Blogs que visito: 5 Calvinistas

Com este texto estréio alguns comentários sobre alguns blogs que visito, de forma nada sistemática, quando o tempo permite.

Os autores

Sou suspeito para falar, pois sou um dos cinco colaboradores. Mas tenha em mente que estou me referindo às postagens de meus colegas Allen Porto, Helder Nozima, Leonardo Galdino e Roberto Vargas Jr. Todos com estilos próprios, mas cada um com boas idéias e competência de sobra para colocar no papel, ou na tela.

Por ser um blog colaborativo, há certa diversidade de pontos de vista, que se revelam complementares. Não raro, as postagens de uns expande, completa e melhor explica o que os outros quiseram dizer. Mas às vezes há discordâncias, o que é normal quando se mistura, por exemplo (ex)-batistas, presbiterianos e pentecostal.

A proposta

A proposta dos cinco blogueiros calvinistas é postar um texto por dia, num sistema de rodízio. Nem sempre isso é possível, então alguns dias da semana ficam sem post (mea culpa). Mas, como alguns textos merecem uma segunda e terceira leitura e outros suscitam intenso debate, o ritmo do blog acaba ficando bom.

O blog trata de atualidades (WikiLeaks: bom ou ruim?), teologia (Da suposta Teonomia dos Símbolos de Fé de Westminster), filosofia (Cheung e a metafísica), vida cristã (O que devemos guardar da Lei) entre outros temas, sob uma ótica reformada calvinista.

O melhor texto dos 5 Calvinistas

Sem dúvida, pela questão que abordou e pelo momento, o melhor texto do blog é "Onde está Deus quando a terra treme?". O artigo começa a assim:
"O dia hoje começou com o anúncio de mais uma tragédia. Um terremoto de 7 graus na escala Richter assolou o Haiti. Até o momento a estimativa é que mais de 100 mil pessoas tenham morrido, incluindo ao menos doze brasileiros, dentre eles uma das fundadoras da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A tragédia se mostra ainda mais sinistra quando lembramos que o Haiti é um dos países mais pobres do mundo.

Esse tipo de desastre leva a uma pergunta: onde está Deus? Por que isso acontece?"
Por textos como esse é que recomendo a visita aos 5 Calvinistas. No rodapé deste blog você encontra as últimas postagens e comentários publicados.

Soli Deo Gloria

10 comentários:

  1. Anônimo,

    Como disse na abertura, sou suspeito para falar. Mas à parte de minha recomendação, o que acha do blog 5 Calvinistas?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Olá Clóvis,

    Para seu blog permanecer cadastrado no agregador InternautasCalvinstas.com você precisa recolocar o banner na página principal.

    ResponderExcluir
  3. Caro Internautas,

    Pelo menos até um definição quanto ao tema definitivo do 5S (um irmão está me ajudando nisso), não colocarei banner no blog.

    Posteriormente a isso, estarei avaliando a continuidade do seu serviço.

    Deus o abençoe e muito obrigado até aqui.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Olha como o Internautas Cristãos é um blog peculiar. Quer (e cobra) que vc tenha um banner deles. Mas olha a série que eles estão começando:

    http://internautascristaos.blogspot.com/2011/01/serie-fuja-do-pentecostalismo-parte-1.html

    Pra fazer propaganda do Internautas Cristãos, blog pentecostal vale. Mesmo que eles comecem uma série "com o objetivo de alertar os cristãos para um dos maiores perigos da atualidade: o pentecostalismo."

    De fato há calvinistas mais tolerantes que os outros.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  5. Lamentável, Helder.

    Mesmo assim, vou ler a série, pois revela mais sobre alguns calvinistas que sobre os pentecostais!

    Dias desses, entrei num blog em que os pentecostais eram chamados de diabólicos. Até aí tudo bem, não fosse um banner divulgando e apontando para o Cinco Solas!

    Pedi para que retirassem a recomendação, não quero ter parte com esse espírito faccioso.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Ei, Clóvis, tinha perdido essa. Ótima ideia para uma série. Vou pensar seriamente nisso! rs
    Garnde abraço, confrade. NEle,
    Roberto

    ResponderExcluir
  7. Roberto,

    Estou em visita a um dos Cinco Calvinistas: o Helder. E de quebra, a muitos visitantes e comentadores do Cinco Solas.

    Como li alhures que hospedagem e café da manhã é por sua conta, vamos combinar e aparecer aí num dia desses. Alerta: o pessoal aqui gosta de discutir à mesa, desde que ela seja farta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Ei, calma lá, tenho um quarto, não um quartel! rsrs
    Mas será de fato muito agradável se nos encontrarmos todos, aqui ou em qualquer outro lugar. Legal que você já está conhecendo os blogueiros.
    Abração, caro gentleman. NEle,
    Roberto

    ResponderExcluir
  9. Roberto,

    Quando você estava em São Paulo, ensaiei uma ou duas vezes te visitar. Para o Sul, vou menos frequentemente. Mas sabendo que tem um quartinho do profeta em sua casa, se Deus quiser, um dia eu vou comer chocolate, queijo e, se você não espalhar, podemos até tomar um vinho.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.