O Espírito Santo sela o crente

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Ef 4:30

Quando é que o Espírito Santo sela o crente? Antes da morte, pouco antes dela, ou assim que o homem crê? Essa é uma pergunta importante.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Ef 1:13-14
Esses versículos parecem ensinar claramente que no momento em que o pecador recebe Cristo, crê nEle, o Espírito Santo o sela para sempre. Essa passagem declara que esse selo é o penhor da nossa herança. A primeira prestação. Sim, a prova positiva de que vamos recebê-la totalmente.

J. M. Carroll
In: Deus é o autor e o consumador da salvação do crente, publicado em O Batista Pioneiro, MMX

5 comentários:

  1. Clóvis,

    Parece bobagem discutir quando é que o crente é selado, mas isso tem implicações grandiosísimas! Crer que o crente é selado no momento da conversão abre um leque maravilhoso de Verdades bíblicas capaz até mesmo de confortar a alma sobre o seu destino eterno. Maravilhoso texto!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. A Palavra é claríssima mesmo e graças a Deus, eu vi que uns dos indicadores da salvação é a gente começar a entender a Palavra e sentir que ela nos convence dos nossos pecados e da nossa necessidade da cruz.
    Muito consolador!!!

    ResponderExcluir
  3. Um erro comum no meio pentecostal, ainda que não "oficial" é o de que o selo com o Espírito Santo é o batismo com o Espírito Sando.

    Mas esta é uma visão equivocada.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. A crença pentecostal clássica sobre o selo do Espírito Santo nao é o Batismo com Espírito Santo, o qual chamamos de segunda bençao, mas o recebimento do Espírito Santo para regeneraçao!
    Entendemos que todo salvo possui o Espírito Santo, mas nem todos sao batizados com Espirito Santo, apesar de estarem sobre esta promessa!
    O batismo com Es nada mais é apenas um revestimneto de poder!

    ResponderExcluir
  5. Zé Bruno,

    Sim, esta é a posição clássica ou oficial. E a que deve ser levada em consideração. Porém, é comum a muitos pentecostais referirem-se ao selo como sendo o batismo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.