Eram os adventistas arianos? - 2

Diante da impossibilidade de negar o antitrinitarianismo de seus pioneiros, adventistas mais esclarecidos justificam-se dizendo que a culpa é dos congregacionalistas unitarianos anti-calvinistas e dos arminianos do livre-arbítrio da chamada Conexão Cristã, que tinham em comum, além da oposição às doutrinas da graça dos calvinistas, a repulsa pela doutrina da Trindade. Assim, dizem eles, o adventismo "pegou" seu arianismo por osmose na maternidade, pois nasceu no mesmo lugar onde germinava o antitrinitarianismo.

A verdade, porém, é que nem todos os que fizeram parte do movimento milerista eram antitrinitarianos. Havia muitos batistas trinitarianos, o próprio Guilherme Miller publicou uma declaração de fé na qual declarava crer na Trindade, mas quando o movimento adventista sabatista tomou corpo próprio, todos os seus escritores eram antitrinitarianos. E quando a IASD percebeu que, enquanto antitrinitariana suas pretenções de ser reconhecida como igreja evangélica tinham chance zero, esperou os pioneiros morrerem para, aos poucos, se tornar trinitariana.

Em resumo, os adventistas desculpam-se pela sua heresia dizendo que foi contaminada pelos unitaristas que se juntaram a ela e aparentemente era uma doença incurável, da qual só puderam se ver livres com a morte de seus fundadores. E nisso tudo ainda conseguem enxergar a mão de Deus guiando o "remanescente fiel" à verdade. Mas os farrapos da desculpa logo se revelam quando analisamos um outro movimento, que também foi ameaçado pela mesma praga, mas que agiu de maneira diferente: o movimento pentecostal.

Como todo o movimento nascente, o pentecostalismo atraiu gente de toda parte e de todo jeito, assim muitos unitarianos se juntaram ao movimento. Mas logo que eles começaram a se manifestar, negando a Trindade e (re)batizando apenas em nome de Jesus, a reação da liderança pentecostal foi firme e imediata. Reuniu-se num Concílio Geral e escreveu um credo em que a doutrina da Trindade era colocada de forma explícita, não deixando outra alternativa aos antinitrinitarianos, senão abandonar sua heresia ou sair do movimento, o que de fato fizeram, todos de uma vez.

O que caracteriza a mão de Deus guiando o povo à verdade é a defesa firme da fé uma vez entregue aos santos, e não o deixar tempo passar esperando que com a morte do doente, morra também a doença.  A história da Igreja é marcada por controvérsias teológicas, com o erro teimando em se infiltrar, mas com a verdade sendo defendida bravamente até ao sangue pelos fiéis, e não com tolerância e esperança de que a heresia morra de velhice com o herege. Prova de que isso não funciona é que "uma minoria crescente" dentre os adventistas se esforça para que a IASD retroceda à fé dos pioneiros. O que acontece com uma minoria crescente que continua a crescer?


23 comentários:

  1. Clóvis , Parabéns Mais Uma Vez . : Mas Que BOMBA ! É Uma Pena Que Diante de Evidências Claras Tão OS Adventistas Que Estavam se aventurando Por aqui, Propagar em um remanescente da Igreja, desconversaram .
    Mais uma vez, Semana Que VEM não coloco um blog disso Continuação . E Outra Coisa , QUANDO Que Disse eu como simples São Perguntas , eu simples Queria Dizer Para nós , os PIs n. São eles complicadas demais Uma simples resposta de n º .

    ResponderExcluir
  2. Só para piorar a questão, ainda temos a acusação que os livros de White foram reformulados para dizer o que ela não dizia!
    http://tempodofim.tripod.com/Controversia.htm
    Clóvis, depois cadê os adventistas?
    Como eu queria ver o Professor mirando na verdade agora ! nossa, tomava até um guarana com o Amado Batista Neto...(mas não doly...rsrsr).

