O espiritismo é cristão?

Não trago para o âmbito de nossa conversa o argumento moral, pois há muitos espíritas que são cristãos de atitude, por causa dos valores que regem suas vidas, valores derivados dos ensinos de Jesus Cristo. Mas isso não faz deles cristãos. O argumento moral aprovaria o espiritismo, ao mesmo tempo em que reprovaria muitos cristãos, que não são cristãos de modo completo, pois, mesmo tendo sido aprovados no plano teológico (por crerem nas verdades bíblicas), são reprovados no plano moral, porque suas atitudes tristemente não condizem com os valores propostos por Jesus Cristo.

Cristão é, portanto, aquele que passa por dois testes: o ético (moral) e o teológico. Teologicamente falando, o cristianismo tem suas bases fincadas exclusivamente na Bíblia, que traz não só os ensinos de Jesus Cristo para uma vida reta, mas também os ensinos dele sobre si mesmo e sobre o presente e o futuro. No teste teológico, infelizmente o espiritismo não passa, a começar pelo modo como vê a Bíblia. A dificuldade maior, contudo, está no papel que Jesus Cristo ocupa na história e na vida, pois ele é visto pelo espiritismo como um mestre, o que é muito pouco para aquele que disse que quem o via via o Pai.

Israel Belo de Azevedo

88 comentários:

  1. Oi Clovis,

    Este livro está muito. Eu fiz as correções teológicas e a estrutura lógica do texto. Mas não é por isso que está bom, mas pela capacidade do pastor Israel em escrever. Este livro é uma série de sermões que ele pregou na igreja.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Christopher,

    A quanto tempo, rapaz!

    Parabéns pelo livro, excelente. Quanto ao autor, dispensa apresentações.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Sim, É:

    http://espiritismoehcristao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo,

    O espiritismos dizer-se cristão é uma coisa, ele de fato ser é outra bem diferente. Duas perguntas para você:

    1. Você crê que Jesus Cristo é Deus?
    2. Você confia unicamente na Sua morte expiatória para sua salvação?

    Publicar tolices como a de que João, o evangelista, era reencarnação de Daniel, longe de mostrar que o espiritismo é cristão prova que de cristão ele nada tem.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. 1. O Cristo quem disse: o Pai é maior do que. Em meu blog(LEIA!!) derrubo totalmente o absurdo dogma da Trindade.
    2. Cristo quem disse: A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35). Se o sacrifício foi para limpar o mundo do pecado, então outro Cristo deverá ser sacrificado, pois aquele foi para limpar o pecado de até então... Mas não, Jesus não tem nada a ver com o costume bárbaro de matar animais em sacrifício para limpar os pecados... Ele veio ao mundo com a missão de nos ensinar o AMOR... Seus ensinos e seu exemplo nos levam a Deus,como as escrituras deixam claro(leia a parábola do bom samaritano).
    E por que seriam tolices..? Quero argumentos. Além do mais, suas questões já foram respondidas no meu blog. Não escrevi apenas o que você chama de "tolices". Não há na Bíblia (me mostre onde) a afirmação de que para ser cristão devemos acreditar que Jesus é Deus ou coisa parecida. Apegados as escrituras eram os fariseus, e parábola do bom samaritano quis justamente mostrar que o que importa para Deus são nossas atitudes.
    "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35)

    ResponderExcluir
  6. E, veja bem, reencarnação de Daniel como João Evangelista para mim é apenas uma SUPOSIÇÃO do autor do texto, que apresenta fortes evidências bíblicas disso(poderia tentar ao menos contestar?). De minha parte, não considero um FATO. Já Elias como João Batista,sim, vejo como um fato.

    ResponderExcluir
  7. Caro espiritismoehcristao,

    Poderia declinar se nome. Gosto de chamar as pessoas pelo nome, quando converso com elas.

    Sua negativa da divindade de Jesus, a defesa da salvação pelas obras e a rejeição do sacrifício vicário de Jesus provam que o espiritismo não é cristão, exceto no fato referirem-se a Jesus. Em termos doutrinários, o islamismo é mais "cristão" que o espiritismo.

    Para demonstrar que a teoria de que João é reencarnação de Daniel é uma tolice não preciso me dar ao trabalho de argumentar. Leia espíritas espíritas sérios que escreveram sobre o assunto.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Você escreveu, a respeito da tolice de que João é a reencarnação de Daniel:

    "...para mim é apenas uma SUPOSIÇÃO do autor do texto, que apresenta fortes evidências bíblicas disso(poderia tentar ao menos contestar?)"

    As fortes evidências é que a João foi dito, no capítulo 10:11 do livro da Revelação, que ele iria profetizar outra vez sobre nações, povos e reis. E que o livro guarda semelhança com o livro de Daniel.

    A tolice fica por conta de que:

    1. O "outra vez" remete para o fato de que ele já havia profetizado nos capítulos precedentes. É só ler o livro e perceber isso.

    2. Além de Daniel, outros profetas profetizaram acerca de nações, povos e reis. João poderia ser reencarnação de qualquer um.

    3. As semelhanças de estilo se deve unicamente ao fato de que ambos, Daniel e Apocalipse, são literaturas apocalipticas. Ezequiel, partes de Isaías e Zacarias, além de muitos outros escritos apócrifos são desse estilo.

    Quanto a Daniel ser chamado de mui amado, e de João ser o discípulo amado, é o argumento mais infantil que já vi.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Reafirmo que foi CRISTO quem disse: A cada um segundo as suas OBRAS, e também disse o Pai é maior do que eu - isso entre vários outros versículos comprovando que não é Deus e sim um enviado de Deus, que de sua parte nada podia fazer, que dizia palavras que não eram suas e sim de Deus, etc. Podemos ver várias versículos comprovando isso. Palavras do Cristo e também dos apóstolos, revelando que há um só Deus, o Pai. Mais do que isso,quero que me prove que para ser cristão é necessário acreditar que Jesus é Deus ou seguir outro dogma imposto pela Humanidade, sendo que Cristo disse "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35). Só isso:AMOR, nenhuma outra condição.

    Diz o texto sobre um "teste teológico", ou seja, o apego as escrituras... Pois bem, não era justamente o apego as escrituras dos fariseus, tão apegados aos escritos
    mas que não praticavam os mandamentos, que Jesus mais combatia? Não é esse JUSTAMENTE o ensino claro na parábola do bom samaritano: importa a Deus nossas atitudes para com o próximo e não o apego as Escrituras? O povo samaritano era tido
    como herege, e Cristo quis colocar um deles justamente como exemplo. Por que logo um samaritano? Jesus foi perguntado sobre o que fazer para alcançar a VIDA ETERNA, e colocou justamente o samaritano como exemplo. Aqueles tão apegados as escrituras não se importaram com o homem ferido,mas sim o samaritano e disse Jesus o colocando como exemplo a se seguir para alcançar a vida eterna: VÁ E FAÇA O MESMO... Isso sem colocar outra condição,
    sem dizer que devemos crer que ele é Deus ou que seu sangue nos salva. Mesmo no Julgamento em Mateus 25... O que Jesus leva ali em consideração além das OBRAS?
    Pode ter sido uma simples coincidência Daniel e João, ambos serem chamados de "amados". Não há muito o que discutir quanto a isso, não há tantas evidências como acontece no caso de Elias e João, que acho bem claro. Como dito, apenas uma suposição. Não existe consenso dentro do Espiritismo que João Evangelista era reencarnação de Daniel(ao contrário de João Batista como Elias, pois é JESUS quem afirma e todo o contexto deixa claro o fato). Coloquei apenas o que diz em um único livro, por um único autor.
    Ps: Meu nome é ROGERIO.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rogerio,

    você disse:
    "Apegados as escrituras eram os fariseus, e parábola do bom samaritano quis justamente mostrar que o que importa para Deus são nossas atitudes."

    Não entendi... Quer dizer que não devemos usar as Escrituras para provar nossa fé? E não foi você mesmo quem usou Mateus 25 e João 13:35? (somente 2 dos que você usou).

    O problema dos fariseus não era um apego às Escrituras. O problema era o contrário: ELES SABIAM, MAS NÃO PRATICAVAM.

    Somente conhecer a Biblia mas não praticar e quase tão errado quanto praticar e não conhecer. É necessário conhecer E praticar.

    ResponderExcluir
  11. Foi Jesus em quem disse:

    "Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

    Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;"
    Mateus 23.2 e 3

    ResponderExcluir
  12. Rogerio,

    você disse:

    "1. O Cristo quem disse: o Pai é maior do que. Em meu blog(LEIA!!) derrubo totalmente o absurdo dogma da Trindade."
    Jesus é "menor" do que o Pai APENAS em questão de autoridade, e não em questão de ser inferior a ele.
    Você e seu chefe são absolutamente iguais, dois pecadores, nenhum melhor do que o outro. Mas você deve se submeter a ele, pois ele tem uma autoridade maior do que você. Jesus se submeteu à autoridade do Pai, mas não é inferior a Ele. Jesus é Deus.

    Apenas algumas das muitas provas:
    1-"Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

    Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." João 10.17 e 18

    Quem tem poder sobre a vida, a não ser o próprio Deus?

    2-NENHUM dos profetas aceitou ser adorado (Pedro-atos 10.26, Paulo e Barnabé-atos 14.15, etc), mas Jesus aceitou (João 9.38, apenas 1 dos textos que mostram isso). Estava ele roubando a glória de Deus? Não, a não ser que Ele seja O próprio.

    3-Jesus declarou ser Deus, e isso diversas vezes.
    Exemplo: "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 8.58
    O termo "eu sou" usado por Jesus é exatamente o mesmo usado por Deus Pai em Exodo 3.14. POR ISSO os fariseus quiseram apedrejá-lo. Não foi a toa.
    Outros exemplos:
    "Eu e o Pai somos um." João 10:30
    "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?" João 14:10
    "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João 17:5

    Continua...

    ResponderExcluir
  13. Você disse:

    "Não há na Bíblia (me mostre onde) a afirmação de que para ser cristão devemos acreditar que Jesus é Deus ou coisa parecida."

    Vamos ver:

    "E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

    Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados."
    João 8.23 e 24

    Ou seja, se você não crê que Jesus é Deus, que a divindade não foi até a cruz, você não é salvo.

    "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." 2 Coríntios 4:6
    Deus revela aos cristãos que Jesus é Deus. Quem não crê nisso, não é cristão. Nunca teve os olhos abertos.

    "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

    A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

    O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;"
    Hebreus 1.1 ao 3

    Jesus é a expressa imagem de Deus. Isso só seria possível se Ele for Deus.

    ResponderExcluir
  14. Mais um texto que prova que Jesus é Deus:

    "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Atos 20:28

    Ele [Deus] resgatou a Igreja com SEU próprio sangue.

    Vai negar que este trecho afirma que Jesus é Deus?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Rogério,

    "Pois bem, não era justamente o apego as escrituras dos fariseus, tão apegados aos escritos mas que não praticavam os mandamentos, que Jesus mais combatia?"

    Não, Jesus condenou exatamente o desapego dos fariseus às Escrituras em favor da tradição dos homens. Dos "fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém" (Mc 7:1):

    "Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição" (Mc 7:7-9).

    Ensinar doutrina de homens, deixar e invalidar o mandamento de Deus é tudo, menos apego às Escrituras.

    "Não é esse JUSTAMENTE o ensino claro na parábola do bom samaritano: importa a Deus nossas atitudes para com o próximo e não o apego as Escrituras?"

    Não. A parábola não contrapõe apego às Escrituras e ajuda ao próximo. Uma coisa não exclui a outra, pelo contrário, se alguém for apegado às Escrituras irá amar ao próximo, que é o "segundo e igual ao primeiro mandamento" da própria Escritura.

    Se você ler os versos anteriores à parábola, verá que Jesus aprova o conhecimento e o entendimento que "um certo doutor da lei" tinha das Escrituras. Quando contou a parábola, novamente Jesus aprova o entendimento que o doutor da lei, a contra-gosto, tem dela. E manda que vá e faça o mesmo. Em nenhum momento o apego às Escrituras é reprovado ou sequer dominuído por Jesus.

    Ademais, a parábola é menos sobre ajudar o próximo é mais sobre receber ajuda de quem não consideramos nosso próximo. É só ler com atenção.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. Clóvis,

    Quando digo que para Jesus importam nossas atitudes e não o apego as escrituras digo que para ele importa a prática de seus ensinamentos, crendo nas escrituras ou não. Se não crer, se nem conhecimento sobre as escrituras a pessoa tem e coloca os ensinos em prática, melhor ainda, pois pratica o bem por puro amor desinteressado. Esse o ensino na parábola do bom samaritano e também do Espiritismo.
    Jesus nos versículos citados por você condena as fórmulas exteriores como esse costume de pureza dos fariseus e diz que importam somente os mandamentos de Deus: AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. A isso Jesus se referia como o mais importante e ignorado pelos fariseus,que se apegavam a essa tradição de lavar jarros, pratos, etc.
    "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35)
    O samaritano da parábola precisou conhecer as escrituras para ser colocado como exemplo para se ter a VIDA ETERNA? NÃO, e como querem ainda me provar que para ser cristão é necessário também passar pelo tal "teste teológico"?


    Analisando a parábola do bom samaritano:

    Assim começa: " Certa vez, estando Jesus a ensinar, eis que se levantou um doutor da lei e lhe disse, para o experimentar: - Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?"

