Eram os adventistas arianos? - Final

image Escrevi três artigos sobre o arianismo dos pioneiros adventistas (comece lendo aqui). Como resultado, perdi alguns leitores adventistas que comentavam ativamente no Cinco Solas, mas que repentinamente perderam interesse pelo debate. O que é uma pena, pois gostaria muito de ler o que acham dos outros artigos a serem publicados, sobre o adventismo histórico e contemporâneo. E como sempre, recorrerei a fontes adventistas acima de suspeita.

Como prometi, vou continuar a escrever sobre a cristologia adventista, mostrando que o antitrinitarianismo de seus fundadores contaminou sua doutrina da pessoa de Cristo, havendo resíduos dela até hoje. Mas antes de abordar a questão de Jesus e Miguel, gostaria de concluir esta primeira parte da série, mostrando que a heresia dos pioneiros não era algo circunstancial e sem importância, visto que com ela o adventismo desonrou a Cristo, ao Espírito Santo e à Bíblia.

Negar a Trindade é negar, automaticamente, a divindade de Jesus. João começa seu evangelho dizendo que “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1:1). Agora, compare isso com as negativas de J. N. Andrews faz referência à "velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno"  ou de D. W. Hull que escreveu “nós não acreditamos… que Cristo é verdadeiramente o Deus eterno, e ao mesmo tempo homem...". Que os adventistas originais negavam a eternidade de Cristo é fato reconhecido pelo Biblical Research Institute, órgão oficial sabatista: “a visão de Cristo apresentado nesses anos pelos autores adventistas foi que houve um tempo em que Cristo não existia, que sua divindade foi uma divindade delegada e que dessa forma Ele é inferior ao Pai”. Ou seja, negavam diretamente Jo 1:1.

Apesar de antrinitarianismo de Tiago White (marido de Ellen White) levá-lo a negar a divindade eterna do Filho e o mesmo antitrinitarianismo de Willie White (filho de Ellen White) levá-lo à conclusão de que o Espírito Santo não é uma pessoa, não parece que ela tenha reprendido-os por isso, nem que tenha discordado deles. Pelo contrário, o pesquisador adventista Jerry Moon, escrevendo no Journal of the Adventist Theological Society em 2006, diz que quando Tiago White escreveu sua denúncia contra a doutrina da Trindade e negou a eterna divindade do Filho, ela concordou plenamente com ele.

A eternidade e a completa divindade Filho não se baseia num texto bíblico isolado, como Jo 1:1. Em Isaías 9:6 Ele é chamado de “Pai da Eternidade” e Miquéias diz que suas “saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5:2). Ele mesmo afirmava, “antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:58), e com isso se fez igual a Deus, pelo que seus adversários pegaram em pedras para apedrejá-lo por blasfêmia. A Bíblia inteira atribui a Jesus atributos e prerrogativas exclusivas da Divindade, portanto negar que Ele é Deus, é negar a Palavra de Deus, que diz que “nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9).

Soli Deo Gloria


15 comentários:

  1. Os advenstistas fugiram desse debate literalmente. Como eu disse, foi um dos debates que mais me impressionou aqui no 5 solas. Houve exodo completo.

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Por outro lado, acho a reação adventista normal. Não havia o que discutir, as provas de que os pioneiros, a maioria perigosamente próxima de Ellen White, eram hereges rematados são incontestáveis.

    Debater seria "dar corda" à verdade. Sabe-se lá onde isso iria parar...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse certa vez, "Se os adventistas defendessem o Evangelho como defendem o Sábado, seriam uma igreja verdadeira."
    Se Jesus não é Deus E homem, não há Evangelho. Simples.

    ResponderExcluir
  4. Neto, Simples e esmagador.
    Não é atoa que um 'filho' adventista, C.T. Russel, manteve isso.

    O Clóvis esmagou a crença na igreja remanescente...
    Vou pegar as tres postagens e postar, enviar por e-mail...enfim, masi adventistas recisam saber disso.

    ResponderExcluir
  5. Como debater com maçons vestido de evangélicos? Sendo que não posta verdades que vão desmascará-los e expor seus enganos? Não se trata de perda de interesse como suas bravatas alegam, e sim por causa das “perolas”.

    ResponderExcluir
  6. Caro Laerte (Anônimo de "29 de setembro de 2010 10:59")

    Ou eu sou muito burro, ou então você é muito inteligente (talvez os dois),
    mas eu não entendi quase nada do que você escreveu... Poderia ser mais claro?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pergunto isso, porque ficou claríssimo que o Clóvis postou "verdades que vão desmascará-los e expor seus enganos". Então, não sei o que você quis dizer, ou então o que são "verdades que vão desmascará-los e expor seus enganos"...

    ResponderExcluir
  8. Já sei o que o anônimo quis dizer: Ellen White é a profetisa do Senhor, espírito de profecia, e a igreja adventista é a verdadeira herdeira dela!
    acertei?
    que os outros se disserem "Jesus voltará em 1914" são os falsos profetas testemunhas de Jeová...mas nó não profetizamos falsamente em 1844, foi um engano assim como os apóstolos (rsrsr).