    ResponderExcluir
  3. O Clovis afirmou: 1-“O adventismo começou sua guinada para o trinitarianismo, isso porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser reconhecida como igreja evangélica
    2-E, "quando a IASD percebeu que, enquanto antitrinitariana suas pretenções de ser reconhecida como igreja evangélica tinham chance zero, esperou os pioneiros morrerem para, aos poucos, se tornar trinitariana”.
    E, a menos que ele comprove oficialmente que a IASD só se tornou antitrinitariana: “porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser reconhecida como igreja evangélica”, e porque: “Suas pretenções de ser reconhecida como igreja evangélica tinham chance zero, esperou os pioneiros morrerem para, aos poucos, se tornar trinitariana”, suas declarações configuram dolo se analisadas conforme as referencias da Wikipédia, a enciclopédia livre, como principalmente na SOLA SCRIPTURA:
    Tiago 4:17-Êxodo 20:16-23:1-Prov.19:9-24:28-Mat. 19:18
    -Dolo ocorre quando o indivíduo age de má-fé, sabendo das conseqüências que possam vir a ocorrer, e o pratica para de alguma forma beneficiar-se de algo. Dolo ocorre quando o indivíduo age de má-fé, sabendo das conseqüências que possam vir a ocorrer, e o pratica para de alguma forma beneficiar-se de algo .
    Dolo direto é o dolo propriamente dito. Caracteriza-se pela vontade livre e consciente de um indivíduo de praticar uma conduta tipificada na legislação penal.
    Dolo indireto ou eventual – Art. 18, I, 2ª parte - No dolo indireto ou eventual, o agente não quer diretamente o resultado, porém assume o risco de produzi-lo. A vontade é dirigida à conduta e não ao resultado .Ref. Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Uma coisa é descordancia Doutrinaria, outra coisa é postar mentiras, meias verdades ou deixar de postar verdades para melhor compreenção do tema sujerido, como é o caso, a Divindade do Espirito Santo.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Osmar,

    E se eu apresentar as provas, você retira a acusação de que estou agindo de má-fé, usando de mentiras e agindo com dolo? Me responda isso, por favor.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Clóvis do céu ! (vou assistir ) cadê o Neto, quero apenas assitir tomando guaraná...
    Osmar, tenha amor pela verdade... não deixe que o orgulho te afaste de Cristo o Deus-Homem.

    ResponderExcluir
  6. Clovis, independente de qualquer coisa, se voce se sentiu ofendido, me perdoe. Nós não pregamos ódio contra ninguem, muito menos contra nossos irmãos EM CRISTO. Pois sabemos que a “vereda do justo é como luz da aurora”, e que Deus não leva em conta o tempo da ignorancia”.
    Agora, suas afirmações e insinuações de que:
    - E quanto à própria Ellen White? A posição dela é bastante ambígua (Pessoa insegura, confusa, duvidosa, imprecisa?). Quanto a Divindade do Espírito Santo? Ela escreveu mais de 100.000 paginas, e em seus escritos ele aponta o Espírito Santo, como Deus.
    -“E se não as reprovou jamais, como fez com o panteísmo de Kellogs, por exemplo, é porque concordava com eles”. Insinuando que EGW era antitrinitariana.
    -“os adventistas desculpam-se pela sua heresia dizendo que foi contaminada pelos unitaristas que se juntaram a ela e aparentemente era uma doença incurável, da qual só puderam se ver livres com a morte de seus fundadores”.
    -“O adventismo começou sua guinada para o trinitarianismo, isso porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser reconhecida como igreja evangélica
    -“Quando a IASD percebeu que, enquanto antitrinitariana suas pretenções de ser reconhecida como igreja evangélica tinham chance zero, esperou os pioneiros morrerem para, aos poucos, se tornar trinitariana”.
    Clovis não entendi porque você ainda não postou a declaração oficial da Conferencia Geral da IASD que apóiam sua afirmações de que EGW era ambígua. Era antitrinitariana. Que IASD esperou que os pioneiros morrerem para se tornar trinitariana. Que guinou para o trinitarianismo, porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser reconhecida como igreja evangélica. Que os adventistas desculpam-se pela sua heresia dizendo que foi contaminada pelos unitaristas que se juntaram a ela.
    Não creio que foi por falta de desculpa ou perdão. E, se for não será mais.
    Agora, observe uma curiosidade:
    Art. 208 C. Penal- Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso;...
    Escarnecer: achincalhar • caçoar • empulhar • mofar • motejar • ridicularizar • troçar • zombar • zombetear
    Art. 299 do C.Penal - Omitir, em documento público ou particular , declaração
    que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa
    ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar
    obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante;...
    Calúnia é uma afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém, inclusive mortos. Consiste em atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime, feita com má-fé. Pode ser feita verbalmente, de forma escrita, por representação gráfica ou internet. Wikipédia, a enciclopédia livre
    Portanto, uma coisa é discordância ou posições Doutrinárias, outra é postar algo sobre pessoas e igrejas que não condiz com a verdade.
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. PROCURA-SE ADVENTISTAS: que passaram por aqui, Osmar, Vinicius (?) 'o professor' poderia ajudar agora, né?! (rsrs) o problema é que não dá para omitir essas informações como ele tem o habito de fazer...
    Osmas, vc mexeu, acusou o Clóvis duas vezes de 'mentir'...uai, pensei que quem tinha essa prática era Elle White.