    Se a pergunta foi sobre o que se fazer para alcançar a vida eterna, então, o ensinamento, é ÓBVIO, gira em torno dessa pergunta e não sobre quem é o próximo ou sobre receber ajuda de quem não consideramos nosso próximo,etc.
    Então, pergunto: se fosse necessário para se ter a vida eterna acreditar que Jesus é Deus, que sangue de Jesus limpa os pecados, etc, JESUS DIRIA ALI NAQUELA
    HORA, não? Perguntaria: "Você acha que sou Deus?". Mas não. Ele pergunta sobre os mandamentos, sobre a lei: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo
    como a si mesmo". E fica satisfeito com a resposta, sim, mas não pelo simples apego as escrituras, Jesus queria a PRÁTICA e não o simples conhecimento das escrituras,
    e para praticar não precisa de teologia, ao contrário do que o texto aqui comentado diz, basta AMOR, e a PROVA disso foi justamente Jesus ter colocado um samaritano, que era tido como herege, como exemplo, justamente pelo desapego aos escritos, e disse VÁ E FAÇA O MESMO. Logo um samaritano, porque quis EXATAMENTE demonstrar que para Deus importa somente a prática dos seus mandamentos e não o conhecimento de teologia. "Vá e faça..." para que mesmo? Para alcançar a vida eterna,
    pois a conversa girava em torno disso. Samaritanos se batizavam? Seguiam as escrituras? Acreditavam que Jesus era Deus? Não, mas no entanto, para Jesus
    o samaritano da parábola é muito mais um homem de Deus do que aquele que conhece as escrituras, conhece os mandamentos,e não pratica. Portanto, para Jesus
    basta praticar a caridade(o amor agape), exatamente como ensina o Espiritismo.
    Mas então você dirá: "Jesus ainda não havia sido crucificado. Antes valia a lei, agora toda a salvação é pelo seu sangue".
    Vejamos então, como ficaria isso:


    Antes de Jesus: Tendo o amor agape(CARIDADE) desinteressado, homens se salvariam, não importando a crença pessoal, podendo ser até mesmo um "herege", e a parábola
    demonstra exatamente isso.
    Depois de Jesus: se não acreditar que Jesus é Deus que se sacrificou pela Humanidade, é inferno na certa,mesmo com todo o amor do mundo, o amor que o próprio Cristo nos ensinou a praticar. O samaritano após Jesus iria para o inferno.

    Pergunto então: Cristo veio para salvar ou para CONDENAR, já que agora é preciso crer nele de tal e tal forma e antes bastava o AMOR? Você sabia que a maior
    parte da Humanidade nem conhece Jesus? Budistas, muçulmanos, hindus... O que será deles?

    ResponderExcluir
  17. Neto,
    "Procurais tirar-me a vida, a mim que sou um homem, que vos tenho dito a verdade que de Deus ouvi" (João, 8:40)

    Quer algo mais claro que isso?
    Então, veja:

    "Eu não falei de mim mesmo, mas o Pai que me enviou é o mesmo que me prescreveu o que devo dizer e o que devo falar"(João 12:49)


    O Pai tem autoridade sobre o Filho, você mesmo disse. Deus tem autoridade sobre si mesmo? Somente sendo pessoas distintas.Politeísmo? Hierarquia de deuses,
    um com mais poder do que outro?
    De fato, o PAI(o único Deus) tem tanta autoridade que Jesus mesmo disse que não podia fazer nada por ele mesmo, que foi enviado por Deus, que é HOMEM.
    Deus foi enviado por Deus? Deus não falou por Deus, mas falou por Deus? Explique.


    "Porque me chamas bom? Só Deus o é verdadeiramente" (Marcos 10:18)

    Deus não é bom, mas Deus é ? Ih, agora complicou!

    Diz ainda João 17:3: "E a vida eterna significa conhecer-te a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo.".

    Bem claro, Deus é Deus(o único verdadeiro) e Jesus é o enviado.

    E escreveu também João sobre Deus: "Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado."(I João 4:12) . Ninguém viu Deus, mas Jesus foi visto.
    Escreveu Paulo: "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. " (I Coríntios 8:6). Paulo também afirma em I Coríntios 11:3 que Deus é a cabeça de Cristo e em Hebreus 10:12 que Jesus(em sentido metafórico, é evidente) está sentado à direita de Deus. Escreveu também: "assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; ". Se foi GERADO, como pode ser Deus?

    Vários versículos falam explicitamente no Deus de Jesus, como em Mateus 27:46, João 20:17, Efésios 1:17, Apocalipse 1:6, etc.
    Deus de Deus? Como assim? Pergunto mais uma vez: Existe uma hierarquia de deuses? Seu Cristianismo é politeísta?

    ResponderExcluir
  18. Sobre o tal poder que você diz que Jesus tem(e estranho que ainda assim, o Pai tem autoridade sobre ele): "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. " (Mateus 28:18)
    Se foi dado a Jesus poder sobre o céu(mundo espiritual) e sobre a terra (plano físico) é porque ele não é Deus, pois se fosse Deus já teria esse poder desde o início, não lhe seria dado esse poder. Mas o Espiritismo explica que Deus deu a ele poder sobre este mundo, principalmente depois de sua missão. Jesus é, na falta de um termo melhor, o Governador do Nosso Mundo, o seu Guia, e outros termos pelos quais se possa dar idéia das relações amorosas entre Jesus e a Humanidade inteira.


    Quanto a Jesus ser "adorado", não vou me estender aqui: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/jesus-foi-adorado-como-deus.html

    "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?" João 14:10

    Claro, Deus se manifestava nele. Não dizia que as obras e palavras eram do Pai que o ENVIOU e não dele mesmo?


    "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João 17:5

    Preexistência não é prova da Trindade. Jesus para nós espíritas já existia antes de nosso mundo ser formado.
    Jesus não se declarou CLARAMENTE como Deus uma vez sequer. Como INFERIOR a Deus várias vezes. O que fazem é se apegar a qualquer frase de Jesus
    e distorcer para dizer que ele é Deus. Essa do "Eu Sou" é um exemplo,e bem explicadinho aqui: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/por-que-os-fariseus-quiseram-apedrejar.html

    "Eu e o Pai Somos Um": http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/frase-e-o-pai-somos-um-serve-de-prova.html

    ResponderExcluir
  19. Já expliquei sobre o "eu sou", assim sendo, quanto a morrer por não acreditar que Ele é Deus, não é isso o que ele diz.
    O que é “crer em Jesus”? Será que é simplesmente acreditar que Jesus é o filho de Deus enviado por Deus(por acaso, ele mesmo!) para morrer pelos nossos pecados? Então, o resto da Humanidade, por acaso a imensa maioria, está condenada?
    "Falando ele estas coisas, muitos creram nele. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; " (João 8:30-32)
    Tem que permanecer na palavra do Cristo, ou seja, acolher no coração os seus ensinos e passar a viver de acordo com os seus preceitos. E o que foi, realmente, que Ele ensinou? Quais os preceitos que ministrou? Ensinou a amar até mesmo nossos inimigos, a perdoar e esquecer as ofensas, a extirpar do coração o egoísmo e o orgulho, a fazer aos outros o que queremos que eles nos façam, a sempre retribuir o mal com o bem, a socorrer os irmãos em suas necessidades sem visar a qualquer recompensa, a compreender, servir, perdoar indefinidamente
    Cristo disse ainda:
    "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha." (Mateus 7:22-24)
    "Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. " (Lucas 6:49)
    Não está evidente que é necessário colocar as palavras do Cristo (seus preceitos) em prática?
    Jesus disse também: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. " (João 13:35)
    Isso que importa e não crenças em dogmas impostos pela Igreja.
    "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. " (João 14:21)
    "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. " (João 15:8)
    "Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. " (Mateus 21:43)

    ResponderExcluir
  20. 2 Coríntios 4:6: Diz que a glória de Deus se manifestou em Jesus, e não que Jesus é Deus.

    Jesus é a imagem de Deus, pela perfeição espiritual que faz com que Deus nele se manifeste em suas palavras e obras, que ele mesmo dizia que não eram suas e sim de quem o enviou. Ora, ninguém é a imagem de SI MESMO. Se Jesus fosse Deus, simplesmente isso seria dito. Onde diz que o Pài é a imagem de Deus? Não tem, O Pai é Deus, simplesmente. E o versículo diz que o pai falou através do filho, exatamente isso, e você quer colocar isso como prova da Trindade? Ora, Jesus mesmo dizia isso... e só prova sua inferioridade.

    João 7:15-18 também é muito claro nesse sentido: "Os judeus ficaram admirados e perguntaram: "Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado? Jesus respondeu: "O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou. Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito".


    Jesus está dizendo: "Não falo por mim mesmo, mas... POR MIM MESMO?"




    Atos 20:28: A Bíblia diz que Deus é espírito(João 4.24). Cito http://www.unitarismobiblico.com/1/?p=126 :


    Nesse ponto temos duas opções: 1) Ignorar essas informações e deduzir que no verso em estudo a palavra “Deus” ou “Espírito Santo” se refira, literalmente, a Jesus, ou entender que “seu próprio sangue” significa um sangue preparado por Deus, ou seja, dELE próprio, mas não ELE próprio, para resgatar a humanidade, visto que a Bíblia mesmo diz que quem preparou um corpo para Jesus foi Deus. Hb. 10.5,10, lemos: “Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.” Dizer que Deus foi quem morreu e verteu “seu próprio sangue” na cruz além de ferir os versículos já citados desfaria I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

    ResponderExcluir
  21. Rogério,

    por enquanto não estou podendo escrever muito, mas pelo que lí de suas respostas, pude perceber que você não aceita a Trindade simplesmente porque não a entende (assim espero).
    Espero que entenda que o correto entendimento da trindade é algo sério, e que é uma doutrina bíblica, que pode ter implicações sérias naqueles que a distorcem.

    Deixarei aqui por enquanto um pequeno texto de Vincent Cheung que pode ajuda-lo a entender melhor essa doutrina Biblica:
    A formulação doutrinária histórica da Trindade diz: “Deus é um em essência e três em pessoa.”
    Tal proposição não acarreta contradição alguma. Pois para haver uma contradição, devemos afirmar que “A é não-A”. Em nosso caso, isso aconteceria se eu dissesse: “Deus é um em essência e três em essência”, ou: “Deus é um em pessoa e três em pessoa.”
    Afirmar que Deus é um e três (não um) ao mesmo tempo e no mesmo sentido é auto-contraditório.

    Entretanto, nossa formulação da doutrina diz que Deus é um em um sentido e três em um sentido diferente:
    “Deus é um em essência e três em pessoa.” Além disso, ainda que cada uma das três pessoas participe plenamente na Divindade, a doutrina não se transforma em triteísmo, visto que há ainda apenas um Deus e não três.

    A “essência” na formulação acima alude aos atributos divinos, ou à própria definição de Deus, de modo que todas as três pessoas da Divindade preenchem completamente a definição de deidade. Mas tal não implica triteísmo porque a própria definição envolve cada membro da Trindade, de modo que cada um deles não é uma deidade independente. O Pai, o Filho e o Espírito são “pessoas” distintas porque representam três centros de consciência dentro da Divindade. Portanto, ainda que todos os três participem completamente na essência divina de forma a torná-la um Deus, esses três centros de consciência representam três pessoas dentro dessa Divindade única.


    Além dessa explicação, que eu achei clara, aqui está uma imagem que vai te ajudar a entender:
    http://2.bp.blogspot.com/_rwqBzA1pxr0/S9irQA0H-0I/AAAAAAAAAcg/cbOFqshgbFc/s1600/trindade.jpg

    Um grande abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Rogério,

    a UNICA forma de se entender Atos 20:28 sem distorce-lo, é aceitando que Jesus é Deus, mas não é o Pai. Veja a minha resposta acima, e a imagem, e se Deus quiser, entenderá isso.

    Além disso, se Jesus não é Deus, como Ele pode perdoar pecados?

    Depois respondo os outros pontos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Eu "não entendo" porque não tem lógica, não faz sentido, e não faz sentido por um simples fato: OS HOMENS A INVENTARAM, muitos anos após Cristo e os primeiros cristãos, que JAMAIS ACREDITARAM NISSO.

    Os apóstolos também perdoavam pecados. São deuses também?

    "a UNICA forma de se entender Atos 20:28 sem distorce-lo, é aceitando que Jesus é Deus, mas não é o Pai. ": Não é a única forma. Podemos perfeitamente entender da forma em que coloquei, ainda mais quando há inúmeras passagens que nos dizem que Jesus é enviado de Deus, que da parte dele não pode fazer nada, vemos que Jesus diz que há as palavras dele(Jesus) e também as palavras de Deus, Cristo ora a Deus e não a si mesmo, fala sobre o SEU Deus(uma hierarquia de Deuses),
    diz que SOMENTE DEUS É BOM, então, me diga: e aquela história de que a Bíblia se interpreta por si mesma, é sem falhas...? Quando complica,precisam criar o que não existe, como dizer que Paulo estava dizendo que Jesus é Deus quando disse que Jesus é a imagem dele? É a mesma coisa do "Quem viu a mim viu o Pai", e ainda o que ele disse sobre as obras de Deus e as palavras de Deus nele se manifestarem. O Pai é Deus e não a imagem de Deus, é Deus e acabou...
    Depois gostam de dizer que espíritas distorcem a Bíblia. Outro exemplo: Samuel depois de mortos se manifestou, A BÍBLIA FALA EM MEDIUNIDADE. Basta "interpretar a Bíblia pela própria Bíblia".Mas para evangélicos foi o diabo, uma interferência diabólica na "palavra de Deus", que só é palavra de Deus quando interessa.

