palavra de Deus, andando em conformidade com as Escrituras Sagradas. Ninguém tem autoridade para fazer o que quer e dizer o que acha, a não ser Deus, e Deus não deu esta autoridade para ninguém entre os homens, pois Deus não reparte sua glória com ninguém.

    ResponderExcluir
  20. Caro anônimo,

    Seria abuso de autoridade pedir-lhe que se identifique? Não consigo enxergar alguma razão para que se mantenha no anonimado, privando-nos de tratá-lo pelo nome, como costumamos fazer com os irmãos.

    Não li o referido livro, como já disse acima. Pretendo lê-lo, até mesmo para que tenha base para avaliar suas afirmações. Mas enquanto isso, algumas considerações, baseado no que você diz, e não no livro.

    1. Você diz que o livro é uma aberração. Teria alguma passagem ou capítulo em especial, onde eu pudesse constatar isso? Especialmente, onde ele diz que a liderança é inquestionável? Estranho isso, especialmente porque conheço alguns localistas que se afastaram de Dong, um de seus líderes, exatamente porque ele começou a dizer que suas palavras não poderiam ser questionadas.

    2. Quanto ao contexto em que Nee escreveu, creio que boa parte dos escritores clássicos também escreveram num contexto de monarquia e não num estado de dirieto.

    3. Creio que o abuso de autoridade que vemos no meio evangélico hoje não é culpa desse livro. Ou pelo menos, não é totalmente culpa dele. Ainda que seja, pode ser que tenha sido mal interpretado.

    4. Mesmo assumindo que você está correto em sua avaliação. Temos que W. Nee errou quanto ao ensino da autoridade espiritual. Mas será que isso significa que ele não era nascido de novo ou pode significar apenas que ele era uma irmão sincero que teve uma compreensão incorreta de uma doutrina bíblica?

    De qualquer modo, continua considerando sua avaliação da conversão de W. Nee por conta desse livro julgamento temerário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  21. Caro anônimo,

    Segue abaixo algumas citações do livro "Autoridade Espiritual" que creio não parecem incentivar um despostismo da liderança. Mas ressalto que ainda não li o livro e posso estar fazendo uma avaliação errada:

    Qualquer um que representa autoridade deveria ser manso e humilde diante de Deus e do seu povo. Não deveria ser presunçoso; não deveria também procurar manter a sua própria autoridade entre os homens. Embora Davi fosse o rei sobre o trono, diante da arca de Deus era igual ao seu povo. Mical achava que Davi também era rei na presença de Deus. Não aguentou a visão de Davi dançando diante da arca, por isso caçoou dele, dizendo: "Que bela figura fez o rei de Israel hoje!" Embora alguns sejam escolhidos para ficar em posição de autoridade na igreja, todos são iguais diante de Deus. Eis aí a base e o segredo da autoridade.

    Tal, realmente, é a condição da autoridade estabelecida por Deus. Por que lutar com os homens? Deus é que decide se uma pessoa é rei ou não; não depende das multidões de seguidores, nem mesmo da presença da arca. Davi não sentiu necessidade de tentar estabelecer sua autoridade.

    Que ninguém se defenda nem fale por si mesmo. Aprendamos a esperar e a humilhar-nos diante de Deus. Aquele que sabe como obedecer melhor, é aquele que é melhor qualificado para ficar em posição de autoridade.

    Autoridade não é mandar, mas servir humildemente. O Senhor continuou ensinando sobre a questão da autoridade. Reuniu seus discípulos e os instruiu sobre as coisas futuras na glória. Disse que, entre os gentios, os homens buscam autoridade a fim de poder governar sobre os outros. É bom que nós busquemos a glória futura, mas não devemos ter o pensamento de governar ou mandar sobre os filhos de Deus. Fazê-lo nos levaria a cair no estado dos gentios Exercer autoridade e governar são desejos dos gentios. Um espírito assim deve ser expulso da igreja.

    Aqueles que procuram exercer autoridade não devem ser postos em posições de autoridade, pois Deus jamais concede autoridade a tais pessoas. Quanto mais o espírito dos gentios domina uma pessoa menos Deus pode usá-la. Mas aquele que sente sua incompetência é aquele a quem Deus concede autoridade. Este é o caminho do Senhor e este deveria ser o nosso caminho.