    ResponderExcluir
  8. Regis, DAC, [Osmas, Vinicius (quem são, ou quem é?)] convidamos vcs a provarem o Senhorio Absolutamente Salavador de Cristo Jesus!
    Abandonem o legalismo, que vincula salvação á obras da lei...abandonem o ''espírito de profecia''' que os vincula a uma confissão de fé em torno de homens...a igreja remanescente não é a denominação adventista, mas o grupo de eleitos e fiéis!
    Não queremos apenas vencer debates, queremos ver o Deus da Verdade glorificado na vida de vcs.

    ResponderExcluir
  9. A igreja remanescente é identificada em Apoc. 12:17, como: ..."Os restantes da sua descendência, os que guardam os Mandamentos de Deus e tem o Testemunho de Jesus"...
    Deus declara através do Apostolo Paulo que: " Ainda que o numero dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo". Porque o Senhor cumprirá a sua Palavra sobre a terra cabalmente e em breve (Rom.9:27,27,29).
    Será que Deus estava sendo legalista antes de Adão e Eva pecarem em Gen. 2:1,2,3?
    Será que Deus estava sendo legalista em Êxodo 16:4,22 a 30, antes do Sinai?
    Será que Deus estava sendo legalista em Êxodo 20: 1 a 17?
    Será que Deus estava sendo legalista em Isaías 56:1 a 8 e 58:13,14?
    Será que Deus estava sendo legalista quando disse que Abraão obedeceu à...Gen.26:5, 400 anos antes do Sinai?
    Será que Paulo estava sendo legalista quando disse: “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos Profetas” , em Atos 24:14
    Será que Paulo estava sendo legalista em I Cor. 11:1 e Efésio 5:1?
    Será que Paulo estava sendo legalista em Rom. 7:12,14?
    Será que João estava sendo legalista quando disse que pecado é transgressão da Lei I João 3:4?
    Os Adventistas do Sétimo Dia pregam o Evangelho Eterno em que estão incluídos os Dez Mandamentos e não apenas nove. Até porque, Tiago nos adverte que quem guardar toda a Lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos (Tiago 2:10), ou será que Tiago também estava sendo legalista?
    " Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará?"( Isaías 14: 27). Vocês? Continuará se o Clovis não boicotar como fez não postando ou retitando a resposta que fiz quando:
    Clóvis respondeu,
    5 de setembro de 2010 17:16
    Osmar,

    E se eu apresentar as provas, você retira a acusação de que estou agindo de má-fé, usando de mentiras e agindo com dolo? Me responda isso, por favor.