    ResponderExcluir
  24. Ainda sobre Atos 20:28, achei isso: http://www.biblicalunitarian.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=112

    Está em inglês, mas traduzindo um pouco do que diz aí: há manuscritos gregos que dizem SENHOR e não Deus. Muitos estudiosos da Trindade acreditam que "Senhor" é o correto, porque não é mencionado em lugar algum da Bíblia que Deus tem sangue. Se os manuscritos com Senhor estão certos, então o problema está resolvido.
    Sociedade Bíblica Americana e o Instituto para Pesquisa do Novo Testamento na Alemanha(que produz o texto grego Nestle-Aland ) concorda que o
    manuscrito evidencia suporte a leitura "tou haimatios tou idiou", lireralmente, "o sangue de seu próprio (Filho)"), e não "idiou haimatios", “seu próprio sangue.” Deus paga a nossa salvação com o sangue do seu Filho, Jesus Cristo.
    A muito trinitarista Bíblia de estudos NVI diz em nota de rodapé que o que diz é de fato "o sangue do seu próprio filho".

    ResponderExcluir
  25. Engraçado, o espírita quer ser cristão, mas não quer passar no crivo para ser chamado tal. Ora seja corajoso e diga, não eu não sou cristão, sou espírita! Se há disputa, entretanto é por quem melhor interpreta as escrituras, não adianta selecionar textos, deve-se apresentar um conceito válido por completo, harmonioso com toda a Escritura.

    As obras salvam, e não o sacrifício de Jesus? Bom prova isso diante de dessas referência bíblicas: Gn 2:17; Gn 6:5; Gn 8:21 / 1Rs 8:46 / Jo 14:4 / Sl 51:5 / Sl 58:3 / Ec 7:20 Is 64:6 / Jr 4:22; Jr 9:5-6; Jr 13:23; Jr 17:9 / Jo 3:3; Jo 3:19; Jo 3:36;Jo 5:42; Jo 8:43,44 / Rm 3:10-11; Rm 5:12; Rm 7:18, 23; Rm 8:7 /1Co 2:14 / 2Co 4:4 / Ef 2:3 / Ef 4:18 / 2Tm 2:25-26 / 2Tm 3:2-4 / Tt 1:15 Dt 4:37; Dt 7:7-8 / Pv 16:4 / Mt 11:25; Mt 20:15-16; Mt 22:14 / Mc 4:11-12 Jo 6:37; Jo 6:65; Jo 12:39-40; Jo 15:16 / At 5:31; At 13:48; At 22:14-15 /Rm 2:4; Rm 8:29-30; Rm 9:11-12; Rm 9:22-23; Rm 11:5; Rm 11:8-10 /Ef 1:4-5; Ef 2:9-10 / 1Ts 1:4; 1Ts 5:9 / 2Ts 2:11-12; 2Ts 3:2/ 2Tm 2:10,19/1 Pe 2:8 / 2 Pe 2:12 / Tt 1:1 / 1Jo 4:19 / Jd 1:3-4 / Ap 13:8; Ap 17:171Sm 3:14 / Is 53:11-12 / Mt 1:21; Mt 20:28; Mt 26:28 / Jo 10:14-15 /Jo 11:50-53; Jo 15:13; Jo 17:6,9,10 / At 20:28 / Rm 5:15 / Ef 5:25 / Tt 3:5 /Hb 9:28 / Ap 5:9Jr 24:7 / Ez 11:19-20; Ez 36:26-27 / Mt 16:17 / Jo 1:12-13; Jo 5:21; Jo 6:37; Jo 6:44-45 / At 16:14; At 18:27 / 1Co 4:7 / 2Co 5:17 / Gl 1:15 / Rm 8:30 / Ef 1:19-20 / Cl 2:13 / 2Tm 1:9 / 1Pe 2:9; 1Pe 5:10 / Hb 9:15Is 54:10 / Jr 32:40 / Mt 18:14 / Jo 6:39; Jo 6:51; Jo 10:27-29 / Rm 5:8-10; Rm 8:28-32, Rm 8:34-39; Rm 11:29 / Gl 2:20 / Ef 4:30 / Fp 1:6 / Cl 2:14 /2Ts 3:3 / 2Tm 2:13,19 / Hb 7:25; Hb 10:14 / 1Pe 1:5 / 1Jo 5:18 / Ap 17:14.

    Jesus não é Deus? tudo bem resolve essa para começar: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;”
    (Fp 2;5-9).

    Depois dá uma lida no primeiro capítulo do livro de Apocalipse. E veja quem é descrito como o primeiro e o último lá.

    No mais, na certeza do Senhor Jesus o Salvador.
    Esli Soares

    p.s.: Sobre a besteira de mediunidade (ou seria mediucridade), realmente a Bíblia fala sobre essa prática de consultar os mortos, (Lv 19;31, 20;6 e27, Dt 18;10 a 12, 1Cr 10:13, Is 8;19 e 19;3 em todas essas passagens fica absolutamente que tal prática é abominação diante de Deus - a despeito de ser ou não possível (embora fique patente que, quando muito, nada são além de demônios enganadores).
    p.p.s: E mais sobre o tal falado episódio com Saul (que tentou falar com Samuel), o que houve ali foi um engôdo - muito comum - dos que falam com os mortos.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Bom dia Esli:

      A Mediunidade, foi pesquisada pelo Espiritismo! Lá nas Bases, vc encontrará, dois Prêmios Nobel, q irão dar origem a medicina moderna,d e transplantes e cirurgias, e mais uns 100 pesquisadores e cientistas. Assim, como a Psicologia, classificou os transtornos, e traz a terapêutica, vai ao Inconsciente profundo, sem achar a resposta, em uma vida só, o Espiritismo, antecipou-se as Neurociências, e a Psicologia, ( pelo q se vê), pois estão sendo confirmadas em algumas Universidades, como Yale/Arizona/Virgínia.

      Um Profeta amigo, era um médum, pois, era o intermediário, entre, " um Elohim, ou ruach, entre um Plano e outro, dentro da mesma realidade Tetradimensional!

      Posso tá errado, mas , profeta vem do grego prophetes, e significa alguém q fale em tom algo, atraindo multidões. Bom.. um político nos dias de hj, poderia ser um?

      Na raiz hebraica, ( segundo Dr Severino), nos originais hebraicos, é Navi,(IM), com uma raiz mais arcádica: RÔe, e Chozê, significando: O vidente, e o audiente.
      Isto posto, eram: Videntes, audientes, clarividentes, clariaudientes, sematólogos xenoglósicos, etc...

      Deut, é livro Judeu, está falando direto aos Bnei Israel, não à vc, ou a mim!

      Deut 18: Proíbe, o q o Espiritismo proíbe, q é a NECROMANCIA, do grego Nigros + manteia, significando literalmente ADIVINHAÇÃO, por meio de cadáver. O hebraico, distingue espirito, ( ruach, nephesh, neshamá), de morto, q é Hamet, ( se naõ tô enganado).
      O contexto das passagens deixa claro: ADIVINHÇÃO , associados à sacrifícios!

      Isso, é picaretagem, e crime juntos.

      Vc tem no seu cérebro, um complexo, chamado de Complexo PIneal-tálamo. q é a última fronteira das Neurociências.
      De uns 10 anos para cá, já alguns estudos provam q o pensamento, não é mera elaboração Neuroquímca do cérebro, ele recebe e envia frequências. Inside no meio, e a Pineal, é o órgão responsável, por captar, estas frequências, e o q não é codificado, fica armazenado no tálamo.

      O fenômeno de Jesus, no Monte Tabor, de Moisés, e os anciãos, onde Iahveh, "desce", em uma nuvem. É o fenômeno ecoplasmático, já estudado e até fotografado nas bases do Espiritismo, por um dos mais brilhantes físicos da época; William Crookes, q até fotografa o fenômeno.

      Só nos dias de hj, se consegue evidenciar aos poucos.
      Se dá pala mitocôndria, ( órgão respnsável, pela resppiração celular), e segundo o neurocientista espírita da AME - Associação Médico-Espírita do Brasil, ( com mais de 2.000 médicos para pesquisa, aderitos), ao receber a frequência externa do espírito comunicante, queima, ar com glicose, produzindo esse tal fenômeno.

      Se o amigo quiser saber; A Bíblia, é o livro primeiro q as mediunidades nos seus dois grandes grupos, com caracteríscas e sintomatologias, aparecem completamente!

      Jesus, diz q: " Deus é Espírito!" Elohim, q é Deus , em hebraico, é plural de divindades tbm!

      Espritismo não cobra. Não tem rituais, não tem dogmas, é científico, torce por tds, não impõe, não tem teologias de medo! Não tem apostolado profissinal, e naõ impõe, apenas expõe

      Excluir
    2. Resposta ao Esli. parte 2:
      Aliás, Jesus, não usou o Toráh. Não é o aramaico, um idioma simbólito, totalmente diferente do grego e latim? Não dizem os grandes historiadoes, q o aramaico, uma palavra poderia ter vários significados diferentes, e até podendo ser uma antítese , nela mesma, e contradizendo ela própria, q remetia à uma raíz, q remetia a um símbolo, q remetia a um desmembramento?

      Como podemos afirmar sobre Jesus, se não há Evangelho original, pois os mais fiéis, vem tds do grego, entre 40 e 60 anos depois de Jesus, ainda assim, segundo um dos 3 maiores teólgos das américas, ( Bart Ehrman), são; cópias, de cópias, de outras cópias.
      Quase ningúem sabe, mas as fontes ditas; " originais gregas", são mais de 200e, e nenhuma igual a outra. De João, mais de 50, e um bom percentual q é inserido nas nossas Bíblias, tbm, não existem em tais cópias!
      Paz de Jesus à vc, e um abração!
      Sou só um Espirita, mas com td respeito, tem certas coisas q se lê, e se tem q responder.
      Ainda não vi, nenhum site ou blog espírita, criticar ou condenar alguém!
      Abração de novo!
      Aliás, se vc tem sua Bíblia, como norma de Conduta, e livro ifalível. Ai, vai o resumo da Lei, do Toráh, única Bíblia q Jesus usou! A Lei Maior, de um País, é a Constituição. Aí, vai a Lei Maior do Toráh, única Bíblia q Jesus usou, logo, sendo Ele Judeu, q determina o motivo pelo qual, Deus é Perfeito
      Texto Hebraico Transliterado :
      “ torát Iavéh teminá mshibat néfesh. edut Iahvéh neemanoáh machkimat péti “


      Abraço a tds! Paz de Jesus a tds nós!

      Excluir
  26. Rogério, vc leu o que eu escrevi, sobre "3 em pessoa e 1 em essencia"? Parece que não.

    Vc viu a imagem que te passei? Parece que não!


    Mais um texto. Uma profecia de Isaias, falando de Jesus. Olhe os títulos que JESUS tem:
    "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, Príncipe da Paz." Isaías 9:6

    Ou você é cristão, ou não é. Tome uma decisão Rogério.
    Não somos nós que estamos aceitando doutrinas de homens...

    ResponderExcluir
  27. Rogério

    "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1Jo5.20)

    Não é necessário comentários, pois o versículo citado já é auto-explicativo

    Márcio

    ResponderExcluir
  28. Rogério.

    1Sm28.14 relata que a vidente disse que via um ancião envolto em uma capa, e Saul "entendeu" que era Samuel.

    1Sm28.19 o suposto Samuel diz: "o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus."

    Continuando a leitura veremos sobre a morte de Saul e com todo contxto bíblico podemos supor que realmente Saul estaria no mesmo lugar que o suposto Samuel, e não era o paraiso.

    ResponderExcluir
  29. Rogério,

    Primeiro, você contrapôs apego às Escrituras e as boas atitudes, dizendo que Jesus combatia a primeira. Agora, você recua e diz que "para ele importa a prática de seus ensinamentos", ou seja, Jesus quer que nos apeguemos aos seus ensinamentos (Escrituras) na prática. É bem diferente de dizer que Jesus combate o apego às Escrituras.

    Mas, você disse a Jesus interessa a prática de seus ensinamentos "crendo nas escrituras ou não" e que "se não crer, se nem conhecimento sobre as escrituras a pessoa tem e coloca os ensinos em prática, melhor ainda, pois pratica o bem por puro amor desinteressado". Novamente, você coloca que o conhecimento e a crença nas Escrituras resulta em prática sem amor desinteressado. Precisa demonstrar isso, e mostrar, também, onde Jesus ensina que a prática de seus ensinamentos sem a fé nas Escrituras é preferível. A parábola do Bom Samaritano não serve a este propósito, pois Jesus a profere no contexto em que pergunta "o que diz a Lei? Como a interpretas?".

    Gostaria de prosseguir nosso debate. Mas precisamos ter uma base de acordo para tanto. Então, o primeiro ponto que precisamos clarear é quanto a Escritura em si.

    Você aceita a Bíblia Sagrada como a inspirada e infalível Palavra de Deus?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  30. Rogério,

    Sua análise da parábola do samaritano (o bom é por nossa conta) peca já de início, quando você diz:

    "Assim começa: " Certa vez, estando Jesus a ensinar, eis que se levantou um doutor da lei e lhe disse, para o experimentar: - Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?" Se a pergunta foi sobre o que se fazer para alcançar a vida eterna, então, o ensinamento, é ÓBVIO, gira em torno dessa pergunta e não sobre quem é o próximo ou sobre receber ajuda de quem não consideramos nosso próximo,etc."

