Glorificados por Deus

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Rm 8:29-30

Chegamos ao último artigo da série que considerou as cinco bênçãos de Deus "para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Rm 8:28). Depois de havermos discorrido sobre Deus conhecer de antemão, predestinar, chamar e justificar os Seus, consideremos a declaração "aos que justificou, também glorificou" (Rm 8:30) e a maravilhosa certeza que ela encerra. O que significa ser glorificado por Deus?

O termo utilizado é derivado de dexazo, que pode ser traduzido "tornar glorioso, adornar com lustre, vestir com esplendor; conceder glória a algo, tornar excelente" (Strong). O termo, ainda segundo esse erudito, vem da raiz doxa que quando aplicado aos crentes refere-se à "condição de gloriosa bem-aventurança à qual os cristãos verdadeiros entrarão depois do retorno do seu Salvador do céu". Portanto, glorificação é o estado final dos crentes, no qual seremos semelhantes a Cristo: "amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é" (1Jo 3:2). No mesmo capítulo 8 Paulo já havia se referido à "glória que em nós será revelada" (Rm 8:18) afirmando que "se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória" (Rm 8:17).

A surpresa fica por conta de que, embora essa glorificação seja futura, pois no presente somente "nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Rm 5:2), Paulo na passagem em foco a considera como já realizada: "aos que predestinou, também glorificou" (Rm 8:30). O verbo está no aspecto aoristo, que não leva em consideração o tempo passado, presente ou futuro, embora a tradução no passado simples satisfaça a maioria dos casos. O elemento de certeza é reforçado pelo modo indicativo, o qual implica que uma ação realmente ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Portanto, a glorificação, ainda que futura, era tão inexoravelmente certa para Paulo que ele a expressa como se já tivesse ocorrido! De fato, sendo a corrupção da natureza humana vencida no chamamento eficaz e toda culpa pelo pecado eliminada na justificação, nada mais pode se interpor entre o regenerado e a glória! Paulo estava convencido, e nós também podemos estar, "de que Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp 1:6).

"Que diremos, pois, diante dessas coisas?" (Rm 8:31). Que podemos ter absoluta certeza de nossa salvação. Não cabe aqui a mais ínfima desconfiança de que um crente, uma vez salvo, venha ao final ser vencido e condenado. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31), vale dizer, se Deus, começando na eternidade, nos "predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho" (Rm 8:29) e no presente "age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Rm 8:28), como deixaria perecer alguém por quem Cristo morreu? "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?" (Rm 8:32).

Romanos 8:29-30 é a corrente dourada da graça, a qual não pode ser quebrada por nenhuma força da terra ou do inferno. Um indivíduo que foi conhecido desde a eternidade por Deus, que foi predestinado a ser feito à imagem de Jesus, que foi chamado de forma sobrenatural e poderosa pelo Espírito Santo em tempo oportuno, que teve lançado a seu crédito a perfeita justiça de Cristo, será inevitavelmente recebido na glória por Deus. Aleluia!

Soli Deo Gloria

3 comentários:

  1. Sobre a onisciência divina, que assume um papel importante na predestinação, Eusébio Pânfilo, um Pai da Igreja, afirmou que: "o conhecimento prévio dos eventos não é a causa de que tenham ocorrido. As coisas não ocorrem [somente] porque Deus sabe. Quando as coisas estão para ocorrer, Deus o sabe"[The Faith of the Early Fathers", Volume I. William A. Jurgens. Liturgical Press, Collegeville Minnesota, 1970; pág. 296]. Sobre este assunto, Santo Agostinho, acrescenta que: "assim como você, pelo exercício da memória, não obriga a ocorrência dos eventos passados, tampouco Deus, por sua presciência, obriga a ocorrência dos eventos futuros" [Ibídem, Volume III; pág. 39]. Logo, Deus, apesar de saber previamente os acontecimentos futuros, dá ao Homem a possibilidade de modificá-los e de criar uma nova versão do futuro, que aliás Deus também já consegue prevê-la.

    "Wikipedia Predestinação"

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  2. "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho,antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" Rom 8:32

    "Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente dificil?"
    Gên 18:14

    "Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscares de todo o vosso coração" Jer.29:13

    "se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar esperança do evangelho que ouviste e que foi pregado a todoa criatura debaixo do céu" Col.1:23

    "Entrai pela porta estreita(larga é a porta, e espaçoso, o cainho que conduz a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela". Mat.7:13 e 14

    "Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o Céu e diante de ti". Luc.15:18

    "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma". Mat.11:28 e 29

    "Forte alento teb=nhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu".Heb 6:18 e 19

    "Tornai-vos , pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que comtempla, num espelho, o seu rosto natural;pois a si mesmo se contepla, e se retira, e para logo se esquece de como era sua aparência". Tia.1:22-24

    "Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada;pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento".II Ped.3:9

    "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte".Prov 14:12

    "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o Seu amor para todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segunda Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espirito Santo". Tito 3:4 e 5

    "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". Apoc 3:11

    "Se fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Apoc 2:10

    "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te". Apoc 3:3

    "a verdadeira luz,que,vinda ao mundo, ilumina a todo homem".João 1:9

    "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,a saber, aos que creem no seu nome." Joao 1:11 e 12

    "Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz". Joao 18:37

    "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo".Apoc 3:20

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  3. Clóvis,

    lembra de quando eu te falei do primeiro post que eu lí aqui no Cinco Solas, e que me atraiu bastante?

    O post foi esse:
    http://cincosolas.blogspot.com/2008/07/livre-arbitrio-segundo-joiner.html

    E a frase foi essa:
    O autor exibe sua carterinha de membro do clube arminiano ao dizer que concorda com os "teólogos do livre-arbítrio, também chamados arminianos", por "apresentarem uma teoria sobre a liberdade que julgamos mais harmoniosa com a razão e com o bom senso". Bíblia para quê, se temos uma razão afiada e bom senso de sobra? Bem, a verdade é que fiados na razão consideramos loucura a mensagem da cruz e jamais algum herege sentiu falta de bom senso.

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"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

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