    Clóvis
    1. Clóvis respondeu,
    6 de setembro de 2010 21:06
    Osmar,

    Apesar de ter apagado o comentário postado, respondo-o sem citar diretamente (com exceção de um trechinho), em consideração ao seu direito de não mante-lo público.
    nadanospodemoscontraverdade

    ResponderExcluir
  10. O ARREBATAMENTO ACONTECEU !? (acho que não, até por que acho que ainda teremos uma grande tribulação...ou não) mas cadê os adventistas Osmar, Vinicius. etc?
    nunca vi um pergunta tão simples assustar os detentores da verdade !!!!!
    Clóvis, o rei dos francos (?)

    ResponderExcluir
  11. Luciano, interesante: " ... a igreja remanescente não é a igreja adventista"... me de mais informação atraves do meu e-mail inclusive eleição biblica. Desde já grato! A paz do senhor! mensageirodaesperanca@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, meu e-mail é blogapologetico@gmail.com. Mas deixa eu te adiantar, que é que se discuti aqui mesmo? mudando de assunto pq??. crer na eleição não é requisito para salvação, ok?! mas estou disposto para conversar com vc sobre adventismo...
    Paz em Cristo.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. colegas anti adventistas, prestem atenção: Jesus fez uma profecia. Ele disse: todo aquele que observar esses mandamentos e os ensinar corretos seriam considerados grandes no reino dos céus. e todo aquele que os violar e ensinar errado seria considerado pequeno. Se as pessoas querem tanto derrubar um adventista é porque essa igreja é de fato notória. e ensina os dez mandamentos completos. o sabado escrito pelo dedo de Deus, presente na criação divina e guardado por cristo também está no ensinamento.

    trinitariano ou não, o fato é que Cristo deixa cinco pontos na Bíblica em que mostra seu princípio para essa fase da humanidade de confundir a mente dos que vivem na prática do pecado para que não entendam o reino dos céus. porém, algumas pessoas, ainda que não vivem na pratica do pecado morrem sem conhecer a verdade completa mas nem por isso perde a vida eterna. é que Deus tem um povo em cada Igreja, assim como satanás também o tem. Mesmo dentro da grande babilônia, que significa confusão religiosa, Deus tem um povo lá. e manda eles se retirarem do meio da confusão. bom, vamos aos cinco pontos em que Deus mostra seu princípio de confundir, ou não dar a entender a alguns o reino do céus: primeiro: Ele disse que falava em parábolas para que alguns não entendesse e viesse para Ele afim de serem curados; segundo; Jesus ao orar ao pai pediu que o mesmo glorificasse o próprio nome pelo que a voz do céu disse que já tinha feito isso e ía continuar a fazer. uns contudo ouviram um trovão outros a voz de um anjo. fica claro que aqueles que ouvirão o trovão foi porque não lhes eram dados entender o reino do céu, visto que viviam na prática do pecado, enquanto aos outros na prática da justiça. terceiro: no capítulo 12 de Daniel é dito que os justos entenderão mas os ímpios não entenderão. quarto: livros como Daniel e Apocalipse estão escritos em grande parte em linguagens figuradas, ou seja, parábolas, portanto, com o mesmo objetivo expresso por Cristo, de dar, a apenas a alguns, o entendimento do reino do céu. e por último, pode-se perguntar: por que os anjos estão no invisível? ora, se um anjo aparecesse aqui com 4 metros de altura, ressuscitando cadáveres, curando enfermos, muitos estupradores, esquartejadores de pessoas, latrocidas, etc, se converteriam da hora para outra não por que sentem tristeza pelos seus pecados - o que seria de fato uma verdadeira conversão - mas sim, em parte, por um pouco de termor de ver um anjo daquele tamanho e poder, por outra, devido ao sensacionalismo de ver o espetáculos de milagres do anjo, mas passado isso, voltariam a fazer tudo o que gostam de fazer, e a promessa de Deus de que nada que contamine entraria na nova terra ficaria sem cumprir. é por isso que para barrar esses, os anjos estão no invisível, e isso por sua vez é uma forma de confusão, da qual é libertados os que, sendo fiel no pouco que conhecem de deus, vão recebendo mais e mais.