    A condição para a autoridade é consequentemente um senso de incompetência e indignidade. Da Bíblia podemos concluir que Deus nunca usa uma alma orgulhosa. No momento em que uma pessoa fica orgulhosa, Deus a deixa de lado. Seu orgulho escondido, mais cedo ou mais tarde se revelará através de suas palavras, pois as palavras não cessam de escapar. No futuro tribunal divino até mesmo os humildes ficarão muito surpresos. E se isso é verdade, quanto maior será o horror dos orgulhosos naquele dia! Devemos sentir nossa incompetência, porque Deus só usa os inúteis.

    Como será sério o juízo sobre aqueles que se apossam da autoridade de Deus com suas mãos carnais. Temamos a autoridade como tememos o fogo do inferno. Representar a Deus não é uma coisa fácil; é grande demais e maravilhosa demais para se tocar. Necessitamos andar estritamente no caminho da obediência. 0 caminho para nós é a obediência, não a autoridade; é sermos servos, não cabeças; sermos escravos, não governadores. Moisés e Davi, ambos foram as maiores autoridades, mas não foram pessoas que tentassem estabelecer sua própria autoridade. Aqueles que hoje desejam ficar em posição de autoridade deveriam seguir suas pisadas. Deveria sempre haver temor e tremor nesta questão de exercer autoridade.


    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  22. Meu irmão Clovis, se você não leu o livro, leia por favor e a partir de então, tire suas conclusões, se você não o leu porque faz algumas citações do livro? Acho que o irmão está sendo displicente quando cita algumas partes deste, sem tê-lo lido por inteiro e pelo visto, defendendo algo que desconhece. Por favor leia o livro todo e não pela metade, depois poste sua opinião, agora acho muito estranho vc falar de Watchaman Nee e não conhecer o seu livro mais importante, seria como falar de Calvino e não ter lido As Institutas.
    Com relação a eu ter dito que ele escreveu fundamentado na cultura em que viveu, não disse que todos que escrevereram inseridos em um regime monárquico teriam que ser influenciados por este, mas no caso dele pelo visto sim.
    Não disse também que todos que abusam do poder se baseiam no livro Autoridade Espiritual de Nee, mas que muitos, e na grande maioria os neopentecostais sim, basta conversar com alguns destes líderes e vai constatar. O Livro Autoridade Espiritual tem sido a base teórica deste movimento que tem surgido no mundo Neopentecostal.
    Com relação a questão de Watchman Nee ser convertido ou não, foi uma brincadeira, não sabia que iria repercutir desta forma, peço desculpas, entretanto, em minha opinião, Nee foi extremamente radical ao expor esta doutrina, que existe, mas com limites que é estipulado pelas Escrituras.

    Abraço em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bom esclarecer que os unicos livros que W. Nee escreveu foi "O homem Espiritual", os demais que levam seu nome são escritos por ouvintes dele, portanto sujeitos a erros de interpretação, e claro como tudo, deve ser avaliado perante a palavra. Referente ao livro em questão é importante notar também que o mesmo livro aborda visões diferentes entre editoras diferentes, foi traduzido por mais de uma editora, e cada uma gera uma conclusão diferente.

      Excluir
  23. Anônimo,

    Tem razão. Estou falando sem conhecimento de causa, uma vez que apenas folheei o livro. Mas você poderia direcionar uma consulta, enquanto o livro espera na minha lista de leitura?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  24. Anônimo, nunca li Nee. Mas depois de sua conversa com o Clóvis fiquei curioso.

    Você poderia fazer indicações (citações se possível) de onde no livro, que creio você leu já que fez tão contudentes acusações, o Nee "coloca a liderança em um patamar que só Deus pode estar" e "livro torna as lideranças inquestionáveis e intocáveis.", favor citar capítulo parágrafo, subtitulo, página, ou coisa que o valha. Para isso gostaria que você se utilizasse da versão que está disponivel, desautorizadamente, na net, porque o impresso está esgotado. :/

    Encontrei um link aqui -> http://www.mediafire.com/download.php?bwynziykdke

    ResponderExcluir
  25. Anônimo, eu também nunca li W. Nee.