    A parábola não é sobre o que fazer para alcançar a vida eterna. A resposta a essa pergunta Jesus a dá antes de proferir a parábola:

    "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás." Lc 10:25-28

    Portanto, a resposta de Jesus ao que lhe perguntou sobre o que fazer para alcançar a vida eterna foi que ele buscasse lesse as escrituras e a obedecesse. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5:39).

    Nenhuma parábola precisaria ser contada, a resposta de Jesus para ele havia sido completa. "Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lc 10:29). Então, Jesus contou a parábola, não para ensinar o que fazer para obter a vida eterna, e sim para responder à pergunta "quem é meu próximo?", feita pela doutor da lei com a finalidade de auto-justificação.

    Tanto isso é verdade, que depois de narrar a parábola, Jesus pergunta ao doutor da lei: "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?. Jesus não perguntou "o que te parece que alguém deve fazer para alcançar a vida eterna?". Portanto, a parábola considerada uma das mais belas de todas, não deve ser abusada quanto ao seu propósito.

    Agora, deixe-me complementar o desfecho inusitado da parábola, que muitas vezes passa despercebido. A pergunta do doutor da lei sugeria que Jesus contasse uma parábola em que um judeu socorresse uma samaritano, o que já seria demais para um judeu dos dias de Jesus, haja vista a inimizade que havia entre os dois povos. Mas Jesus faz mais, conta uma parábola em que um judeu (ia de Jerusalém a Jericó) é socorrido por um samaritano. Se um judeu socorrer um samaritano já era demais, quanto mais ser socorrido por um samaritano. Tanto que o doutor da lei nem teve coragem de mencionar a palavra samaritano, dizendo apenas "o que usou de misericórdia para com ele" (Lc 10:37).

    Concluindo: a parábola tem por objetivo ensinar que nosso próximo, aquele que nos socorre, pode ser alguém que não é do nosso próprio grupo social ou religioso. No meu caso, um espírita, por exemplo. E que eu deve ter a mesma atitude, socorrer alguém que precise de mim, mesmo que ele seja, por exemplo, um espírita.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  31. Crivo? Que crivo? Ninguém melhor para dizer quem é cristão do que o próprio Cristo: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:35)
    Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles (Mateus 18:20)

    Cadê o "crivo teológico"?

    Até mesmo no Julgamento que vemos em Mateus (25:31-46), Jesus colocou como condição única da salvação a prática do amor nas relações com o próximo.
    Cadê o crivo teológico ali? O Mestre ensinou que eleitos são aqueles que praticam a fraternidade, pondo o amor em ação: 'Vinde, benditos do meu pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Por que tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me' (Mateus 25:34-36)
    Para mim, é uma das mais significativas passagens do Evangelho, desde que Jesus não alude ao seu sacrifício na cruz, nem faz menção a qualquer religião. Reafirma que 'sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes' (Mateus 25:40)

    Agora, se alguns, de forma literal ou simplesmente poética, relacionaram o sacrifício de Jesus com o costume bárbaro de matar animais para "tirar pecados",
    eu fico com as palavras do Jesus. E claro está que para o Mestre até um "herege"(para os fariseus, um samaritano era herege assim como para vocês um espírita
    também é) terá a vida eterna por simplesmente amar ao próximo. E ainda disse: A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS. Mais claro do que isso?

    E como já foi dito, se a morte do Cristo foi para tirar pecados da Humanidade, será necessário matar outro Cristo. Sim, pois se for como nos sacrifícios
    bárbaros, a morte dele foi para tirar os pecados cometidos até a morte dele NÃO OS COMETIDOS HOJE.

    ResponderExcluir
  32. Não vou me alongar aqui no assunto salvação pelas obras e salvação pela fé, quando meu blog espiritismoehcristao.blogspot.com já tem as respostas,
    inclusive resposta a Fp 2;5-9. Engraçado que o próprio versículo diz que Jesus NÃO QUIS SER IGUAL A DEUS. Deus não quis ser igual a Deus?
    Vá nas marcações Trindade, Salvação pela fé e pelas obras, etc. Como disse, o que está tudo lá, não vejo necessidade de ficar colando aqui.

    ResponderExcluir
  33. A Bíblia afirma com todas as letras que Samuel se comunicou e você diz que foi um "engodo". Engraçado, e a história de que a Bíblia fala por si mesmo, se interpreta,
    etc? Quando não interessa, vira palavra do diabo? Também não me alongarei, em um assunto que está bem explicadinho aqui:
    http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/sera-que-saul-conversou-com-samuel.html
    Espero que leiam.

    ResponderExcluir
  34. Eu postei isso aí no Yahoo Respostas,alguém poderia me responder por lá? (link http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ajx.zg_tYtZytTyRJtcN9pvI6gt.;_ylv=3?qid=20110224164401AAzJwrl )




    Evangélicos, onde diz na Bíblia que espíritos dos mortos são demônios?
    Os evangélicos afirmam que no Espiritismo os mortos são na verdade demônios. Todos eles, até quando só ensinam o AMOR. Apesar do Cristo ensinar: "pelos frutos os conhecereis.. a árvore má não pode dar bons frutos"
    Para isso se apóiam na proibição a comunicação com mortos em Deuteronômio. Ora, se proibiu a comunicação com mortos, então ela existe. Ou algum louco faria o cartaz "NÃO FLUTUE SOBRE A GRAMA" ou "NÃO ALIMENTE OS DINOSSAUROS"? Não,né?
    E foi proibido porque praticavam a NECROMANCIA (prática de magia antiga de adivinhação através da mediunidade), que Espiritismo também não apóia. Só analisarmos o contexto bíblico, toda hora é dito que eram adivinhos, e ainda lucravam com isso. Citam toda hora um versículo onde Paulo expulsou o espírito de uma mulher, sendo que está explícito que era um espírito ADIVINHO que dava LUCROS aos seus patrões. Muita ignorância ou pura má fé confundir essas coisas com Espiritismo. Ou vão me provar que a proibição bíblica foi porque mortos são demônios, coisa que a Bíblia não diz.?
    Parábola do Rico e Lázaro: diz que são demônios? NÃO! E nem diz que a mediunidade é impossível. Diz que eles não acreditariam! Ora, se um espírito aparecer para um de vocês evangélicos,o espírito de alguém conhecido, você, evangélico, vai acreditar? Claro que não,e nada mais do que isso que é dito ali e não que mortos não se comunicam e são demônios.
    Que mais? Versículos dizendo que os espíritos estão dormindo, não louvam ao Senhor e etc. A crença nisso era de alguns hebreus no início.Os mortos desciam
    ao sheol e lá ficavam inconscientes. Mas desafio aqueles que dizem que a Bíblia é toda verdadeira, sem contradição, a me responderem: se os mortos estão mesmo inconscientes, por que Cristo disse ao "bom ladrão" que NAQUELE MESMO DIA, o Cristo estaria com ele no Paraíso? E a parábola do Rico e Lázaro? Rico e Lázaro estavam inconscientes? E Elias e Moisés conversando com Jesus? Não me parece que estavam inconscientes, esquecidos do passado, sem louvar a Deus, etc. E Jesus contrariou a proibição, conversando com aqueles 2 mortos ? Veja, ainda, que em I Pedro 3:20, Jesus foi pregar aos espíritos do tempo de Noé. Por que pregar aos que não tem consciência e nem louvam ao Senhor? Aliás, se Jesus foi pregar é porque eles teriam novas oportunidades, reencarnariam, senão seria inútil pregar para quem não tiraria proveito algum da pregação. Esses versículos e outros demolem a idéia do julgamento final. Somos julgados, sim, pela nossa própria consciência, sempre que desencarnamos.
    Mas os que querem atacar o Espiritismo precisam se ater a versículos como aqueles nos Salmos e Eclesiastes, já que a Bíblia, mesmo supostamente condenando a mediunidade, não diz ser ela impossível e que os demônios enganam que são mortos. Precisam de versículos como esses para depois dizer que a comunicação de Samuel após a sua morte , confirmada pela Bíblia, não aconteceu. Como sempre, só querem ver na Bíblia o que interessa. Já vi crente dizer que Samuel na verdade era o diabo, sendo que a Bíblia afirma com todas as letras que era Samuel (veja você mesmo http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/sera-que-saul-conversou-com-samuel.html ). Mas é assim, quando não há explicação pra eles, a Palavra de Deus vira palavra do diabo e a história que sempre repetem de que "a Bíblia é infalível" e "a Bíblia interpreta a própria Bíblia" é colocada de lado.

    Estudem: http://espiritismoehcristao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Também sobre as palavras de Isaias("Deus Forte"), LEIA MEU BLOG:http://espiritismoehcristao.blogspot.com
    Neto, não me importa o que diga sobre "3 em essência". Só me responda a isso: é dito que Jesus tem um Deus, a toda hora há
    referências ao Deus de Jesus. Então, há uma hierarquia de deuses? E Jesus orava a ele mesmo?
    Márcio, vá em meu blog http://espiritismoehcristao.blogspot.com Vá na marcação Trindade. Entre em JESUS É O DEUS VERDADEIRO? Resposta lá.

    ResponderExcluir
  36. " Precisa demonstrar isso, e mostrar, também, onde Jesus ensina que a prática de seus ensinamentos sem a fé nas Escrituras é preferível. A parábola do Bom Samaritano não serve a este propósito, pois Jesus a profere no contexto em que pergunta "o que diz a Lei? Como a interpretas?"."

    Não, o contexto é esse: Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna? resposta, citando a lei(e não a crença no tal sacrifício vicário): amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. ISSO para Jesus leva a Vida Eterna,não apego as escrituras.Mas o que é isso na prática? Para mostrar o que é isso na prática, um "herege", sem apego as escrituras, foi colocado como exemplo, e Cristo termina: Pois vai, e faze tu o mesmo.
    Não há como fugir do óbvio: tudo gira em torno da pergunta original e não sobre "quem é o próximo". Jesus ilustra a resposta a "quem é o próximo" com essa parábola
    apenas para mostrar o que é na prática fazer o que diz a lei - que ele já disse que é que leva a Vida Eterna(a prática da lei, não só a lei em si). É o que ele diz: Ame seu próximo dessa forma e VIVERÁS.

    ResponderExcluir
  37. Ah, ainda sobre Atos 20:28, as traduções ESV e American Standard Version dizem "Chuch of Lord" (Igreja do Senhor) e não "Church of God" (Igreja de Deus).

    ResponderExcluir
  38. Uma frase lamentável de um "cristão" nos comentários de outro blog: "Não valem para a salvação as obras não decorrentes da fé em Jesus" (palavras exatas, copiei e colei)

    Ou seja, para Jesus um homem tido como "herege" (um samaritano) é colocado
    como exemplo. Para os "cristãos" de hoje, o samaritano daquela parábola teria que aceitar que Jesus é Deus se não iria para o inferno, mesmo com todo
    o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  39. Olá Rogério,

    No que diz respeito a Atos 20.28, você está correto no que diz respeito a ASV, mas a ESV transcreve por "church of God", juntamente com uma nota de rodapá, informado que alguns manuscritos [gregos] possuem "igreja do Senhor".

    Mas lhe pergunto, porque isto?

    Quanto a questão das nossas obras terem algum "crédito" na nossa salvação, creio que será-nos impossível fazer-lhe mudar de idéia, tendo em vista, que quem faz isso é o Espírito Santo de Deus.

    Então por mais provas bíblicas quelhe mostremos, se não aprouver ao Espírito iluminar sua mente, isso sóservirá para maior condenação. Afinal só nos cabe plantar e regar, pois quem dá o crescimento é Deus, esperamos [sinceramente] que este crescimento seja da vontade dEle.

    Gostaria de lhe indicar dois textos bíblicos, que nos informam sobre o valor das obras humanas, sem Cristo.

    Isaías 64.6 e Efésios 2.8-10.

    No primeiro quero que você note que por mais justas que sejam as obras de um homem, se este estiver afastado de Deus, elas não valem nada no que diz respeito a sua salvação eterna. Já no segundo, diz que não somos salvos por nossas boas obras, mas pela Graça de Deus, para as boas obras.

    ResponderExcluir
  40. "Uma frase lamentável de um "cristão" nos comentários de outro blog: "Não valem para a salvação as obras não decorrentes da fé em Jesus" (palavras exatas, copiei e colei)"

    Eu ainda acrescentaria, que nem mesmo as obras decorrentes da fé em Cristo, tem valor para a salvação, pois estas obras são fruto de uma salvação já alcançada, servem apenas para a santificação.

    ResponderExcluir
  41. Realmente, impossível fazer eu mudar de idéia quanto o valor dos nossos próprios méritos, pois Cristo quem disse: A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS.
    E o samaritano não era apegado as escrituras e foi colocado como exemplo. Outra: Vocês citam sempre Rico e Lázaro, outra parábola, para dizer que mediunidade não existe. Mas vemos nessa mesma parábola o pobre ser "salvo" pelos seus méritos. Onde diz que ele era apegado às escrituras
    e que acreditava que Jesus é Deus e morreu por nós?
    Quanto ao versículo em Efésios, leia isso: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/salvacao-pela-graca-x-caridade.html
    Não vou, conforme já disse, copiar pra cá o que já está lá no meu blog.
    Já Isaias 60:6 diz "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam."
    Só diz que somos todos "pecadores". Nada a ver com fazer o bem não agradar a Deus. "A Cada um segundo as suas obras" - Mas obras com AMOR e não com interesse seja de ganhar votos ou comprar o céu. Por isso, a Bíblia diz que a lei por si só não salva. E não mesmo. Ela só diz o que se fazer e o que não se fazer.
    Para Cristo,um samaritano agrada muito mais a Deus do que um fariseu apegado à Bíblia.
    "Eu ainda acrescentaria, que nem mesmo as obras decorrentes da fé em Cristo, tem valor para a salvação, pois estas obras são fruto de uma salvação já alcançada, servem apenas para a santificação. "

    Me diga, então, por que em Matheus 25, Cristo não diz isso. E disse: "A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS".
    Paulo também escreveu: "Importa que compareçamos perante o tribunal do Cristo, a fim de que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito enquanto no corpo" (II Cor. 5:10)
    O bem ou o mal e não pela crença pessoal. Se tem que aceitar que Jesus é Deus, se fez carne e bla, bla,bla, Jesus veio para CONDENAR e não para salvar
    Ora, quantos são cristãos no mundo?