    por fim, por que estou dizendo isso? olhem a simbologia do capítulo 10 do apocalipse, usando o método cristão de estudar a bíblia, ou seja, deixando a Bíblia auto se interpretar (usando as referências de rodapé ou o conhecimento vindo de uma leitura árdua da Bíblia). Vós vereis que tal capítulo é nada mais e nada menos que o Movimento Mundial Adventista com a mão de Deus o guiando e provando o mundo dito religioso e o achando, em sua maioria, reprovados para esperar sua volta.

    vou dar uma colher de chá:

    1 . o arco-íris em cima da cabeça do anjo reflete o fim do mundo no passado. ora o tema do movimento adventista foi esperar a volta de cristo que seria o fim do mundo no presente.

    2. Deus fala que não vai mais destruir o mundo com águas, então o segundo ponto: as pernas do anjo eram como colunas de fogo
    ....

    ResponderExcluir

  15. 3. colunas de fogo lembra por outro lado a coluna de fogo que guiou o povo israelita do Egito (símbolo do pecado) para a terra de canaã. E essa guia se dava de noite, Noite lembra-se de trevas. Luz, da qual provém da coluna de fogo é presentada na bíblia como sendo ela mesma: "Lampada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos". e tudo isso nos lembra de guia. assim as pernas que servem para guiar, estão em forma de colunas de fogo, que também emitem luz e guiou o povo de Israel no passado.

    4. o rosto do anjo era como o sol. A bíblia nos diz que Deus é nosso sol e nosso escudo (salmo 84:11). Malaquias 4 nos diz que nascerá sobre os que temem o nome do Senhor o Sol da Justiça. Isaías 60:19-20; Apocalipse 21:23; 22:5 diz que Deus será nosso sol. Por fim, poderíamos ver uma série de outras passagens que nos mostram que sol, lâmpada e luz sempre, na Bíblia, nos indicam coisas boas, como podemos notar em Matheus 13:43 em que os justos resplandecerão como o sol,, em Matheus 25:1-12, as cinco virgens prudentes que traziam suas lâmpadas mas com azeite (o espírito santo), ou seja, ouviram a palavra de Deus, mas continuaram apreendendo com o ensino do espírito santo da verdade. e ainda por fim, apocalipse 1:12-16 nos diz que Jesus aparece com o rosto como de um sol. assim é fácil entender que o anjo que guia o movimento no capítulo 10 do apocalipse é o proprio cristo.
    ....

    ResponderExcluir
  16. 5. O anjo faz uma promessa que não haverá mais demora. Mas demora do que? alguem estaria esperando algo acontecer ou alguem voltar. Mas quem? o que se estava esperando acontecer e que estava demorando? a voz do céu fala que nos dias da sétima trombeta os mistérios de Deus aos profetas seriam revelados. e quando se olha o capítulo 11:15 verifica-se que a sétima trombeta é a volta de cristo. portanto o que se estava esperando mas estava demorando era a volta de cristo. assim essa mensagem é dada para alguem que espera a volta de cristo mas cristo nao volta, ja que ele so volta no capitulo 11:15. aqui
    é apenas alguem esperando mas jesus não volta.

    6. olha o significado do livrinho comparando o ritual de juramento que há no capitulo 10 do apocalipse com o que existe no 12 de daniel e verificar-se-á que esse livrinho aberto na mao do anjo do apocalipse 10 é o livro de daniel que começou a ser entendido. os adventista do movimento mundial (e não apenas os mileritas - estão equivocados os que pensam assim) tiveram a conclusão de que cristo voltaria em 1844 pelo estudo do livro de daniel. e o que é de mais divino, além, é claro de ter sido profetizado 1800 antes no apocalipse capítulo 10, é o fato de que guilherme milher não ter conhecido o padre lacunza , que guiou o movimento na america latina e ambos nao conheceram os demais lideres cristãos de outras denominações da europa e varios outros lugares, mas mesmo assim, eles todos estudaram o mesmo livro, capítulos e versículos (daniel 8:14 e 9:24-27) tiveram a mesma conclusão desse estudo ,que jesus voltaria, e numa mesma data, 1844, sem trocar uma unica palavra e sem saber que o movimento estava acontecendo em várias partes do globo terrestre, mostrando que a mão de Deus estava guiando o movimento..
    ......

