Belas, aos olhos de Deus e do homem

É interessante notar que Deus inspirou Moisés a registrar que as esposas amadas pelos três pais da fé — os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó — foram todas lindas. Sara era sobremaneira formosa ao ponto de ser cobiçada por reis, Rebeca mui formosa de aparência e Raquel formosa de porte e de semblante (Gn 12.14; 24.16; 29.17). Enquanto isso, Lia tinha os olhos baços e a diferença na beleza física é a única razão (registrada, pelo menos) para o fato de que Jacó amou mais a Raquel do que a Lia — a quem até desprezou (Gn 29.17, 30, 31). Deus também deixou registrada a importância e o impacto que a beleza física de mulheres, esposas e noivas teve nos reis, como Davi e Salomão (1 Sm 25.3; 2 Sm 11.2; 1 Rs 11; Ct 1.10). Tudo concorre para indicar que os homens realmente refletem a capacidade divina de apreciar a harmonia e a estética da beleza externa e, também, que tendem a procurar e apreciar companheiras belas.

Na sua palavra, Deus usa o contraste entre a perfeição e a imperfeição física, tanto a estética quanto a corpórea, para ilustrar não somente a miséria do nosso pecado mas especialmente a beleza da nossa restauração espiritual. Já vimos a passagem em Ezequiel 16 em que Deus descreve como ele vestiu e adornou a mulher representando Judá, e como ele a deixou feia e nua por causa do seu pecado. E Paulo foi divinamente inspirado, na sua carta aos Efésios, a comparar a igreja que Cristo está preparando para si à maneira como muitas mulheres sonham ser na sua aparência externa, e que muitos homens almejam encontrar nas suas companheiras — "gloriosa, sem mácula, sem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (Ef 5.27).

Elizabeth Portela
In: O adorno da mulher cristã

2 comentários:

  1. Isso sem falar em Ester, mulher MUITO bela.

    Como o Paul Washer disse, a beleza é uma virtude, e não é pecado.
    O pecado é o que você faz com ela...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Clóvis, muito bom seu artigo. Deus mostrou que a aparência externa do homem não é válida para o Senhor e nem deveria ser para nós também. É triste ver como o servo Jacó foi atraído pela beleza e não pelo amor e caráter. Deus deu uma lição em Jacó e em outros mostrando Sua indignação. A beleza cegou tanto o rei Salomão que ele nem se deu conta que aquelas mulheres perverteram seu coração e o afastaram do Senhor. A cegueira dele o impediu de obedecer os alertas do Senhor. Uma pessoa pode ser bela mas e o seu coração e o seu caráter? Acho que o Senhor Jesus Cristo não tinha beleza física pois, se fosse assim, os homens fracos seriam atraídos pela beleza e não pelo evangelho.
    Clóvis, te agradeço pelo artigo, me ajudou a refletir!!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.