    ResponderExcluir
  42. "No que diz respeito a Atos 20.28, você está correto no que diz respeito a ASV, mas a ESV transcreve por "church of God", juntamente com uma nota de rodapá, informado que alguns manuscritos [gregos] possuem "igreja do Senhor""

    Eu não tive acesso a Bíblia, só achei um site com o versículo em várias traduções, e tanto ASV quanto ESV estão exatamente Chuch of Lord no site.



    "Mas lhe pergunto, porque isto?"

    No mínimo,é mais um versículo a favor da Trindade colocado em dúvida.E mais uma prova de que esse dogma foi construído sobre a areia.

    ResponderExcluir
  43. Rogério,

    você crê sinceramente que você será salvo pelas suas obras?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  44. Eu creio que serei salvo NO TEMPO CERTO, quando eu for um espírito de luz, manso e cheio de virtudes - estou longe ainda disso.
    Me respondam agora essa: Se a salvação não é pela prática dos ensinamentos do Cristo por que ele então nos ensinou tanta coisa e ainda disse "bem aventurados sereis se as praticardes"? Se basta crer que ele é Deus, Salvador, "cordeiro de Deus", isso não faz sentido.

    ResponderExcluir
  45. espiritismoehcristao,

    Claro não fará sentido pra vc, vc é apeguado totalmente as suas convicções espíritas, vc ler versículos separados sem se apegar a todo o contexto bíblico e para assim poder justificar sua crença.
    As boas obras foram criadas para que andasemos nelas, para mostrar ao mundo como são os Cristão (Efésios 2:10), mas quanto a Salvação ela só vem por fé real em Jesus Cristo e só (Gálatas 2:16). Só pra reflexão leia também Gálatas 1: 1-9.

    Que o Senhor Jesus tenha miséricórdiade sua alma.

    ResponderExcluir
  46. Ricardo,
    Então me explique o porquê do "A Cada um Segundo as suas Obras". Explique porque em Matheus 25 o Cristo nada disse sobre tal "crivo teológico". Explique porque na parábola do Rico e Lázaro o pobre não precisou passar pelo tal "crivo teológico", o mesmo para o samaritano. Será que sou eu que só vejo o que quero na Bíblia?

    ResponderExcluir
  47. E se os que praticarem os ensinamentos de Jesus serão bem aventurados(segundo o próprio Mestre), mas só isso não basta, por que ele não disse? Serão bem aventurados mas poderão penar no inferno por serem, por exemplo, espíritas? Repito: que lógica tem isso?

    ResponderExcluir
  48. Rogério,

    Quando e como você saberá que chegou o "tempo certo?" Quando e como você saberá que virou um espirito de luz?

    Como você saberá que alcançou a perfeição? Você vai "sentir" isso? Como você saberá? Existe uma medida de perfeição pra você se comparar? Como você sabe que a alcançou, ou que a alcançará?

    Peço por favor que responda essas perguntas. Responderei às suas indagações com toda sinceridade.

    ResponderExcluir
  49. Suas respostas:

    "Se a salvação não é pela prática dos ensinamentos do Cristo por que ele então nos ensinou tanta coisa e ainda disse "bem aventurados sereis se as praticardes"?"
    Jesus mesmo respondeu: "Se me amais, guardai os meus mandamentos." João 14:15

    Você conhece quem realmente acredita em Cristo e é salvo, pela vida de obediencia desta pessoa. Por isso o "bem aventurado".
    Você acha mesmo que é possível alguém crer em Cristo (de verdade), e não mudar de vida?
    A obediencia é a PROVA de que você acreditou de verdade, e foi salvo pela fé. São os FRUTOS, que Jesus tanto disse.
    Olhe os frutos do Espirito Santo em Gálatas 5.22, por exemplo

    "Então me explique o porquê do "A Cada um Segundo as suas Obras"."
    Nós seremos julgados pelas nossas obras. Sabe porque? Como eu disse antes, a PROVA de que sua fé é verdadeira são os frutos da sua fé, as boas obras. A pessoa é salva pela fé, mas as suas obras MANIFESTAM essa fé.

    "Explique porque em Matheus 25 o Cristo nada disse sobre tal "crivo teológico"."
    Se você entendeu o que eu expliquei acima, entenderá o "Porque" de Mateus 25.

    "Explique porque na parábola do Rico e Lázaro o pobre não precisou passar pelo tal "crivo teológico", o mesmo para o samaritano."
    A mesma coisa que expliquei acima. As boas obras deles TESTEMUNHAVAM que sua fé é verdadeira.

    Quanto ao Jovem Rico, o que lhe falta, Rogério, é evitar colocar a SUA IDÉIA sobre o texto. Você pega o que você acha que o texto diz, e o interpreta desta forma. Porque, pra VOCÊ, isso faz todo o sentido. Acontece que a Biblia afirma que "Enganoso é o coração" Jeremias 17.9

    Continua...

    ResponderExcluir
  50. Continuando...

    O que nós estamos tentando fazer, é usar a PROPRIA BIBLIA PARA INTERPRETAR A BÍBLIA. Nós erramos, mas ela não pode errar.

    Quer um exemplo? Na passagem do Jovem Rico, Jesus disse: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19.17

    Você, se usar a SUA interpretação disso, você dirá "Está vendo? Temos que guardar os mandamentos PARA ser salvos!". E realmente parece fazer sentido. Mas como eu disse antes "Enganoso é o coração".

    Como nosso coração é enganoso, vou pegar outra passagem bíblica que explica o que Jesus realmente pretendia. E qual o objetivo da Lei.

    Vamos para Gálatas 3.24. Alí nos é explicado PARA QUE que serve a Lei:
    "De maneira que a lei nos serviu de GUIA, PARA NOS CONDUZIR A CRISTO, para que [objetivo] pela fé fôssemos justificados."

    Compreende? Se você se analisar diante da Lei de Deus com sinceridade, verá o quanto você é CONDENÁVEL, e que é IMPOSSÍVEL para qualquer um ser salvo pela obediencia! A que isso te leva? À humildade, e ao convencimento de quanto precisamos de um Salvador! Por isso que diz que "a Lei é um guia que nos conduz a Cristo", porque sabendo o quanto somos condenáveis, procuraremos Salvação pela fé em Cristo somente.

    Agora entende porque Jesus deu essa resposta ao jovem? O Jovem se auto-justificava, exatamente como você faz. Por isso, o Jovem ainda não estava preparado para aceitar a Salvação em Cristo. Ele disse: "Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?". Mas isso era mentira; o jovem estava enganado, em achar que tinha guardado a Lei de verdade.

    Em Romanos 3.19 e 20 diz: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.", reforçando mais ainda o entendimento de que a Lei nos conduz a Cristo! E que é im´possível para alguem se salvar pela obediencia!

    Então, o que Jesus faz? Dá ao jovem a Lei. O jovem responde que já a tinha guardado (e ele estava enganado, e Jesus sabia disto). Para provar isso, Jesus lhe diz para ele abandonar tudo e o seguir. Isso te lembra algum dos mandamentos da Lei? "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração". O jovem o amava acima de todas as coisas? Não, pois escolheu suas riquezas ao invés de Cristo. Isso mostrou que ele não guardava a Lei de verdade, como achava que fazia.

    O que faltou ao jovem foi aceitar que precisava de um Salvador. Assim como está faltando a você.

    Espero ter respondido suas dúvidas, que eu creio serem dúvidas sinceras de alguém que está com sede de descobrir a verdade.

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  51. Na minha total imperfeição de um ser que vive nesse mundo atrasado de provas e expiações não posso responder a essas perguntas sobre o que acontecerá daqui a séculos. Só tenho a certeza de que a perfeição é o destino de TODOS, aliás, foi Cristo quem disse para sermos perfeitos como o Pai, e que essa perfeição consiste em AMAR até nossos inimigos.
    Ele nos diria para sermos PERFEITOS se isso fosse imviável? Bem,em uma só vida claro que é.

    Então, o que você diz é que basta "crer em Jesus" (no sentido de crer que ele é Deus que morreu por nós) que toda a boa obra vem num passe de mágica?
    Te respóndo com isso: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/o-que-e-crer-em-jesus.html
    ONDE diz que o Lázaro precisou de "fé" - no sentido de precisar acreditar no sacrifício vicário do Deus encarnado? O rico queria que seus irmãos fossem avisados sobre o quê? Certamente não seria sobre uma "salvação pela graça", não seria sobre a necessidade de "aceitar Jesus'. Interessante, portanto, notar que, na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus, mais uma vez, não ensina que a "salvação" vem através de crenças pessoais, mas que o que agrada a Deus são as nossas virtudes. Mas não por Lázaro ser um pobre homem e o outro um rico, e sim porque, enquanto o rico passou a vida desprezando os pobres e a Deus, comendo e bebendo muito bem, sendo vaidoso, se dedicando apenas a gozar a vida, Lázaro era um pobre sem vaidade, sem reclamar da vida, sofrendo tudo aquilo com resignação, desprezando os bens da Terra. E isso é boa obra(caridade), sim. O Espiritismo fala em caridade em um sentido amplo. Se fosse apenas doar aos pobres, os pobres não poderiam fazer caridade jamais. Lázaro foi justificado pelo amor, resignação, por não se revoltar contra seu próximo. Não foi a crença no "sangue redentor" que o salvou, mas o amor, que "cobre a multidão de pecados", a prática do mandamento "Amai ao próximo como a ti mesmo".

    ResponderExcluir
  52. Se o Jovem Rico era apegado a riqueza material, então o Cristianismo não estava de fato nele. Não vejo onde isso significa que devemos crer que Jesus é
    Deus e que é preciso crer que seu sangue purifica os pecados - Cristo não entraria em contradição com o que disse em todos os versículos onde mostra
    que para Deus só importa as nossas virtudes. Não é a lei que salva, ela só diz o que é certo e errado, e sim a prática da lei desinteressada.
    Bem, sobre isso já disse no meu blog: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/salvacao-pela-graca-x-caridade.html
    Eu não me acho justificado, pelo contrário. Eu sou um ser insignificante que tem muito a evoluir. São vocês evangélicos que se acham salvos, escolhidos, preferidos por Deus. Pelo contrário, eu sei da minha insignificância, sei que não sou nada, e a salvação(a pureza espiritual) é destino DE TODOS - não só meu e dos espíritas. Mas para isso Jesus deixou a bússola que devemos usar para o caminho seguro para a vida eterna. CADA UM PEGANDO A SUA CRUZ e o seguindo, e não se achando justificado, COMO VOCÊS FAZEM, só porque passam pelo tal "crivo teológico" do texto.

    ResponderExcluir
  53. Incoerências e contradições:

    - Dizem que "Deus é amor", "Deus é Pai", e como "nenhum homem é capaz de se livrar de seus pecados e salvar-se por conta própria" (apesar de estar bem claro que Jesus deixou seus ensinos como a "bússola" e foi contra a hipocrisia, contra os os fariseus que decoravam as escrituras mas não se esforçavam na direção do bem), Deus se fez homem para morrer na Terra, tirando nossos pecados, lavados com Seu sangue. Só que esse mesmo Deus "Pai", "amor" castiga seus filhos(a maior parte deles!!!) eternamente só por, mesmo sendo pessoas cheias de virtude, pessoas dedicadas ao bem, não aceitarem essa crença absurda da "lavagem dos pecados pelo sangue de Deus encarnado". Agora, imagine só o que vai acontecer com selvagens, hindus e outros que nem tiveram a chance de conhecer essa "maravilhosa redenção pelo sangue", alguns até se dedicando ao bem, como Gandhi, por exemplo. A maior parte da Humanidade(os selvagens, os orientais, etc.) nunca ouviu falar em Jesus, nunca tiveram acesso a essa salvação. Coitados! Eu que não quero um Deus "amor" e "pai" assim.

    - Igualam Hitler a Gandhi, Fernandindo Beira-Mar ao Chico Xavier, porque o que vale mais é a crença pessoal do que o caráter, a brandura e todos aqueles valores cristãos...

    - Todos os ensinamentos do Cristo, ao que parece, não servem para nada. Amar o próximo? Para que? Amar até os inimigos? Para que? Perdoar sempre? Para que? Ser manso e humilde? Para que? O que importa é adorar o Deus que se fez carne e azar de quem pratica aqueles ensinamentos e não adora esse Deus cruel e mesquinho...

    - Dizem, pra justificar a crueldade do Inferno, que "Deus é amor, mas também é justiça". Ora, mas como "justiça", se até nas leis dos homens a pena é sempre proporcional ao crime? Imagina alguém que rouba um pão pra comer pegando uma prisão perpétua? Isso seria justo?