    ResponderExcluir
  17. Não há outra explicação para o capítulo 10. dizer que há é querer forçar a barra e deturpar a palavra de Deus.

    Por fim queridos, se alguns de vós não crerem, não importa tanto, visto que todas as igrejas cumpre papel profético para os últimos dias para fazem o seleiro do joio e do trigo de todas as denominações. O fato é que a verdade misturada com a mentira preparará o seleiro do joio, mas a verdade sozinho o do trigo. porem, queridos irmãos de outras denominações, bem sei eu que muitos, por não ter um entendimento completo do reino do céu, vão morrer nas suas respectivas fés e serão salvos por cristo, pois que deus não leva em consideração o tempo de ignorância, mas isso considerando que não haja pregadores para levarem a palavras, visto ser poucos, mas de Deus ninguém se engana e Deus não pode ser enganado. qualquer um que foi tocado pelo espirito santo da verdade assim que ouve ou que le a mesma, porém rejeitando-a não poderá alegar ignorancia, pois Deus mesmo será a testemunha.

    fica a palavra final:

    aqueles que não deram crédito a verddade Deus lhes enviou a operação do erro para que creem na mentira e seja por ela enreidado. (biblia - esqueci a passagem)

    falei que deus confunde um grupo de pessoa, espero que não sejam voces.

    obs. daí esse negócio de trindade ou nao, Quem garante que Deus permitiu isso para confundir o anti adventistas? além do mais, que importancia tem crer ou nao na trindade. A biblia nos dia que devemos quer em cristo como salvador e obedecer os seus mandamentos que são os mesmo do pai. e ele mesmo nos liberta de satanas e nos torna capazes de andarmos na sua lei. assim, por isso a salvação não é pela lei, mas depois de salvos se voltamos para o pecado (a trangresssao da lei) estaremos rejeitando a salvação de cristo.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Clóvis
    Muito bem abordado o assunto, pois esta realidade é de toda a igreja. No meio Histórico tenho acompanhado bem de perto esta situação. Uma questão é o batismo infantil. Eu venho das igrejas Pentecostais, Neo-Pentecostais e Batistas, hoje congrego na IPB. Me identifico com a reforma, mas o pedobatismo ainda é uma doutrina que coloca dúvida. Eu entendo a visão reformada e aceito como bíblica, embora entenda as questões levantadas pelo credobatismo, pois não percebe a salvação no seu todo, como um pacto. Não existe muita defesa da doutrina e estes dias um irmão presbítero e ancião, comentou que sua esposa, não concordava com a doutrina e ele a indagou: Mas agora você vem falar isto, as crianças já estão com mais de quarenta anos!!!Porque não reclamou na época? Bem eu me silenciei e me apóio nas escrituras para a defesa do pedobatismo, mas assim como eu os credobatismo também e agora? A questão é que existe doutrinas e doutrinas. A questão levantada do Unicismo é crucial para a fé, pois se relaciona com a divindade que tratamos. Não basta falar de Deus, mas também conhecer e a diferença entre estas doutrinas nos coloca diante de divindades diferentes. Entendo que a questão do batismo é resolvida na classe de catecúmenos, quando da confirmação da fé, através do conhecimento das escrituras. Enfim, devemos preservar a verdade, mas nem sempre a denominação abre mão de sua verdade. No caso colocado por você, a denominação em questão tem dificuldade, tendo em vista, que sempre uma minoria detém o poder teológico. Fica difícil uma mudança teológica, se não houver por parte da igreja, um confronto com as escrituras, pois sendo assim, os novos teólogos poderão defender ou refutar, mas quando não é dado o direito de púlpito, ou manejo da palavra, fica a igreja entregue aos velhos detentores da verdade, que sempre farão novos discípulos defensores das suas velhas verdades.Complicado meu amigo...

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.