    ResponderExcluir
  9. Que pena clóvis é a mesma soberba dos pentecostais do cacp, atacam ellen white e passam por alto os absurdos cometidos pelos profetas do movimento pentecostal,enquanto vocês ignoram o liberalismo teológico,casamento gay e o ecumenismo que são aceitos por muitos reformaqdos principalmente na europa e nos EUA, não vale a pena debater vocês nunca são imparciais.
    andré carlos

    ResponderExcluir
  10. André, larga de vitimismo coitadismo e exclusivismo!(desculpa-me intrometer) Soberba dos pentecostais e os sabatistas não são soberbos? (conheço muitos alguns especialmene uma falsa profetisa que soberbamente fechou o céu de 1844 a 1851!)
    Quem passa por alto o cacp? ou vc mentiu, ou está omitindo ou está enganado. Você lê o site do CACP< com qual frequencia? Por sinal o CACP divulgou uma critica ao homossexualismoentre dos prebiterianos apóstatas nos EUA, vc leu? Pelo jeito não...por falar em liberalismo teológico, saiba que dentro de todo movimento surgem os Judas, Himeneus e Alexandres da vida...e dentro de igreja serias por exemplo surgiu um homem (que depois se arrependeu, graças a Deus) anunciando o fim do mundo para 1844!!! LEMBRA DESSA HISTÓRIA? Ele era batista...a tb tinha uma falsa profetisa que sonhava mais que o movimento pentecostal todo, que era metodista então se desviou da verdade acreditou que Jesus voltaria em 1844 e tornou-se o "espírito" de ...profecia(?) dos adventistas...sabe quem é?
    E outra coisa, comente o que o Clóvis escreveu...estamos ansiosos em ver alguém provar que os pioneiros adventistas não eram tão heréticos assim!(arianos, por isso o adventismo gerou as testemunhas de Jeová!)
    mcapologetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Veja como leandro Quadros ataca quem não tem culpa do passado adventista:
    http://mcapologetico.blogspot.com/2010/09/leandro-quadros-na-mira-da-verdade.html

    ResponderExcluir
  12. Caro anônimo,

    "Como debater com maçons vestido de evangélicos?"

    Não faço a mínima idéia, pois nunca debati com maçons, evangélicos ou não. O que sei, a menos que você saiba mais que eu, é que não sou maçon e que creio que o cristianismo é incompatível com a maçonaria.

    "Sendo que não posta verdades que vão desmascará-los e expor seus enganos?"

    Não desmascaro evangélicos maçons, pelo fato de não conhecer pessoalmente e não ter provas de nenhum deles. Já li várias notícias desse jaez na net, mas nada que eu pudesse publicar e provar se questionado.

    Agora, suas dores é por que desmascarei os pioneiros adventistas como hereges? Porque estou expondo os enganos dos fundadores do adventismo? Tem motivos para isso, mas não tem razão em por a culpa em mim.

    Primeiro, que não fui eu que acabei com o baile de máscara, mas foram os próprios adventistas que fizeram isso, basta ver que todas as minhas citações, sem excessão de nenhuma delas, foram de adventistas respeitados dentro da IASD.

    Segundo, não fiz afirmações levianas, vazias, infundadas. O que escrevi pode ser confirmado nos sites oficiais de sua denominação. Portanto, não me culpe se teus pioneiros te fazem sofrer.

    "Não se trata de perda de interesse como suas bravatas alegam, e sim por causa das “perolas”."

    Interessante que vocês não veem problema algum em "jogar pérolas aos porcos" quando bancam o estilingue e nos veem como vidraça. Mas, quando a coisa se inverte, então tudo o que tem a fazer é nos chamar de porcos.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Neto,

    O que seu amigo Laerte quis dizer é que ao invés de desmascarar pioneiros adventistas hereges, devemos nos ocupar em denunciar evangélicos maçons. De que, nos chamo de.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  14. Ops,

    Complementando o que ficou truncado: De quebra, nos chamou de maçons.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. André Carlos,

    "Que pena clóvis é a mesma soberba dos pentecostais do cacp, atacam ellen white e passam por alto os absurdos cometidos pelos profetas do movimento pentecostal"

    Não tenho nenhum vínculo, não defendo nem apóio o CACP, e sei que eu o faça. Se tem alguma coisa contra a forma deles atuarem, dirija suas queixas a eles. Falo por mim e pelo Cinco Solas, ressalvados comentários postados, que são pessoais e de responsabilidade de seus autores, mesmo quando covardemente escondem-se atrás do anonimato.

    Este não é um blog apologético, no sentido em que o termo assumiu na net. Então não denunciamos e não estamos obrigados a denunciar todos as heresias, erros e desvios que tem por aí. E mesmo quando denunciamos algum, não somos obrigados a denunciar a todos.

    Mesmo assim, se você olhar com um mínimo de boa vontade, verá que apesar do editor deste blog ser pentecostal, existem artigos denunciando doutrinas e práticas defendidas por pentecostais e neopentecostais. Silas Malafaia, Edir Macedo, R. N. Champlin, Finis Dake, a turma do teísmo aberto e outros são ilustres companhinhas dos pioneiros adventistas no Marcador "Heresias".

    "enquanto vocês ignoram o liberalismo teológico"

    Leia o artigo "O púlpito liberar" e verá que o liberalismo não é ignorado aqui.

    Quanto ao "casamento gay e o ecumenismo que são aceitos por muitos reformaqdos principalmente na europa e nos EUA" afirmamos que não concordamos e não desculpamos tais práticas.

    "não vale a pena debater vocês nunca são imparciais."

    Sabe o que é interessante? Ser acusado de parcialidade quando todos os comentários de adventistas são postados imediatamente e nunca são moderados ou excluídos. Já os comentários postados no blog "Na mira da verdade" são moderados, bloqueados e excluídos quando não "convenientes".

    Tire a trave do olho do Leandro, depois venha tirar o cisco do nosso.

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.