    - Falam em "amor ao próximo" e "amor a Deus". Mas como fica o amor ao próximo de quem está no paraíso ocioso, aproveitando eternamente os prazeres celestiais, em relação a parentes e amigos queridos que penarão eternamente no inferno? Deverão todos se esquecer daqueles que amam e que sofrerão eternamente e pensar de forma egoísta somente na sua "salvação individual" ? Mas se não esquecermos daqueles que amamos, se houver amor ao próximo, como ter amor a um Deus que condenará eternamente seus entes queridos, sem nenhum direito ao perdão, apenas por não terem crido na idéia da "redenção através do sangue de Jesus", mesmo sendo pessoas que só se voltaram ao bem? Me parece impossível conciliar o amor a Deus e ao próximo quando se acredita em um "Deus" assim.

    ResponderExcluir
  54. - Dizem que nesse sacrifício Jesus lavou os pecados de todos. Dizem também que os batizados são "nascidos de novo". Mas o que vemos na realidade? Vemos que muitos são intolerantes, hipócritas e com a arrogância dos que se acham salvos e justificados, desprezando todos aqueles que não pensam da mesma forma. Que falta faz o esforço em direção do verdadeiro Evangelho, a prática dos ensinos cristãos de amor ao próximo e até aos inimigos, perdoar "setenta vezes sete", ser manso e humilde, "aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado" (parábola do fariseu e do publicano, um bom ensino para os fariseus de hoje em dia), etc.

    - Dizem que a reencarnação seria produto de "um Deus cruel, incapaz de perdoar e de amar", mas insistem ao mesmo tempo que Deus condena eternamente os que, mesmo praticando somente o BEM, rejeitem os dogmas da Trindade e do "sangue redentor".
    - Após a crucificação e ressurreição do Cristo, valeria somente a tal "salvação pela graça", tendo a Trindade como regra de fé de todo verdadeiro cristão. Mas, veja só, homens como aquele samaritano, o Chico Xavier, o Gandhi, o Dalai Lama e tantos outros que não acreditam na Trindade e no sacrifício vicário mas sempre viveram de acordo com os preceitos cristãos, estão condenados, de acordo com o que pensam os católicos e evangélicos. Mas antes de Jesus seriam justificados, pela atitude que sempre tiveram para com o próximo. Antes do Cristo, bastava fazer o bem para ser salvo, algo possível para qualquer pessoa no mundo. Depois do Cristo, isso não basta, tem que acreditar que ele é Deus, se fez carne e morreu para nos salvar. Ora, então, Jesus veio para salvar ou, como um Deus egoísta e cruel que exige uma adoração de tal e tal forma exigida (Deus que se fez homem para tirar o pecado do mundo morrendo na cruz), CONDENAR a maior parte da Humanidade?

    ResponderExcluir
  55. Rogério,

    ainda não lí seus comentários (estou na correria), mas gostaria de colocar mais uns trechos bíblicos que comprovam o que eu disse, sobre a Lei, e a Salvação pela fé em Cristo, para reflexão:

    "Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;" Romanos 9.31 e 32

    "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." Rm 3.20

    "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gálatas 5.4

    "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." Gl 3.11

    "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;" Rm 3.21

    "E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê." Atos 13.39

    "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." Gl 2.16

    "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;" Romanos 8.3

    "E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;" Filipenses 3.9

    "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" Gl 3.13

    Graças a Deus temos Salvação em Cristo, e não em nossas obras!!!!

    ResponderExcluir
  56. Rogério,

    peço que assista e reflita:

    "O Verdadeiro Evangelho"
    http://www.youtube.com/watch?v=cRGxkRQXjOY

    ResponderExcluir
  57. O Rogério deu uma sumida.

    Espero que esteja refletindo no que foi escrito aqui.

    Se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  58. Postou somente versículos que falam em obras da lei... Te respondo já citando um trecho do que está em meu blog AQUI:http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/salvacao-pela-graca-x-caridade.html


    "Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8,9)
    Paulo diz: "Não vem de obras, para que ninguém se glorie". Não se deve mesmo fazer obras pensando em sua glória pessoal, em si mesmo, em recompensas futuras. É necessário praticar o bem sem interesses, com desprendimento. É o amor que nos leva a Deus e não simplesmente as "obras", que podem muito bem ser interesseiras, como de fato acontecia com os fariseus e por isso a advertência de Paulo. O mesmo ensino de Jesus com a parábola do bom samaritano. Perguntado por um doutor da lei sobre qual o caminho para a vida eterna, Jesus respondeu perguntando o que dizia a lei. Em seguida, disse ao homem pra que praticasse aquilo tudo. Pra finalizar, colocou um samaritano como exemplo de um cumpridor da lei, pois, apesar de samaritanos serem considerados "hereges" pelos fariseus, aquele amava seu próximo de verdade sem se importar em ser glorificado.
    Portanto, Paulo, ao dizer que ninguém se salvaria pelas obras da lei, estava querendo demonstrar que não bastava a escravidão as formulas e ordenações para agradar a Deus. A lei, por si mesma, não salva e não salvava ninguém, apenas prescrevia o que é certo e o que é errado, o que se deve e o que não se deve fazer. A seu ver, estavam justificados os gentios que cumpriam naturalmente a lei, sem que para isso estivessem sujeitas a ela como os judeus.(Romanos capítulo 2).
    Chamo atenção para os versículos 11-13:
    "pois para com Deus não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei " (Nota: Independentemente da crença pessoal de cada um, a prática das leis de Deus agrada a Deus - o mesmo pensamento em Atos, 10:34 e 35, além da já citada parábola do bom samaritano)
    Ele advertia os cumpridores hipócritas dos preceitos bíblicos. Alias, é justamente isso o que ele faz em Romanos 2:17-23:
    "Mas se tu, que te dizes judeu e descansas na lei; que te glorias em Deus; que conheces sua vontade; que discernes o melhor, segundo a lei e te jactas de ser guia de cegos, luz aos que andam nas trevas, educador de ignorantes, mestre de crianças, porque possuis na lei a expressão mesma da ciência e da verdade... Pois bem, tu que instruis os outros, a ti mesmo não instruis! Pregas: não roubar! E roubas! Proíbe o adultério e adulteras. Aborreces os ídolos e saqueias os templos. Tu que te glorias na lei, transgredindo-a, desonra a Deus".
    Paulo afirmou em Romanos 2:6: "(Deus) dará a cada um segundo as suas obras". Paulo também escreveu: "Importa que compareçamos perante o tribunal do Cristo, a fim de que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito enquanto no corpo" (II Cor. 5:10)
    Paulo ainda escreveu, em todo o capítulo 13 da Primeira Epístola aos Coríntios, o mais belo texto que se conhece sobre o poder e a glória do amor "ágape", o amor fraternal, ou seja, a CARIDADE.

    ResponderExcluir
  59. Continuando
    Continuando...
    Alguns dizem que Paulo não falava sobre a caridade, pois diz "ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres...". Mas como foi dito, caridade não é apenas dar aos pobres, sem agir com amor. E no original grego, também já disse, é o amor "ágape", que é exatamente o amor ao próximo. Tanto é verdade que em algumas traduções da Bíblia está exatamente "CARIDADE".
    Está muito claro que, ao falar em "salvação pela graça", Paulo criticava os que faziam falsa caridade, sem amor, apenas para comprar o céu, como os fariseus. Mas se há o verdadeiro sentimento de amor na pessoa e ele se transforma em ação (o que é a verdadeira caridade, e não simplesmente dar dinheiro aos pobres, doar alimentos e roupas...), não há "compra" alguma, e Jesus, em Mateus 25, dá o prêmio de felicidade eterna àqueles que praticam a verdadeira caridade, sem fazer outra distinção. Isso sim é ser justo. A caridade é universal e está ao alcance de todos. Do ignorante, do sábio, do rico, do pobre. Não é privilégio de nenhuma crença, porque está acima da fé.
    No Livro dos Espíritos há a pergunta de Kardec: "Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como entendida por Jesus?" e a resposta dos espíritos: "Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas".
    Ao refletirmos sobre a resposta dos espíritos, verificamos que o primeiro passo para o exercício da caridade é sermos benevolente para com todos. Assim, é preciso nos munirmos de boa vontade para tratarmos bem a todos, independentemente de posições sociais, pensamentos religiosos ou proximidade com os nossos corações. Comentário de Kardec à referida pergunta: "caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores". O próximo passo é a indulgência para as imperfeições dos outros, o que nos remete ao conceito de evolução. Entendemos que cada um de nós traz uma bagagem de valores morais concordante com seu estado evolutivo. O que é óbvio para nós, no momento atual, é início de aprendizado para o outro.

    ResponderExcluir
  60. Continuação
    Assim, é preciso reconhecer o direito do outro de errar e aprender com seus erros. Finalmente, a caridade como a entendia Jesus requer o perdão das ofensas. Perdoar é reconhecer a liberdade de pensar e agir do próximo, ainda que ele não corresponda aos nossos padrões de exigência no bem. Sentir-se ofendido é julgar, na ação do outro, atitudes que contrariam a nossa vaidade.
    Espiritismo diz "Fora da caridade não há salvação". Se a caridade fosse apenar ajudar aos necessitados, então, os pobres, os miseráveis, todos aqueles que não se encontram em condição de fazer caridade, estariam condenados. Mas não. Vemos na parábola do rico e Lázaro, que o pobre Lázaro foi justificado pelo amor, resignação, por não se revoltar contra seu próximo.

    ResponderExcluir
  61. Não tem o que se refletir. Você ainda não respondeu o que foi dito antes, só colocou versículos falando das obras da lei...

    ResponderExcluir
  62. Rogério,

    Eu respondi suas questões SIM. Os versículos sobre a lei tem tudo a ver com suas perguntas.

    Me responda uma coisa: você crê em Jesus e na Bíblia, não é?

    ResponderExcluir
  63. Mas eu já respondo sobre obras da lei no meu blog, que trouxe pra cá na última postagem. Postei várias contradições dos evangélicos, nada respondido.
    Disse várias coisas, nada respondido.


    A principal resposta que quero ainda é essa:


    " Certa vez, estando Jesus a ensinar, eis que se levantou um doutor da lei e lhe disse, para o experimentar: - Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: - Que está escrito na lei? Como é que lês? Tornou aquele: - ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de toda a tua mente; e a teu próximo como a ti mesmo.’ - Respondeste bem, disse-lhe Jesus. Faze isto, e viverás. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou ainda: - E quem é o meu próximo? Ao que Jesus tomou a palavra e disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos dos ladrões que logo o despojaram do que levava; e depois de o terem maltratado com muitas feridas, retiraram-se, deixando-o meio morto. Casualmente, descia um sacerdote pelo mesmo caminho; viu-o e passou para o outro lado; Igualmente, chegou ao lugar um levita; viu-o e também passou de largo. Mas, um samaritano, que ia seu caminho, chegou perto dele e, quando o viu, se moveu a compaixão. Aproximou-se, deitou-lhe óleo e vinho nas chagas e ligou-as; em seguida, fe-lo montar em sua cavalgadura, conduziu-o a uma hospedaria e teve cuidado dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo: Toma cuidado dele, e o que gastares a mais pagar-to-ei na volta. Qual desses três se houve como próximo daquele que caíra nas mãos dos ladrões? Respondeu logo o doutor:
    - Aquele que usou com o tal de misericórdia. Então lhe disse Jesus: - Pois vai, e faze tu o mesmo" (Lucas 10:25-37)

    Diante da pergunta: "Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?", Jesus não disse, absolutamente, que havia uma "salvação pela graça, mediante a fé" nem tão pouco indicou como processo salvacionista a filiação a esta ou aquela igreja; assim como não cogitou de saber qual a idéia que o outro fazia dele, se o considerava Deus ou não. Ante a citação feita pelo doutor da lei, daqueles dois mandamentos áureos que sintetizam todos os deveres religiosos, disse-lhe apenas: ‘faze isso, e viverás’, o que equivale a dizer: aplica as tuas forças morais, intelectuais e efetivas na produção do bem, em favor de ti mesmo e do próximo, e ganharás a vida eterna!”
    O tal porém, nem sequer sabia quem era o próximo! Como, pois, poderia amá-lo como a si mesmo, a fim de se tornar digno do Reino?
    Jesus, então, extraordinário pedagogo que era, serenamente , sem impacientar-se, conta-lhe a parábola do "bom samaritano", através da qual elucida o assunto, fazendo o compreender que ser próximo de alguém é assisti-lo em suas aflições, é socorrê-lo em suas necessidades, sem indagar de sua crença ou nacionalidade. E após argüi-lo, vendo que ele entendera a lição, conclui, apontando-lhe o caminho do céu, em meia dúzia de palavras:
    - ‘Pois vai, e faze o mesmo!’
    Se crer que Jesus é Deus cujo sangue salva o mundo fosse o mais importante, ele não teria colocado justamente um samaritano como exemplo. E por que justamente um samaritano, que pelo povo era tido como "herege" e aqui foi colocado como exemplo de bem-aventurança por amar ao seu próximo? Não estava o Cristo lançando solene admoestação ao preconceito ? Não estava o Mestre Amigo dizendo que a Justiça do Pai não incide sobre ritos e dogmas, mas sobre relações de humanidade ? Afinal, resumiu o Senhor toda a lei e os profetas a quê? Vejamos: "(...) tudo o que vós quereis que vos façam os homens, fazei-o também vós a eles; esta é a lei e os profetas" (Mateus 16:27). Logo, quanto aos critérios do Pai do Céu, no exercício de sua Justiça, nada falou o Mestre a respeito de rótulos ou ritos, apenas de atitudes, de relações de humanidade. Eram os fariseus, tão combatidos pelo Cristo, que achavam mais importante o apego as escrituras do que o amor desinteressado a Deus e ao seu próximo.