    Gostaria de ver as citações em que Nee "coloca a liderança em um patamar que só Deus pode estar" e que o "livro torna as lideranças inquestionáveis e intocáveis".

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Luciano,

    Eu ficaria meio sem saber por onde começar. Se você tiver algum estudo contra a IL, que tenha acusações de heresia (não questões secundárias), e queira me indicar, posso ver se posto uma resposta.

    Porém, há que se considerar que as IL estão vivendo um momento de crise interna. O grupo se dividiu, sendo que um de seus líderes criou uma espécie de franquia, a Bookafé, que serve de livraria e local de encontro. É necessário ter cuidado ao falar da IL, pois eles tem particularidades que nem sempre são facilmente entendidas por nós, além de uma terminologia muitas vezes estranha, como "entremesclar", etc.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  27. Quem sou eu para julgar Watchman Nee ou a qualquer outro mártir do Evangelho, mas uma coisa sei "que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados." Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.

      Você está certíssimo, que Deus seja misericordioso conosco, do contrário pereceremos. Mas, sua citação foi em relação aos escritos de W. Nee? Se foi, poderia ser mais específico? Mas que fique claro que o que você disse se aplica, também, a W. Nee.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Não falo sobre os escritos do W. Nee, não. Todos os livros que li dele me ensinaram alguma coisa e sempre me despertaram para uma busca mais intensa da presença de Deus; seja pela oração ou pela meditação na Palavra.
      Refiro-me a esses que criticam servos que, embora limitados, esforçaram-se em fazer o melhor para estender o Reino aqui nessa Terra.
      Não sou contra o ponderamento e questionamento à luz da Palavra. Mas tem muita gente que fala de coisa que não sabe. Essa foi minha reação ao ver alguns comentários por aqui.
      Abraços!

      Excluir
    3. Obrigado por esclarecer, J. E concordo com suas palavras.

      Em Cristo,

      Excluir
  28. Olá, Clóvis!

    Depois de todo esse tempo você leu o livro do W. Nee Autoridade Espiritual? Se leu, o que achou?

    Paz e Graça!

    ResponderExcluir
  29. http://www.monergismo.com/textos/biografias/watchman_nee_huelon.htm

    ResponderExcluir
  30. Li o livro e na minha opinião não podemos acusar o autor de dizer o que ele não diz. O problema é de quem manipula suas palavras.

    ResponderExcluir
  31. De fato Watchman Nee, é um escravo de Cristo, que Deus muito usou para abençoar minha vida com verdades Bíblicas. Não lí apenas 2 ou 3 livros dele. Só do que tenho em minha biblioteca, se contam 40, fora os que peguei emprestados para ler. Qualquer pessoa que ler verificando na Bíblia verá isso.

    Claro não podemos confiar nele, e sim a escritura sagrada. Participei por 14 anos da igreja local de W.Lee, dos mais por 6 anos ministrei a palavra. Posso dizer que sim, o grupo é bem sectário, exclusivista, não quanto a salvação, mas muitas vezes chegam a insinuar que Deus fala mais por meio deles, do que por meio de outros homens de Deus de outras denominações.

    W. Lee ao contrário de W. Nee faz certas afirmações que chegam ser assustadoras. Como enfatizar que somos co-participantes da natureza divina... o que soa muito mistico para alguns. Mas até certos reformados fazem isso.. o próprio Piper que admiro muito chega a dizer que quando Cristo dá a promessa de que um dia, nos "assentaremos com Ele em Seu trono, assim como Ele se assentou com Seu Pai em Seu trono", John Piper chega a dizer que isso faz parecer que seremos QUASE como Deus. (quem tiver curiosidade entra em contato comigo que vou verificar exatamente onde ele afirma isso)... Claro que Piper não dá tanta enfase a isso como Lee..

    Então o grupo não chega a ser seita por conta das afirmações doutrinárias em sua maioria... e sim pelo sectarismo e exclusivismo mesmo... mas existem muitos irmãos por lá com a mente bastante aberta. Eu mesmo no tempo em que estive por lá não me deixar alienar para ler e apreciar somente os escritos de autores do grupo em si... eu me dava esta liberdade de buscar muitas fontes de conhecimento teológico, claro que a maioria era dispensacionalista. Somente quando saí do grupo foi que me envolvi mais com a reforma.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.