    ResponderExcluir
  64. Por que Cristo resumiu os mandamentos em "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"...?
    Por que não concluiu dizendo: ".... sem esquecer de que faço parte da Trindade Divina e morri para te salvar"? Não dizem por aí que não basta praticar o bem se não for um dito "cristão"?
    Expliquem essa frase também: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35)
    E esta:
    "Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles" (Mateus 18:20)

    Tem muita coisa sem resposta.

    ResponderExcluir
  65. espiritismoehcristao

    É impossível alguém ser espírita e cristão. Pode até um espírita praticar alguns atos cristãos, mas longe de ser cristão.

    Pois o espirita crê na auto-salvação através das boas obras, caridade ou outros nomes, ou seja, através de uma busca pessoal. (isso é o afastar do homem em relação à Deus)

    Já o cristão crê que foi salvo pela obra,pelo mérito de Jesus Cristo, pois nossas obras não podem nos justificar perante um Deus Santo e nem que tivéssemos 1.000 vidas (se isto fosse possível) nunca seríamos aceitos por Deus.

    O espírita crê que Jesus veio apenas dar um exemplo de amor e de entrega às outras pessoas, já o cristão crê da mesma forma que o apóstolo Paulo declarou > "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar pecadores " e faço coro com ele, "dos quais eu sou o principal" (ver 1 Timóteo 1.15)

    Márcio

    ResponderExcluir
  66. Rogério,

    O Clóvis já lhe respondeu sobre a parábola do Bom Samaritano. Você não viu?
    Além disso, já respondemos SIM por que as boas obras são necessárias: Elas evidenciam (são frutos da) a salvação de alguém, mas não produz salvação.

    Nossa conversa seria mais produtiva para ambos, se você (sem grosseria) se concentrasse em ser direto e certeiro.

    Por exemplo, responda essas duas perguntas, por favor:

    1-O carcereiro de filipos pergunta a Paulo e à Silas: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?"
    Ao meu ver, a pergunta mais importante que um ser humano pode fazer. Agora, os apóstolos respondem:
    "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."

    Pergunta: Se as obras salvam, porque os apóstolos nunca disseram isso? Você acredita que Paulo e Silas erraram ao dizer isso pro carcereiro?


    2-Em Marcos 1.15, Jesus começa seu ministério dizendo:
    "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho."
    Eu acredito que você vê autoridade em Jesus; Ou seja, o que Ele ordenou, é uma ordem. Vemos aqui que Ele ordena que crêssemos no Evangelho. Ou seja, é importante sabermos, então, o que É o Evangelho, para podermos crer. Certo?.

    A questão é: O que é o Evangelho? Peço que justifique sua resposta.


    Estarei no aguardo das respostas.

    Um abração, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  67. Espiritismoehcristão,

    Até agora só tenho acompanhado esse debate, mas agora resolvi intervir para responder às perguntas que vc coloca no seu último posts:

    “Expliquem essa frase também: ‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.’ (João 13:35)”

    O amor de que fala João é um amor sobrenatural, pois se baseia no amor Deus ao enviar Seu Filho ao mundo. Assim diz o mesmo apóstolo em sua primeira epístola: “Amados, amemo-nos uns aos outros [...]” e depois acrescenta “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou o seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (I Jo 4:7 e 10). Não é algo “natural”, como vc parece supor, mas é fruto da Graça.

    “E esta: ‘Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles" (Mateus 18:20)’”

    Note que no verso anterior, Jesus diz: “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhe será feito por meu Pai [...]”. Como explica Cipriano de Cartago, “Antes exige a união, põe na frente a paz: o seu primeiro e mais firme preceito é que entre nós haja acordo. E como poderá estar de acordo com alguém aquele que está em desacordo com o corpo da Igreja e a totalidade dos irmãos?” (Sobre a unidade da Igreja, XII). Portanto, como pode vc estar de acordo com a Igreja se crê na doutrina da transmigração das almas, que, para dizer com Orígenes, é uma “doutrina estranha à Igreja de Deus e que nem foi transmitida pelos apóstolos, e nem se encontra em qualquer parte das Escrituras.” (Comentário ao evangelho de Mateus, XIII, 1)? E se não está de acordo com o corpo da Igreja, tampouco Cristo estará presente, por mais que vc creia confessá-lo.

    Abraços e que Deus lhe abençõe,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  68. Se é impossível ser espírita e cristão, diga isso a JESUS,pois ele que disse que seus discípulos são aqueles que amam uns aos outros, seguindo aquilo que ele nos ensinou. Nada disse sobre ter que acreditar num Deus Três em um ou que ele morreu pra tirar os pecados do mundo...
    Busca pessoal: Se não sabe ainda, não buscamos "salvação" ou coisa parecida. Buscamos a reforma íntima, combater o mal em nós mesmos, seguindo os preceitos que Jesus nos deixou, pois essa é,sim, a vontade de DEUS,pois devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Não ficamos em busca de uma "salvação", seja através da compra do céu pelas obras ou pela fé. Enquanto o Cristianismo continua nesse dogmatismo inútil na busca pela "salvação pessoal", relegando
    pra segundo plano os preceitos do Cristo(só falam sobre "pra que morreu Jesus" e não "pra que VIVEU Jesus"), o mundo só piora. Cristo viveu para salvar pecadores, sim:
    "Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra."(O Livro dos Espíritos)

    ResponderExcluir
  69. Ele falou sobre o bom samaritano, sim, mas não considero resposta satisfatória, simplesmente isso. O que Clóvis disse - e já vi essa resposta centenas de vezes - é que a parábola é sobre a questão "quem é o próximo", se esquecendo da questão principal, que é o que fazer para ter a vida eterna - e tanto é essa a questão principal que Jesus pergunta sobre aqueles mandamentos(veja que ele nem questiona
    se o doutor da lei acha que ele é Deus ou o salvador que morreu por nós ), diz ao homem para fazer aquilo(AMAR, e não acreditar que Jesus morreu por nós e bla, bla, bla), e diante da dúvida do homem sobre quem seria o próximo,
    conta a parábola e NOVAMENTE insiste para que ele faça aquilo, ou seja, que pratique os mandamentos como o samaritano praticou pra que tenha a VIDA ETERNA(a questão principal). Portanto,tudo gira em torno da primeira pergunta, e se Jesus colocou um samaritano, que era desapegado as escrituras, não tinha conhecimento teológico
    algum, como exemplo, é porque está claro que para Deus importam apenas as nossas atitudes...

    ResponderExcluir
  70. Você cita versículos falando em Crer em Jesus, e já falei disso aqui, e falo disso no meu blog: http://espiritismoehcristao.blogspot.com/2011/02/o-que-e-crer-em-jesus.html

    O Evangelho de Jesus é o Evangelho do amor, da paz,solidariedade, caridade, não o da intolerância, das tentativas de conversões forçadas com índios, muçulmanos,etc...

    ResponderExcluir
  71. Amor sobrenatural? Tá, vai ver reina a paz, harmonia, solidariedade, amor, entre os povos que se dizem "cristãos", transformados
    só por terem se batizados e afirmarem que amam ao Cristo,sem necessidade de esforço próprio como ELE, Jesus, disse, e só eu não percebi ainda...
    Afinal,ele ensinou tanta coisa pra nada, pois podemos praticar tudo aquilo apenas nos batizando e aceitando o Espírito Santo. Sim, a prova de que vocês estão certos e que o mundo está cada vez melhor e mais solidário...

    ResponderExcluir
  72. Não tenho que estar de acordo com a Igreja Católica ou Evangélica. Jesus não veio ao mundo para fundar religião alguma. Jesus falou em pessoas reunidas em nome de Jesus concordando ENTRE SI, e não concordando com os dogmas(como o da Santissima Trindade) que a Igreja inventou.

    ResponderExcluir
  73. Outra pergunta sem resposta:
    Se Jesus é Deus, por que falava no SEU Deus?
    Exemplo: para Maria Madalena ele disse ": "Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus."
    Vejam isso em João 20:17. Vejam também Efésios 1:17, Apocalipse 1:6, etc. .
    Então, se há o Deus de Jesus e Jesus é Deus, há uma hierarquia de deuses? Trinitaristas são politeístas ?

    Outra pergunta:
    Os judeus sacrificavam animais para tirar os pecados de ATÉ ENTÃO. Se Jesus é o "último cordeiro", sendo igual aos animais sacrificados, vamos
    ter que sacrificar outro Cristo, para limpar os pecados cometidos após aquele?

    Outras duas:
    Como se salvam os que não tem acesso ao Evangelho? E como se salvavam os que vieram antes de Jesus?

    ResponderExcluir
  74. Antes de cristo, já pensavam nele cara. Profetas e outros homens foram só instrumentos para abrir o caminho para Jesus, desde Gênesis o objetivo era enviar o segundo adão para romper com o pecado do primeiro adão.

    Jesus chamava "Teu Deus", e chamava de "Pai", porque Jesus não era simplismente Deus em um homem que morreu em uma cruz e ressucitou, cada ensinamento dele tinha como objetivo que fossemos igual a Deus.

    Leia João 1.

    ResponderExcluir
  75. Rogério,

    fico triste em ver que você não nos dá respostas diretas. Fico mais triste ainda em ver que você não conhece o Evangelho, Rogério. Você acha que conhece, mas está longe dele.
    Irei tentar dar respostas diretas, usando a Bíblia, e peço que reflita no que está sendo dito, e quem A usando está com honestidade:

    Antes de tudo, saiba que não defendemos um cristianismo sem mudança de vida, sem santidade, sem obediencia a Deus ou sem amor. Digo isso porque parece que você acredita que defendemos um cristianismo assim!!!!! O que defendemos é que essas obras, essa mudança, ACOMPANHA a conversão (salvação) do homem, aquele que acredita no Evangelho de verdade; mas NÃO que essas obras são O MOTIVO da Salvação, apenas os FRUTOS dela.

    "Ele [clóvis]falou sobre o bom samaritano, sim, mas não considero resposta satisfatória, simplesmente isso."
    Talvez vc não considere, somente porque a resposta do Clóvis vai contra a sua interpretação.
    Ele usou a Bíblia e PROVOU que Jesus, nesta parábola, está se referindo a "quem é meu próximo". Agora, ao invés de metralhar palavras suas, faça o mesmo: Mostre-nos uma extração do texto, e mostre onde o Clóvis errou. Senão continua apenas palavras suas, Rogério.


    O Evangelho de Jesus é o Evangelho do amor, da paz,solidariedade, caridade, não o da intolerância, das tentativas de conversões forçadas com índios, muçulmanos,etc...
    Como eu disse no começo, você não sabe o que é o Evangelho. Vamos ver o que a BÍBLIA diz que o Evangelho é?


    1 Coríntios 15.1 ao 17. Acompanhe o fluir do texto, e ouça o que a Palavra de Deus afirma ser o Evangelho, por favor:
    "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. [Ou seja, Paulo anunciará novamente o Evangelho]

    Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. [A mensagem que Paulo pregava, o Evangelho, é que salva o homem, SE crermos como Paulo o anuncia, e se permanecermos nele! Olha a importancia de se conhecer a mensagem verdadeira!]

    Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi [A partir deste ponto, Paulo anunciará o Evangelho! Atenção:]: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.

    Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.

    Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.

    E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.

    Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

    Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

    Então, ou seja eu ou sejam eles, ASSIM PREGAMOS E ASSIM HAVEIS CRIDO

    Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

    E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.

    E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

    E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

    Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

    E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
    "

    Continua...

    ResponderExcluir
  76. Continuando...

    Percebeu agora, Rogério? ESSE é o Evangelho. Era disso que Jesus falava quando disse "arrependei-vos, e crede no Evangelho"!!!
    É essa mensagem que Jesus veio pregar, e é dessa forma que um homem é salvo, e se torna um cristão. Se você não acredito nisto, infelizmente você NÃO É UM CRISTÃO. Você mesmo leu, o próprio apóstolo Paulo afirma isso!

    Todo tipo de "mensagem cristã", por mais "bonitinha" que pareça, que prega algo diferente disto, é engano e é diabólico, pois não prega o verdadeiro evangelho. Não é de Deus, apesar de parecer.

    "Ah, mas Jesus não pregou isso", você pode dizer. "Não é desse "Evangelho" que Jesus estava falando! Nunca ví Ele falar esse tipo de coisa!"

    Acompanhe as palavras do Próprio Jesus:
    "CONVÉM que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite." Lucas 24.7
    "Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos QUE CONVINHA ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia." Mateus 16.21
    "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia." Lucas 9.22

    Outras passagens iguais: Marcos 9.31, Marcos 10.33, Lucas 18.31, Mateus 17.22, Mateus 20.18, e muitas outras!

    Jesus tinha conciencia não simplesmente que a crucificação iria acontecer. Ele sabia também que ERA NECESSÁRIO que acontecesse. Sabe porque?

    "Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos,[qual objetivo?] PARA REMISSÃO DOS PECADOS." Mateus 26:28

    Por causa disso, Rogério, eu posso dizer que você AINDA não conhece o Evangelho, apesar de querer se chamar cristão.

    Creia no Evangelho verdadeiro, Rogério. Conheça a Deus de verdade, e descanse no que Jesus fez por pecadores como eu e você.

    "Arrependa-se, e creia no Evangelho!"

    Continua...

    ResponderExcluir
  77. Ultimas perguntas:
    "Se Jesus é Deus, por que falava no SEU Deus?"
    Rogério, você REALMENTE viu a imagem que te mandei, ou leu o texto que fala sobre a Trindade?
    Jesus é o Filho, mas NÃO É o Pai. São PESSOAS diferentes, mas que possuem a mesma essencia, e por isso, na verdade, são um só (Jesus afirma isso). Sendo PESSOAS diferentes, elas se comunicam entre sí.


    "Os judeus sacrificavam animais para tirar os pecados de ATÉ ENTÃO. Se Jesus é o "último cordeiro", sendo igual aos animais sacrificados, vamos ter que sacrificar outro Cristo, para limpar os pecados cometidos após aquele?"
    Os sacrificios do AT não tiravam o pecado:
    "Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

    Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.

    Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,

    Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
    " Hebreus 10.1 ao 4

    Aí você pergunta: "Se os sacrificios não tiravam pecados, então pq ofereciam?"
    Resposta: Como o autor de Hebreus diz, os sacrificios "eram a sombra dos bens futuros", ou seja, eles SIMBOLIZAVAM o que Jesus iria fazer. E o sacrificio de Jesus, esse sim, foi feito apenas uma vez, para sempre, porque foi perfeito!

    "E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este [JESUS!], havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10.11 e 12


    "Porque com UMA SÓ oblação [sacríficio a Deus] APERFEIÇOOU PARA SEMPRE os que são santificados." vs 14


    "Como se salvam os que não tem acesso ao Evangelho? E como se salvavam os que vieram antes de Jesus?"
    1-Os que não tem acesso não se salvam, infelizmente. Agora vc entende o porque o evangelismo é tão urgente.
    2-Pela Graça, crendo no Salvador que Deus enviaria.

    Um abraço, Rogério. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  78. Espiritismoehcristão,

    "Amor sobrenatural? Tá, vai ver reina a paz, harmonia, solidariedade, amor, entre os povos que se dizem "cristãos", transformados só por terem se batizados e afirmarem que amam ao Cristo,sem necessidade de esforço próprio como ELE, Jesus, disse, e só eu não percebi ainda... Afinal,ele ensinou tanta coisa pra nada, pois podemos praticar tudo aquilo apenas nos batizando e aceitando o Espírito Santo. Sim, a prova de que vocês estão certos e que o mundo está cada vez melhor e mais solidário..."

    Isso só prova o que várias vezes foi dito aqui: que, por mais que pratiquemos o bem, inevitavelmente somos falhos e pecamos. Ninguém está defendendo aqui que o cristão não precise praticar boas obras e viver em santidade (vide a primeira postagem do Neto). O problema é: e se ele, por mais que se esforçar, falhar? O apóstolo João responde: "[...] se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I Jo 2:1).

    "Não tenho que estar de acordo com a Igreja Católica ou Evangélica. Jesus não veio ao mundo para fundar religião alguma. Jesus falou em pessoas reunidas em nome de Jesus concordando ENTRE SI, e não concordando com os dogmas(como o da Santissima Trindade) que a Igreja inventou."

    Se é verdade que a Igreja (termo que, diga-se de passagem, aparece no trecho de Mateus citado por vc) não veio ao mundo pronta, com templos, liturgia, hinário, etc., já na época apostólica era mais que uma mera "reunião de pessoas concordando entre si". O batismo, por exemplo, já era praticado (cf. At 2:38-41), e mesmo Paulo não questionou sua necessidade para a igreja gentílica (cf. Rm 6:3, I Co 12:13, Ef 4:5). O mesmo pode-se dizer com relação à Santa Ceia (cf. At 2:42; 20:7; 1Co 10:16). E, last but not least, já haviam sim declarações de fé (cf. At 8:37, Rm 10:9, I Co 15: 3-8, I Jo 4:1-3), e portanto doutrinas objetivas, que deveriam ser recebidas sob pena de exclusão da comunidade (veja-se, por exemplo, o caso de Himeneu e Fleto, que, por afirmarem que a ressurreição já havia ocorrido, II Tm 2:17-18, foram "entregues a Satanás" pelo apóstolo Paulo, I Tm 1:20).

    Quanto à doutrina da Santíssima Trindade, sua pergunta sobre se o trinitarismo é politeísta só mostra que vc na verdade ignora o que ela seja. Portanto, ao invés de ficar balançando textos bíblicos e fazendo "perguntas sem resposta", recomendo-lhe que estude para que não critique o que não conhece. O texto que o Neto lhe mandou pode ser um bom começo. Eu também lhe recomendaria o "A Trindade", de Santo Agostinho.

    Abraços e fique com Deus,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  79. Espero que o Rogério tenha lido e refletido nos nossos comentários.

    Atos 13.37 ao 41
    "Mas aquele [JESUS] a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
    Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este [JESUS] se vos anuncia a remissão dos pecados.
    E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
    Vede [cuidado], pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:
    Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar."

    ResponderExcluir
  80. Neto,

    Preciso falar contigo. Se puder me enviar seu telefone por email (clovis5solas @gmail.com sem espaço antes do @).

    Embarco amanhã para Brasília.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  81. Ultimas perguntas:
    "Se Jesus é Deus, por que falava no SEU Deus?"
    Rogério, você REALMENTE viu a imagem que te mandei, ou leu o texto que fala sobre a Trindade?
    Jesus é o Filho, mas NÃO É o Pai. São PESSOAS diferentes, mas que possuem a mesma essencia, e por isso, na verdade, são um só (Jesus afirma isso). Sendo PESSOAS diferentes, elas se comunicam entre sí.


    Mas não me referi a passagens em que ele fala de seu Pai, e sim a passagens em que ele se refere a seu Deus. Se são duas pessoas, então bom que admite que seu Cristianismo é politeísta. O fato é que a idéia da Trindade não se sustenta com a mais superficial análise e foi criada em concílios.

    ResponderExcluir
  82. Responderei a todos. Fiquei quase um ano ausente, mas nada deixarei sem resposta.

    ResponderExcluir
  83. Aí você pergunta: "Se os sacrificios não tiravam pecados, então pq ofereciam?"
    Resposta: Como o autor de Hebreus diz, os sacrificios "eram a sombra dos bens futuros", ou seja, eles SIMBOLIZAVAM o que Jesus iria fazer. E o sacrificio de Jesus, esse sim, foi feito apenas uma vez, para sempre, porque foi perfeito!

    "E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este [JESUS!], havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10.11 e 12


    "Porque com UMA SÓ oblação [sacríficio a Deus] APERFEIÇOOU PARA SEMPRE os que são santificados." vs 14


    Então, se Jesus tirou os pecados, me explique porque a Humanidade continuar a pecar, inclusive
    os que se dizem cristãos? Enquanto a Humanidade continuar a crer que seus pecados sumiram por mágica
    e não se voltarem para a cristalina mensagem do Evangelho e para os ensinos do Cristo,
    estaremos "bem".



    ""Como se salvam os que não tem acesso ao Evangelho? E como se salvavam os que vieram antes de Jesus?"
    1-Os que não tem acesso não se salvam, infelizmente. Agora vc entende o porque o evangelismo é tão urgente.
    2-Pela Graça, crendo no Salvador que Deus enviaria."

    Se Jesus não tivesse se sacrificado, a Humanidade não precisaria do Evangelho, e olha que a maior parte
    da Humanidade não conhece Cristo. Só na China, que é o país mais populoso e não é cristão, já tem milhões de condenados.
    Ou seja, temos um grande paradoxo. Jesus pelo visto não surgiu no mundo para salvar como dizem,
    mas para condenar a toda a Humanidade que não o aceita da forma que o Cristianismo ortodoxo prega.
    Condena a todos onde o Cristianismo não chega e condena a todos que viveram antes do Cristo.

    ResponderExcluir
  84. "Ele [clóvis]falou sobre o bom samaritano, sim, mas não considero resposta satisfatória, simplesmente isso."
    Talvez vc não considere, somente porque a resposta do Clóvis vai contra a sua interpretação.
    Ele usou a Bíblia e PROVOU que Jesus, nesta parábola, está se referindo a "quem é meu próximo". Agora, ao invés de metralhar palavras suas, faça o mesmo: Mostre-nos uma extração do texto, e mostre onde o Clóvis errou. Senão continua apenas palavras suas, Rogério.

    Preciso mostrar novamente? A pergunta inicial foi o que deve ser feito para termos vida eterna. Jesus respondeu
    perguntando o que dizem os mandamentos, e diante da resposta do homem ("Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"),
    Cristo disse para ele FAZER ISSO, e fazer para que? Para alcançar a vida eterna. E então diante da dúvida do homem sobre
    quem seria o próximo, ele contou a parábola colocando o samaritano como o exemplo de amor ao próximo.
    Justamente um homemm tido como herege. E disse Jesus novamente para que o homem fizesse como fez o samaritano.
    Fazer como o samaritano para que? Para ter a VIDA ETERNA. É lógico, pois todo o diálogo girava em torno disso.
    Foi a pergunta inicial. Portanto, se não bastasse o AMOR e sim teologismos e apego as escrituras,
    Jesus colocaria um doutor da lei como EXEMPLO, não acham? PENSEM.

    ResponderExcluir
  85. Percebeu agora, Rogério? ESSE é o Evangelho. Era disso que Jesus falava quando disse "arrependei-vos, e crede no Evangelho"!!!

    ----

    Mas é claro que sua morte seria necessária. Com isso, ele chamaria atenção para si e para seus ENSINAMENTOS.

    Cristo se sacrificou para provocar o impacto que se fazia necessário na consciência dos homens, seus contemporâneos e os das gerações vindouras. Ele mesmo disse: "Quando for levantado da Terra, atrairei todos a mim!" (João 12:32).
    E está escrito também:
    "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vos, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1 Pedro 2:21)
    Essa a missão do Cristo na Terra. Outros homens também vieram em missão na Terra pela Humanidade e foram martirizados, como os apóstolos e alguns dos santos católicos. Mas claro que Jesus é o maior de todos esses missionários.
    Também dizem: "a maior obra do Cristo foi a de morrer para nos salvar. Se existe mesmo a reencarnação, Cristo morreu para que?".
    Eu pergunto: Cristo VIVEU por quê? Os cristãos se preocupam mais com a morte do Cristo do que com a VIDA do Cristo, ou seja, os preceitos e principalmente o grande EXEMPLO que deixou. Preferem crer que sua morte bastou para salvar a Humanidade do pecado e por isso esqueceram do que representou toda a vida do Cristo. Ficam numa busca egoísta por sua "salvação pessoal", achando que basta "crer" que serão lavados pelo sangue do Cristo.

    Dizem que "os mesmos ensinamentos de Jesus estão em outras religiões, então seguir pelos ensinamentos é enganoso. Sigam Buda que dá no mesmo. E Cristo disse que seus ensinamentos eram os mesmos dos profetas e nada havia de novo... ´Amai ao proximo como a ti mesmo, e a Deus sobre todas as coisas'... "
    Seguir Buda até que dá no mesmo, sim. Por isso Deus é justo: muitos no mundo conhecem a Buda e não a Jesus e a Humanidade inteira não vai para o Inferno só por não seguir os dogmas cristãos. Mas não teve outro além de Jesus que ensinou com tanta autoridade, com tanta sabedoria e nenhum deixou o exemplo de sacríficio pelo próximo que ele deixou. Diz o Livro dos Espíritos: "Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a Humanidade na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra.".
    Se analisarmos bem a Bíblia vamos ver que Jesus contrariou, sim, os profetas em muitas coisas. Por várias vezes disse ele: "ouvistes o que foi dito, eu porém digo...".
    Exemplo: "Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos"(Mateus 5:43-44)

    Jesus disse para amarmos até nossos inimigos, ensino que nem sei se Buda ensinou, enquanto no Velho Testamento o inimigo era pra ser odiado e aquele "Deus" assassino ordenava matanças até de seus animais e tudo mais que tivesse vida.
    A grande verdade é que quando falam que a reencarnação e a pratica da caridade eliminam a necessidade do "sacrifício redentor" do Cristo me parece óbvio que estão querendo mesmo é dizer que eliminam a necessidade de um pastor "que salva alma", um padre "que perdoa pecados", um Papa "infalível em questões de fé", enfim, eliminam a necessidade das Igrejas. E isso incomoda aos poderosos da fé. Principalmente por isso, combatem tanto a reencarnação. Ela significa liberdade, cada um responsável por si mesmo. "Conhecereis a verdade e ela voz libertará", disse Jesus.

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde.
    Não sei, se meus comentários irão ser postados, pois não sei se o tema com relação ao Espiritismo, já foi encerrado.

    Não sou dado à Blogs, (pois só comentei, na tentativa de defesa), o do Sr. Leandro Quadros,
    Noto q aqui, há um aparente respeito, sem a agressão mascarada!

    Td questionamento, é válido, desde que, venhamos a conhecer de Fato, o Objeto à ser analisado; seus pesquisadores/cientistas, o q ele concluiu, q tipo de métodos usou, se tá no mero âmbito da Religião, ou ultrapassa suas fronteiras teológicas, e como chegou ao Sujeito! Se fere o q as Ciências, já comprovam, ou as complementa, etc!

    Desculpe, pelos erros ortográficos , nos posts anteriores!
    Abraço a tds!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.